segunda-feira, 17 de julho de 2023

Dr. Pessoa determina que viatura da Guarda Municipal acompanhe os atendimentos do Samu

 

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, reuniu-se, nesta segunda-feira, 17, com o chefe da Coordenadoria de Segurança do Município, Danúbio Carvalho, para tratarem sobre as novas medidas de segurança para os profissionais que trabalham no Samu da capital.

A reunião aconteceu um dia depois do episódio de violência que aconteceu contra uma enfermeira e o condutor da ambulância do Samu, que foram baleados enquanto realizavam o atendimento.

“Temos extrema preocupação com o bem-estar de todos os nossos profissionais, por isso, determinei que uma viatura da Guarda Civil Municipal vai ficar na sede do Samu para acompanhar os atendimentos que julgarem necessária uma segurança maior. A segurança pública não é uma atribuição da prefeitura, mas queremos contribuir da forma que pudermos para que nossos profissionais se sintam seguros para trabalharem”, disse o prefeito.

Segundo Danúbio Carvalho, a medida começa a ser posta em prática hoje mesmo. “O anseio do Dr.Pessoa é a segurança, principalmente de quem faz esse valoroso serviço do Samu. A viatura estará dando esse apoio operacional para a equipe. Ela ficará na sede com os plantonistas. São três guardas na viatura, que querem dar maior segurança para todos que fazem o Samu”, afirma.

Prefeito Dr. Pessoa assina ordem de serviço para obra de calçamento do residencial Dilma Rousseff

 

Prefeito Dr. Pessoa autoriza ordem de serviço Fotos: Dantércio Cardoso / SEMCOM

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou, na manhã desta segunda-feira (17), a ordem de serviço para o calçamento do residencial Dilma Rousseff, situado na zona Norte da capital, uma obra avaliada em mais de R$ 4 milhões, que vai beneficiar quase três mil famílias. A solenidade oficial de assinatura aconteceu no encontro das ruas Maria de Nazaré Meireles com a Diplomata do Norte.

O calçamento do residencial Dilma Rousseff é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina e será executado por meio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Norte). A obra visa proporcionar melhores condições de infraestrutura e mobilidade urbana para os moradores do residencial e das comunidades do entorno.

“Mais de quatro milhões de reais estão sendo investidos nessa região. Está no meu plano de governo que faria um gestão para todos, priorizando políticas públicas como acessibilidade e saneamento. Então, demos início a esse calçamento esperado há mais de dez anos pelos moradores do residencial Dilma Rousseff e em 210 dias teremos essa obra concluída”, declarou o prefeito Dr. Pessoa.

Segundo o gestor da SAAD Norte, Welton Bandeira, a assinatura da ordem de serviço representa um marco importante para a comunidade, que solicita o calçamento há muitos anos. “A determinação do prefeito é que comecemos a produzir ainda mais, e hoje estamos dando a ordem de serviço para essa obra, esperando que daqui a 210 dias possamos estar aqui novamente com a solenidade de inauguração. Essa obra demonstra o compromisso da administração municipal em promover o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida de seus cidadãos”, ressaltou.

A prefeitura vai executar o calçamento em três lotes principais do residencial, cobrindo mais de 37.000m². O valor investido na obra será de R$ 4.177.031,99 (quatro milhões, cento e setenta e sete mil, trinta e um reais e noventa e nove centavos), e o prazo de entrega do calçamento é de 210 dias.

Comunidade comemora

A obra é um dos sonhos aguardado pelas milhares de famílias que residem no local, como demonstra a moradora Célia Amaral, vice-presidente da Associação dos Moradores do Dilma Rousseff.

“Esse calçamento era muito esperado, a gente aguardava há muitos anos, e agora com a ajuda do Dr. Pessoa a obra está sendo realizada. O Dilma Rousseff tem 12 anos de existência e desde então a gente esperava por isso”, concluiu a líder comunitária.

fonte pmt.pi.gov.br

Homem é encontrado morto em Demerval Lobão, Piauí; vítima tinha envolvimento com crimes

 Homicídio foi registrado nesta segunda-feira (17)

Um homem foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (17), no bairro Cidade Nova, na cidade de Demerval Lobão, Piauí. A vítima foi identificada como Butraguim Silva de Andrade, de 22 anos. 

Segundo informações preliminares da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), o corpo foi encontrado próximo a um matagal da região. A vítima seria moradora do Povoado Santo Antonio, na cidade de Lagoa do Piauí, município vizinho de Demerval Lobão.

A PM-PI informou ainda que a vítima possuía histórico de envolvimento com crimes. Não se sabe quem seria o autor do crime e qual seria a motivação do assassinato. A perícia e o IML foram acionados ao local.

  

Homicídio foi registrado nesta segunda-feira (17), na cidade de Demerval LobãoReprodução

   

Fonte: Portal A10+

Acusado de matar ex-mulher é condenado a 19 anos de cadeia no Piauí

 Thiara Pereira foi morta a tiros em fevereiro de 2015 na zona Leste de Teresina

José Laerte, acusado de matar a tiros a ex-esposa Thiara Pereira, em 2015, na zona Leste de Teresina, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) a 19 anos e 4 meses de prisão. A decisão foi proferida na tarde desta segunda-feira (17), em Teresina.

Raissa Kelly, irmã da vítima, falou com o portal e contou que a família está feliz com a condenação. Segundo ela, os familiares queriam que José Laerte fosse punido pelo crime. Segundo Rayssa, José Laerte não saiu algemado do Tribunal, coisa que a família esperava que acontecesse. 

  
Acusado de matar ex-mulher é condenado a 19 anos de cadeia no PiauíReprodução
 
 
 

“A gente está feliz pela condenação, por ele ter pego esses 19 anos. A gente ficou feliz e esperava ele pagar pelo o que ele fez. Apesar ele nao ter saído preso na hora. Nossa vontade era que ele saísse algemado, mas não aconteceu isso”, disse Rayssa ao portal.

Rayssa contou ainda que durante o julgamento uma mulher deu falso testemunho; após a sessão ela foi encaminhada à Central de Flagrantes de Teresina para prestar esclarecimentos.

"Ela disse que viu uma mensagem da minha irmã com outro homem no Instagram; outra pessoa perguntou como ela tinha visto, se ela havia dito que não conhecia minha irmã. Ela respondeu que a mensagem era pública; depois disso eu não aguentei mais assistir porque ela estava mentindo”, explicou.

Entenda o caso

Thiara Pereira foi assassinada em fevereiro de 2015, na Vila Bandeirantes, zona Leste de Teresina. Laerte teria disparado pelos menos seis vezes contra a vítima, que foi atingida com quatro tiros. Uma das balas afetou o pescoço de Thiara e ela chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu depois de uma semana internada no Hospital de Urgência de Teresina.

No momento do crime, o acusado estava acompanhado de outro homem em uma motocicleta. Eles abordaram a vítima, que estava em uma banca de comidas. A mulher fugiu do local, mas foi perseguida pelo criminoso, que conseguiu efetuar os tiros. O crime foi presenciado pela mãe de Thiara.

  
Thiara Pereira assassinada em 2015Reprodução
 
 
 

Na época, Laerte se apresentou à polícia, três dias após o crime, chegou a confessar autoria e entregar a arma utilizada. Posteriormente, ele foi liberado.

Laerte foi julgado nesta segunda-feira (17) e condenado a mais de 19 anos de prisão. 


Fonte: Portal A10+

Homem vê polícia por câmera de segurança em casa, tenta fugir, mas é preso em Teresina

 Segundo a polícia, mandado de prisão foi cumprido em decorrência de uma condenação por roubo

Nildson Felipe Galvão de Sousa foi preso pela Polícia Civil do Piauí (PC-PI) tarde desta segunda-feira (17), durante cumprimento de mandado de prisão por roubo. A ação policial aconteceu no Residencial Francisca Trindade, no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. 

Segundo informações da polícia, o mandado de prisão era decorrente de uma condenação de 19 anos de prisão por roubo. Ainda de acordo com a PC-PI, Nildson tentou fugir pelo quintal da residência em que mora quando viu a chegada dos policiais pelas câmeras de segurança, mas foi contido e preso. 

"Além de Nildson dois irmãos dele, Nicolas e Nilson, estão presos desde 2021 por tráfico de drogas. Agora são 3 irmãos presos!”, disse o delegado Tales Gomes.

  
Homem vê polícia por câmera de segurança em casa, tenta fugir, mas é preso em TeresinaReprodução
 
 
 

Fonte: Portal A10+

Mulher é perseguida e executada na zona norte de Teresina

 Uma mulher, não identificada foi perseguida e morta a tiros na madrugada desta segunda-feira (17), no povoado Bela Vista, zona rural norte de Teresina.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava em uma bicicleta com o seu companheiro quando foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta.

Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM

O garupa da moto efetuou os disparos que atingiram a mulher e ela veio a óbito no local. O namorado da vítima fugiu após o crime. 

Ainda segundo a PM, o casal fazia uso de entorpecentes e era conhecido na região por realizar pequenos furtos.

Fonte:www.portalr10.com

Faleceu o zagueiro Índio, um dos grandes valores do futebol piauiense

 Há mais de três meses o zagueiro Índio viajava de moto da região de União para Teresina quando sofreu um acidente considerado violento.

Foto - Jogador índio atuando pelo River - Acervo - Dídimo de Castro

Imediatamente foi levado para hospital em Teresina e permaneceu em estado grave, mesmo diante dos esforços médicos para salvá-lo. 

A esposa Ivaneide Santos e outras pessoas da família lutaram por apoios para o tratamento, demorado e com muito sofrimento para o zagueiro e familiares. Nesta segunda-feira (17) faleceu o Israel Silva, mais conhecido por Índio.

Afastado do futebol profissional por decisão da justiça desportiva, Índio estava atuando como convidado por clubes do futebol amador, à espera do retorno ao profissionalismo.

Como jogador profissional, Índio foi sempre destaque no Piauí, Tiradentes, Flamengo, 4 de Julho, Fluminense, Oeirense e principalmente no River Atlético Clube,  quando foi titular do tricolor na histórica campanha da Série D em 2015, culminando com o vice-campeonato nacional e a promoção para a Série C.

Índio também atuou em outros clubes do Nordeste e foi campeão no Estado do Amazonas, jogando pelo Nacional.

Todos os setores do futebol piauiense lamentam a morte de Índio, grande zagueiro revelado no próprio futebol do nosso Estado.

fonte cidadeverde.com

Após onda de roubos e furtos, agência do Banco do Brasil da Piçarra cerca estacionamento com grades

 A agência do Banco do Brasil, localizada no bairro Piçarra, em Teresina, decidiu tomar medidas para reforçar a segurança após uma série de assaltos e furtos. Com o objetivo de controlar a entrada e saída de veículos, foi instalada uma grade em torno do estacionamento, com uma entrada exclusiva para carros/motos e duas para pedestres.

Conforme noticiado anteriormente por essa coluna, os criminosos têm como principal objetivo roubar os clientes nas conhecidas 'saidinhas de bancos' e furtar fios elétricos, lâmpadas e câmeras de segurança.

FOTO: 180GRAUS

Imagens mostra que os suspeitos usam alicates para furtar cabos de energia, telefone e internet, visando a venda do cobre presente nesses materiais. O cobre pode ser vendido por valores que variam de R$23,00 a R$35,00. Mesmo a presença de câmeras de segurança não intimida os assaltantes, que as roubam juntamente com outros objetos. Como resultados a agência chegou a ficar por dias sem sistema, prejudicando a população da região. 

Além da agência bancária, o Portal, responsável pela redação desta matéria, também foi alvo dos criminosos, que furtaram parte da fiação, câmeras e lâmpadas. 

FOTO: 180GRAUS

Os moradores do Ilhotas, bairro vizinho, divulgaram um outdoor cobrando por mais segurança na região, a imagem do protesto, veiculada em março de 2023, viralizou nas redes sociais. 

FOTO: 180GRAUS

Além dos problemas de segurança, o bairro Piçarra também foi palco de incidentes violentos. Em março, um homem identificado como Júlio César, conhecido como Capetinha, de 47 anos, foi assassinado em frente a uma praça do bairro. Ele estava bebendo com alguns amigos quando um deles, Luciano, foi baleado na perna.

No mês seguinte, em abril, o corpo de Cleiton de Morais do Nascimento, conhecido como homem-aranha, de 30 anos, foi encontrado na rua Goiás, no bairro Ilhotas. Cleiton era conhecido pela polícia por sua ligação com diversos crimes. Testemunhas relataram que ele subiu em um muro de uma empresa com a intenção de cometer um furto, porém acabou se desequilibrando, caindo e quebrando o pescoço, resultando em sua morte.

fonte 180graus.com

Urgente: "Manuel Matador”, um dos chefes do PCC é morto a tiros na Zona Sul de Teresina

 Francisco Emanuel Soares da Silva, 24 anos, mais conhecido como "Manoel

Matador", tido como suposto líder do PCC na Zona Sul de Teresina, foi assassinado  entre o Morro do Cego e a Palitolândia, na Vila Irmã Dulce.

Este é o quarto homicídio registrado em menos de 24h somente na capital. Demerval Lobão, União e Parnaíba também tiveram um assassinato cada no mesmo ínterim.

FOTO: REPRODUÇÃO

Diversos que residem na Vila Irmã Dulce estarem ouvindo muitos barulhos de fogos de artifício, como espécie de comemoração dos rivais de Manuel. No entanto, a dinâmica do crime ainda é desconhecida.

Guarnições da Polícia Militar foram acionadas pra preservar o local até a realização da perícia pela Polícia Técnico Científica. O corpo será recolhido para o Instituto Médico Legal (IML).

FONTE 180graus.com