segunda-feira, 18 de agosto de 2014

“Acho que ele já sabia o que ia acontecer”, diz irmã de Oscar de Oxalá


“Acho que ele já sabia o que ia acontecer”, diz irmã de Oscar de Oxalá

A irmã do babalorixá Oscar de Oxalá, Carmen Lúcia, acompanha o velório do religioso que acontece na funerária Pax União na avenida Miguel Rosa. Ela declarou ao CidadeVerde.com que nos últimos dias, o pai-de-santo comportava-se de forma diferente do habitual, como se estivesse prevendo a sua morte, que ocorreu no último domingo (18)

“Ele estava mais próximo da família e parecia que queria se despedir. Acho que ele sabia o que ia acontecer, mas não falou pra ninguém”, afirmou. Carmen disse ainda que como Oscar era reservado, não falou à família se estava com algum problema. O babalorixá deixou a mãe de 82 anos e 14 irmãos.
Crime
A família achou estranha a forma de como aconteceu o assassinato de Oscar, mas diz acreditar no trabalho da polícia. “Foi muito rápido o desvendamento do crime. A gente ainda precisa ter uma explicação do porquê isso aconteceu. A forma como ele foi assassinado foi muito violenta”, declarou Carmen Lúcia. 
Ela disse ainda que a cunhada foi a primeira pessoa a encontrar o corpo. “Quando ela abriu a porta da garagem viu os pés de uma pessoa e saiu correndo para pedir ajuda. Era uma cena horrível, sangue para todos os lados. Ele estava todo machucado com o crânio quebrado. Foi muito violento”, descreve.
Segundo Carmen, pelo rastro de sangue no quarto, a briga teria começado no andar de cima do imóvel, onde fica a sala e o quarto de Oscar. Ele chegou a descer as escadas e foi morto na garagem. Uma pá que teria sido utilizada na agressão estava neste cômodo.


Ritos
Um grupo de dez pessoas vindas da Bahia está sendo esperado para realizar os rituais do Candomblé relacionados à morte do pai-de-santo. Os religiosos devem chegar por volta da meia-noite de hoje e o ritual deve acontecer na casa de Oscar de Oxalá e no cemitério. “Não sabemos detalhes de como será feito, mas ele era querido por muita gente. Será um lindo ato”, declarou Carmen Lúcia. 

fonte cidadeverde.com
Flash de Jordana Cury
Redação Carlos Lustosa Filho

redacao@cidadeverde.com

Porto de santo Expedito cidade de campo largo do Piauí.

Porto de santo Expedito em campo largo do Piauí.

Segundo o comandante de 51 anos de idade o senhor João da vila. E que faz a travessia há um mês entre as cidades de campo Largo do Piauí e Brejo no estado do maranhão reclama da ausência do poder publico municipal de Campo Largo do Piauí administrado pelo Prefeito Rômulo Aécio que nada fez para fazer o acesso e o caísse dos portos entre as cidades Maranhense e Piauiense para atracação das barcas e embarque e desembarque de passageiros. Onde a uns grandes números de pessoas que necessitam da à travessia de um lado para o outro.


O comandante reclama ainda da estrada que da acesso ao ferry boot e que o atual prefeito de campo Largo do Piauí teria usado as maquinas de Terra planarem dadas a município pelo governo federal para proveito próprio colocado uma embarcação clandestina sem a autorização da marinha brasileira.

                                                         Comandante João da vila
Somente com a ajuda do Ex-prefeito de Campo Largo do Piauí o senhor Chalés Fortes a embarcação vem conseguindo atracar no porto improvisado para o embarque de passageiros.
Durante a visita do portal de noticias Piauí de ponta a ponta a zona rural de campo largo do Piauí na localidade vila São João.  Fomos convidados a fazer a travessia a bordo da embarcação Alex Vitoria. Onde podemos constatar o trabalho social do comandante que fez a travessia de algumas pessoas que não dispunha de condições financeiras para pagar a travessia mesmo sendo um valor baixo.


A empresa Alex vitória a pouco mais de 30 dias faz este serviço de a travessia entre as cidades de Campo Largo e Brejo.

O comandante faz um apelo à autoridade do Governo do estado do Piauí e da Marinha do Brasil para da uma maior segurança de porto para facilitar a travessia evitando assim maiores problemas com embarcações clandestinas, furtos e roubos e também com trafico de drogas.


Queremos trabalhar mais dentro da legalidade afirma.








Projeto na Zona Leste muda vida de 150 crianças através do esporte


Projeto na Zona Leste muda vida de 150 crianças através do esporte

As crianças assistem aulas de futebol e outras modalidades e hoje já estão até participando de competições com outras escolinhas.

A atividade esportiva oferece a quem pratica, diversão, desenvolvimento físico, disciplina, aprendizado, coletivismo e muitos outros benefícios. Justificando todos esses ganhos, o Projeto Jovem Esperança, realizado na Vila Firmino Filho, zona Leste de Teresina, desde 2006 por meio de um grupo de moradores da comunidade, oferece a cerca de 150 crianças e jovens o esporte.
No começo, depois de muito observar o dia-a-dia das crianças ao seu redor e os índices de criminalidade na vila, o coordenador do projeto, Wilson Santiago decidiu mudar essa realidade. No futebol, ele encontrou uma forma de atrair jovens ao projeto.
Foto: Assis Fernandes/O Dia
O professor e coordenador do projeto em momento de orientação para os alunos antes de começar o futebol
“Tínhamos duas opções, a educação e o futebol, Então, decidimos formar cidadãos através do esporte. No começo foi o futebol porque é a modalidade mais fácil, mas depois de um tempo, conseguimos implantar o vôlei e a capoeira”, explica o coordenador.
Com o futebol sendo o principal atrativo a princípio, o projeto trouxe outras modalidades para os mesmos se interessarem. Com oito anos de existência, o projeto vem crescendo aos poucos em termos estruturais. No começo as atividades eram realizadas em um campo improvisado nas proximidades do bairro. Recentemente, com o apoio de um grupo de amigos, eles conseguiram transferir as atividades para uma quadra, localizada em um ponto estratégico da vila.
Mas apesar dos poucos avanços estruturais, sem o incentivo do setor público, os resultados sociais foram um sucesso. Segundo Wilson, tanto a violência diminuiu, como a procura dos jovens pelo esporte aumentou. “No começo víamos essas crianças nas esquinas, íamos atrás, conversávamos sobre projeto. Era mais difícil, tínhamos que passar a confiança necessário para os pais. Hoje estamos aí, dando continuidade ao trabalho daquela época. A violência diminuiu cerca de 30%”.
fonte Repórter: Ananda Omati - Jornal O Dia

Zé Filho prevê criação de 10 mil empregos através de incentivos fiscais


Zé Filho prevê criação de 10 mil empregos através de incentivos fiscais

O candidato diz ainda que a prioridade na atual gestão terminar as obras iniciadas por Wilson Martins

O candidato à reeleição ao governo Zé Filho (PMDB) realizou na tarde do último sábado, dia 16, uma carreata pelos bairros da zona Sudeste de Teresina. A atividade contou com a participação do candidato a vice-governador Silvio Mendes (PSDB), do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), além de vários aliados da coligação.
Durante a atividade, Zé Filho falou dos incentivos fiscais que vem sendo oferecidos para que empresas de fora possam investir no Piauí. Segundo ele, essas empresas deverão proporcionar a criação de mais de 10 novos postos de trabalho no estado.
Foto: Divulgação

Coligação encabeçada pelo governador Zé Filho realizou carreata no fim de semana, em Teresina
“Em quatro meses de gestão, já incentivamos mais de 16 empresas que vão, até o fim do ano, investir mais de R$ 4 milhões e gerar mais de 10 mil empregos no Piauí. Nós precisamos continuar esse trabalho de desenvolver o segmento industrial”, disse. Zé Filho também falou das obras não concluídas pelo governo anterior e reafirmou o compromisso de concluí-las.
“Nossa prioridade, ainda nesse governo, é terminar as obras que foram iniciadas por Wilson Martins. Mas temos outros projetos, como a ampliação do HGV, a melhoria da saúde e a questão da segurança”, destacou.
fonte Repórter: Karliete Nunes - Jornal O Dia

Tiroteios: três ficam feridos e um morre na zona Sudeste


Tiroteios: três ficam feridos e um morre na zona Sudeste

O 8º Batalhão da Polícia Militar registrou dois tiroteios durante a madrugada

Entre a noite deste sábado e a manhã de hoje, uma pessoa morreu e três ficaram feridas em dois tiroteios registrados pelo 8º Batalhão da Polícia Militar, na zona sudeste de Teresina. Guarnições de policiamento acompanharam as duas ocorrências e encaminharam os feridos para atendimento no Hospital de Urgências de Teresina (HUT).
De acordo com informações da PM, concedidas pelo Capitão Francisco Carvalho, a primeira troca de tiros foi registrada por volta das 23h nas proximidades do bar “Mamãe bote o meu”, no bairro Dirceu II. Duas pessoas foram alvejadas pelos disparos. Marcos Antônio de Sousa Santos foi atingindo por dois tiros na perna direita e Luciano Lima Costas ferido no peito, no braço e nas costas. Os suspeitos ainda não foram identificados e a motivação para a troca de tiros ainda é desconhecida pela policia.
A segunda ocorrência aconteceu já na madrugada, às 4hs da manhã no bairro Renascença, próximo ao Mercado Público. Um homem identificado apenas como Jesueldo faleceu imediatamente após ser atingido por um tiro na cabeça. Mário Sergio Campelo também foi alvejado com um disparo na boca, e foi encaminhado para o HUT. A autoria dos disparos ainda é desconhecida.
Ainda na madrugada, o 8ºBPM apreendeu uma arma de fogo e recuperou uma moto roubada na região do Grande Dirceu.
Repórter: Yuri Ribeiro
fonte portal o dia

Caminhoneiro que vendia carga ilegalmente é preso no PI


Caminhoneiro que vendia carga ilegalmente é preso no PI

PRF flagrou o homem desviando e vendendo parte da carga que conduzia.

Na manhã do último domingo (17), no Km 365 da BR 020, Povoado de Aroeira, município de Monsenhor Hipólito, a Polícia Rodoviária Federal prendeu C. S., condutor do veículo Scania R480 de placas OUJ-7185, quando o flagrou vendendo parte da carga para a Senhora L. B. dos A. S., na frente da casa desta. 
O carga conduzida era farelo de soja, produto destinado à alimentação animal. O homem aproveitou que parte da carga não estava lacrada e cometeu o delito. 
A PRF conseguiu fazer o flagrante no momento da retirada da carga e prender os envolvidos, que foram conduzidos à Delegacia de Picos. 
Repórter: Maria Luiza Moreira, com informações da PRF.
fonte portal o dia

Carro sem freio de mão desce e mata jovem que comprava gás


Carro sem freio de mão desce e mata jovem que comprava gás

Um adolescente de 15 anos morreu atropelado por uma camionete no centro do município de Bom Jesus, a 632 km de Teresina. De acordo com informações da Polícia Civil, o condutor havia estacionado o carro e ido a uma metalúrgica, quando de repente o veículo desceu e atingiu o jovem que estava de costas.

                            Fotos: Portalshow1



O caso foi registrado neste sábado (17), na avenida Raimundo Santos. A vítima foi identificada apenas como "Jociel" e havia saído de casa para comprar um botijão de gás. 

"O dono do carro é um servidor aposentado conhecido como Zé Garrinha e trabalha com serviço de frete. Ele havia estacionado o carro, que já era bastante velho e não tinha mais freio de mão, para pegar um portão e quando voltou a camionete já havia atropelado o garoto e o motorista saiu correndo", explica o chefe de investigação da Polícia Civil, da 9ª Regional em Bom Jesus, José de Anchieta.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, com o impacto do carro desgovernado, a vítima chegou a ser prensada contra uma árvore e em seguida caiu. Jociel ainda ficou cerca de 20 minutos a espera de uma ambulância do Samu e devido à demora, populares o transportaram em um carro de passeio ao Hospital Manoel de Sousa Santos, onde ele não resistiu e veio a óbito. 


"Há um ano, o Zé Garrinha já havia se envolvido em um acidente entre os municípios de Bom Jesus e Curral, quando um motociclista veio a óbito", reitera Anchieta. 

Revoltados com a morte do adolescente, moradores atearam fogo na camionete que havia sido levado ao pátio da delegacia. "Hoje de madrugada, o carro foi totalmente incendiado e por pouco o fogo não atingiu um carro que havia sido apreendido e também estava no local. Ainda não sabemos quem colocou fogo no carro. O proprietário da camionete continua foragido", finaliza o chefe de investigação. 


fonte Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

TRE fará ação para conscientizar jovens sobre direito ao voto


TRE fará ação para conscientizar jovens sobre direito ao voto

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral Tiago Brandão anunciou a realização de um evento para incentivar o voto livre e consciente do jovem eleitor. 
O primeiro dia de conscientização será esta quarta-feira (20), no colégio Liceu Piauiense, a partir das 8h, e deve durar o dia inteiro.
"Estamos mirando no jovem eleitor para que ele entenda a importância do direito ao voto", explicou o juiz, em entrevista ao Notícia da Manhã desta segunda-feira (18).
A ação deve acontecer em todas as zonas de Teresina e nas maiores cidades do interior.
fonte Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com

Polícia já tem pistas sobre assassino de taxista; categoria pede rapidez


Polícia já tem pistas sobre assassino de taxista; categoria pede rapidez

Os taxistas de Teresina realizaram uma manifestação na manhã de ontem (17) para pedir agilidade nas investigações no caso do taxista Raimundo Francisco do Carmo, encontrado morto no sábado, com sinais de tortura. 
A manifestação fechou a avenida Zequinha Freire, na zona Leste de Teresina, local onde o corpo de Raimundo estava sendo velado. "Nós, que estamos na rua 24 horas, estamos na linha de frente. A insegurança está muito grande. Todo dia acontecem assaltos e roubos a taxistas", reclamou Elias Teixeira, integrante da corporação.
Outro taxista, que não quis se identificar, contou que foi vítima recentemente de um sequestro. "Era 12h30 da noite, me renderam e foram para o Parque Universitário, lá me colocaram dentro do porta-malas e rodaram com o carro. Eu pensei que fosse morrer", descreveu.
Investigação
Segundo o titular da delegacia de Homicídios, delegado Francisco Baretta, a polícia já tem uma linha de investigação definida. “Já sabemos da última viagem realizada por ele, para onde ele foi e estamos traçando a geografia da área onde ele foi deixado. A perícia vai nos responder se ele foi morto ali ou levado”, descreve.
 
 
Baretta acrescenta que a forma de como a vítima foi morta tende a evidenciar a perversidade do homicida. “Foi um crime com requintes de crueldade. Os olhos foram arrancados e passaram por cima dos membros inferiores. Não sabemos se só queriam matar ou torturá-lo. Mas a nossa polícia está preparada para dar a resposta à sociedade o mais rápido possível”, garantiu o delegado, afirmando ainda que o caso será desvendado em breve. 
fonte Jordana Cury e Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

James confirma: acusados de matar Oscar de Oxalá são adolescentes


James confirma: acusados de matar Oscar de Oxalá são adolescentes

O delegado geral James Guerra revelou que a polícia já tem a identificação dos dois suspeitos de assassinar o pai de santo Oscar de Oxalá. Segundo Guerra, os autores do crime seriam dois adolescentes, de 16 e 17 anos.
"Um foi apreendido ainda ontem (17), pela Polícia Civil, com o apoio da Militar, em Timon. Ele confessou o crime e disse quem era o outro garoto. A polícia continua as buscas para encontrar o segundo autor", declarou o delegado, em entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda-feira (18).
oxala2
James acrescentou que o adolescente apreendido será trazido hoje para Teresina. A polícia aguarda informações da família para saber se algum objeto foi roubado da casa. "Esses garotos já tinham o hábito de visitar Oscar de Oxalá. Ontem, por algum motivo, houve um desentendimento e ele foi esfaqueado e espancado, com objetos da sua própria casa. Resta saber se foi homicídio ou latrocínio", explicou.
Fotos: Claudio Barros

O babalorixá Oscar Gomes Filho, 61 anos, mais conhecido como Oscar de Oxalá, foi encontrado morto na manhã deste domingo (17), em sua casa, no bairro Aeroporto. No local, a polícia diz ter encontrado indícios de luta corporal. Na fuga, os autores do crime levaram uma bicicleta que seria de uma familiar de Oscar.
fonte Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com

Polícia realiza reconstituição para identificar atirador de Ruan Pedreira



Polícia realiza reconstituição para identificar atirador de Ruan Pedreira

ruanmorte16.jpg
A Polícia Civil realizou por volta das 21h deste domingo (17) a reconstituição da morte do estudante Ruan Pedreira Silva, 21 anos, que levou um tiro na cabeça durante confusão no bar Cais do Parnaíba, na avenida Maranhão, durante a Copa do Mundo. O crime ocorreu no dia 28 de junho quando o estudante comemorava a vitória do Brasil contra o Chile.  Na simulação, a polícia trabalha com um segundo suposto atirador em Ruan durante o tiroteio. 
A reconstituição estava marcada para às 19h, mas só teve início às 21h, devido a falta da Polícia Militar para interditar a avenida Maranhão e dar segurança as testemunhas.
Foto: Yala Sena
Participaram da reconstituição, o delegado Anchieta Pontes, que investiga o caso, além dos dois seguranças, dois amigos de Ruan, que estavam no momento do crime, e a namorada do suposto atirador. 
Peritos do Instituto Criminalística fazem os últimos passos do Ruan Pedreira. O delegado Anchieta Pontes disse que a dúvida é sobre a autoria do crime. “Vamos saber se a movimentação tanto do Ruan como do acusado é combatível com os tiros dados no local”, disse o delegado.
Os seguranças contaram no local do crime que o acusado – o corretor de imóveis de nome Erlândio – chegou acompanhado de sua namorada e queria entrar no bar. Um dos seguranças tentou lhe revistar e ele se negou. Em seguida houve um bate-boca e ele jogou um copo de uísque na cara do segurança. O segundo segurança o imobilizou e o dono do bar pediu que o liberasse. Ao sair, ele fez oito disparos. 
“Foram dois tiros em direção a nós (os seguranças), quatro para o público e dois tiros para cima intimidando o público”, disse o segurança que não quis de identificar durante a entrevista.

Segundo atirador
Um das novidades da reconstituição foi o surgimento de um segundo atirador. Um dos seguranças contou que durante a confusão foram ouvidos 10 tiros. “Parece que outro atirador disparou dois tiros contra o acusado de iniciar a confusão. Tinha muita gente, mais de 400 dentro do bar e 250 pessoas no meio da rua”, disse o segurança.
Ele revelou ainda após os tiros, o acusado ainda voltou ao bar para ameaçar os seguranças. 
Reconstituição
Os seguranças participaram da reconstituição usando um capuz para não serem identificados. Os amigos de Ruan não deram entrevistas. A prima de Ruan, Jaqueline Nobre, reclamou da falta de estrutura e de segurança durante a reconstituição.

O delegado geral de Polícia Civil, James Guerra, confirmou que a polícia já tem a identificação do autor do disparo que matou o estudante Juan. "Não vamos divulgar o nome ou a foto para não atrapalhar a finalização do inquérito", completou.
James reafirmou que o tiroteio aconteceu em um bar próximo ao local onde estava o estudante e que a vítima atingida não tem relação alguma com os disparos. "Ontem (17) foi feita a última etapa pericial, que é a reprodução simulada. Vamos aguardar alguns dias para o laudo, mas toda a parte testemunhal já foi levada a termo", destacou.


fonte Flash Yala Sena (Direto do local)
Atualização de Jordana Cury
redacao@cidadeverde.com