segunda-feira, 13 de maio de 2019

Governo planeja inaugurar Trilha das Emoções em agosto

Governo planeja inaugurar Trilha das Emoções em agosto

Trilha das Emoções vai impulsionar turismo no litoral piauiense.

O litoral do Piauí tem praias de água cristalina, dunas de areia clara, paisagens deslumbrantes do Delta e praticamente intocáveis. Agora, toda essa beleza estará mais próxima dos turistas do Brasil e do mundo com a inauguração da Trilha das Emoções, que foi tratada em reunião realizada nesta segunda-feira (13) com o governador Wellington Dias, Fernando Alves Bombadirer (representa da BRP Brasil), o construtor Luiz Filho, o engenheiro e projetista Roberto Raulino e gestores estaduais.
O governador Wellington Dias propõe fazer a entrega dessa trilha, que inicia na divisa com o estado do Ceará, no município de Cajueiro da Praia, à divisa com o Maranhão, na semana entre 22 a 25 de agosto.
A Trilha das Emoções vai atrair mais turistas para conhecer um destino rico de belezas naturais, mas que ainda é pouco conhecido. “A trilha ficou maravilhosa e vai, com certeza, destacar ainda mais a nossa natureza exuberante e belíssima. Ela passa pelos principais pontos turísticos da região e vai garantir uma atividade que soma a outras ações e competições realizadas no litoral”, disse o governador.
Wellington explica que assim como o litoral recebe turistas que vêm motivado pelas praias, pelo evento de kitesurf, agora chegou a vez do amante de trilhas”, diz o governador, declarando que estão sendo feitos alguns ajustes e para a inauguração, a meta é convidar pessoas do Brasil e do mundo para conhecer essa trilha internacional, que está na Rota das Emoções.
Segundo a secretária de Turismo, Carina Thomaz Câmara, a Trilha das Emoções vai movimentar o litoral piauiense, principalmente durante a baixa estação. “No segundo semestre temos a competição de kitesurf, enquanto que no primeiro, temos um baixo movimento. Então, a trilha vai proporcionar a realização de eventos que não dependem de ventos e com isso vamos movimentar o litoral o ano todo e, consequentemente, gerar renda, ocupar hospedagens e restaurantes”, diz.
Para a secretária, o Piauí está no caminho certo, pois o ecoturismo, o off road, o turismo de aventura estão em alta tanto no âmbito nacional quanto internacional. “Vamos dialogar com as operadoras que operam no litoral a vinda desses turistas para conhecer as praias e fazer essa trilha e que elas saiam encantadas e contentes com o nosso lindo litoral. O Piauí é incrível, as pessoas só precisam conhecer”, comenta, explicando que a inauguração deve compreender várias etapas, como convites à parte de governança, imprensa, empresários.
O representante da BRP Brasil, Fernando Alves Bombardier, afirma que sempre houve interesse da empresa em desenvolver projetos sustentáveis com os devidos cuidados com a comunidade local, com o meio ambiente, proporcionando desenvolvimento econômico.
A BRP atuará no litoral com expedições, produtos e apoio. “Estamos confiantes que esse projeto vai ser um sucesso e vai estimular tanto o turismo doméstico quanto internacional”, declara.
Autoria: Isabel Cardoso e Aline Medeiros
Reunião sobre Trilha das Emoções

Reunião sobre rota das emoções

Reunião sobre rota das emoções

Reunião sobre rota das emoções

fonte http://www.pi.gov.br


Governador trata com coordenador da bancada do nordeste sobre revisão do pacto federativo

Governador trata com coordenador da bancada do nordeste sobre revisão do pacto federativo

Wellington recebeu o deputado federal Júlio César em audiência no Karnak.

Jorge Bastos
Governador recebe os deputados Júlio César e Georgino Neto (Jorge Bastos)
O governador Welington Dias reuniu-se, nesta segunda-feira (13), no Palácio de Karnak, com o deputado federal Júlio César. Em pauta, o projeto de revisão do pacto federativo que está sendo analisado pelo Senado Federal para dar maior autonomia legislativa e tributária aos estados e municípios.
Como coordenador da bancada federal do nordeste, o deputado convidou o governador para o evento que será realizado no dia 27 de maio, em Recife, onde serão debatidos os efeitos do pacto federativo no nordeste. “A atual estrutura do pacto concede grande parte do poder de tributar e da alocação de recursos ao governo federal, legando a várias unidades federativas uma maior dificuldade em gerir sua própria atividade econômica e reverter os recursos oriundos destas em benefícios à sua própria população. Por isso, é tão importante que isto seja revisto para que os estados e municípios possam se mover para fazer a economia do nordeste crescer”, disse Wellington.
Durante o encontro, trataram também sobre a retomada das obras na região dos cerrados, que está inclusa no Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), e sobre a posição da bancada do nordeste em relação à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). “Lá atrás eu recebi do presidente da Chesf uma informação assegurando que não haveria alteração na base permanente do Piauí, mas sim no controle da central tecnológica, mantendo as condições de atendimento dentro do estado. O Piauí é o estado que mais cresce na geração de energia eólica, solar e com biomassa, e, certamente, precisa ter um ponto de apoio”, atentou o governador.
Na reunião, ainda foi discutida a proposta que Júlio César defende junto ao Congresso Nacional, que permitirá à geração de receitas para os estados e municípios com a descentralização da contribuição sobre a distribuição do lucro líquido. “Essa fonte era do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e foi colocada como contribuição, retirando receita dos estados e municípios. O recuo dessa medida significará um volume importante de recursos”, pontuou o deputado.
Ainda de acordo com o parlamentar, outras pautas foram debatidas, tais como a reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), "onde será discutido o nível de exclusão da região, o problema do Dnocs, que está cada vez mais vazio, e também o mantimento de recursos para o nordeste. Viemos anunciar ainda que o presidente da República marcou a reunião com todos os membros da bancada do nordeste para discutir os problemas regionais”.
Autoria: Lorenna Costa e Aline Medeiros
Audiência com o deputado federal Júlio Cesar


Audiência com o Deputado Júlio Cesar


fonte http://www.pi.gov.br


Policiais que agrediram adolescente são soltos e comandante faz alerta

Policiais que agrediram adolescente são soltos e comandante faz alerta

Coronel afirma que a conduta adotada pelos policiais que apareceram no vídeo não é a indicada pela corporação

O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Lindomar Castilho informou, nesta segunda-feira (13), que os três policiais do 13º Batalhão, que estavam presos na Corregedoria da PM após serem flagrados agredindo um menor de 16 anos suspeito de assalto, já foram soltos por determinação judicial.
Comandante Lindomar Castilho (Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)
“A corregedoria tomou as providências, comunicou o flagrante ao juiz plantonista, que homologou e já colocou em liberdade os policiais”, informou.

Assista ao vídeo abaixo:

O Coronel afirma ainda que a conduta adotada pelos policiais que apareceram no vídeo não é a indicada pela corporação. Ele pede ainda cautela aos militares.
Suspeito rendido pelo policial (Foto: redes sociais)
“Eu tenho dito muito aos policiais para serem inteligentes, para não estarem cometendo um fato como esse porque vai responder depois, a população até apoia e fica instigando o policial a fazer aquilo, e depois todo mundo desaparece e fica só o policial sozinho respondendo aquela bronca, eu tenho orientado aos policiais a não caírem nessa esparrela, porque é uma cilada para o policial, ele tem que fazer aquilo que manda a lei”, declarou.

Advogado processa indivíduo que o acusa de proteger autoridade no caso Fernanda Lages

Advogado processa indivíduo que o acusa de proteger autoridade no caso Fernanda Lages

Em áudios que circulam nas redes sociais, ex-assessor da PMT faz graves acusações

O advogado Lucas Villa anunciou que irá acionar na Justiça Marciano Arraes, controlador do grupo de WhatsApp chamado Xico Prime, que o acusa de ter protegido uma ‘figura importante’ no curso das investigações em torno do assassinato da estudante Fernanda Lages, ocorrido em 2011. O advogado diz que o indivíduo “ganha a vida ofendendo a honra e dignidade das pessoas”.
Marciano Arraes e Lucas Villa (Fotos: reprodução internet)
Nos áudios Marciano chega a ameaçar Lucas Villa caso o processe e diz que sabe muito sobre a suposta proteção que Villa, na qualidade de avogado da família da estudante morta, teria dado à figura importante. Arraes chega a citar que a mulher do ‘protegido’ de Lucas Villa teria ameaçado Fernanda Lages de surra.
Sobre essas acusações, Lucas Villa posta, em suas redes sociais, longo texto em que diz que o denunciante “em espasmos coléricos e delírios paranoides, cria as mais fantasiosas teorias da conspiração envolvendo casos em que atuei. Sua postura reflete desespero e medo da Justiça”, cita o advogado, lembrando que Arraes está sendo processo por cliente seu.
Lucas Villa (Foto: reprodução internet)
O advogado disse ao Portal AZ que Marciano está tentando o intimidar.  “Sobre esse caso da Fernanda Lages infelizmente acho que ele está sofrendo algum tipo de alucinação, não sei a respeito do que ele está falando não, ele está chateado porque existem investigações contra ele e eu estou só exercendo minha profissão sendo advogado. Como sou advogado de algumas pessoas que o estão processando, ele está tentando intimidar o exercício da minha profissão, mas não é a primeira, e nem a segunda vez que sou ameaçado no exercício da profissão e isso não vai fazer nenhuma diferença na minha vida. Acho que ele sequer tenha credibilidade para merecer atenção”, afirmou.
Por fim, na conversa com repórter do Portal AZ, Lucas Villa desabafou: “estou com preocupações profissionais bem maiores do que me importar com um administrador de grupo do Whatsapp. Estou bem tranquilo e cuidando da minha advocacia, não vou mudar a minha atuação, em razão desse tipo de coisa. Eu compreendo que parte de  uma pessoa que está desesperada porque vem vivendo  de ofender as pessoas e talvez não possa mais levar esse tipo de vida em razão dos processos que estão sendo movidos contra ele, e junta também com uma situação de desequilíbrio”.

Confira a nota de Lucas Villa:

(Foto: reprodução Instagram)

fonte http://www.portalaz.com.br

STJ concede liberdade para acusado de matar a namorada Iarla Barbosa

STJ concede liberdade para acusado de matar a namorada Iarla Barbosa


A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus ao ex-tenente do Exército, José Ricardo da Silva Neto, acusado de matar a então namorada, Iarla Lima Barbosa. O crime aconteceu em 19 de junho de 2017 após o casal sair de um bar na zona Leste. Outras duas pessoas ficaram feridas, dentre elas uma irmã de Iarla.
A defesa do acusado alegou que não foram apontados elementos concretos pela justiça do Piauí para justificar a prisão do ex-tenente, já que cumpria medidas cautelares. "Limitou-se a afirmar que o acusado é uma pessoa temperamental", diz trecho do habeas corpus.
Ainda segundo o documento, o acusado cumpria medidas cautelares alternativas à prisão, sem que tenha sido noticiado o seu descumprimento. "A jurisprudência desta Corte Superior firmou-se no sentido de que a gravidade em abstrato do delito e a comoção social não são fundamentos aptos a autorizar a prisão preventiva", afirma o habeas corpus.
A decisão na Quinta Turma foi por unanimidade. Votaram com o ministro Ribeiro Dantas, relator do processo, os  ministros Joel Ilan Paciornik, Felix Fischer e Reynaldo Soares da Fonseca. Só o ministro Jorge Mussi não estava presente.
A advogada da família de Iarla, Karla Oliveira, disse ao Cidadeverde.com que não vai recorrer da decisão e vai aguardar o julgamento do réu.
A prisão de José Ricardo da Silva Neto, que estava morando em Recife, Pernambuco, foi decretada no dia 30 de janeiro deste ano, atendendo a um recurso feito pelo Ministério Público do Piauí. Ele estava solto desde fevereiro de 2018, quando passou a cumprir medidas cautelares.
O crime
O crime ocorreu por volta de 1 hora da madrugada do dia 19 de junho de 2017, após o casal deixar um bar na avenida Nossa Senhora de Fátima. Segundo a polícia, o ex-tenente fez os disparos ainda dentro do carro durante uma discussão. A namorada morreu no banco da frente do veículo. A irmã dela e uma amiga também foram atingidas e sobreviveram. Elas conseguiram fugir do carro. 
Os tiros atingiram uma das amigas na cabeça de raspão e a outra foi atingida no braço e no lado direito do tórax. Elas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital de Urgências de Teresina (HUT).
O oficial temporário do 2º Batalhão de Engenharia e Construção (2º BEC) foi preso horas depois do crime no apartamento que residia, no bairro Santa Isabel, zona Leste de Teresina, ferido. Ele também efetuou um disparo na própria coxa.
O corpo de Iarla estava dentro do veículo, no estacionamento do condomínio. A Polícia Militar foi até o local e conseguiu que ele se rendesse entregando a arma usada no homicídio.

fonte cidadeverde.com