sábado, 9 de novembro de 2013

Prefeito assina ordem de serviço para asfaltamento na zona Sudeste

A obra de asfaltamento da TER-250 está orçada em R$ 1.594.914 e tem 5 quilômetros de extensão.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, e o superintendente de Desenvolvimento Rural, Paulo da Silva Lopes, participarão neste sábado (09) da solenidade de assinatura da ordem de serviço referente ao asfaltamento da estrada TER-250 no trecho Todos os Santos/Taboca do Pau Ferrado, zona Sudeste da capital. 

A assinatura acontece em frente ao comércio do senhor Chico Bezerra, próximo à caixa d'água, e está marcada para 10h.
 
A obra de asfaltamento está orçada no valor de R$ 1.594.914 e tem cinco quilômetros de extensão. 

“Essa estrada irá beneficiar as comunidades Parque Bom Futuro, Jardim das Palmeiras, Encontro com Deus, PSH Taboca, Parque Bumerangue, Taboca do Pau Ferrado e São Joaquim, entre outras. A obra atenderá as necessidades de várias comunidades que aguardam esse benefício há muito tempo”, afirma Paulo Lopes. 

o blogge piaui de ponta a ponta parabeniza o prefeito de Teresina por esta obra que vai beneficiar varias localidade na zona rural sudeste de Teresina.

Mulher perde controle e bate em mureta do viaduto da Higino Cunha

Ela não teve ferimentos graves, mas a frente do carro ficou destruída.

Uma mulher, não identificada, bateu seu veículo um Gol GL de placa LVG 0536 na mureta do viaduto da avenida Higino Cunha, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina. 

Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com
De acordo com familiares da condutora, ela seguia no sentido ponte Wall Ferraz – Centro quando foi trancada por outro veículo que a teria feito bater na mureta. 
Ela não teve ferimentos graves, mas a frente do carro ficou parcialmente destruída e os pneus furaram.
O acidente foi por volta das 7 horas e uma hora depois os familiares ainda esperavam o reboque para retirar o carro do lugar. 


fonte cidadeverde.com

Timon:Família diz que garota de 4 anos foi estuprada em escola

Vítima desenhou a violência que sofreu e apontou suspeito, mas o crime não foi investigado, segundo parente da garota.

Uma menina de 4 anos de idade foi estuprada na cidade de Timon. A família denuncia que criança teria sido vítima de um jovem dentro de uma escola da rede municipal de educação da vizinha. O caso foi registrado em outubro deste ano.

A denúncia chegou até o Cidadeverde.com nesta sexta-feira (8) através da cuidadora da menor, que pediu para não ser identificada. A menina, de nome com as iniciais A. K. S. A., apareceu em casa, após escola, no dia 3 de outubro deste ano se queixando de fortes dores ao urinar. Ao atender chamado da criança, a família percebeu um sangramento.
 
“Fiquei logo assustada. A primeira reação foi levar ela a Central de Flagrantes. Lá, disseram para ir ao IML fazer exame de Corpo Delito. A conclusão do laudo foi de rompimento do hímen. A menina foi atacada por alguém”, explica a cuidadora, que conta que a família reside na cidade de Timon.
 
Após exames ginecológicos, a garotinha foi instruída a desenhar como teria sido o momento que culminou com aquele estado de saúde. Durante a prática lúdica, a menina também teria dito que o responsável seria um jovem identificado como Tiago.
 
“Ela disse que ele era alto, gordo e que tinha uma bicicleta que não era ‘de menina’. Ela também contou que esse rapaz teria batido nela e amarrado ela com elástico. Pelo laudo, ficou constato, ainda, que a violência aconteceu por volta das 4 e 6 da tarde. Nesse período ela estava no colégio”, conta a denunciante.
Mais de um mês já se passou e a família espera uma conclusão para o inquérito aberto após denúncia. A criança mora com uma idosa de 79 anos, mãe trabalhadora que procurou o Cidadeverde.com. A menina é parente de quarto grau da idosa.


A escola citada é a Unidade Escolar Santa Clara, localizada na rua 10, Parque Piauí em Timon. Após a suposta agressão registrada no colégio, a menor deixou de frequentar as aulas no local. De acordo com a cuidadora, a vida da menina foi afetada.
 
“Ela mudou o comportamento. A escola está a 500 metros da casa onde ela mora com minha mãe. Acredito que tudo aconteceu no colégio. A menina foi entregue a minha mãe depois do colégio e logo percebemos a agressão. Queremos uma resposta”, cobra.
 
Resposta da Secretaria de Educação de Timon
O Cidadeverde.com procurou a Secretaria Municipal de Educação de Timon para comentar o caso. Em contato com o assessor do gabinete, Luis Carlos Bacelar Caldas Júnior, recebemos a confirmação de que a pasta possui conhecimento sobre a violência contra a menor.
 
“Fomos informados sobre a situação por ofício do Conselho Tutelar. Realmente, o laudo confirma a violência sexual contra a criança, mas nada atesta que o fato aconteceu dentro da escola. É prematuro afirmar isso”, disse o assessor.
 
Luiz Carlos Bacelar revela que apurou pessoalmente o caso na escola e que o relatório final já foi encaminhado ao Conselho Tutelar. Perante os fatos, a secretária Municipal de Timon, Sebatiana Veloso da Silva, determinou, ainda, abertura de sindicância para apurar o caso.
 
“Estamos atrás de tudo. Se foi realmente na escola, vamos punir os culpados, não tenha dúvida. Mas tudo tem que ser apurado. Acredito que a violência não aconteceu na escola. E vamos atrás de informações para confirmar isso”, explica.

fonte cidadeverde.com

Carros capotam na avenida São Sebastião

Um acidente grave aconteceu na madrugada deste sábado (9), na avenida São Sebastião, uma das mais movimentadas de Parnaíba. Dois automóveis colidiram, capotaram e acabaram ficando virados, um ao lado do outro. 

Fotos: O Bicanka

Segundo dados da Polícia Militar, os condutores dos veículos não possuíam carteira de habilitação. "O motoristas do Onix (OUC 9538 - Parnaíba) era Hiego Araújo Almeida, 19 anos, que estava com o carro do pai. O condutor do Corsa hatch (LWN 7435 - Parnaíba) é Marcelo Machado Figueredo, 19 anos, que estava dirigindo o automóvel de um amigo. Nenhum dos dois possuíam CNH", informou ao CidadeVerde.com, o soldado Alberto Silva.

O acidente atraiu vários populares que passavam pelo trecho. De acordo com o site O Bicanka, nos automóveis havia quatro pessoas, que não tiveram ferimentos graves.



fonte cidadeverde.com

Após lista polêmica, Gabinete Militar vai fiscalizar licitações

Medida ocorre após polêmica licitação que incluía itens como mão de vaca, panelada, chicletes e até creme para cabelos.

O novo chefe do Gabinete Militar da Governadoria do Estado do Piauí (Gamil), coronel Paulo de Tarso Soares de Araújo, nomeou um fiscal para acompanhar licitações do órgão. A medida ocorre após a polêmica licitação que incluía itens supérfluos, como camarão extra grande, mão-de-vaca, panelada, chicletes Trident ou similares, esfoliante e até reparador de pontas para os cabelos.
O gabinete é ligado ao Palácio de Karnak, sede do Governo do Piauí. A licitação seria realizada em agosto, mas ganhou repercussão nacional negativamente. Dois meses depois, o tenente-coronel Sérgio Moura Lopes pediu exoneração do comando do Gamil. 

A portaria assinada pelo coronel Paulo de Tarso lista contratos e seus respectivos fiscais, que terão como missão "informar ao Gestor sobre eventuais vícios, irregularidades ou baixa qualidade dos bens ou serviços prestados pela contratada, propor as soluções e as sanções que entender cabíveis para regularização de faltas e defeitos observados".

São nove contratos em andamento. Três envolvem o aluguel de veículos e outros dois o de aeronaves. Também existem contratos para passagens aéreas e serviços de postagem.

Em todos os contratos o fiscal será o tenente Antoni de Sousa Soares. Seu suplente será o capitão Aluízio Batista Dias.

fonte cidadeverde.com

PRF de Campo Maior apreende adolescente com revólver, maconha e motocicleta roubada

Policiais rodoviários federais abordaram uma motocicleta na altura do quilômetro 288 da BR 343, próximo a Campo Maior, na manhã deste sábado (9). Os dois ocupantes do veículo foram detidos após serem flagrados com maconha, revólver e a moto, que era roubada.
Os agentes estavam em serviço de policiamento da rodovia no trajeto Campo Maior – Altos. Em dado momento, altura do Km 288, avistaram uma motocicleta com dois ocupantes sem os capacetes de segurança, trafegando em sentido contrário.

Depois de retornar, a equipe PRF conseguiu abordá-los. A princípio ficou constatado que os dois ocupantes não tinham documentos pessoais. Um deles afirmou ser o adolescente F.R.N.A, de 15 anos.

Em poder do adolescente foram encontrados uma porção de maconha e um revólver calibre 32 municiado, sem autorização para porte. Depois de consultada a motocicleta, placa ODU 1667, registrada em Teresina, ficou constatado que havia sido tomada de assalto na sexta-feira (8), na capital piauiense.

Depois de adotados os procedimentos no âmbito da PRF, os dois foram encaminhados à Polícia Civil no município de Campo Maior para as providências legais.

fonte cidadeverde.com

Adolescentes é morta com tiro na cabeça na porta de casa

O homicídio ocorreu ao meio-dia deste sábado(09). PMs isolaram a área.

Uma adolescente de iniciais S.E.S.V, 17 anos, foi assassinada tiro na cabeça. O crime ocorreu por volta das 12 horas deste sábado (09), na porta da sua casa, localizada na rua Cartola, na Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina. 

O principal suspeito do crime é o companheiro da vítima. O casal morava nesta residência há cerca de dois meses. Segundo o capitão Flávio Santos, comandante da Companhia Independente do Promorar, a suspeita é de crime passional. O acusado ainda não foi encontrado.

O tiro acertou a cabeça da vítima que morreu na hora. Populares informaram à Polícia Militar que o suspeito seria o companheiro da mulher. 

Os policiais militares, comandados pela tenente Leidnay Santos, isolaram a área. Perícia e Instituto Médico Legal foram até o local e recolheram o corpo para exame. 

fonte cidadeverde.com

Escritor O. G. Rego de Carvalho morre aos 83 anos em Teresina

O falecimento aconteceu neste sábado (9) após oito dias de internação. Velório será na Pax União da av. Miguel Rosa.

O Governo do Estado do Piauí divulgou uma nota sobre o escritor O. G. Rego de Carvalho, que faleceu neste sábado (9). Veja nota abaixo:

"O Governo do Estado manifesta profundo pesar pelo falecimento do escritor Orlando Geraldo Rego de Carvalho (O. G. Rego de Carvalho), ocorrido neste sábado, dia 9 de novembro. 

Cidadão exemplar, o escritor nascido em Oeiras, honrou o Piauí com sua produção literária, reconhecida nacionalmente. Entre seus livros mais conhecidos estão Rio Subterrâneo e Ulisses Entre o Amor e A Morte. Em nome dos piauienses, o governador Wilson Martins se solidariza com a família enlutada, a Academia Piauiense de Letras e a todos os piauienses, que têm em O. G. Rego o exemplo de um grande escritor."

Atualizada às 12h41 (horário local)
O velório do escritor O. G. Rego de Carvalho acontecerá na tarde deste sábado (9), na Pax União da avenida Miguel Rosa. A informação inicial é de que o corpo do autor oeirense seja sepultado ainda hoje, por volta das 17h, no cemitério Jardins da Ressurreição.

Publicada às 11h57 (horário local)
Faleceu na manhã de hoje (9) o escritor Orlando Geraldo Rego de Carvalho, aos 83 anos, no Hospital São Paulo em Teresina. O. G. Rego, como era conhecido, estava internado há oito dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreu com falência múltipla dos órgãos. 

O professor Luiz Romero, que é amigo dele, confirmou o falecimento. “A língua brasileira e a língua portuguesa perderam um dos maiores nomes da renovação da literatura contemporânea e a literatura piauiense perde seu maior ficcionista”, declarou.  

Ainda não há confirmações de velório e enterro do escritor que é natural de Oeiras, mas morava em Teresina. 

Divulgação
O professor Cineas Santos também lamentou a morte do escritor. “O. G. Rego de Carvalho é uma das figuras mais representativas da moderna ficção brasileira, bastaria o livro ‘Ulisses Entre o Amor e a Morte’ para justificar a sua presença luminosa entre nós. Perdemos um cidadão, mas sua obra com certeza permanecerá”, destacou o professor.

Obras
O escritor nasceu em Oeiras no dia 25 de janeiro de 1930. Seu primeiro livro, “Ulisses entre o amor e a morte”, foi lançado quando tinha 23 anos (1953) e já possui 13 edições, mas antes disso lançou a revista "Caderno de Letras Meridiano", um marco dentro do Modernismo Piauiense. 

É ocupante da cadeira número 6 da Academia Piauiense de Letras. Sua obra mais marcante é Rio Subterrâneo (1967), porém também é autor de: Amarga Solidão (1956), Somos Todos Inocentes (1971), Como e Por Que Me Fiz Escritor (1989) e Ficção Reunida (2001), dentre outras publicações.


fonte cidadeverde.com


Diretoria do Santos prepara demissão do descobridor de Neymar e Robinho

Saída de Betinho faz parte da reformulação promovida na base alvinegra, iniciada com contratação de Hugo D’Elia Machado para cargo de gerente


A diretoria do Santos prepara a demissão de Roberto Antonio dos Santos, o Betinho. Conhecido por descobrir Neymar , hoje no Barcelona, e Robinho, atualmente no Milan, ele foi incluído em uma lista de dispensas do clube, que está reformulando suas categorias de base.
A saída de Betinho deve ser oficializada após o dia 23 de dezembro, quando o olheiro retorna às suas atividades depois de dois meses de licença médica. De acordo com o presidente em exercício do Peixe, Odílio Rodrigues, a decisão não tem volta.
- Fizemos uma reformulação na base, saíram alguns funcionários e três olheiros. O nome dele (Betinho) está incluído - afirma o dirigente.
Antes de se licenciar, Betinho já havia sido notificado de sua saída. À época, ele recebeu uma carta de demissão assinada pelo então presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.
Betinho teve duas passagens pelo Santos. Entre 2004 e 2008, ele trabalhou como treinador. Desde 2011, quando retornou ao clube, atuava como avaliador técnico.
A reformulação nas categorias de base do Alvinegro é obra de Hugo D’Elia Machado, novo gerente do setor. Além de funcionários e olheiros, vários garotos também devem dar adeus ao Peixe. Em outubro, 20 já haviam sido dispensados, e a expectativa é de que mais 70 jogadores sejam liberados até o fim de 2013 - o objetivo da diretoria é, a partir de janeiro, trabalhar com apenas 160 jovens nas categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20.
Fonte: GE


132 agências dos Correios foram assaltadas no Piauí em 2013

Segundo o presidente da categoria, José Rodrigues, mesmo diante dos números alarmantes, a empresa dos Correios não toma nenhuma providência a fim de evitar a ocorrência dos crimes.


Dados do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios afirmam que, somente neste ano, 132 agências foram assaltadas no Piauí. O Sintec atribui a grande quantidade de assaltos à falta de segurança.
Segundo o presidente da categoria, José Rodrigues, mesmo diante dos números alarmantes, a empresa dos Correios não toma nenhuma providência a fim de evitar a ocorrência dos crimes.
“Já denunciamos à Justiça Federal, que ordenou que fossem instalados modernos equipamentos de segurança, mas até agora, a única atitude posta em prática, foi a contratação de vigilantes. Nem porta giratória existem nas agências”, conta.
Outro fator agravante para o aumento dos arrombamentos e roubos, foi o fato dos Correios também serem correspondentes bancários. A categoria solicitou junto ao Ministério Público a suspensão deste serviço, alegando que a prática chama atenção dos assaltantes, colocando em perigo tanto a população em geral, quanto os servidores.
Os assaltos ocorrem com tanta frequência que vários funcionários já apresentam problemas psicológicos. “Um cliente não pode adentrar a agência que os empregados ficam nervosos e com medo. A situação está um terror”, conclui José Rodrigues. 

fonte porta o dia

Cartórios terão prazo máximo de 30min para atender clientes

Cartórios terão prazo máximo de 30min para atender clientes

Medida foi determinada pela Corregedoria Geral de Justiça do Piauí.

Os cartórios extrajudiciais do Piauí terão em breve o prazo de 30 minutos para atender o público. A medida, similar ao que já acontece na lei estadual que disciplina a fila em bancos, foi determinada pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado. 

Evelin Santos / Cidadeverde.com
Corregedor Paes Landim Filho determinou a medida

O provimento assinado pelo corregedor Francisco Paes Landim Filho determina que o tempo deverá ser contado a partir da entrada do cliente na fila para atendimento. O cartório deverá fornecer a hora de chegada para atendimento.

O prazo dado aos cartórios para se adequarem ao provimento foi de 60 dias. A determinação data de 17 de setembro. Isso significa que os estabelecimentos têm pouco mais de uma semana para se adaptarem a nova situação. O descumprimento pode acarretar em punições previstas na lei sobre serviços notariais e de registro.

Em Teresina, quem se sentir prejudicado por demora no atendimento poderá registrar sua queixa através de formulário. No interior, a reclamação deve ser feita direto ao juiz da comarca.

fonte cidadeverde.com