segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Homem suspeito de furta caminhão em Brasilia é preso em Oeiras


Homem suspeito de furta caminhão em Brasilia é preso em Oeiras

A Força Tática da Polícia Militar e a Polícia Civil de Oeiras recuperaram na tarde do último domingo (17/01), um caminhão que havia sido furtado em Brasília-DF, na última quinta-feira (14).
Na ação, os policiais prenderam o autor do furto, identificado por Vilmar Marinho da Silva, 21 anos, que é casado com uma mulher natural de Oeiras.
A polícia recebeu a informação de que o acusado estava em casa depois do Posto Fiscal, localizado na BR 230, sentido Oeiras/Picos. Imediatamente a polícia saiu em busca dos mesmos.
Ao perceber que estava sendo seguido pela polícia, Vilmar entrou em uma estrada vicinal, mas foi alcançado pelos policias.
Vilmar Marinho que tem passagem por roubo em Brasília, foi conduzido à delegacia de Oeiras e vai responder por furto.
Fonte:180graus.com Com informações do Mural da Vila

Ação policial Policiais recuperam motocicleta no Alto da Ressurreição


Ação policial

Policiais recuperam motocicleta no Alto da Ressurreição

O veículo foi levado para a própria sede do 8ª BPM, pois o proprietário da motocicleta não havia registrado ocorrência de furto e roubo desta, que posteriormente será restituída ao dono.

Na tarde desta segunda-feira (18) policiais do 8º Batalhão da Polícia Militar recuperaram uma motocicleta roubada na última sexta-feira (16), no bairro Alto da Ressurreição, zona sudeste de Teresina. 
Imagem: Divulgação/Polícia Militar do PiauíMoto encontrada no Alto da Ressureição(Imagem:Polícia Militar do Piauí )Moto encontrada no Alto da Ressureição
De acordo com o cabo Ivonaldo do 8º BPM, o veículo que se trata de uma motocicleta modelo XLR, de cor vermelha e placa LWC 8990 foi encontrada nas proximidades do Cemitério do Alto da Ressurreição, na Rua Altos Piauí. “O Copom recebeu denúncia anônima sobre o paradeiro do veículo, e iniciamos as buscas em um matagal nas proximidades do cemitério e conseguimos encontrá-la abandonada”, disse ao portal. 

O veículo foi levado para a própria sede do 8ª BPM, pois o proprietário da motocicleta não havia registrado ocorrência de furto e roubo desta, que posteriormente será restituída ao dono. 

fonte gp1

Lei Sancionada lei que institui número único de chamadas de emergência


Lei

Sancionada lei que institui número único de chamadas de emergência

Lei foi sancionada por Wellington Dias no dia 13 de janeiro.

O governador Wellington Dias (PT) sancionou a lei de nº 6.759, de 13 de janeiro, que institui a criação do Número Único de Telefone de Emergência do Piauí (Nutepi). O projeto de lei é de autoria do Deputado Estadual Robert Rios (PDT).
Imagem: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias (Imagem:Lucas Dias/GP1)Governador Wellington Dias
Com a implantação do Nutepi, todas as chamadas telefônicas de emergência para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço Atendimento Móvel de Urgência) serão atendidas a partir de uma Central de Atendimento de Chamadas de Emergências (Cacem). 
Imagem: Lucas Dias/GP1Robert Rios(Imagem:Lucas Dias/GP1)Robert Rios
O deputado Robert Rios, autor do PL, falou da importância da implantação do Nutepi. “Atualmente precisamos decorar vários números de urgência, e essa central de atendimento facilitará a comunicação dos piauienses em casos de emergência”, declarou.

fonte gp1

Pagaram fiança Suspeitos de corrupção no Ministério Público do Piauí são soltos


Pagaram fiança

Suspeitos de corrupção no Ministério Público do Piauí são soltos

O chefe de transporte José Lima Marques e o frentista Davi Queiroz da Silva foram soltos no último sábado (16) após pagar fiança de RS 8 mil.

O chefe de transporte José Lima Marques e o frentista Davi Queiroz da Silva, presos na sexta-feira (15) pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), suspeitos de corrupção no Ministério Público do Piauí foram soltos no último sábado (16) após pagar fiança de RS 8 mil.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Delegado Carlos César(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Delegado Carlos César
De acordo com o coordenador do Greco, delegado Carlos César, a fiança foi arbitrada pela justiça um dia antes da soltura dos presos. “Eles foram presos na sexta-feira. O juiz arbitrou a fiança, um dia antes de serem soltos, e no sábado eles foram liberados”, informou. 

Relembre o caso

José Lima Marques está sendo acusado de desvio de recursos dos cartões de abastecimento do órgão. Ele e o frentista foram presos em um posto de combustíveis localizado na Avenida Miguel Rosa, no Centro de Teresina.

fonte gp1

Polêmica Ricardo Noblat diz que Marcelo Castro merece prêmio "Cara de Pau"


Polêmica

Ricardo Noblat diz que Marcelo Castro merece prêmio "Cara de Pau"

Procurada pelo portal, a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde preferiu não se pronunciar sobre a declaração do jornalista.

O ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB) tem sido bastante criticado pela sua declaração de que iria “torcer” para que as mulheres peguem o zika vírus antes do período fértil. Para o jornalista Ricardo Noblat, do Blog do Noblat, do O Globo, o ministro merece o prêmio “Cara de Pau”.
Imagem: Lucas Dias/GP1Marcelo Castro(Imagem:Lucas Dias/GP1)Marcelo Castro
Segundo o jornalista, o ministro Marcelo Castro é despreparado e insensível ao drama dos que enfrentam a doença no Brasil, principalmente porque já foi confirmada a ligação da microcefalia com o zika.

“Castro afirmou que a frase foi em tom de brincadeira, assim como parece ter sido brincadeira de mau gosto a escolha dele como ministro da Saúde”, criticou o jornalista em seu blog.

Confira a publicação:
Imagem: DivulgaçãoPublicação do Blog do Noblat(Imagem:Divulgação)Publicação do Blog do Noblat

fonte gp1

Ação Polícia encontra droga dentro de matagal em Parnaíba


Ação

Polícia encontra droga dentro de matagal em Parnaíba

Policiais estavam atrás de suspeitos de roubarem uma motocicleta que se esconderam dentro do matagal.

Uma guarnição da Polícia Militar encontrou na noite deste domingo (17) um vasilhame com 65 pedrinhas de crack dentro de um matagal na cidade de Parnaíba, litoral piauiense, a aproximadamente 334 km de Teresina. 
Imagem: Divulgação/PMPolícia apreende droga encontrada dentro de matagal em Parnaíba(Imagem:Divulgação/PM)Polícia apreende droga encontrada dentro de matagal em Parnaíba
Segundo o comandante do 2º BPM, major Adriano de Lucena, a polícia estava atrás de suspeitos de roubarem uma motocicleta Biz preta, placa OEB- 6356, em uma residência no bairro Rodoviária. 
Imagem: Divulgação/PMPolícia recupera moto roubada em Parnaíba(Imagem:Divulgação/PM)Polícia recupera moto roubada em Parnaíba
De acordo com o major, durante a ação para recuperar o veículo, algumas pessoas foram vistas em atitude suspeita, e quando avistaram a polícia, empreenderam fuga em direção ao mato. A moto foi encontrada nas proximidades da rua das Flores com rua Normalista. Ninguém foi preso. 

fonte gp1

Abandono Moradores reclamam de descaso com "rua da grota" em Teresina


Abandono

Moradores reclamam de descaso com "rua da grota" em Teresina

Segundo os moradores, a cada gota de chuva, uma soma de problemas surge no local.

É possível viver em um local, onde é preciso rezar todos os dias para que não chova, pois corre o risco de sua casa ser invadida e até levada pela correnteza? Esse é o drama dos moradores da Rua João de Deus Martins, popularmente conhecida como “rua da grota”, localizada no bairro Angelim II, zona sul da Capital. 
Imagem: Lucas Dias/GP1A cada gota de chuva,uma soma de problemas surge no local(Imagem:Lucas Dias/GP1)A cada gota de chuva,uma soma de problemas surge no local
Segundo os moradores, a cada gota de chuva, uma soma de problemas surge no local. A via não é atendida por serviços básicos. Não passa caminhão de coleta de lixo, as viaturas passam nas proximidades, mas não adentram o lugar, pois a rua está quase sempre intrafegável em períodos chuvosos. Para receber o socorro do Samu, os pacientes são obrigados a se deslocarem para outro local.
Imagem: Lucas Dias/GP1Abraão de Sousa(Imagem:Lucas Dias/GP1)Abraão de Sousa
Abraão de Sousa teve a casa derrubada por uma enxurrada no dia 1 de janeiro de 2014. Ele e a família estão morando em um terreno arranjado, em frente ao local da sua antiga residência. “A chuva derrubou nossa casinha e não tivemos mais condição de construí-la novamente. A prefeitura prometeu que ia nos ajudar, mas é só história. Já tá com um ano”, relatou ao portal.
Imagem: Lucas Dias/GP1Dona Francileda se emociona ao falar de casa levada por enxurrada(Imagem:Lucas Dias/GP1)Dona Francileda, esposa de Abraão, se emociona ao falar de casa levada por enxurrada
Ainda conforme Abraão, certa vez, ele fez o socorro de uma mulher que estava sendo levada pela correnteza. “Como eu já fui vaqueiro, sei laçar. Uma mulher que passava na rua, na hora da chuva estava sendo levada pela correnteza. Eu tive que laçar ela, pra ela não se afogar. Graças a Deus consegui salvá-la”, detalhou. 
Imagem: Lucas Dias/GP1Rua está sempre intrafegável no período chuvoso(Imagem:Lucas Dias/GP1)Rua está sempre intrafegável no período chuvoso
O morador Matias Lima contou que a rua já foi visitada por muitos políticos em época de eleição. Muita promessa foi feita, mas nada foi realizado. “Já recebemos a visita do próprio prefeito Firmino Filho, do Heráclito Fortes, Fernando Monteiro, entre outros que eu não estou lembrado. Mas eles nunca fizeram nada por nós, só prometeram e nunca mais voltaram”, desabafou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Enxurrada derrubou casa no ano passado(Imagem:Lucas Dias/GP1)Enxurrada derrubou casa no ano passado

Outro lado
A SDU Sul informou ao portal, que uma equipe da Gerência de Obras será mandada ao local para avaliar o problema e definir a intervenção mais adequada. 

fonte gp1

Crimes contra mulher crescem 20% no interior do PI e diminuem na capital


Crimes contra mulher crescem 20% no interior do PI e diminuem na capital

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí contabilizou aumento de 20% nos crimes dolosos contra a mulher registrados no interior do Piauí. Entre 2014 e 2015, o número de ocorrências subiu de 34 para 41. Já em Teresina, esse tipo de violência diminuiu mais de 32%, passando de 31 para 21 casos. Em todo o Estado, a redução foi de 4,6%.
A diretora de Gestão Interna da Secretaria de Segurança, delegada Eugênia Vila, destaca que após o feminicídio entrar em vigor, em março de 2015, as pessoas estão mais seguras para fazer as denúncias. Ela defende que a violência contra a mulher é cultural e que não existe crime passional. "Ninguém mata por paixão. Mata pelo fato de ser mulher. Essa história de ser passional não existe. É porque é mulher mesmo. Já nascemos com esse déficit democrático e civilizatório de achar que somos menores ou desiguais aos homens", argumentou a delegada, em entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda-feira (18).
Para Eugência, a grande inovação da lei do feminicídio foi "descortinar" para a sociedade brasileira o fato de que os homens matam as mulheres somente pelo fato de elas serem mulheres, não por motivo torpe ou fútil. "Tecnicamente, legalmente, nós podemos incluir o feminicídio dentro do homicídio doloso qualificado. É um crime hediondo e nós feministas acreditamos que ele afasta a ideia de paixão e motivo torpe", reforçou.


A delegada acrescenta que o feminicídio "alarga" a Lei Maria da Penha. "Isso porque independe da relação interpessoal, da relação doméstica. É um grande avanço, mas precisamos de delegados, magistrados e promotores que entendam isso", concluiu.

fonte cidadeverde.com


Após denúncia, mãe consegue matricular filho especial em escola pública


Após denúncia, mãe consegue matricular filho especial em escola pública

Marília conseguiu matricular Gabriel hoje, e ele deve começar a estudar no dia 4 de fevereiro

Depois da denúncia que do PortalODia, a Marília, mãe do Gabriel, de seis anos, conseguiu matriculá-lo na Cmei Tia Lygia. Weslley Gabriel tem autismo clássico moderado, e vai começar seu primeiro ano na escola. 
Marília Lopes da Silva conseguiu matricular Gabriel hoje, e ele deve começar a estudar no dia 4 de fevereiro. A escola deve oferecer um acompanhante terapêutico para o menino, para auxiliar na sua socialização. "A escola me pediu um laudo atualizado sobre o Gabriel, que vão enviar para a Secretaria de Educação, e ela manda uma estagiária, se for preciso", contou a mãe.
Marília e o filho Weslley Gabriel (Fotos: Arquivo pessoal)
Gabriel vai estudar em uma sala comum, junto de crianças com e sem necessidades especiais. A sociabilização costuma ser a principal dificuldade dos autistas, que vivem num mundo particular. Eles são muito inteligentes e super focados nas atividades que têm mais habilidades.
A matrícula de Gabriel aconteceu no mesmo dia da divulgação dos primeiros resultados do SISU 2016, e Marília, a mãe do garoto, é só alegria com a "aprovação" do menino. "É um problema nacional, não sou só eu que estou passando por isso. A falta de suporte não é só aqui, é em todo lugar. Algumas pessoas não obtem respostas de deixam de mão. Tem muita criança especial que não vai para escola por que a mãe não conseguiu vaga", comentou Marília.

fonte portal o dia

Médico que caiu de varanda de pousada em Barra Grande tem morte cerebral

Médico que caiu de varanda de pousada em Barra Grande tem morte cerebral

Paulo César de Carvalho Teles estava internado há três dias em um hospital de São Paulo.

O cardiologista Paulo César de Carvalho Teles, 52 anos, que caiu da varanda de uma pousada em Barra Grande, teve morte cerebral na madrugada de hoje (18). Ele estava internado em um hospital de São Paulo há três dias depois de ter passado 17 dias na UTI de um hospital particular em Teresina.
Em publicação nas redes sociais, a Clínica do Coração Rio Verde, da qual o doutor Paulo César era diretor técnico, informou a morte cerebral e disse que novos exames deveriam ser feitos até o meio dia para confirmar o quadro.
A mulher de Paulo César, a obstetra Leânia Carvalho, segue internada, mas seu estado é considerado fora de perigo e ela já havia deixado a UTI no começo deste mês, quando ainda estavam em Teresina.
O acidente aconteceu na véspera de Ano Novo, quando o casal fazia uma selfie na varanda do quarto onde estavam hospedados em uma pousada em Barra Grande. Ao se apoiarem no parapeito, a estrutura de madeira se rompeu ocasionando a queda. 
Por conta da repercussão do caso, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-PI) disse, no começo de janeiro, que iria orientar as Prefeituras do Litoral Piauiense para que fizessem um levantamento das pousadas existentes nos municípios. A partir dos relatórios, seria possível avaliar as hospedagens regulares e irregulares, cobrar melhorias e notificar as que não estivessem de acordo com as recomendações.

fonte portal o dia