sábado, 18 de abril de 2020

Motorista morre ao capotar caminhão na estrada para Uruçuí

Um motorista morreu, na manhã de sábado (18), em consequência do capotamento de seu caminhão, de placa JRE-8198, de Feira de Santana (PE), na estrada que liga o município de São Domingos do Azeitão a Uruçuí,  no Piauí. 
Ao capotar o caminhão,  que estava transportando madeira, esmagou o motorista com suas ferragens.
DivulgaçãoDivulgaçãoDuvulgaçãoDivulgaçãoRegistro do veículo

www.meionorte.com

MPPI expede recomendação para garantir funcionamento do Hospital da Polícia Militar durante pandemia

fachada do hospital

A recomendação foi expedida por meio do Grupo Regional de Promotorias de Justiça Integrada na Defesa da Saúde Pública (SUS), para que sejam adotadas medidas que assegurem o real e integral funcionamento do Hospital da Polícia Militar “Dirceu Arcoverde” – HPM/PI, em vista do atendimento e assistência hospitalar de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid- 19.

Considerando que o HPM possui 99 leitos clínicos, além de possuir espaço próprio para a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva – UTI – com 10 leitos, com uma parte dos equipamentos já adquiridos e a alta escala viral do COVID-19, exigente de uma infraestrutura hospitalar adequada, incluindo equipes de profissionais capacitados e suficientes; equipamentos e insumos, a diretoria do Hospital solicitou à SESAPI, por meio da Diretoria de Descentralização o Organização Hospitalar – DUDOH, o seguinte quantitativo de profissionais, necessários para o preenchimento do quadro do setor de triagem: 40 leitos clínicos, 03 leitos de estabilização e central de material de esterilização; 05 psicólogos, 33 profissionais de serviços gerais de limpeza, 6 fisioterapeutas, 48 enfermeiros; 96 técnicos de enfermagem; 19 maqueiros, 10 copeiras. Além disso, foi solicitada a contratação de profissionais habilitados e qualificados para compor a equipe multiprofissional que irá atuar na Unidade de Terapia Intensiva, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e auxiliares de farmácia.

Tendo em vista que as referidas solicitações da Diretoria Geral da Polícia Militar até a presente data não foram atendidas pela Secretaria de Estado da Saúde, o MPPI expediu a Recomendação Administrativa ao Secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Alves Veras Neto, à Diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar- DUDOH, Joselma Maria Oliveira Silva e ao Presidente do Centro de Operações de Emergência – COE, Alderico Gomes Tavares para que, no prazo de dez dias, disponibilizem recursos humanos, equipamentos e insumos necessários a garantir o funcionamento, conforme às normas sanitárias vigentes, para o atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid- 19, no Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde.

Foi estabelecido, ainda, o prazo de cinco dias, em caráter de urgência, para que os destinatários enviem para o e-mail da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, documento comprobatório do cumprimento da recomendação.
Anexos:
Fazer download deste arquivo (Recomendação GSS Nº 02 -2020 - HPM assinada.pdf)Recomendação HPM[ ]2440 Kb

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

MPPI obtém decisão judicial para evitar a realização de eventos com a aglomeração de pessoas em Parnaíba

Parnaiba

Vista aérea da cidade de Parnaíba

O Ministério Público do Piauí, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, conseguiu decisão favorável a pedido feito ontem (17), para suspender a realização de qualquer evento que resulte na aglomeração de pessoas em Parnaíba. A decisão saiu, no início da tarde de hoje (18), e vale enquanto durarem as medidas de restrição sobre a aglomeração de pessoas, em função da pandemia do novo coronavírus. O promotor de Justiça Antenor Filgueiras é o autor da ação civil pública. 

O Poder Judiciário ainda acatou os pedidos do Ministério Público do Piauí e declarou que não é permitida a publicidade ou a divulgação de qualquer iniciativa que estimule ou mobilize os cidadãos parnaibanos a descumprirem o Decreto Estadual n.º 18.902/2020.

O município de Parnaíba e o Estado devem também identificar os responsáveis por eventos divulgados, com ato de concentração pública, para que a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual possam responsabilizar criminalmente os autores dessas iniciativas. O descumprimento do decreto estadual pode acarretar na prisão do indivíduo e na aplicação de multa.

Caso o Estado e o município não consigam evitar o acontecimento de evento que concentrem pessoas, os dois entes poderão pagar multa diária no valor de R$ 5 mil.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Promotores da Região Sul do Piauí se reúnem e traçam medidas de enfrentamento ao novo coronavírus

Pesoas falando

Os promotores de Justiça Lenara Porto, Gilvânia Viana, Gerson Gomes e Cláudia Seabra

Na manhã de hoje (18), os promotores de Justiça do Grupo Regional de Promotorias Integradas da Região Sul do Piauí estiveram reunidos para traçar as estratégias de enfrentamento e combate a Covid-19 nos municípios das comarcas de Bom Jesus, Cristino Castro, Corrente, Oeiras e São João do Piauí.

O grupo é formado pelos promotores Lenara Porto, responsável pela 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Bom Jesus, Gerson Gomes, titular da Promotoria Agrária e Fundiária, Roberto Monteiro, titular da Promotoria de Justiça de Cristino Castro, José Sérvio, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Oeiras, Jorge Pessoa, titular da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, e Gilvânia Viana e Luciano Sales, titulares da 1ª e da 2ª Promotoria de Justiça de Corrente. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), Cláudia Seabra, também participou das discussões deste sábado.

Pessoas falando
Promotor de Justiça Jorge Pessoa, titular da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí

Um dos assuntos abordados foi a situação do hospital regional de Bom Jesus. A unidade de saúde possui 50 leitos e é referência para a região. De acordo com a promotora Cláudia Seabra, os membros do grupo de trabalho vão solicitar aos gestores do hospital informações, como o plano operativo emergencial, a aquisição de equipamento de proteção individual, a estratégia de ampliação da rede de atendimento aos pacientes com o novo coronavírus, entre outras.

Pessoa falando
Pessoa falando
Promotores de Justiça Luciano Sales e José Sérvio, titulares nas 1ª Promotorias de Justiça de Corrente e de Oeiras

Os dados mencionados fazem parte do conjunto de orientações que o CAODS enviou às Promotorias de Justiça de todo o estado para instruir os trabalhos dos membros do Ministério Público durante a pandemia do novo coronavírus. No ofício circular encaminhado, o Centro de Apoio a aconselhar os promotores solicitar informações e dados para conhecer a capacidade dos municípios para atender pessoas infectadas com a covid-19. Os membros ainda são direcionados a verificar as estratégias de ampliação do potencial de atendimento aos doentes.

Pessoa falando
Promotor de Justiça Roberto Monteiro, titular da Promotoria de Justiça de Cristino Castro

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Boa Esperança chega a 91% e vazão de reservatório aumenta para mil metros cúbicos

Fotos: Moisés Costa
As fortes chuvas registradas nos últimos dias nas regiões Sul e Sudeste do Piauí fizeram o volume da barragem de Boa Esperança chegar a 91,43% do seu volume útil. A defluência do reservatório aumentou de 732 m³ por segundo na quinta-feira, dia 16 de abril, para 1006 m³ por segundo nessa sexta-feira (17) o que resultou no aumento do volume do rio Parnaíba em cidades como Amarante e Floriano.
Segundo o boletim da CPRM divulgado neste sábado (18) o Rio Parnaíba em Floriano estava em 5,66 metros no início da manhã, com previsão de elevação do nível nas próximas 8 horas para valores próximo de 5,86 metros, portanto continuando em situação de atenção. 
Nas cidades de Teresina e Timon o nível atual do rio Parnaíba é de 4,12 m, e nas próximas oito horas tem tendência de elevação do nível que deve oscilar em torno da cota 4,52 m, estando ainda em situação de normalidade, segundo os órgãos de monitoramento.
Já o rio Poti em Teresina continua em situação normal.  A cota atual é de 3,78 m e a tendência é que o rio mantenha o seu nível nas próximas 10 horas, para valores em torno de 3,77 m.
Fotos: Moisés Costa

Alagamentos em Barras

O rio Marathaoan em Barras continua a apresentar níveis acima da cota de alerta. Na estação localizada em Barras foi registrada a cota de 3,91 metros às 06h45 de hoje (18) e com previsão de elevação do nível para 4,01 m nas próximas oito horas, portanto 19 cm abaixo da cota de inundação.

Esperantina

Em relação ao rio Longá em Esperantina a cota atual é de 6,09 metros, e encontra-se em níveis acima da cota de atenção. O rio apresenta tendência de elevação do nível nas próximas horas, a cota esperada às 14h45 de hoje (18) é 6,49 m, portanto entrando em situação de alerta.

Luzilândia

Quanto à Luzilândia, o rio Parnaíba apresenta-se em situação de atenção. A cota atual do rio é de 4,12 metros, e nas próximas 12 horas tem tendência de chegar a valores próximos a 4,45 metros.

fonte cidadeverde.com

Nota de pesar – Des. Raimundo Barbosa de Carvalho Baptista

Foto: Arquivo TRE

Com enorme pesar, a Direção da Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) e sua equipe lamenta o falecimento do desembargador aposentado Raimundo Barbosa de Carvalho Baptista, na madrugada deste sábado (18), em Teresina. Dedicado magistrado, foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) e do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), também tendo forte atuação docente, notadamente na Universidade Federal do Piaui (Ufpi). Neste momento de dor e perda, solidarizamo-nos com familiares e amigos.
Desembargador Fernando Lopes e Silva Neto
Diretor-geral da Ejud-PI

Nota de pesar: Raimundo Barbosa de Carvalho Baptista


O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do desembargador aposentado Raimundo Barbosa de Carvalho Baptista, na madrugada de hoje (18), em Teresina. Ex-presidente do TJ-PI e do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), dedicou sua vida ao Poder Judiciário e à docência, tendo sido professor da Universidade Federal do Piaui (Ufpi). Que Deus conforte seus amigos e familiares nesse momento de imensa dor, em especial Dona Magnólia Baptista, sua esposa, o desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar e o juiz João Gabriel Baptista, magistrados do TJ-PI, e os servidores Raimundo Baptista Filho e Ernesto Mário Baptista.
Desembargador Sebastião Ribeiro Martins
Presidente do TJ-PI

fonte http://www.tjpi.jus.br