sábado, 14 de março de 2020

Desafios das mulheres no mercado trabalho são tema do Qualifica Teresina de segunda (16)



O Programa Cultura Mix, que irá ao ar nesta segunda-feira (16/03), na Rádio Cultura FM, irá abordar os avanços e desafios das mulheres no mercado trabalho. O tema será debatido às 9h30, durante o Quadro Qualifica Teresina, e a entrevistada será Heline Santos, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí.
Heline Santos também é especialista em Gestão Pública, professora, coach, assessora técnica da Fundação Wall Ferraz, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Teresina e membro da Câmara Técnica de Políticas para Mulher.
O quadro irá ao ar na Rádio Cultura FM, sintonia 107,9 MH´z, e estará também sendo transmitido por meio da fanpage da Fundação Wall Ferraz no Facebook.
O Qualifica Teresina está no ar desde 2018 e é uma produção realizada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz, Secretaria Municipal de Comunicação e a Rádio Cultura FM. Para ficar atento ao quadro de entrevistados basta acessar o site fwf.pmt.pi.gov.br.

fonte pmt.pi.gov.br

Teresina em Ação acontece no bairro Nova Teresina com serviços gratuitos ofertados à população


A Praça Camila Pereira Abreu do bairro Nova Teresina, zona Norte da capital, recebe neste sábado (14/03) a 29ª edição do Teresina em Ação. O evento teve início as 8h e segue até às 13h. O projeto, realizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, em parceria com a TV Clube, visa realizar serviços básicos e gratuitos de cidadania, a fim de promover a qualidade de vida à população teresinense. 
Além das atividades já tradicionais de orientações e serviços em diversas áreas, como assistência social, saúde, justiça itinerante, consultas, emissões e regularização de documentos, a praça também é palco simbólico da luta por direitos com uma programação especial conduzida pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
A deputada estadual Lucy Soares destacou a importância do evento, que também homenageia o Dia da Mulher.
O secretário municipal de cidadania, assistência social e políticas integradas, Samuel Silveira falou sobre a importância da prestação de serviços gratuitos à população.
A programação do palco contou com a participação do grupo de capoeira Raízes do Brasil e a animação das bandas 16 de Agosto e Luiz Gonzaga da Fundação Monsenhor Chaves (FMC), além do entusiasmo do grupo de ginástica laboral e dança que atrai todos os públicos. A diversão das crianças também é garantida com atividades recreativas, jogos, pintura de rosto e muito mais.
Confira fotos do evento:

 fonte 180graus.com

PRF apreende madeira sendo transportada sem licença ambiental na BR-316



Documentos apresentados pelo condutor estavam no nome de uma pessoa que faleceu em 2014.


Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF-PI) apreendeu na noite de ontem (13) 20,14 metros cúbicos de madeira serrada sendo transportada sem licença ambiental válida na BR-316. O veículo que levava a carga foi parado em uma barreira na cidade de Picos e o condutor, um homem de 44 anos, apresentou documentos vencidos e no nome de titular já falecido.
“Os documentos apresentados eram datados de 2018 e emitidos no nome de uma pessoa que já havia falecido em 2014. Além disso, os outros documentos possuíam informações inconsistentes. Ficou constatado que o material do carregamento estava sem a devida autorização ambiental, o que comprovou o crime”, explicou o inspetor Alexandro Lima, porta-voz da PRF no Piauí.

Foto: Divulgação/PRF-PI
A carga, segundo a PRF, vinha do município de Rurópolis, no Pará, e tinha como destino a cidade de Patos, na Paraíba. A empresa proprietária do veículo foi autuado por crime ambiental. A carga de madeira juntamente com o veículo foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e encontram-se disponíveis em Picos para os encaminhamentos devidos. 
Foi lavrado ainda um Terno Circunstanciado de Ocorrência (TCO), sendo que o condutor e o proprietário da carga deverão comparecer em audiência judicial para os devidos esclarecimentos.

fonte www.portalodia.com

PM apreende arma branca ao fazer vistoria em ônibus da Capital



Dando prosseguimento à Operação Paz nos Ônibus, a polícia revistou 28 veículos do transporte público nesta sexta-feira.


Polícia Militar está dando continuidade à Operação Paz nos Ônibus, deflagrada no mês passado para coibir assaltos praticados no transporte coletivo de Teresina tendo como vítimas motoristas, cobradores e passageiros. Nesta sexta-feira (13), foram vistoriados 28 ônibus que passaram pelos pontos de barreiras montadas pelos policiais.
Ao todo foram seis barreiras, sendo uma na Avenida Higino Cunha, duas no conjunto João Emílio Falcão e três na região do acesso ao Shopping Rio Poty. Além dos veículos do transporte coletivo, os PM’s abordaram também carros, motos e transeuntes que passavam pelos locais. De acordo com a Polícia Militar, seria montada uma barreira na Avenida Miguel Rosa, mas em razão da chuva e pelo fato do pneu de uma viatura ter furado, o bloqueio naquela região não aconteceu.
As vistorias resultaram na apreensão de uma arma branca que, segundo a polícia, estaria sendo usada para a prática de assaltos no interior dos coletivos. 

Foto: Divulgação/SSP-PI
Operação Paz nos Ônibus
Desde o final de fevereiro, a Polícia Militar tem feito vistorias nos ônibus coletivos de Teresina na tentativa de combater os assaltos praticados no interior dos veículos. O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Urbano (Sintetro) chegou a registrar até oito assaltos a ônibus em pouco mais de dois dias durante o mês passado. Foi provocada pela entidade que a Secretaria de Segurança Pública articulou a ação, inclusive cogitando a instalação de botão do pânico nos veículos.
A Operação Paz nos Ônibus consiste na montagem de barreiras em pontos estratégicos e de grande fluxo de passageiros, como por exemplo nos terminais de integração de Teresina.

fonte www.portalodia.com

Piauí segue com 15 casos suspeitos de Coronavírus, diz Sesapi



Desse total, sete foram descartados no primeiro exame e oito seguem sob investigação. Teresina já contabiliza 12 desses 15 casos suspeitos.


Piauí segue com 15 casos suspeitos de Coronavírus, diz Sesapi - Foto: Agência Brasil

O Piauí continua com 15 casos suspeitos do Novo Coronavírus sendo monitorados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O número consta no boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (13) pelo órgão. De acordo com a publicação, destes 15 casos suspeito, sete foram descartados para a Covid-19 no primeiro exame e aguardam a contraprova, e oito ainda estão sendo investigados.

No momento, Teresina é a cidade que responde pela maior quantidade de casos suspeitos do coronavírus aqui no Piauí, com 12 no total. As demais notificações vieram dos municípios de Parnaíba, São Miguel do Tapuio e Picos. De Acordo com o boletim da Sesapi, 12 dos 15 casos suspeitos são de pessoas que viajaram recentemente para o exterior e três seriam casos de transmissão doméstica, ou seja, contato com alguém que estaria infectado aqui.

Sesapi e PMT divergem nos números
Ainda ontem (13), a Prefeitura de Teresina havia divulgado que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) estava monitorando oito casos suspeitos do Novo Coronavírus. A Sesapi, no entanto, afirmou que se tratam de 12 casos suspeitos na Capital em seu boletim epidemiológico. A despeito da divergência nos dados, as duas redes de atenção à saúde (municipal e estadual) ressaltam a preparação para o recebimento de casos suspeitos e o atendimento aos pacientes que porventura possam ter seus sintomas confirmados para a Covid-19.
O Piauí conta com um hospital de referência, o Natan Portela em Teresina, e mais 14 unidades de retaguarda no interior. Na Capital, o prefeito Firmino Filho sancionou lei que estabelece acesso gratuito ao tratamento contra o coronavírus e a dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos relacionamentos ao combate à doença.

fonte www.portalodia.com



Bando arromba cofre de agência do BNB na avenida João XXIII; polícia investiga



A agência do Banco do Nordeste, localizada na avenida João XXIII, zona Leste de Teresina, foi alvo de bandidos mais uma vez na madrugada deste sábado(14), por volta de 1h da manhã. 
De acordo com a polícia, eles utilizaram o teto da agência para chegarem até o cofre. Conseguiram arrebentá-lo, mas não havia dinheiro.
 
A Polícia Militar foi acionada e o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) começou as investigações. A perícia criminal esteve no local.
portal apurou que a polícia já está em diligência, mas ainda não teve acesso às imagens do local para saber de quantos homens era formado o bando
Esta agência é a mesma que em 2017, após um assalto e sequestro do gerente e familiares, teria sumido cerca de R$ 300 mil e policiais militares foram acusados de não preservar o local de crime e terem ajudado no suposto sumiço do valor. Apesar de terem sido absolvidos do crime de roubo do dinheiro, a Conselho de Sentença expulsou da corporação os dois militares envolvidos no caso. 
Em abril do ano passado, a agência voltou a ser arrombada. Quatro bandidos entraram no banco e tentaram roubar dinheiro. No entanto, a ação foi frustrada. O grupo não conseguiu acessar o cofre do banco e resolveu fazer atos de vandalismo da agência. Portas de vidro, paredes, móveis, gavetas e todo o setor da parte administrativa do banco foi quebrado. A ação durou 20 minutos. 

Foto: Helder Sousa/Cidadeverde.com

 fonte cidadeverde.com