sábado, 2 de março de 2024

Disputa de litígio tem casa construída com metade para o Piauí e metade para o Ceará

 📷Fotos: Aurélio Alves / O POVO ⁠

  📷Fotos: Aurélio Alves / O POVO ⁠

A disputa territorial entre os estados do Piauí e o Ceara, correndo no Supremo Tribunal Federal desde 2011, tem dividido opiniões e mostrado situação adversas para os dois lados.

Até uma residência, do casal Manuel e Liduína, tem sido pauta de noticias sobre a disputa por uma área de aproximadamente 3.000 km², envolvendo 13 municípios cearenses.

A casa foi construída na Comunidade Serra Nova, tida como zona rural de Carnaubal-CE, mas sem saber, os proprietários construíram a residência exatamente na linha geográfica de limite entre os municípios da Carnaubal-CE e Pedro II-PI. Na prática, a residência tem uma parte dentro do estado do Piauí e a outra parte dentro do estado do Ceará.

Segundo mostra a reportagem do jornal “O Povo” de Fortaleza-CE, os moradores nem tem a exata noção da briga judicial por território, nem que a casa estava na divisa.

A matéria ainda mostra que em outra comunidade, a Tapera dos Vidal, se formou no perímetro rural de Ipueiras-CE, mas os moradores da Comunidade se autodeclaram piauienses e para ter acessos aos serviços básicos das políticas publicas, dependem totalmente do município de Pedro II-PI. A área também faz parte da disputa territorial entre os dois estados.

MUDANÇAS

Caso a decisão do STF seja favorável ao estado do Piauí e o limite territorial entre os dois estedos sejam refeitos pelos órgãos competentes, pelo menos patês de 13 municípios do Ceará serão afetados, passando a ser do estado do Piauí: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Poranga, Ibiapina, Ipueiras, Ubajara, Croatá, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Crateús, Carnaubal e Ipaporanga.

Segundo o governo do Ceará, são cerca de 25 mil pessoas que mudariam de estado, mesmo com documentos e em busca do serviços públicos. 136 localidades, 42 escolas; 12 unidades de saúde; 121 imóveis rurais e 1.006 estabelecimentos agropecuários e um Produto Interno Bruto de R$ 6,5 bilhões, ou 4% do total do PIB do estado do Ceará. Este é, inclusive, o motivo do desejo do estado do Piauí de anexar as áreas litigiosas.

Além de forte na agropecuária, hortifrúti e floricultura, a região da Ibiapaba (Serra da Ibiapaba) é potencialmente forte, com alto potencial em energias eólica e solar e turismo.

fonte www.campomaioremfoco.com.br

Empresa de esgotamento sanitário é investigada por crime ambiental em Parnaíba

 O funcionário da empresa que estava no local e o caminhão foram conduzidos à Central de Flagrantes de Parnaíba para mais esclarecimentos.

Caminhão é flagrado despejando resíduos. | Foto: divulgação/PC-PI.

Uma empresa que presta serviços de esgotamento sanitário está sendo investigada por crime ambiental em Parnaíba. A Polícia Civil do estado do Piauí, através da 2ª Delegacia Especializada de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) e a 2ª Delegacia Seccional de Parnaíba estiveram na diligência que constataram o crime.

De acordo com as informações repassadas pela Polícia Civil, as equipes policiais foram averiguar na manhã desta sexta-feira (01/03), uma denúncia anônima que relatava sobre o despejo de resíduos coletados, no lixão, em uma área residencial de Parnaíba.

Funcionário e caminhão foram conduzidos à delegacia. | Foto: reprodução

As equipes de investigação, ao chegarem ao local informado, constataram a veracidade da denúncia e flagraram um caminhão da empresa privada, despejando os resíduos em um local impróprio para tal ação, configurando o crime ambiental - Art. 54, § 2º, I, da Lei Nº 9.605/98.

O funcionário da empresa que estava no local e o caminhão foram conduzidos à Central de Flagrantes de Parnaíba para mais esclarecimentos.

fonte carlsonpessoa.blogspot.com

“Se houve uma candidatura fake, começou com ele”, diz JVC sobre declarações de Luciano Nunes

 O pré-candidato do PSDB à prefeitura de Teresina também comentou as projeções do partido para a Câmara Municipal

O pré-candidato à prefeitura de Teresina, João Vicente Claudino (PSDB), concedeu entrevista ao Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta sexta-feira (01), e analisou a possibilidade de fazer aliança com Sílvio Mendes (UB) e também as projeções do partido para lançar nomes para a Câmara Municipal. João Vicente Claudino aproveitou a oportunidade também para comentar as declarações de Luciano Nunes sobre a sua pré-candidatura.

O ex-senador declarou que seu lançamento como pré-candidato ao Palácio da Cidade é uma forma de fortalecer o nome do partido. Sobre as especulações de formar uma aliança com Sílvio Mendes, ele disse que existem no partido quem defende a pré-candidatura própria e quem adere uma coligação. 

 

pré-candidato à prefeitura de Teresina, João Vicente Claudino (PSDB),
Anna Paula Couto/ A10+


"Confirmo. No dia da reunião do diretório municipal tanto tinha aqueles que defendem a candidatura própria quanto que defendem a união com o ex-prefeito Sílvio Mendes. É natural que no partido exista aquele caminho de candidatura própria, caminho da coligação, mas o importante é no momento da decisão do partido nós sigamos de uma maneira única", disse. 

O empresário também comentou sobre sua relação com o presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, tendo em vista que a sigla lançou sua pré-candidatura um dia após o ex-deputado desistir da sua e anunciar apoio a Fábio Novo, ação que foi vista como reviravolta. Segundo JVC, não houve uma conversa com Nunes. 

"De lá pra cá não conversei [com Luciano Nunes]. Ele mesmo colocava isso de uma maneira muito clara que existia duas pré-candidaturas no PSDB, a minha e a dele, o que era normal, natural. No dia anterior ao encontro do diretório municipal, o que entendo que houve uma manifestação dele pessoal de retirar a pré-candidatura e apoiar o candidato do PT", disse. 

João Vicente Claudino também rebateu a declaração de Luciano Nunes, que classificou o lançamento do nome do ex-senador à prefeitura de Teresina como "Candidatura Fake". "Se houve uma candidatura fake, começou com ele, porque ele mesmo colocava a minha e a dele como candidaturas do PSDB. Se houve um lançamento de candidatura fake começou com ele", declarou. 

Projeções

Em relação às projeções do partido, que visa lançar pré-candidatos a vereador para ocupar cadeiras na Câmara Municipal, ele comentou que na federação com o Cidadania existem nomes para lançar, mas que estes estão inseguros em relação a colocar seus nomes à disposição e considerou que o partido "está tendo um prejuízo muito grande". 

"Eu acho que nós estamos aqui tendo um prejuízo muito grande. Hoje eu conversava com o presidente do Cidadania, Mário Rogério. Iniciamos o mês e a gente já podia ter um rumo definido, porque o cidadania tem 10, 12 pré-candidatos a vereadores e ver nesse momento, nessa instabilidade, a insegurança desses pré-candidatos e candidatas afligir o seu emocional e eles buscarem outra sigla partidária. Nós estamos nessa instabilidade causando um prejuízo imenso à formação de uma chapa PSDB-Cidadania para que a gente busque a representação na Câmara, que o PSDB sempre teve", finalizou.

Fonte: Portal A10+

Exposição que valoriza arte santeira do Piauí é aberta na Central de Artesanato

 

Segue aberta até o dia 08 de março na Central de Artesanato Mestre Dezinho a Exposição de Arte Santeira Raízes Piauienses: Esculpindo Histórias através de Gerações. A exposição é uma ação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi).

A exposção reúne obras de 23 artesãos santeiros. Entre eles, estão obras de grandes mestres, como Mestre Dezinho, patrono da arte santeira no Piauí, Mestre Expedito, Mestre Cornélio, Mestre Albertino, Mestre Pascoal, Mestre Dim e Mestre Costinha.

De acordo com o Superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a exposição é o momento ideal para mostrar as potencialidades da nossa arte. “Isso é muito representativo, porque diz muito sobre o que nós queremos para o nosso artesanato. Esse é só o começo de uma linda história que estamos querendo escrever, deixar um legado para todo mundo que aprecia e participa e que vive, principalmente, de artesanato. A exposição faz parte da comemoração pela Semana de Valorização da Arte Santeira do Piauí, e temos uma programação especial para celebrar o mês do artesão”, destaca.

Inauguración Exposición Raízes Piauienses 2024 (6).jpeg

Com a temática “Esculpindo histórias através de gerações”, a exposição busca conectar as histórias e os talentos das gerações de santeiros do Piauí, sendo um convite para criar algo duradouro e significativo, que permaneça através do tempo. 

Para o artesão Raimundo Ferreira Lima, Mestre Dim, a exposição é um momento de valorizar a arte e o artesão. “A exposição está muito boa e fico muito feliz em participar junto com meus amigos artesãos nessa mostra aqui em nossa casa, que é a Central de Artesanato Mestre Dezinho”, comenta.

Segundo a visitante Rosa Laura, a exposição está bem organizada e o artesanato está bem representado. “A exposição está maravilhosa! Sem dúvidas, muito bonita. Estive olhando e tem cada peça lindíssima! Gostei muito de tudo. Além disso, a exposição proporciona uma renovação na Central de Artesanato Mestre Dezinho. Queria convidar a população do Piauí e dos outros estados para vir apreciar essa beleza que é o artesanato piauiense”, finaliza. 

fonte cidadeverde.com

Quadra de Esportes do Renascença I será Inaugurada Hoje

Hoje, às 16h, os moradores do Renascença I, localizado na região sudeste de Teresina, terão um motivo especial para comemorar. A tão aguardada inauguração da quadra de esportes, realizada pela Semel/Prefeitura de Teresina, será um marco para a comunidade.

A iniciativa ganhou vida por meio de uma emenda parlamentar do Vereador Capitão Roberval Queiroz, que prontamente atendeu às reivindicações da associação de moradores e dos desportistas locais. A obra é uma resposta concreta ao anseio da comunidade por espaços adequados para a prática esportiva.

Foto: Jailson Rodrigues 

A solenidade de inauguração contará com a presença do Prefeito de Teresina, Dr Pessoa.

A quadra de esportes do Renascença I representa mais do que uma estrutura física; é a concretização de esforços coletivos e do compromisso das autoridades em atender às necessidades da comunidade. Que este espaço se torne um centro de atividades esportivas e lazer, fortalecendo os laços comunitários e promovendo o desenvolvimento saudável de seus habitantes.