quarta-feira, 14 de maio de 2025

Fiscais encontram irregularidades em carvoarias e áreas de manejo no Sul do Piauí

 Uma operação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) revelou uma série de irregularidades em carvoarias e áreas de manejo florestal na cidade de São José do Peixe, no Sul do Piauí. A fiscalização, que terminou nesta quarta-feira (15), tem como objetivo combater a exploração ilegal de madeira e carvão vegetal no estado.

Durante as inspeções, a equipe técnica identificou a presença de gado em áreas de manejo — o que não é permitido —, além do corte de espécies vegetais que não estavam autorizadas no plano aprovado pela secretaria. Também foram encontradas divergências entre o saldo de carvão estocado nos pátios das carvoarias e o que consta no sistema oficial, o Documento de Origem Florestal (DOF).

Foto: Divulgação/Semarh
Foto: Divulgação/Semarh

“Houve diferença entre o saldo físico e o que está registrado no DOF, além de inconsistências nos dados de área e volume explorados. Em um dos locais, inclusive, foi encontrada uma quantidade de carvão maior do que a declarada”, explicou Mário Filho, gerente de Fiscalização da Semarh.

De acordo com ele, todo o material coletado será analisado com mais detalhes na sede da secretaria, que poderá aplicar sanções aos responsáveis caso as irregularidades se confirmem.

O secretário da Semarh, Feliphe Araújo, ressaltou que o trabalho de campo é essencial para impedir práticas que colocam em risco o equilíbrio ambiental e prejudicam quem atua de forma regular. “Essas ações mostram que estamos atentos e que vamos agir sempre que houver desrespeito à legislação. Proteger nossas florestas é uma prioridade”, afirmou.

A ação em São José do Peixe foi a primeira realizada em 2025 e faz parte de uma série de outras fiscalizações que devem continuar acontecendo durante o ano, em outras regiões do estado.

fonte www.portalr10.com

Polícia Civil participa de operação nacional de combate a crimes contra crianças e adolescentes

 A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), participou, na manhã desta quarta-feira (14/05), da “Operação Nacional Proteção Integral” II, da Polícia Federal (PF), que busca identificar e prender criminosos em todo o país que agem, principalmente, na internet com o intuito de armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil em todo o país.

Foto: SSP

Em Teresina, a ação foi realizada pela DPCA com o apoio da Diretoria Especializada em Operações Policiais – DEOP. Um homem foi preso em flagrante em Teresina e dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Altos, no norte do Piauí. Segundo a delegada-titular da DPCA, Rosa Chaib, o homem foi preso devido crime de armazenamento de pornografia infantojuvenil no meio cibernético. Os alvos da ação na capital eram todos investigados pela DPCA.

De acordo com a PF, a realização de uma operação nacional no mês de maio tem por escopo a demonstração do esforço da PF, junto a demais forças de segurança, em dar cumprimento à Lei nº 14.432, de 2022, a qual instituiu a “Campanha Maio Laranja”, realizada no mês de maio de cada ano com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação tem por objeto ainda a celebração do dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Foto: SSP
Foto: SSP
Foto: SSP

Suspeito de assalto morre após ser atropelado durante fuga na zona norte de Teresina

 Identificado como Gabriel, o suspeito e outro comparsa estavam em uma moto e colidiram de frente com uma Hilux.

Dois indivíduos suspeitos de praticar um assalto foram atropelados durante uma tentativa de fuga no início da tarde desta quarta-feira (14), na Rua Governador Artur de Vasconcelos, bairro Memorare, zona Norte de Teresina. A ocorrência foi atendida pela Guarda Civil Municipal. A guarnição foi acionada com informações de um acidente automobilístico, mas quando chegou ao local, se deparou com dois suspeitos feridos após um assalto.

Eles foram identificados como sendo Gabriel Barbosa da Silva, 26 anos, e Carlos Eduardo Rabelo da Silveira. Ambos foram encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas Gabriel não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito.

Suspeitos de assalto são atropelados durante fuga no bairro Memorare - (Reprodução/Whatsapp)Reprodução/Whatsapp
Suspeitos de assalto são atropelados durante fuga no bairro Memorare

Os suspeitos estavam em uma moto, quando bateram de frente com uma Hilux e acabaram caindo. O proprietário do carro deixou o local e até o momento a polícia não conseguiu identifica-lo. De acordo com o soldado Aldário Ferreira, da Guarda Civil Municipal, com Gabriel e Carlos a foram encontrados dinheiro, joias e um revólver calibre 38.

Soldado Aldário Ferreira, da Guarda Civil Municipal - (Jailson Soares/O Dia)Jailson Soares/O Dia
Soldado Aldário Ferreira, da Guarda Civil Municipal

“O revólver estava com seis munições intactas. As vítimas do assalto ainda não sabemos quem são. O fato é que Carlos Eduardo, vulgo Cadu, já tinha antecedentes e inclusive um mandado em aberto em seu desfavor. O estado dos dois era bem grave”, relata o soldado Aldário.

O caso foi repassado para a delegacia distrital da área, que vai iniciar as investigações.


fonte portalodia.com

Ouro descoberto por ex-vereador pode transformar economia do Sul do Piauí

 Área no sul do Piauí já tem alvará de pesquisa e mostra alto teor do minério no solo

Uma jazida de ouro foi identificada na zona rural do município de Currais, em uma área de aproximadamente 1.984 hectares, localizada em região de Cerrado. A informação foi confirmada pelo ex-vereador de Bom Jesus, Luiz Rodrigues Filho, proprietário da terra. As informações são do Portal B1.

Foto: ReproduçãoOuro descoberto por ex-vereador pode transformar economia do Sul do Piauí
Ouro descoberto por ex-vereador pode transformar economia do Sul do Piauí

De acordo com um dossiê geológico ao qual a imprensa teve acesso, a área é composta por rochas vulcânicas e subvulcânicas, formações comumente associadas à presença de minerais como ouro, cobre e prata. Um estudo mais detalhado identificou anomalias geofísicas que apontam alto potencial para mineralização de ouro.

Análises laboratoriais realizadas pela empresa Solos & Plantas indicaram um teor de 88,82 gramas de ouro por tonelada de solo, um índice considerado elevado na atividade de mineração. O relatório, emitido em 20 de março de 2025, reforça a viabilidade econômica da jazida.

Rodrigues Filho já possui alvará de pesquisa mineral emitido pela Agência Nacional de Mineração (ANM), conforme publicação no Diário Oficial da União em 11 de abril de 2025. O documento autoriza a realização de estudos técnicos na área, com validade inicial de três anos. O ex-vereador informou ainda que poderá contar com apoio da Polícia Federal para garantir a segurança durante o processo de pesquisa, caso necessário.

Além do ouro, também há indícios da presença de outros minerais de valor comercial, como prata e cobre, o que aumenta ainda mais o interesse de investidores do setor mineral. A descoberta vem gerando expectativas entre moradores, autoridades e empresários locais, especialmente pelo impacto positivo que a possível exploração pode trazer à economia da região, baseada atualmente na agricultura e na pecuária.

“Essa jazida pode trazer não apenas empregos, mas infraestrutura, investimentos e valorização econômica para o povo da nossa terra”, afirmou Rodrigues Filho em entrevista ao Portal B1.

fonte conectapiaui.com.br

Polícia prende 'Dunga', homem foragido por diversos crimes em Teresina

 Suspeito resistiu à prisão, tentou fugir pulando muros e chegou a lutar com policial

A Polícia Civil do Piauí recapturou, nesta quarta-feira (14/05), um homem identificado pelas iniciais C.B.M., conhecido como “Dunga”, foragido do sistema penitenciário e investigado por diversos crimes. A prisão foi realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) no bairro Jardim Europa, zona sudeste de Teresina.

Foto: Reprodução/SSPPolícia prende 'Dunga', homem foragido por diversos crimes em Teresina
Polícia prende 'Dunga', homem foragido por diversos crimes em Teresina

Segundo o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, o homem é considerado de alta periculosidade e já foi apontado como autor de vários roubos e arrombamentos a residências e sítios nas regiões da Usina Santana e Jardim Europa. O suspeito seria integrante de uma facção criminosa e vinha causando medo à população local com uma sequência de crimes.

Durante a ação policial, o foragido resistiu à prisão, tentou fugir pulando muros de residências e chegou a entrar em luta corporal com um dos agentes. Apesar da resistência, foi contido, algemado e conduzido à delegacia, onde foram realizados os procedimentos legais.

fonte conectapiaui.com.br

Abandonado, Garden Motel vira esconderijo de criminosos na PI-130, em Teresina

 Força Tática prende suspeito furtando fios em prédio abandonado usado por assaltantes

O Gardem Motel,  desativado há cerca de cinco anos, localizado às margens da PI-130, na estrada que liga o bairros Angelim à Cerâmica Cil, na zona Sul de Teresina, se transformou em ponto de encontro para usuários de drogas e esconderijo para criminosos.

Foto: ReproduçãoMotel Garden abandonado vira esconderijo de criminosos na PI-130 em Teresina
Motel Garden abandonado vira esconderijo de criminosos na PI-130 em Teresina

Segundo moradores da região, o local teve os portões arrombados e passou a ser frequentado por indivíduos envolvidos com furtos, uso de entorpecentes e até esconderijo de motocicletas supostamente roubadas. Além disso, há relatos de assaltos recorrentes na área, o que tem gerado medo e insegurança na comunidade.

Foto: ReproduçãoAbandonado, Garden Motel vira esconderijo de criminosos na PI-130, em Teresina
Abandonado, Garden Motel vira esconderijo de criminosos na PI-130, em Teresina

Na tarde desta quarta-feira (14/05), a Polícia Militar foi acionada e equipes da Força Tática conseguiram prender um homem no momento em que ele furtava a fiação elétrica do local. Mesmo com anos de abandono, ainda há diversos equipamentos dentro do antigo motel, como geladeiras e materiais metálicos, alvo constante de saques.

VEJA O VÍDEO:

fonte conectapiaui.com.br

DECISÃO Caso Janaína Bezerra: justiça anula condenação de Thiago Mayson por assassinato da estudante no Piauí

 O processo deve ser remetido à primeira instância e um novo júri deve ser marcado

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) anulou, nesta quarta-feira (14), o julgamento de Thiago Mayson da Silva Barbosa, condenado a 18 anos e 6 meses de prisão pelo assassinato da estudante de jornalismo Janaína Bezerra, em janeiro de 2023. O pedido de anulação foi motivado por questionamentos da defesa sobre possíveis equívocos cometidos pelos jurados. O júri, que durou cerca de 20 horas e passou por dois adiamentos, não reconheceu a qualificadora de feminicídio — fator que poderia ter elevado a pena do réu.


Em entrevista ao portal, a advogada Florence Rosa explicou que o processo deve ser remetido à primeira instância e um novo júri deve ser marcado. A qualificadora de feminicídio, que poderia aumentar a pena até 70 anos, foi rejeitada pelos jurados na época do julgamento. 

  

Caso Janaína Bezerra: justiça anula condenação de Thiago Mayson por assassinato da estudante
Reprodução

   

“Participei da sustentação oral e o tribunal acatou as nossas manifestações e anulou o julgamento. Agora o processo deve ser remetido à primeira instância e provavelmente será marcado novo julgamento em relação a esses problemas que nós tivemos com os quesitos, que é a forma através da qual se extrai a decisão dos jurados”, destacou. 

A defesa pontuou que o questionamento foi com relação às perguntas, ligadas diretamente a desclassificação do homicídio doloso para culposo. O assassino foi condenado pelos crimes de homicídio qualificado, por emprego de meio cruel, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. A qualificadora de feminicídio foi rejeitada pelos jurados, o que impactou na pena “abaixo do esperado” pela acusação. 

O caso

A vítima, que tinha apenas 22 anos, foi assassinada em janeiro de 2023 em uma sala da Universidade Federal do Piauí (UFPI) após calourada. O assassino foi preso horas depois do crime e, desde então, aguardava o julgamento. 

Em depoimento à polícia, ele contou que já conhecia a vítima e teriam “ficado” em outras ocasiões. Ele relatou que estavam em uma “calourada” na UFPI e que por volta das 2h convidou a jovem para seguirem a um corredor e em seguida se dirigiram a uma das salas de aula onde praticaram sexo consensual e que após a prática sexual a vítima teria ficado desacordada por duas ocasiões, sendo a última por volta das 4h.  

Fonte: Portal A10+

INVESTIGAÇÃO Polícia Civil prende líder do Bonde dos 40 investigado por dois homicídios em Teresina

 Marcos Breick alternava sua residência entre Teresina e Timon, estratégia que utilizava para dificultar sua localização

A Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Timon, realizou a prisão de Marcos Antonio de Araújo Marques, vulgo “Marcos Breick”, por envolvimento em homicídios. A prisão ocorreu no bairro Tancredo Neves, na zona Sudeste de Teresina, na última segunda-feira (12). 

O A10+ apurou que Marcos Breick é apontado como líder dentro do Bonde dos 40 e alternava sua residência entre Teresina e Timon, estratégia que utilizava para dificultar sua localização. Ele possui dois mandados de prisão em aberto, homicídio e outro por organização criminosa.

  

Polícia Civil prende líder do Bonde dos 40 investigado por dois homicídios em TeresinaReprodução

   

Breik é investigado pela Polícia Civil do Piauí por envolvimento em dois homicídios: Karlos Deyvide Costa Nascimento, ocorrido em março de 2023, onde ele teria sequestrado a vítima durante uma festa. O corpo de karlos foi encontrado na curva São Paulo com marcas de disparos de arma de fogo. O segundo caso foi da vítima Anderson Vieira da Silva, em agosto de 2024, executado no bairro Dirceu. 

Breik foi conduzido à central de flagrantes de Timon e ficará à disposição da Justiça.

Fonte: Portal A10+

MOVIMENTO Motoristas e cobradores de ônibus aceitam acordo e encerram greve em Teresina

 Com o acordo selado, os ônibus voltam a circular normalmente nesta quinta-feira (15) na capital

Os motoristas e cobradores de ônibus concordaram com a proposta definida durante a mediação realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na tarde desta quarta-feira (14), e optaram por encerrar a greve, que já durava três dias em Teresina. A categoria solicitava aumento salarial e aprimoramento de benefícios, incluindo o vale-alimentação e o plano de saúde. Com o acordo selado, os ônibus voltam a circular normalmente nesta quinta-feira (15) na capital. 

Uma audiência foi realizada, no início desta tarde, no gabinete da desembargadora Liana Ferraz, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), reunindo representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) e do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).


  

Transporte público de Teresina
TV Antena 10

   

A categoria reivindicava reajuste salarial linear de 15%, ticket-alimentação de R$ 900 e auxílio-saúde de R$ 150. O sindicato afirmou que, durante a pandemia, os trabalhadores perderam benefícios como plano de saúde e ticket, e ficaram sem reajuste nos anos de 2019, 2020 e 2021. Eles também criticam o risco de um dissídio coletivo, alegando que ele poderia manter o valor atual do subsídio municipal (R$ 1,25 milhão) sem garantir melhoria para os trabalhadores. 

O Superintendente Strans, Carlos Daniel, comemorou o resultado da reunião. "A maior importância é voltar o transporte para a população. O grande esforço feito hoje nós temos que agradecer à doutora Liana, ao doutor Zé Wellington e a compreensão tanto dos patrões como dos empregados do sistema de transporte público, que tiveram bom senso e procuraram resolver hoje essa pendência. A partir de amanhã deve rodar normalmente a frota que está prevista nas ordens de serviço, que são 281 veículos. Os trabalhadores voltam normalmente e esperamos que a população possa ser atendida", destaca.

O acordo firmado, nesta quarta (14), estabeleceu um aumento salarial de 6%, além da concessão de benefícios como vale-alimentação no valor de R$ 650 e auxílio-saúde de R$ 125.

  

Acordo foi firmado nesta quarta-feira (14) em Teresina
Laura Parente / A10+

   

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Piauí (SINTETRO) destacou que a decisão não é o que a categoria pleiteava, mas acredita que os trabalhadores saem fortalecidos. Ficou acordado ainda que os dias paralisados vão ser negociados e garante que não haverá descontos nos rendimentos. 

“Não era o que a gente pleiteava, mas foi o que deu pra fazer, que não vá pra um dissídio. A categoria aprovou por unanimidade, mas a gente queria algo mais, porque a gente passou três anos sem reajuste, mas vamos recuperando aos poucos, de acordo com a nossa necessidade, o que dá pra fazer, respeitando a justiça.  Esses dias vão ser negociados, mas ninguém vai ter desconto nos seus rendimentos desse mês aqui agora. A gente entende que as negociações elas têm que tomar um outro rumo, não do jeito que elas vêm sendo tomadas nesses anos que a gente está à frente do sindicato, porque é muito dificultoso, a gente entende que seria bem melhor por consórcio, por empresa, porque assim a gente teria mais facilidade, realmente quem tem mais interesse fica melhor para negociar”, completa o presidente.

  

Motoristas e cobradores de ônibus aceitam acordo e encerram greve em Teresina
Laura Parente/ A10+

  

O movimento grevista começou de forma parcial na última sexta-feira (09) em Teresina. Durante o fim de semana, em respeito ao Dia das Mães, a categoria manteve a circulação dos ônibus, porém retomou a paralisação na segunda-feira (12), que se estendeu até esta quarta-feira (14).  A desembargadora Liana Ferraz pontuou que na reunião foram discutidas questões e cláusulas de natureza econômica e prevaleceu o bom senso. 

“Apesar de estarmos aqui desde cedo, mas conseguimos finalmente chegar a um acordo, o movimento paredista vai se encerrar hoje, os motoristas vão voltar a trabalhar normalmente. Nós conseguimos evoluir em questões cláusulas de natureza econômica e prevalecer o bom senso. A população agora vai poder contar com a frota de ônibus e sua normalidade, e é o nosso papel como justiça e como cidadã também”, completa. 

Fonte: Portal A10+