terça-feira, 21 de junho de 2022

Alunos do Programa AABB Comunidade conhecem rotina militar no 25º Batalhão de Caçadores

 Um dia no quartel ensinou aos alunos sobre rotina, missões e responsabilidade. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino que participam do Programa AABB Comunidade foram à uma aula passeio no 25º Batalhão de Caçadores, localizado no Centro de Teresina. O Batalhão recebeu alunos das escolas municipais Machado de Assis e João Porfírio de Lima Cordão.

Na oportunidade, o grupo visitou uma exposição de materiais de emprego militar e conheceu um pouco da rotina dos que integram o 25º Batalhão, além de assistir uma palestra sobre as formas de ingresso no Exército Brasileiro.
“Tivemos um dia cheio de novidades”, conta a coordenadora do Programa AABB Comunidade, Mariana Ferreira.

Segundo ela, esse é um ambiente que gera curiosidade nos jovens, um lugar pouco explorado pelos alunos, por isso estavam tão empolgados. “Eles adoraram! A maioria visitou pela primeira, conhecemos artefatos utilizados para as batalhas e muitos até começaram a pensar em uma futura carreira militar”, disse Mariana.

Fotos: Ascom Semec

  

6ª edição do Teresina Cuida de Você levará mais de 100 serviços para zona Norte

 A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) realizará a 6ª edição do Programa Teresina Cuida de Você, neste sábado (25), de 8h às 12h, no Lagoas do Norte do Mocambinho, zona Norte da capital. O evento conta com 33 parcerias, da iniciativa pública e privada, que levarão mais de 100 serviços de forma gratuita para a população.

A 6ª edição do programa conta com dois novos parceiros, o DETRAN, que levará serviços como: Emissão de taxas de CNH; Consulta de multas e pontuação de CNH; Requisição de CNH permanente e segunda via de CNH; entre outros; e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que prestará orientações jurídicas.

Foto: Divulgação (Semcaspi)

Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o programa Teresina Cuida de Você além de proporcionar cestas básicas a instituições e associações, leva ações de cidadania para à população da capital.

“O Teresina Cuida de Você já atingiu todas as zonas da capital e retornando a zona Norte. Desta vez, atendendo à população do bairro Mocambinho e das regiões adjacentes. A proposta do programa é uma determinação do prefeito Dr. Pessoa de levar ao povo serviços descentralizados de cidadania, saúde, educação, cultura, lazer e muito mais”, ressaltou.

Karol Pinheiro, gerente de Políticas Integradas, fala sobre os serviços que são mais procurados durante e o evento e sobre as novas parcerias que estarão presentes na 6ª edição.

“Será um grandioso evento com inúmeros serviços das mais diversas áreas, saúde, esporte, lazer, cultura, entretenimento e entre eles nós podemos mencionar alguns dos que são mais procurados: atualizações e cadastros no Cadúnico, emissões das principais documentações, com RG, entrega de mudas. Vamos ter novas parcerias nesta edição como o DETRAN, SESC, Balcão do Trabalhador, A Ordem dos Advogados do Brasil, estes estarão pela primeira vez, mas levaremos vários outros para a festa da cidadania na zona Norte”, comenta.
O evento acontecerá Parque Lagoas do Norte do Mocambinho, mais especificamente, na Rua Santa Clara, no Bairro Mocambinho.

 

Foto: Divulgação (Semcaspi)

Margens de açude em Campo Maior-PI se tornam ponto de abandono de animais, dizem moradores

 


Na última segunda-feira (20) o Campo Maior Em Foco publicou uma matéria chamando a atenção para a grande quantidade de cães e gatos de rua em Campo Maior, fator que gera preocupações em relação ao risco das chamadas zoonoses, doenças do reino animal que podem ser transmissíveis aos seres humanos. 

Mediante a repercussão da matéria, moradores das proximidades de um açude situado no Bairro Parque Estrela denunciaram à nossa redação que o local se tornou um ponto de descarte de animais como cães e gatos, filhotes ou adultos acometidos por doenças, que são depositados ali para morrer. 

"A cada dia que passa 'tá' só aumentando o abandono de animais aqui no Parque Estrela, em direção ao açude", declarou uma moradora da Av. São Tomás Aquino. 

Maus tratos

Além dos casos de abandono há ainda denúncias de maus tratos a esses animais, que depois de abandonados ficam perambulando pelas calçadas em busca de alimento. 

A mesma moradora mencionada acima, conta que há cerca de 20 dias encontrou uma cadela próximo a sua residência com o lombo todo acometido de queimaduras, com lesões típicas de queimadura por água fervente. 

Um outro caso triste e grave é de um cão que foi encontrado amarrado a um arbusto nas margens do açude, deixado ali para morrer sem comida e sem água. Vários outros casos foram relatados dando conta de cães jogados dentro de sacolas, com bicheiras e em situação de extrema penúria. 

Com a ajuda de protetores de animais do município grande parte desses cães foram resgatados, tratados e direcionados para a adoção. 

"Vermelhinha" é uma das cadelas que foram encontradas abandonadas no local. A mesma era só pele e osso, mas, graças ao carinho e dedicação dos cuidadores, ela teve uma segunda chance e hoje vive feliz sob os cuidados de uma tutora. 

A cadela encontrada com o lombo coberto de queimaduras está sofrendo também de convulsões, mas está em tratamento e foi adotada. Ela recebeu da nova tutora o nome de Valentina, por estar se mostrando uma cachorra muito valente e com muita vontade de viver. 

Abandonar ou maltratar animais é crime

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial. 

Segundo o Chefe de Cartório da 5ª Delegacia Regional de Campo Maior, Baker Martins, caso algum morador identifique alguém abandonando animais deve ligar imediatamente para o 190 relatando o caso para que uma viatura policial possa ir até o local e conduzir o acusado até a delegacia. 

fonte www.campomaioremfoco.com.br

PRF leiloa 230 veículos retidos no Piauí na próxima sexta-feira (24)

 Segundo a PRF, os automóveis encontram-se há mais de 60 dias no pátio conveniado sem manifestação dos proprietários após terem sido retidos, abandonados, removidos ou recolhidos

Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai leiloar 230 veículos no Piauí, na próxima sexta-feira (24). Segundo a PRF, os automóveis encontram-se há mais de 60 dias no pátio conveniado sem manifestação dos proprietários após terem sido retidos, abandonados, removidos ou recolhidos pela Polícia Rodoviária Federal

O leilão será realizado na modalidade “on-line’, via internet, por meio do site https://www.vipleiloes.com.br/, com início às 9h da próxima sexta-feira (24).

Motos e carros retidos no Piauí vão à leilão na próxima sexta-feira (24) | FOTO: Divulgação/PRFMotos e carros retidos no Piauí vão à leilão na próxima sexta-feira (24) | FOTO: Divulgação/PRF

Podem participar do leilão pessoas físicas ou jurídicas, desde que tenham feito cadastro prévio para a participação na modalidade “on-line” com pelo menos, 48 horas de antecedência ao início do fechamento do leilão, para fins de análise e confirmação da participação.

Até o dia do leilão, os interessados podem visitar os veículos que estão no Pátio conveniado localizado em Parnaíba (Av. Dezenove de outubro, 3376, bairro Conselheiro Alberto Silva). É permitida apenas a avaliação visual dos lotes, sendo vedado o manuseio, a experimentação, a retirada/substituição de peças, etc.

Confira o edital do Leilão no site da PRF.

fonte www.meionorte.com

Distribuidoras são autuadas por repassarem aumento dos combustíveis aos postos em Teresina

 O Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) finalizou, nessa terça-feira (21/06), trabalho de fiscalização junto aos postos de combustíveis de Teresina. O órgão auxiliar do Ministério Público do Piauí recebeu diversas denúncias sobre irregularidades no aumento dos preços.

A fiscalização iniciou na última segunda-feira (20/06) em estabelecimentos das zonas Leste e Sudeste da capital. Nesta terça-feira (21/06), os fiscais do Procon estiveram em postos das Zonas Sul e Norte de Teresina.

    Divulgação

Ao todo, foram fiscalizados 15 postos e duas distribuidoras. Elas foram autuadas por repassarem aos postos o aumento no preço nos combustíveis no dia em que foi anunciado pela Petrobrás. Segundo o chefe da Secretaria de Fiscalização do Procon, Arimatéa Arêa Leão, os estabelecimentos agindo dessa forma, descumprem o artigo 39, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor. O dispositivo considera prática abusiva contra o consumidor a elevação de preços sem uma justa causa.

Os estabelecimentos foram notificados e têm 15 dias úteis para apresentar defesa ao Procon/MPPI.

Os cidadãos podem enviar ao Procon denuncia através do e-mail: atendimentoprocon@mppi.mp.br, e ainda pelos seguintes telefones: 86 9 8177-7410 e 86 9 8176-5731 (WhatsApp). O consumidor, nesses canais, tem a possibilidade de anexar fotos e vídeos dos possíveis abusos nos preços de combustíveis.


Fonte: 180graus.com /com informações MP-PI

Bandidos invadem bar e tomam arma de sargento da PM durante assalto em Teresina

 Um sargento da Polícia Militar do Piauí, lotado no 9° BPM, teve sua arma de fogo tomada durante assalto na manhã desta terça-feira (21/06), em um bar na região do bairro Poti Velho, na Zona Norte de Teresina.

As imagens do assalto mostram o PM sentado com um capacete na mão dentro do estabelecimento. Dois bandidos armados surgem, anunciam o assalto e vão direto ao policial, que não tem chances de reagir.

    Reprodução

Um dos criminosos, com a arma apontado para o sargento, toma a arma do PM. Na sequência, os clientes deitam no chão e o segundo bandido toma pertences pessoais das vítimas e depois fogem tomando rumo ignorado.

Até o fechamento desta publicação nenhum dos suspeitos foi preso. Guarnições do 9° Batalhão realizam diligências no sentido de prender a recuperar a arma do policial.

Vídeo:

fonte 180graus.com