quarta-feira, 27 de março de 2019

Demissão em massa: ex-funcionários denunciam Vikstar por não receberem seus direitos

Demissão em massa: ex-funcionários denunciam Vikstar por não receberem seus direitos

Mais de 200 trabalhadores ainda não teriam recebido verbas rescisórias

Um funcionário da empresa de Call-Center Vikstar Teresina denunciou ao Portal AZ, que mais de 200 trabalhadores ainda não receberam as verbas rescisórias em virtude de uma demissão em massa ocorrida no último dia 28 de fevereiro. 
Empresa Vikstar (Foto:reprodução internet)
Segundo o denunciante, que prefere não ter a identidade revelada, a empresa Vikstar parcelou a rescisão dos funcionários demitidos. A previsão era que a empresa pagasse a multa de 40% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) até o dia 25 de março, acordo que segundo a denúncia, ainda não teria sido cumprido.
“Estamos sem receber nada e na empresa [Vikstar] ninguém dá um posicionamento, só falam que é para aguardar e que está sendo resolvido. A multa não caiu, o sindicato que é para ajudar, não ajuda e nós [funcionários] estamos sem saber o que fazer diante dessa situação”, disse.
Ainda segundo o denunciante, as empresas de telefonia móvel Tim e Vivo não renovaram contrato com a Vikstar, por conta disso a empresa de Call-Center efetuou a demissão dos trabalhadores.
Na manhã desta quarta-feira (27), ex-funcionários da Vikstar realizaram uma manifestação em frente à sede da empresa, localizado na zona Sul de Teresina. 
“Os seguranças não deixaram a gente entrar dentro da empresa e que ninguém do RH (Recursos humanos) não podia dar entrevista e que não tinha previsão para o dinheiro ser depositado. A mesma conversa”, explica o ex-funcionário.
Em janeiro, durante entrevista ao Portal AZ, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas do Estado do Piauí (Sintell Piauí), João de Moura Neto, declarou que até março a previsão era que a empresa demitisse até 1500 funcionários.(Relembre aqui).
“Infelizmente a realidade é esta. A empresa faz essa série de demissões, e as novas contratações pode ocorrer em qualquer região do país em que existe uma filial. É uma perda muita grande para nós, que lutamos pelos direitos dos trabalhadores”, disse. 
De acordo com o art. 477 § 6 da CLT, o prazo para pagamento das verbas rescisórias do empregado será o primeiro dia útil após o término do aviso prévio trabalhado e até 10 dias (corridos) no caso de um aviso prévio indenizado. Existe uma multa caso a empresa não pague dentro do prazo.
A reportagem do Portal AZ entrou em contato com a Vikstar, mas até o fechamento dessa matéria, a empresa não atendeu aos telefonemas. O Portal AZ está aberto para devidos esclarecimentos. 

fonte http://www.portalaz.com.br

MN dá 30 dias de punição ao apresentador acusado de assédio a uma motorista de aplicativo

MN dá 30 dias de punição ao apresentador acusado de assédio a uma motorista de aplicativo

A medida é para evitar ataques de telespectadores nas redes sociais

A direção da TV Meio Norte puniu o apresentador Italo John, pela acusação de ter praticado suposto assédio sexual contra uma motorista de aplicativo. O fato aconteceu na última segunda-feira (25) e foi denunciado em primeira mão pelo Portal AZ.
Italo John participava do programa Super Top (Foto: reprodução internet)
O apresentador ficará afastado por 30 dias do programa Super Top, apresentado nas tardes da TV Meio Norte. A medida é para evitar ataques de telespectadores nas redes sociais. 
Desde quando foi revelado o caso envolvendo o apresentador e a motorista de aplicativo, internautas cobram do grupo Meio Norte um posicionamento sobre o fato. Segundo comentários na própria emissora, até o fim da punição ao apresentador Italo John, a direção da TV Meio Norte avaliará se ainda valerá a pena mantê-lo no casting de funcionários. 

Reação na emissora 

Alguns colegas de Italo John não aprovaram o seu comportamento durante farra na madrugada desta segunda-feira (25) em Teresina. 
A jornalista Samantha Cavalca, correspondente do Meio Norte em Brasília, postou em seu perfil do Facebok uma crítica ao comportamento do apresentador e cobrou uma resposta da direção da emissora sobre o ocorrido.

Apresentador é intimado por denúncia de importunação sexual

Italo John foi intimado para comparecer à Delegacia da Mulher e prestar esclarecimentos sobre a denúncia envolvendo suposto assédio sexual a uma motorista de aplicativo na capital. 
Delegada Vilma Alves (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)
De acordo com a delegada Vilma, o apresentador terá que comparecer à delegacia no próximo dia 04 de abril. 
“Ela [a vítima] registrou Boletim de Ocorrências na manhã de ontem. Ele [Italo] foi intimado para responder as denúncias de constrangimento ilegal e importunação sexual. Ele será ouvido, conforme a constituição, para tomar conhecimento dos fatos e dizer o que aconteceu”, explica a delegada Vilma Alves. 

Apresentador nega as acusações

Procurado pela reportagem do Portal AZ nesta segunda-feira, o apresentador Italo John nega as acusações e diz não lembrar do ocorrido.
Italo John é apresentador da TV Meio Norte (Foto: reprodução Facebook)
“Com relação a isso eu não sei. Eu não lembro se isso aconteceu, vou esperar esse boletim. Eu realmente estive nesse posto, no local, mas sobre isso eu realmente não sei. De qualquer forma eu não assediei, não falei palavrão”, explica.

Entenda o caso

A vítima, que prefere não ter a identidade revelada, explica que tudo começou depois de uma solicitação de corrida por volta das 05h da manhã desta segunda-feira. O pedido foi realizado por uma suposta amiga de Italo. A motorista foi acionada para ir até o Posto Yellow, localizado na Avenida João XXIII, zona Leste de Teresina, onde se encontravam Italo John e um rapaz.
“Ele estava muito alegre e eu também muito simpática. Quando chegou na metade do caminho, ele [Italo] olhou pra mim e já pegou nos meus seios. Disse que eu tinha os seios grandes. Eu tomei aquele susto e fiquei na retaguarda. Queira ou não, era dois homens aparentemente”, explica a vítima.
Ainda de acordo com a motorista, o endereço que o apresentador colocou no início da viagem era para o bairro Promorar, zona Sul de Teresina. Depois ele mudou a rota e pediu para ser levado até o motel Pousada dos Ipês, junto com o outro rapaz que estava no banco traseiro.
Boletim de Ocorrências registrado na manhã desta segunda-feira (25) 
Ao chegar no motel, o apresentador Italo John ficou buzinando para entrar no local, a motorista relata que tirou a mão do apresentador da buzina, mas quase batia o veículo já que o local era muito estreito. A motorista entrou no motel e finalizou a corrida que totalizou R$ 10,34, mas o apresentador havia perguntado se R$ 10,00 pagava a viagem e a vítima, já nervosa, querendo sair do local, respondeu que sim.
A motorista relata ao Portal AZ que não conhecia o apresentador, já que ela veio de São Paulo para trabalhar como motorista de aplicativo em Teresina há pouco tempo. Ela conta ainda que foi até à Delegacia da Mulher, em companhia do presidente da Associação de Motoristas de Aplicativos de Teresina, para registrar um Boletim de Ocorrências contra o apresentador Italo John. 

fonte http://www.portalaz.com.br

MPPI ingressa com ação civil pública para regularização do repasse de multas de trânsito em Parnaíba

MPPI ingressa com ação civil pública para regularização do repasse de multas de trânsito em Parnaíba

Vista aérea de Parnaíba

O Ministério Público do Piauí, por meio do promotor de Justiça Cristiano Farias Peixoto, em substituição na 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, ajuizou na última sexta-feira, 22 de março, ação civil pública contra o município de Parnaíba para que este realize os repasses de valores arrecadados com as multas de trânsito à secretaria municipal de transportes, trânsito e articulação com as forças de segurança. Os recursos devem  ser aplicados na sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação no trânsito, conforme o estabelecido no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
A referida ação foi originada de inquérito civil público instaurado para levantar informações sobre a receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito e a sua devida destinação, conforme a legislação em vigor. Esses dados foram solicitados pelo Ministério Cidades que comunicou a necessidade de órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados, do distrito federal e dos municípios, integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, prestarem tais informações.
O parágrafo 1º do artigo 320, do CTB, determina que o percentual de 5% do valor das multas de trânsito seja depositado, mensalmente, na conta do FUNSET (Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito), gerenciado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O FUNSET é usado para custear as despesas do DENATRAN no desenvolvimento de ações de segurança, educação, engenharia e promoção de cursos para agentes que atuam no trânsito.
Segundo o promotor de Justiça foi constatado que o município de Parnaíba tem utilizando os valores recebidos com as multas de trânsito, apenas para tapar buracos nas ruas e capina das vias, não atuando em iniciativas de educação, segurança e engenharia como preconiza o Código de Trânsito, além de descumprir o que determina a resolução 638/16 do Ministério das Cidades.
A prefeitura de Parnaíba também vem descumprindo a Lei nº 12.527/11. O dispositivo legal determina aos municípios a publicação anual na internet dos dados referente a receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito bem como a destinação desses valores.
Foi verificado nos autos do inquérito civil que o Município de Parnaíba não vem cumprindo tais dispositivos em sua integralidade, sendo necessário o ajuizamento da ação civil pública para resguardar os direitos da população parnaibana.

fonte http://www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

MP fiscaliza transporte escolar nos municípios de Piripiri e Brasileira

MP fiscaliza transporte escolar nos municípios de Piripiri e Brasileira

Pessoas sentadas em volta de uma mesa

Reunião na sede leste do MPPI 

O Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI) realizou, nesta quarta-feira(27), na zona leste Teresina, reunião para tratar da aplicação das verbas do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) nos municípios de Piripiri e Brasileira.
Os promotores de Justiça Nivaldo Ribeiro, que atua em Piripiri, e Flávia Gomes, que é coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania(Caodec), participaram da reunião juntamente com representantes das gestões municipais.
Nenhum representante do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN) compareceu à reunião, mas o procurador de Justiça da instituição, Acyr Avelino, informou, por meio de contato telefônico, que as prefeituras deveriam solicitar ao órgão a inspeção dos ônibus escolares.
"O artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro diz que os veículos destinados à condução coletiva de escolares, somente, poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito. No caso, em questão, os gestores devem solicitar ao DETRAN inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança. Nós solicitamos um prazo para que as inspeções sejam realizadas", diz Flávia Gomes.
Também participaram da audiência, a advogada e representante da procuradoria de Justiça de Piripiri, Sarah Laima; José Sampaio, secretário de Finanças de Brasileira; Alenildo de Sousa, secretário de Educação de Brasileira; Keila de Sousa, secretária de Educação de Piripiri.

Pessoas sentadas em volta de uma mesa
 Os promotores de Justiça Nivaldo Pereira e Flávia Gomes dialogam sobre a pauta da reunião 
Pessoas sentadas em volta de uma mesa
 Representantes das gestões municipais de Brasileira e Piracuruca participaram da reunião 

fonte http://www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

INSS anuncia mutirão para analisar 23 mil processos de benefícios no Piauí

INSS anuncia mutirão para analisar 23 mil processos de benefícios no Piauí


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta terça-feira (26), que fará um mutirão no dia 13 de abril para tentar diminuir o número de processos relacionados a benefícios. No Piauí são 23 mil pedidos na fila. A ação acontecerá em todo o Nordeste e vai mobilizar milhares de servidores da instituição.
Segundo o gerente executivo em exercício do INSS no Piauí, William Machado, a meta é concluir o maior número de processos com requerimentos de benefícios da Previdência Social que estão em andamento.
"Para isso vamos convocar todos os nossos servidores aptos para esse tipo de trabalho", afirmou o gerente.
Ainda de acordo com William Machado, além da análise de processos, o mutirão vai buscar a antecipação da agenda do INSS para segurados com datas marcadas para atendimentos nas agências da Previdência.
O INSS possui 32 agências da Previdência na capital e no interior do Estado. "Creio que, com o mutirão, o engajamento dos servidores e o trabalho em equipe, vamos dar uma resposta à sociedade, com bom atendimento e celeridade na análise de todos os processos", concluiu o gerente em exercício do INSS no Piauí.

fonte cidadeverde.com

PRF realiza operação para apreensão de animais em rodovias e estradas

PRF realiza operação para apreensão de animais em rodovias e estradas

Os trabalhos foram iniciados nesta terça-feira (26)

Uma equipe da Polícia Rodoviária, no Piauí deu início em todo o Estado, à operação destinada à apreensão de animais em rodovias e estradas. Os trabalhos foram iniciados nesta terça-feira (26).
Laçadores estão ajudando nas ações (Foto: Divulgação/PRF)
A operação conta com agentes da PRF e com equipes de laçadores, em convênio com o Governo do Estado. Todos os animais recolhidos serão encaminhados a currais nas prefeituras conveniadas. Segundo a PRF, o proprietário do animal deverá arcar com a despesa de estadia e transporte, bem como multa pelo recolhimento.  
A PRF informou que pretende estender toda a operação no período que antecede e durante a Semana Santa. O objetivo seria o reduzir o números de acidentes causados pela presença de animais nas rodovias e estradas.
De acordo com dados levantados pela Polícia Rodoviária do Estado nos anos de 2017 e 2018, houve uma redução, que gira em torno de 25%, dos acidentes causados por animais na pista. “Nesse mesmo período, a PRF intensificou as operações de apreensões de animais em todo o estado do Piauí, aumentando o número de animais apreendidos em torno de 187%.”, ressaltou a instituição.
fonte http://www.portalaz.com.br Com informações da PRF-PI

Apresentador Italo John é intimado por denúncia de importunação sexual

Apresentador Italo John é intimado por denúncia de importunação sexual

Ele teria pego nos seios da mulher de 50 anos durante uma corrida para motel em Teresina

O apresentador da TV Meio Norte, Italo John, foi intimado para comparecer à Delegacia da Mulher e prestar esclarecimentos sobre a denúncia envolvendo suposto assédio sexual a uma motorista de aplicativo na capital. A informação é da própria delegada titular, Vilma Alves.
Denunciado em primeira mão pelo Portal AZ, o caso continua repercutindo na imprensa e nas redes sociais.
Italo John é apresentador da TV Meio Norte (Foto: reprodução Facebook)
De acordo com a delegada Vilma, Italo John terá que comparecer à delegacia no próximo dia 04 de abril. Na oportunidade, o apresentador será ouvido devido à denúncia de importunação sexual, registrada por uma motorista de aplicativo de transportes, durante uma corrida na manhã desta segunda-feira (25). 
Delegada Vilma Alves (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)
“Ela [a vítima] registrou Boletim de Ocorrências na manhã de ontem. Ele [Italo] foi intimado para responder as denúncias de constrangimento ilegal e importunação sexual. Ele será ouvido, conforme a constituição, para tomar conhecimento dos fatos e dizer o que aconteceu”, explica a delegada Vilma Alves. 

Apresentador nega as acusações

Procurado pela reportagem do Portal AZ nesta segunda-feira, o apresentador Italo John nega as acusações e diz não lembrar do ocorrido.
“Com relação a isso eu não sei. Eu não lembro se isso aconteceu, vou esperar esse boletim. Eu realmente estive nesse posto, no local, mas sobre isso eu realmente não sei. De qualquer forma eu não assediei, não falei palavrão”, explica.
Italo esclarece que tem que conversar pessoalmente com a motorista sobre as supostas acusações.

Entenda o caso

A vítima, que prefere não ter a identidade revelada, explica que tudo começou depois de uma solicitação de corrida por volta das 05h da manhã desta segunda-feira. O pedido foi realizado por uma suposta amiga de Italo. A motorista foi acionada para ir até o Posto Yellow, localizado na Avenida João XXIII, zona Leste de Teresina, onde se encontravam Italo John e um rapaz.
“Ele estava muito alegre e eu também muito simpática. Quando chegou na metade do caminho, ele [Italo] olhou pra mim e já pegou nos meus seios. Disse que eu tinha os seios grandes. Eu tomei aquele susto e fiquei na retaguarda. Queira ou não, era dois homens aparentemente”, explica a vítima.
Ainda de acordo com a motorista, o endereço que o apresentador colocou no início da viagem era para o bairro Promorar, zona Sul de Teresina. Depois ele mudou a rota e pediu para ser levado até o motel Pousada dos Ipês, junto com o outro rapaz que estava no banco traseiro.
Ao chegar no motel, o apresentador Italo John ficou buzinando para entrar no local, a motorista relata que tirou a mão do apresentador da buzina, mas quase batia o veículo já que o local era muito estreito. A motorista entrou no motel e finalizou a corrida que totalizou R$ 10,34, mas o apresentador havia perguntado se R$ 10,00 pagava a viagem e a vítima, já nervosa, querendo sair do local, respondeu que sim.
Boletim de Ocorrências registrado na manhã desta segunda-feira (25) 
A motorista relata ao Portal AZ que não conhecia o apresentador, já que ela veio de São Paulo para trabalhar como motorista de aplicativo em Teresina há pouco tempo. Ela conta ainda que foi até à Delegacia da Mulher, em companhia do presidente da Associação de Motoristas de Aplicativos de Teresina, para registrar um Boletim de Ocorrências contra o apresentador Italo John. 
A vítima também registrou denúncia pela plataforma do aplicativo, já que ele não pediu a corrida e sim outra pessoa.

fonte http://www.portalaz.com.br

Com 51,09% dos votos, piauiense Elana é eliminada do BBB19

Com 51,09% dos votos, piauiense Elana é eliminada do BBB19


A piauiense Elana Valenaria foi eliminada da disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão no Big Brother Brasil 19 com 51,09% dos votos. Ela, que havia sido líder três vezes consecutivas do reality show, perdeu a disputa pela permanência no reality show ao enfrentar as sisters Paula e Carol Peixinho no paredão triplo. Elana foi indicada ao paredão pelo líder Alan.
O décimo Paredão do Big Brother Brasil 19 ultrapassou a casa 202 milhões de votos e entrou para a história do reality. A berlinda entre Carolina, Elana e Paula bateu a final do BBB10 e alcançou o topo do ranking em número de votações em um Paredão, inclusive em reality shows mundiais.
As enquetes de sites nacionais já apontavam o resultado, uma vez que as redes sociais Paula e Carol Peixinho pediam a eliminação da piauiense para suas torcidas.
Vale lembrar que a Prefeitura de Bom Jesus, terra onde nasceu Elana, havia liberado duas lan houses do município para a torcida votar a favor da permanência da piauiense no reality show.

fonte cidadeverde.com

Professor e bebê caem da escada de desembarque de avião em Teresina

Professor e bebê caem da escada de desembarque de avião em Teresina


O professor Hildeberto Pereira de Araújo, 45 anos, vai processar a companhia aérea Gol. Ele e seu sobrinho, um bebê de 1 ano e 3 meses, caíram da escada de desembarque do voo 1718, em Teresina. 
O acidente aconteceu no último dia 12 de março, por volta das 11h30. Hildeberto relatou ao portal Cidadeverde.com que chovia no momento da aterrissagem e que havia “poças” de água na escada de desembarque. 
“Peguei minha mochila e o bebê no colo e me preparei para o desembarque. Ao sair do avião me depararei com uma escada de desembarque ainda do modelo antigo, sem cobertura para chuva, nem piso antiderrapante. A escada se encontrava super molhada, apresentando muita concentração de água”, conta Hildeberto.
O professor, que estava com o sobrinho no colo, afirma que caiu logo após dar o primeiro passo na escada. Ele ainda tentou segurar no corrimão, mas o apoio também estava molhado. 
“O primeiro passo foi com o pé direito. No momento do segundo passo, segurei o corrimão com a mão direita, mas percebi que este se encontrava também liso, o que me levou a cair com meu bebê na mão. Só parei no chão com a perna direita fletida para o lado de fora em relação ao eixo corporal na escada. No momento ouvi um barulho de estalo”, afirma o professor Hildeberto .
Hildeberto relata, ainda, que após a queda, seu sobrinho chorou muito, mas não foram vistos ferimentos aparentes na no bebê. Já o professor sofreu uma lesão no joelho e deve passar por cirurgia. 
Foto: Yala Sena
Passageiros embarcando em Teresina na última segunda-feira debaixo de chuva
“No momento que eu estava no chão, um funcionário aproximou e perguntou se eu precisava de ajuda para me locomover. Eu comentei que eles deveriam ter tido mais cuidado com a escada. O funcionário não reagiu, não me ajudou e se afastou. Eu sai mancando, com muita dor e tentando acalmar o bebê que foi chorando até a sala de bagagem, e depois ficou com um choro contido. Em momento nenhum, alguém da companhia aérea, seja na pista, no desembarque ou mesmo na sala de despacho de bagagem,  veio se informar sobre o acidente, saber como estávamos ou oferecer nos levar a um hospital”, desabafa o professor. 
O voo de Hildeberto e o sobrinho fazia o itinerário Brasília-Teresina. O professor é piauiense, mas tem dupla nacionalidade Brasil-Canadá. Ele garante que vai processar a Gol por danos morais, financeiros e lesão corporal.
“É uma negligência criminosa cair de uma escada dessas. O bebê poderia ter morrido, eu poderia ter ficar paraplégico. Estou fazendo tratamento médico. O ligamento da patela do meu joelho arrancou um pedaço do osso. Inicialmente estou fazendo um tratamento conservador com 30 sessões de fisioterapia e depois avaliar se vou precisar cirurgia”, lamenta o professor Hildeberto. 
O portal entrou em contato com a companhia aérea Gol. No entanto, até a conclusão da reportagem nenhum posicionamento foi feito.

fonte cidadeverde.com

Conferência Nacional reúne investidores e discute potencialidades da energia solar no Piauí

Conferência Nacional reúne investidores e discute potencialidades da energia solar no Piauí

O evento é realizado na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Paulo Barros
(Paulo Barros)
O governador Wellington Dias prestigiou, nesta terça-feira (26), a abertura da 10º Conferência Nacional de Energia Solar – Solar Invest. O evento é realizado na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina, e reúne executivos, investidores do setor produtivo de energia fotovoltaica em busca de aprimoramento.
O evento apresenta temas importantes para o setor, como a potencialidade econômica da cadeia de serviços a vocação e função da energia solar centralizada na matriz elétrica nacional, os efeitos projetados para o advento dos telhados solares, e exemplos de empreendedorismo no setor fotovoltaico.
Para Wellington Dias, a produção de energia através de matrizes renováveis é uma alternativa cada vez mais viável. “A possibilidade de integração da energia gerada a partir de placas fotovoltaicas e energia gerada por hidroelétricas, eólicas ou de outras matrizes, permite que você possa fornecer energia, por exemplo, à rede da Equatorial Cepisa e receber um crédito de compensação. Em breve, seremos capaz de, não apenas ser autossuficiente, mas também exportar energia elétrica”, explica.
Conferência Nacional de Energia Solar
Atualmente, o Piauí é o quarto maior produtor de energia solar do Brasil. Há projetos para implantação de novos parques fotovoltaicos nos municípios de Lagoa do Barro e Queimada Nova. “Inicialmente, imaginávamos que o potencial do Estado para energias renováveis se limitaria ao litoral mas, pelo contrário, se descobriu uma grande região no estado com potencial imenso para energia eólica e vários parques estão se instalando. Nós já possuímos o maior parque de energia solar da América Latina, instalado em Ribeira do Piauí e a procura é muito grande por parte de empresários”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.
O Solar Invest é uma realização da Viex Américas e do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias, Cerne. O Sebrae no Piauí é correalizador do evento no Estado.
Conferência Nacional de Energia Solar

fonte http://www.pi.gov.br

Governador desaprova encaminhamentos do Fórum dos Governadores do Brasil

Governador desaprova encaminhamentos do Fórum dos Governadores do Brasil

Para o governador, os encaminhamentos não foram satisfatórios, pois os pedidos dos estados, principalmente os do Nordeste, não foram bem recebidos

Reunião extraordinária do Fórum de Governadores do Brasil

O governador Wellington Dias participou, nesta terça-feira (26), no Palácio do Buriti, em Brasília, da Reunião Extraordinária do Fórum de Governadores do Brasil. O encontro teve como objetivo tratar da reforma da previdência e discutir como esta poderá impactar no orçamento do Poder Executivo das unidades da Federação.
Para o governador do Piauí, Wellington Dias, os encaminhamentos não foram satisfatórios, uma vez que os pedidos dos Estados, principalmente os do Nordeste, não foram bem recebidos. “Nós chegamos com uma expectativa de que o Governo Federal, através do ministro da Economia, Paulo Guedes e sua equipe, pudessem apresentar uma proposta mais completa em relação à previdência, como foi cobrada na última reunião. Temos a necessidade de medidas que possam permitir o equilíbrio atuarial, a segurança de que haverá sempre uma sustentabilidade no resultado das contribuições de servidores e das contribuições patronais e também em relação à aplicação da poupança previdenciária de modo que seja garantido, hoje e no futuro, o pagamento de aposentados e pensionistas”, disse.
Reunião extraordinária do Fórum de Governadores do Brasil
Os chefes dos estados do Nordeste já haviam se posicionado contra a proposta de reformulação das regras de aposentadoria dos brasileiros da forma apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro. “Em nenhum momento a proposta apresentada é tratada como um problema de curto e médio prazo, mas sim a longo prazo. O governo quer adotar um modelo de capitalização e que, na minha opinião, é uma experiência negativa em várias regiões do mundo. Esperamos que as medidas sejam objeto de negociação e entendimento perante o Congresso Nacional no sentido de melhorar e de garantir que se tenha alternativa, por exemplo, na linha do que já vem sendo praticado desde o governo da Dilma, na perspectiva de ter a aplicação dos recursos no modelo solidário” pontuou Wellington.
O governador acrescenta que a proposta é ofensiva à população que vive em baixas condições, uma vez que prevê o corte de até 60% no valor do benefício de prestação continuada. “Nós estamos falando aqui de pessoas com deficiência, dos que trabalham muito e ganham pouco, dos que vivem em situação de miséria. Isso não tem nada a ver com previdência e deve ser tratado na Lei Orgânica da Assistência Social. E ainda há a necessidade de ter novas fontes de receitas. O que não é razoável é a posição do Governo de tratar do assunto apenas depois de aprovada a reforma. Isso certamente cria uma posição oposta de diversos governadores e dificulta as condições para aprovação da proposta”, explicou.
Outra pauta importante do Fórum dos Governadores foi a Lei de Securitização. “Eu diria que o único encaminhamento concreto foi uma possível alteração e votação no Senado Federal da Lei de Securitização. O Governo Federal diz que ainda irá apresentar um plano em relação aos estados que estão em recuperação fiscal, que não é o caso do Piauí, e também uma proposta de financiamento que possa permitir ampliar a capacidade de investimento. No entanto, 10 bilhões de reais para pelo menos 19 estados brasileiros os coloca numa óbvia insuficiência para as suas reais necessidades. Ao final da reunião, o próprio ministro reconheceu que, possivelmente, terá que fazer uma reavaliação sobre o valor disponível. Teremos que seguir dialogando com a Câmara e Senado para ver se encontramos as alternativas para aquilo que o Brasil precisa”, finalizou Wellington Dias.

fonte http://www.pi.gov.br