quinta-feira, 21 de maio de 2020

Defensoria continua com atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

Núcleo de Defesa da Mulher continua atendimentos durante o período da pandemia causada pela Covid-19

Desde o início do isolamento social, ocasionado pelo risco de contágio do Novo Coronavírus, que a Defensoria Pública do Estado do Piauí vem trabalhando em sistema remoto, sempre buscando a melhor forma de prestar atendimento, à população sem qualquer prejuízo ao atendimento. Dessa forma tem sido no Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que permanece em atendimento diário por meio de contatos telefônicos, email e redes sociais.

A coordenadora do Núcleo, defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo , destaca que tão logo foi instituído o trabalho remoto o Núcleo teve a preocupação de divulgar, por meio de ofício, os canais de atendimento junto a todos os órgãos e instituições integrantes da rede de atendimento à mulher vítima de violência, bem como disponibilizar no site da Defensoria Pública e nas redes sociais da Instituição os números de telefone e endereço de email para orientação e atendimento às mulheres.

“Colocamos esses canais à disposição, tanto da população quanto dos demais profissionais da rede, para que possa ser mantido esse fluxo de encaminhamentos. Importante destacar que o Núcleo da Mulher, assim como todos os setores da Defensoria Pública, continua fazendo o atendimento diário. Intensificamos a divulgação dos nossos números para contato, assim como os dos nossos parceiros, como Centros de Referência, Ministério Público, Coordenadoria da Mulher, todos que compõem a rede, exatamente para que a gente possa facilitar o máximo possível o acesso da mulher a essas informações, para que ela possa continuar buscando auxílio, orientações. Tão logo saiu a possibilidade do boletim de ocorrência eletrônico nos casos de violência doméstica a familiar, também disponibilizamos nosso atendimento para orientar as mulheres que precisem formalizar alguma denúncia e não tenham ainda familiaridade com o sistema”, explica Lia Medeiros.

A defensora também fala sobre a quantidade de atendimentos que vêm sendo realizados desde o início da adoção do home office pela Defensoria. “No início, experimentamos um pouco de queda no atendimento, até pela mudança na forma, tanto as mulheres como nós tivemos que nos habituar. Mas já temos percebido que as mulheres voltaram a procurar, contudo ainda é cedo para falar em diminuição ou aumento, porque se trata de um período excepcional e para termos esses dados necessitamos de um tempo razoável. No entanto até agora já contabilizamos 2.505 atendimentos no Núcleo da Mulher, feitos por nossas servidoras, estagiárias e defensoras e defensor. Desses, uma média de 45 iniciais, tanto criminais relativas a medidas protetivas, quanto ações de família, divórcio, alimentos, guarda, regulamentação de direitos de visitas. Também tivemos mais de mais de 180 petições, exatamente para movimentação dos processos que hoje continuam tramitando de forma eletrônica. Claro que alguns atos ficaram prejudicados, mas estamos tentando nos adaptar da melhor forma para continuar prestando atendimento e alcançando essas mulheres que precisam de auxilio por estarem sofrendo violência dentro de suas residências e nas suas relações de afeto”, destaca.

A coordenadora do Núcleo da Mulher destaca ainda os números para contato em caso de agressão. “Caso necessite, procure a Defensoria Pública, o contato do Núcleo da Mulher é 9 9473-4147, pode solicitar também pelo e-mail nucleodedefesadamulher@gmail.com, isso para os dias úteis de 8h às 14h. Em feriados e fim de semana pode acionar o Plantão da Defensoria Pública, que é divulgado no site redes sociais da Instituição. O importante é não silenciar e buscar ajuda sempre”,afirma Lia Medeiros.

fonte www.pi.gov.br

Feira livre do Dirceu I vai passar por adequações para funcionamento


Ascom/ SDU Sudeste

Em função da pandemia de Covid-19, a feira livre do Dirceu I, na zona Sudeste de Teresina, passará por adequações. O funcionamento que acontecia durante o domingo, agora acontecerá no sábado, em locais demarcados.

Na próxima sexta-feira (22), equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano – Sudeste e da Guarda Municipal estarão nos locais para delimitar os espaços em que as barracas devem ser montadas. Cerca de 128 barraqueiros são cadastrados para atuar na feira.

Além das novas medidas, também devem ser respeitadas as normas de uso obrigatório de máscara de proteção, distanciamento social de no mínimo dois metros e higienização das mãos e superfícies.

Isaac Meneses, superintendente da SDU Sudeste, ressalta que as medidas são necessárias para evitar a formação de aglomerações. “Para que o funcionamento das feiras livres seja mantido como atividade essencial, é muito importante que haja o cumprimento rígido das normas pelos barraqueiros e consumidores. A SDU Sudeste está trabalhando para tornar esse comércio o mais organizado e seguro possível e vai atuar intensivamente na sua fiscalização”, informa o superintendente.

fonte pmt.pi.gov.br

Foragido da Justiça é encontrado morto à facadas em localidade entre Altos e Teresina

Segundo a Polícia Civil de Altos, o homem teria saído da Penitenciária José de Ribamar Leite durante a saída temporária do último Natal, em 2019.


Um homem ainda não identificado foi encontrado morto e colocado dentro de um saco nas margens da BR-343, entre as cidades de Altos e Teresina, nesta quinta-feira (21). Segundo a Polícia Civil, o nome do homem ainda não foi informado, mas a polícia sabe que ele é foragido do sistema prisional.

Segundo a Polícia Civil de Altos, o homem teria saído da Penitenciária José de Ribamar Leite, em Teresina, durante a saída temporária do último Natal, em 2019, e não retornou ao fim do período. Desde então era considerado foragido.

O homem foi encontrado no início da manhã desta quinta-feira (21), na estrada que leva a um parque na altura do quilômetro 24 da rodovia BR-343. Como o homem estava enrolado em um saco, a Polícia acredita que ele tenha sido assassinado em outro local.

A análise preliminar da perícia identificou ferimentos de perfuração na vítima, que podem ter sido feitos por uma faca. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil de Altos.

fonte http://www.campomaioremfoco.com.br

Casal é executado na porta de sua casa na zona rural de Barras

Denílson, o Bolinho,  e a sua companheira,  Antônia, foram assassinados na tarde de quinta-feira (21)  na porta da  residência do casal, no povoado Cara Torta, na zona rural do município de Barras.

A Polícia Militar (PM) informou que o casal foi executado por  três pistoleiros, que chegaram em um veículo na porta da residência, onde Denílson estava.  Os criminosos efetuaram  vários tiros de arma de fogo.

Ao ouvir os tiros, sua companheira, Antônia  foi até a porta para saber o que estava acontecendo e foi  baleada.

Denílson morreu ainda no local do crime. Antônia chegou a ser levada para o Hospital Regional Leônidas Melo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Os pistoleiros  fugiram e ainda não foram localizados. A Polícia Civil de Barras está apurando as informações de que os dois assassinatos  foram causados por  rixa ou vingança.

Segundo os moradores do povoado Cara Torta, os pistoleiros efetuaram muitos tiros e fugiram pela estrada do povoado  Maniçoba com destino ao povoado rural Paissandu em um carro de corrida  prata.

A Polícia Civil de Barras está apurando as informações de que os dois assassinatos  foram causados por  rixa ou vingança.

Antônia e Denilson tinham  uma criança, que no momento do crime estava estudando em outra residência.

fonte www.meionorte.com

Expediente do Judiciário em Teresina fica suspenso nesta sexta-feira (21) em virtude de antecipação de feriado municipal

Concurso TJ PI - Tribunal de Justiça do Estado do Piauí: cursos ...

A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) determinou, por meio da Portaria n.º 1046/20, a suspensão de todas as atividades e expedientes dos órgãos de primeira e segunda instâncias do Poder Judiciário do Estado do Piauí na esfera da comarca de Teresina nesta sexta-feira (21). A medida se dá em função da antecipação do feriado de Nossa Senhora da Conceição, anualmente observado em 8 de dezembro.

A antecipação do feriado foi regulamentado pela Lei Municipal nº 5.519, de 20 de maio 2020, com o objetivo de conter a circulação das pessoas durante o período de isolamento social e, com isso, contribuir para a diminuição da propagação da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Conforme a Portaria da Presidência do TJ-PI, a relação dos processos que seria apreciada em sessão do Plenário Virtual a partir do dia 22 de maio até 29 de maio terá seu julgamento adiado para a partir do dia 25 de maio até 01 de junho, independentemente de nova publicação.

Leia a portaria completa aqui.

fonte http://www.tjpi.jus.br

CEAF realiza primeiro Encontro com a Leitura para membros e servidores do MPPI

print da tela da reunião

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), organizou a primeira edição do Encontro com a Leitura, grupo aberto aos membros e servidores do MPPI para leitura e discussão de obras da literatura. O encontro foi realizado por meio da plataforma TEAMS.

 

Dando início ao momento, a Chefe de Gabinete da PGJ, promotora Cléia Fernandes, ressaltou o papel integrador da Instituição nesse momento de pandemia. “É gratificante perceber que, mesmo em meio a tantas transformações nas relações pessoais, o trabalho realizado pelo MPPI continua se ressignificando, buscando manter a integração e proximidade entre seus membros e servidores numa oportunidade como essa, de leitura e reflexão”, pontuou.

 

print da tela da reunião

 

 

A obra discutida nesta primeira edição foi “A Peste”, de Albert Camus. A mediação foi realizada pelo promotor de Justiça Márcio Giorgi Carcará, que ressaltou pontos importantes observados durante a leitura. Segundo ele, apesar de publicada na década de 40, a obra traz aspectos atemporais e semelhantes aos dias atuais. Contando a história da descoberta da solidariedade em meio a uma peste que assola a cidade de Oran, na Argélia, a leitura pode ser facilmente adequada aos dias atuais, ao tempo que traz uma reflexão acerca do que uma sociedade pode absorver de uma situação semelhante.  Os participantes puderam debater e compartilhar aspectos que consideram pertinentes na leitura.

 

Diante do cenário de pandemia, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional continuará realizando os encontros do grupo de leitura de forma virtual. A cada mês, será escolhida uma obra para leitura e discussão, sempre com a participação de um mediador para condução dos debates.

 

print da tela da reunião

 

 fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Piauí Venício do Ó é acusado de se beneficiar na venda de kits de higiene

De acordo com a denúncia do popular, o prefeito Venício do Ó teria montado um suposto esquema para venda de kits de higiene para a Prefeitura de Pimenteiras e cidades vizinhas.

Foto: Diário Oficial dos Municípios

Ratificação do contrato firmado pela Prefeitura de Pimenteiras.

Ratificação do contrato firmado pela Prefeitura de Pimenteiras.

Nessa quarta-feira, 20 de maio, o portal recebeu uma denúncia relatando que o prefeito do município de Pimenteiras, Venício do Ó, teria montado um suposto esquema para venda de kits de higiene pessoal para a prefeitura do próprio município e de cidade vizinhas.

De acordo com a denúncia, no último dia 29 de abril, foi publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM), a ratificação o contrato da Prefeitura de Pimenteiras com as empresas S J Indústria e Comércio de Cosméticos LTDA e BRK Laboratórios Eireli no valor de R$ 44.910.00 (quarenta e quatro mil, novecentos e dez reais).

Segundo consta na publicação, o contrato foi firmado através do Procedimento de Dispensa de Licitação (PDL) Nº 002/2020 e teve como objetivo a “aquisição de produtos de saúde para mobilizações urgentes de atividades para o enfrentamento da pandemia decorrente da Covid-19, para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde de Pimenteiras”.

Em nova publicação no Diário Oficial, datada do dia 14 de maio, o pregoeiro oficial da Prefeitura de Pimenteiras, Francisco Alex Soares Pereira, decidiu tornar sem efeito o contrato com a empresa S J Indústria e Comércio de Cosméticos LTDA. Conforme citado na publicação, “o pregoeiro resolveu fazer o distrato do contrato, por interesse e conveniência da administração de Pimenteiras”.

Foto: Diário Oficial dos Municípios

A Prefeitura de Pimenteiras desfez o contrato com uma das empresas.

A Prefeitura de Pimenteiras desfez o contrato com uma das empresas.

Um morador da cidade, em áudio divulgado nas redes sociais, comentou como aconteceria o suposto esquema em Pimenteiras. “O que acontece é que o prefeito aqui de Pimenteiras está vendendo kits contendo álcool em gel, máscara e sabonete líquido para prefeituras vizinhas. Inclusive, ele vendeu para a própria Prefeitura de Pimenteiras, através de laranjas, e fez a distribuição gratuita para a comunidade. Eu sei disso, porque recebi um convite do próprio prefeito, me convidando a fazer parte e vender esses kits”, disse.

Confira o áudio na íntegra:

Outro lado

portal procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas, até o fechamento da matéria, o prefeito não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

fonte www.viagora.com.br

Wellington Dias irá criar plano de reabertura do comércio

De acordo com o governador, a reabertura do comércio deve ocorrer se houver estabilidade no número de pessoas contaminadas no Piauí.

Na tarde desta quinta-feira (21), o governador Wellington Dais anunciou que na próxima semana será criado um grupo de trabalho para a elaboração de um protocolo para a reabertura do comércio no estado.

De acordo com o governador, a reabertura do comércio deve ocorrer se houver estabilidade no número de pessoas contaminadas no Piauí e explica que no próximo dia 02 de junho o grupo de trabalha irá analisar as medias restritivas que foram estabelecidas para a elaboração do protocolo de retomada.

  • Foto: Divulgação/ Governo do PiauíWellington Dias reduz 15% do próprio salário e anuncia novas medidasWellington Dias irá criar plano de reabertura do comércio na próxima semana

“A criação de um grupo de trabalho que vai elaborar, na semana seguinte, o protocolo para a retomada. Iremos apreciar no dia 2 de junho. Conforme pelo o que aconteceu nos outros lugares é que tenhamos nesta semana e na próxima ainda um crescimento elevado, numa expectativa, estou pedindo à Deus toda hora, para nós iniciarmos o mês de junho com alguma estabilidade para podermos estar saindo, ‘envergando’ a curva e, a partir disso, com mais altas hospitalares”, disse o governador à TV Clube.

Wellington disse que a reabertura do comércio no estado pode ocorrer de duas formas, mas afirma que até o momento não há nenhum planejamento realizado sobre como será a retomada das atividades econômicas.

“Nós temos dois caminhos: quais os segmentos que vão primeiro e, a partir disso, é feito uma classificação ou se é possível ter um mix com os estabelecimentos funcionando com 20%, 30% da sua capacidade. O objetivo é uma saída em que você tenha o controle do número de pessoas em movimento”, explica o governador.

fonte www.viagora.com.br

Piauí Criança de 8 anos morre afogada no Rio Poti em Teresina

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a criança foi identificada como Samuel e teria se afogado enquanto brincava no local.

Na manhã desta quinta-feira (21), uma criança de oito anos, natural da cidade de Fortaleza, no Ceará, morreu afogada no Rio Poti, na região do bairro Porenquanto, na zona Norte de Teresina.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a criança foi identificada como Samuel e teria se afogado enquanto brincava com outras crianças por volta das 10h.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraRio PotiRio Poti

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a própria mãe da criança teria ligado pedindo ajuda. O sargento Jerryson Martins informou que mergulhadores realizam buscas para encontrar o corpo do menino, e a expectativa é que ele seja encontrando ainda hoje.

fonte www.viagora.com.br

Marcelo Castro sobre cloroquina: “Estamos apelando para tudo”

O senador piauiense, que é médico, analisou o novo protocolo do Ministério da Saúde para a covid-19 e fez um alerta: “remédio não se toma como água”


Ministério da Saúde anunciou ontem (20) um novo protocolo para o tratamento da covid-19 no país. A nota técnica autoriza o Sistema Único de Saúde (SUS) a utilizar a hidroxicloroquina, a cloroquina e a azitromicina nos pacientes em fase inicial da doença. Até então, os medicamentos poderiam ser administrados somente nos casos mais graves. Os médicos, no entanto, só podem prescrever os fármacos após consentimento por escrito dos pacientes.

O novo protocolo repercutiu tanto no meio científico, quanto no meio político e gerou ainda mais polêmica. É que não existe ainda nenhum estudo comprovando documentalmente a eficácia da cloroquina contra a covid-19, embora haja relatos médicos e de pacientes que conseguiram chegar à cura ou evitar complicações da doença após a administração do medicamento

Aqui no Piauí, um dos que se manifestaram sobre o protocolo foi o senador Marcelo Castro (MDB). Médico por formação, ele criticou a falta de assinatura na nota técnica do Ministério da Saúde, que ampliou o uso da cloroquina, e disse que, no momento, se está apelando para tudo, já que a covid-19 é uma doença que não possui vacina nem medicação associada.


O senador Marcelo Castro analisou o protocolo do Ministério da Saúde para a covid-19 - Foto: O Dia

“O Ministério não inova, permite que a cloroquina ou hidroxicloroquina ou azitromicina sejam usados na fase inicial da doença, em que a ampla maioria dos médicos e dos hospitais praticam isso aí. Evidentemente que remédio nunca foi feito para se tomar como água, que precisa de um acompanhamento médico, fazendo exames para ver as reações que possam ter”, afirmou o senador.

Mesmo com o alerta, Castro reiterou que, diante de uma doença sobre a qual pouco se sabe ainda, a busca por substâncias que façam efeito já era esperada. “Tudo faz crer que alguma dessas substâncias realmente tenha efeito sobre a evolução da enfermidade, principalmente, dizem alguns cientistas, o anticoagulante e o corticoide para o processo inflamatório, e a hidroxicloroquina e a azitromicina para a fase inicial da doença.


Controvérsias

O que o Ministério da Saúde vem defendendo é justamente a administração da cloroquina na fase inicial da covid-19, porque, segundo relatos de pacientes e médicos que já usaram no tratamento, ela pode ajudar a reduzir a inflamação e evitar complicações posteriores. No entanto, a administração do medicamento não é vista com bons olhos por toda a comunidade científica e médica.

Ontem (20), um grupo de médicos e cientistas brasileiros divulgou uma nota sobre o novo protocolo para tratamento da covid-19 anunciado pelo Ministério da Saúde. O documento se baseia em 71 estudos e pesquisas publicados em renomados institutos no mundo e destaca a falta de evidências científicas que comprovem a eficácia do medicamento contra o coronavírus.

O que os profissionais alertam, é que a liberação de um fármaco para administração em pacientes deve ser feita seguindo protocolos de pesquisa aprovados por comitês de ética em pesquisa e que quem prescrever o medicamento sem comprovação científica e demonstração de riscos colaterais, poderá ir contra os preceitos legais de exercício da profissão.

A nota foi assinada pelos médicos e cientistas: Celso Ferreira Ramos Filho, Cláudio Tadeu Daniel Ribeiro, Daniel Goldberg Tabak, Djane Clarys Baia da Silva, José Gomes Temporão, Marcus Vinícius Guimarães Lacerda, Margareth Pretti Dalcolmo, Mauro Schechter, Natália Pasternak Taschner e Patrícia Brasil.

fonte www.portalodia.com

Piauí: começa a valer lei que proíbe corte de água e energia

Ficam proibidos os cortes pelos próximos 60 dias, contudo, há previsão que a medida seja prorrogada enquanto durar a pandemia do novo coronavírus


A partir desta quinta-feira (21) está proibido o corte de água e energia elétrica no Piauí. A proposta apresentada pelo deputado estadual Henrique Pires (MDB) foi aprovada em plenário virtual pela Assembleia Legislativa ainda no mês de março e publicada no Diário Oficial do Estado somente hoje.

Segundo a lei, ficam proibidos os cortes pelos próximos 60 dias, contudo, há previsão que a medida seja prorrogada enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. O deputado afirmou que as famílias precisam de condições básicas durante a pandemia.

“É preciso garantir que as famílias tenham mínimas condições dos serviços básicos neste período e a lei vem ampará-las, ficando também determinada a religação dos cortes efetuados após os decretos de isolamento”, explicou.

Deputado Henrique Pires (Foto: O DIA)

O deputado usou ainda como justificativa a da Lei n° 13.879 de 6 de fevereiro de 2020, aprovada pelo Congresso, e que garante medidas de enfrentamento a crise.

A partir de hoje, às empresas tem um prazo de 10 dias para se adequarem ao processo. A lei sancionada prevê multa de R$ 5 mil até R$ 300 mil para as empresas que a descumprirem a medida.

fonte www.portalodia.com

Piauí: Governo aluga UTIs em hospitais privados

Mesmo com vaga na rede pública, o Governo contratou sem licitação 10 leitos de UTI em hospitais privados de Teresina.


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) contratou, pelo período de três meses, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e dez apartamentos clínicos da rede hospitalar privada. Com um custo total de R$ 3,2 milhões, o extrato do contrato foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) na última terça-feira (19).

A contratação aconteceu sem licitação, através de chamamento público. Neste procedimento evita-se a morosidade de um processo licitatória, desde que respeitados princípios previstos pela legislação, como o da probidade administrativa por exemplo. A publicação, no entanto, não especifica a existência de um edital.

O documento foi assinado pelo secretário Florentino Neto, que assegurou ter seguido todas as exigências de parametrização exigidas. “Estamos alugando leitos de hospitais privados porque estamos vendo o número de leitos das nossas UTIs serem ocupados e diminuírem nossa capacidade operativa”, justificou. 

Leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Piauí (Foto: Divulgação / Sesapi)

Dados da Sesapi realmente confirmam o crescimento da taxa de ocupação das unidades públicas de saúde em todo o estado nos últimos meses, porém, o boletim da última quarta-feira (20) mostra que o mesmo vem acontecendo com os serviços rede privada neste período pandêmico. 

O boletim da pasta também revela que a quantidade de leitos clínicos e de UTIs sem ocupação e disponíveis em todo Piauí, tanto em Teresina como nos municípios do interior, ainda era maior que os de hospitais particulares. Mesmo assim, o secretário afirma que novos leitos privados podem ser solicitados.

“Não podemos esperar que as coisas aconteçam para tomarmos providências. O gestor público deve tomar providências anteriormente a ocorrência dos problemas. Tendemos a alugar mais leitos, porque nossa atenção é garantir assistência a quem precisa”, disse Florentino Neto.

O extrato de contratação publicado no DOU não menciona o valor global do investimento, mas o unitário de cada serviço. Ao todo, a Sesapi irá pagar uma diária de R$ 3 mil por leito de UTI e R$ 600 para cada um dos apartamentos clínicos, um gasto mensal de R$ 36 mil de recursos provenientes do Tesouro Estadual.

A quantia, no entanto, é quase o dobro do aplicado pelo Ministério da Saúde (MS) no custeio da manutenção de alguns leitos públicos em todo o país durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As diárias empenhadas pela pasta é de R$ 1,6 mil, duas vezes mais que em situações normais.

fonte www.portalodia.com

Polícia prende acusado de assaltar agências bancárias no interior do Piauí

Henrique Firmo fazia parte de organização criminosa desarticulada em janeiro deste ano. Com o grupo, a polícia apreendeu um vasto armamento.


Polícia Civil do Piauí, por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) prendeu nesta quinta-feira (21) um homem identificado como Henrique Firmo de Moura, acusado de ter participado dos assaltos às agências bancárias das cidades de Joaquim Pires em dezembro do ano passado; e de Murici dos Portelas, em janeiro deste ano. Henrique foi detido em cumprimento a dois mandados de prisão preventiva.

De acordo com o delegado Tales Gomes, coordenador do Greco, além de Henrique, o grupo criminoso do qual ele fazia parte também contava com o apoio de mais três pessoas que já vinham sendo investigadas e foram abordadas em ações anteriores. Trata-se de Denilson Silva Coelho, Sebastião Fernandes de Oliveira – conhecido como Tião, e Maicon Vinícius Silva Regadas. Conforme apontam as investigações, eles tiveram participação direta nos roubos em Joaquim Pires e Murici dos Portelas.


Henrique Firmo foi preso em cumprimento a dois mandados de prisão preventiva - Foto: Divulgação/Polícia Civil

“O Denilson está preso desde janeiro, quando foi pego numa ação nossa e do Bope. O Maicon reagiu à prisão na cidade dele, Joselândia, no Maranhão, e foi a óbito quando cumprimos o mandado relativo a esses crimes. O Tião ainda está foragido e nós pedimos ajuda da população para denunciar e dar informações”, explicou o delegado Tales.


Tião encontra-se foragido e a polícia pede ajuda da população para informações - Foto: Divulgação/Polícia Civil

O Greco disponibiliza o número 86 99991-0455 para denúncias e garante o sigilo absoluto de quem entrar em contato com informações.

Quadrilha tinha vasto armamento e poder de destruição

A quadrilha da qual Henrique e Denilson faziam parte foi alvo de uma mega operação da Polícia Civil piauiense em janeiro deste ano. O objetivo da ação era justamente desarticular a organização criminosa e evitar novos ataques a bancos no interior do Estado. Na ocasião, foram apreendidos fuzis que seriam usados nos assaltos e um deles foi avaliado em R$ 200 mil e o calibre de suas munições o tornavam capaz de perfurar blindagens de carros-forte e até abater aeronaves.

Todo o armamento apreendido foi colocado à disposição da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. O fuzil M82, segundo informou o secretário Fábio Abreu na época, era uma arma que somente o Bope poderia utilizar.

Na ocasião, dois homens foram presos e um deles era Denilson, que se encontra detido desde então. À época, a polícia informou que o grupo criminoso se articulava para proceder com novos ataques em cidades piauienses e maranhenses. Um dos integrantes da quadrilha, Maicon Regada, era de lá.


fonte www.portalodia.com

Lockdown em Teresina: Ponte Metálica fica fechada até domingo

O acesso entre as duas cidades nesse período será feito pela ponte José Sarney e Ponte Nova


Ponte Metálica, entre Teresina a Timon, será fechada a partir da madrugada desta sexta-feira (22) para o tráfego de veículo e de pessoas. A medida foi anunciada como forma de controlar o fluxo durante o lockdown parcial que tem início em Teresina nesta sexta-feira, com a antecipação do feriado de Nossa Senhora da Conceição, e segue até o próximo domingo (24).

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal de Teresina, coronel John Feitosa, o acesso entre as duas cidades nesse período será feito pela ponte José Sarney e Ponte Nova. “Nesse período, a partir de 24h desta quinta, a Ponte estará fechada nos dois sentidos. As pessoas só terão acesso pelas pontes José Sarney e ponte Nova”, explicou.

As barreiras sanitárias entre Teresina e Timon estarão em funcionamento durante o feriado e o final de semana com a exigência da autorização emitida pela Prefeitura de Teresina para o trânsito entre as duas cidades, bem como documentos de identificação pessoal, documento de habilitação do condutor e comprovante de endereço residencial, assim como documentos referentes ao veículo, como Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Trânsito na Ponte Metálica ficará fechado até o próximo domingo, 24 de maio (Foto: O DIA)

Segundo a prefeitura, 8.650 pessoas já realizaram o cadastro necessário para ter acesso à capital desde o início da medida. Para receber essa autorização, a pessoa deve justificar se é trabalhador de serviço essencial, se precisa de serviços de saúde ou qual por qual outro motivo precisa transitar entre os municípios.

O cadastro deve ser realizado no site http://barreira-covid19.fms.pmt.pi.gov.br/. Logo após a aprovação, será emitida uma carteira que deverá ser apresentada todas às vezes que tiver que passar por uma das pontes. As barreiras sanitárias controlam o fluxo de veículos e fiscalizam se os condutores apresentam sintomas da Covid-19.

fonte www.portalodia.com

Barreira Sanitária: 8,6 mil pessoas pedem liberação para transitar entre Teresina e Timon

Foto: Roberta Aline

A Prefeitura de Teresina já registrou cadastro de mais de 8.650 pessoas que solicitaram autorização para transitarem pelas barreiras sanitárias montadas entre as cidades de Teresina (PI) e Timon (MA) durante a quarentena. O cadastro, que pode ser feito pela internet, é uma forma que a PMT encontrou para agilizar o fluxo de veículos.

As barreiras sanitárias, localizadas nas três pontes que unem as cidades de Teresina e Timon, são compostas por profissionais de saúde, trânsito e segurança. Elas têm o intuito de monitorar o tráfego e orientar as pessoas que estejam apresentando algum sintoma do novo coronavírus.

Segundo o coronel John Feitosa, comandante da Guarda Civil Municipal, neste final de semana prolongado por conta do feriado de Nossa Senhora da Conceição, que foi antecipado pela Prefeitura, o decreto do Governo do Estado que estabelece mais rigor nas entradas e saídas da cidade estará valendo.

Por conta disso, a Prefeitura de Timon já informou que a Ponte Metálica será fechada, só reabrindo na madrugada da próxima segunda-feira (25). “Nesse período, a partir de 24h desta quinta, a Ponte estará fechada nos dois sentidos. As pessoas só terão acesso pelas pontes José Sarney e ponte Nova”, explica.

As barreiras sanitárias entre Teresina e Timon funcionam 24h. Com as adequações estabelecidas nesta semana, o trânsito tem tido mais fluidez. Todas as pessoas que pretendam ingressar no município de Teresina deverão apresentar documentos de identificação pessoal, documento de habilitação do condutor e comprovante de endereço residencial, assim como documentos referentes ao veículo, como Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Além disso, é necessária a comprovação da necessidade de trafegar entre os dois municípios, seja por motivos de saúde, trabalho, ou qualquer outro. Está permitido o tráfego para servidores e empregados públicos, trabalhadores de empresas privadas, funcionários que atuem em serviços essenciais que morem no Maranhão e trabalhem em Teresina. Alguns casos de atendimentos de saúde também serão permitidos, além de outros casos especificados no decreto.

As pessoas que se enquadrem nos critérios do decreto e que necessitem de acesso frequente ao município de Teresina, poderão se cadastrar em site público (http://barreiracovid19.fms.pmt.pi.gov.br) para obter documento digital comprobatório a ser apresentado sempre que passar no controle das barreiras.

fonte cidadeverde.com

Banco do Nordeste fecha duas agências e afasta nove funcionários devido a covid

Foto: Reprodução Google Street View

Agência no bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina.

O Banco do Nordeste fechou duas agências para sanitização e afastou funcionários após testagem positiva para Covid-19. As unidades fechadas foram no bairro Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, e no município de Piracuruca, a 208 Km ao Norte da capital, e estão funcionando apenas para autoatendimento nos caixas eletrônicos.

“Na última semana tivemos duas ocorrências relacionada ao Covid-19 em agências do Banco do Nordeste em Teresina”, informou o bancário Marcus Vinícius, diretor do Sindicato dos Bancários.

Segundo o sindicato da categoria agência do BNB no Dirceu possui nove colaboradores, dentre eles um testou positivo ao vírus e quatro apresentam sintomas e tiveram diagnóstico clínico confirmado para Covid-19. 

“Na ocorrência da agência do Dirceu, um funcionário foi testado positivo entretanto pelo tamanho da agência houve confirmação clínica para quatro outros funcionários. O protocolo prevê a interdição da agência para sanitização, que foi feita na segunda-feira (18). Os funcionários que apresentam sintomas são afastados por 14 dias para tratamento e os que não apresentam sintomas são afastados por sete dias”, explicou o diretor do sindicato.

Além da capital, um funcionário foi testado positivo no interior, em Piracuruca, e há um caso suspeito também no Norte do estado, uma das regiões com mais casos confirmados da doença. 

“Outra ocorrência na agência de Piracuruca onde há um colega que testou positivo. Onde foi procedido da mesma forma, a agência foi interditada na segunda-feira (18) para sanitização. Hoje também a gente teve a informação de que um colega da agência de Campo Maior está sob suspeita, realizou o teste e está aguardando o resultado”, disse Marcus Vinícius.

De acordo com a gestão do BNB, as agências devem restabelecer o atendimento completo nas próximas semanas. "A unidade de Piracuruca deve voltar ao atendimento completo na próxima segunda-feira, dia 25, e Teresina Dirceu volta no dia 01 de junho", informou o banco em nota.

Evitar agências

O sindicato tem pedido a população em geral que só procurem as agências em casos de extrema necessidade. “As agências são ambientes fechados onde há grande possibilidade de contágio”, alertou o sindicalista que apontou para os riscos não só dos funcionários dos bancos, mas também dos usuários.

Nota - Banco do Nordeste

Teresina (PI), 21 de maio de 2020 – O Banco do Nordeste informa que as agências de Teresina-Dirceu e Piracuruca mantêm atendimento parcial por meio de caixas eletrônicos após a confirmação de dois casos positivos para Covid-19, um em cada agência.

Por medidas de segurança aos funcionários e clientes, as unidades foram temporariamente fechadas na última segunda-feira, 18. A partir de terça-feira voltou a funcionar o autoatendimento em ambas as unidades. A unidade de Piracuruca deve voltar ao atendimento completo na próxima segunda-feira, dia 25, e Teresina Dirceu volta no dia 01 de junho.

As duas agências passaram por completo processo de sanitização, obedecendo aos protocolos adequados de limpeza e desinfecção de superfícies.  

O Banco do Nordeste recomenda a utilização dos canais digitais de atendimento para os clientes ou atendimento pela Central de Relacionamento 0800 728 3030.


fonte cidadeverde.com 

Portaria sobre normas de conduta em entrevistas e mídias sociais



O Comandante Geral da PMPI estabelece normas de conduta aos policiais militares da Polícia Militar do Piauí nas situações de entrevistas, repasses de informações à Imprensa e Mídias, assim como a adoção de procedimentos ao gerenciar Mídias Sociais. Solicita ainda que todos os integrantes da Corporação, que se preocupam com o nome e a imagem da Instituição, coloquem essa portaria em prática. 


“A primeira e principal medida é sua fiel difusão, orientando seus subordinados e dando o respectivo exemplo. A educação e a conscientização é a base, o alicerce do edifício moral que é a PMPI. Lembrem sempre que ela é maior do que todos nós, portanto o nosso dever é servi-la e projetá-la ainda mais no seio da sociedade”.

fonte http://www.pm.pi.gov.br

PMPI prende indivíduo por feminicídio em Caracol-PI


Na noite de quarta-feira (20), o 11º Batalhão e os Grupamentos de Polícia Militar de Caracol e de São Braz prenderam indivíduo que praticou feminicídio.

Por volta das 19h20 as equipes do Grupamento de Polícia Militar de Caracol foram acionadas por populares informando que no bairro Cruzeiro tinha ocorrido um crime de homicídio. O indivíduo tinha esfaqueado sua companheira, que foi a óbito no local. 

Os dois estavam na residência com outros parentes e amigos, e então foi iniciada uma discussão, nesse momento o indivíduo pegou a faca da cozinha e desferiu golpes contra a vítima, que não resistiu e faleceu no local. Em seguida, o homicida empreendeu fuga, mas foi preso pelas equipes da polícia e também outro indivíduo foi conduzido por ter ajudado no crime, ambos foram conduzidos à Delegacia Regional. 

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades

Policiais militares recuperam seis veículos na Capital e no Interior do Estado


Na terça-feira (19) e na quarta-feira (20), policiais militares recuperaram seis veículos na Capital e no Interior do Estado. 

Por volta das 16h do dia 19 de maio, a equipe da RONE no patrulhamento Rural, recebeu uma denúncia de populares sobre uma dupla. Posteriormente, a guarnição realizou abordagem aos indivíduos e verificaram que a motocicleta POP 110 que eles conduziam, seria produto de roubo ocorrido na Cidade de União, além disso, foi apreendido também um revólver calibre 32. 
Foto_21052020_110542
Na manhã do dia seguinte (20), a 4ª Companhia do 12º Batalhão foram até a Zona Rural de Esperantina averiguar uma denúncia sobre um veículo. Ao chegar à Localidade Engano, um senhor foi encontrado em posse de uma moto Honda vermelha. O veículo que estava com placa clonada foi apreendido e conduzido para a Delegacia de Polícia. 

Foto_21052020_110542
À tarde, as 13h30, a Força Tática do 5º BPM foi comunicada de que um veículo Saveiro prata produto de roubo estaria em uma casa na Rua Bonácio, no Parque Universitário. De posse das informações, a equipe se deslocou e após constatar a veracidade da denúncia deu voz de prisão ao proprietário do imóvel que se encontrava de posse do carro.  

Foto_21052020_110542
Em torno das 15h, a equipe tática 02 do 8º BPM foi acionada para atender uma ocorrência de roubo de motocicleta. A guarnição intensificou as buscas pelo Bairro Monte Horebe, onde localizou o veículo na Rua das Palmeiras. A moto Honda Biz preta de placa OXY-5374 foi restituída ao seu proprietário mediante recibo. 

Foto_21052020_110551

À noite, em Parnaíba-PI, o 2º Batalhão da PMPI no desempenho do patrulhamento no Conjunto Dom Rufino, visualizou dois indivíduos que ao perceberem a aproximação da viatura empreenderam fuga, sendo necessário o acompanhamento tático. Os indivíduos foram interceptados após colidirem com um casal que trafegava em uma motocicleta na Rua Dom Pedro I. Com a dupla, foi encontrado um simulacro de pistola e joias, produto de roubo. Após consulta da placa da moto, foi verificada a restrição do veículo. 


Foto_21052020_110511

E no final da noite, na Av. Maranhão com a Rua Porto, o 1º BPM entrou em contato com a vítima do roubo de uma moto. Imediatamente, foram intensificadas as rondas, resultando na recuperação da moto Suzuki preta na Zona Sul de Teresina. Em seguida, foi devolvida ao seu proprietário, mediante recibo. 

Os indivíduos envolvidos nas ocorrências descritas acima foram encaminhados para a Central de Flagrantes. 

fonte http://www.pm.pi.gov.br