sábado, 30 de setembro de 2023

Mulher de 33 anos morre atingida por bala perdida na Zona Norte de Teresina

 Na manhã deste sábado (30/09), Teresina foi abalada por uma trágica notícia. Chirlene Campelo Jaques, uma mulher de 33 anos, perdeu a vida no Hospital de Urgência de Teresina após ser atingida por uma bala perdida. O acidente ocorreu na Rua Rio Grande do Norte, no bairro Pirajá, na zona norte da cidade.

FOTO: REPRODUÇÃO

De acordo com testemunhas, na noite da última sexta-feira (29/09), um homem estava sendo perseguido por dois criminosos na Rua Rio Grande do Norte. Na tentativa desesperada de fugir da perseguição, o homem usou Chirlene Campelo como escudo humano, resultando no disparo de uma arma de fogo que a atingiu no abdômen.


Chirlene Campelo foi prontamente levada ao Hospital de Urgência de Teresina, mas, infelizmente, não resistiu à gravidade do ferimento e veio a falecer na manhã seguinte nas dependências da unidade de saúde. O verdadeiro alvo da perseguição, que ainda não foi identificado, conseguiu escapar ileso.

fonte180graus.com

Fundação Wall Ferraz certifica alunos do curso de Marketing em Mídias Sociais na zona Sul de Teresina

 

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz (FWF) e em parceria com o Centro de Juventude Santa Cabrini, realizou nesta quarta feira (27), a certificação do curso de “Marketing em Mídias Sociais”, na Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina.

Os alunos aprenderam sobre a aplicação dos conceitos de Marketing Digital na comunicação direcionada para as mídias sociais. Durante o curso, os alunos criaram 3 empresas que contribuíram na aplicação dos conceitos práticos de marketing e de design.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, orienta que a Fundação Wall Ferraz disponibilize qualificação profissional e fomente o ingresso no mercado de trabalho, em todas as zonas de Teresina. “Estamos descentralizando e ampliando cada vez mais a grade de cursos da FWF, disponibilizando mais oportunidades para os teresinenses se capacitarem, trabalharem ou gerarem renda própria”, declarou o presidente da FWF, Maykon Silva.

Os alunos receberam material didático gratuitamente e foram acompanhados pela instrutora Juliana Alvarenga, durante todo o curso com aulas práticas e teóricas. “Esse curso é fundamental para quem deseja usar a força que o marketing tem para alavancar negócios. Durante o curso, foram abordados assuntos que ajudam quem pretende abrir seu próprio negócio”, relatou a instrutora do curso.

Os concludentes do curso de “Marketing em Mídias Sociais”, estão prontos para ingressar no mercado de trabalho ou empreender, gerando assim, sua própria renda.

Espaço Aberto para a Cidadania leva serviços para comunidades da zona Sul de Teresina

 

Dr. Pessoa participa da ação Espaços Abertos para Cidadania. Foto: Lucas Almeida

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, realizou durante a manhã deste sábado (30) a ação Espaços Abertos para a Cidadania no Centro Esportivo da Vila Paraíso, no bairro Promorar, na zona Sul da capital.

A ação levou serviços saúde, lazer, cultura e cidadania, ofertando cortes de cabelo, aferição de pressão, pintura e brincadeiras para as crianças, além de serviços jurídicos. E contou com a parceria do Instituto Acolher HDobal.

O prefeito Dr. Pessoa disse que seu objetivo é que cada vez mais a comunidade sinta de perto a presença do prefeito com ações importantes e necessárias para a população. Ele destacou que é um dos pontos do seu plano de governo, um trabalho integrado com a comunidade.

“Nosso objetivo é espalhar cidadania, cultura e lazer por toda a cidade. Consequentemente, o povo daqui e de outras regiões irão sentir cada vez mais a presença do prefeito nas comunidades. Estamos aqui prestando o compromisso que está lá no meu plano de governo, que é um trabalho integrado com as comunidades”, explicou Dr. Pessoa.

O Presidente da Fundação Monsenhor Chaves, o vereador Neto do Angelim, destacou que descentralizar ações é uma das missões dada pelo Dr. Pessoa e ressaltou que essa é a primeira ação, que segue durante os próximos finais de semana em vários locais da cidade.

“O prefeito nos deu essa missão de descentralizar a cultura de Teresina. Então, estamos levando a orquestra sânfonica, a banda 16 de agosto, tudo que diz cultura para a cidade de Teresina. Essa ação é apenas a primeira, vamos fazer uma em cada sábado. No outro final de semana vai acontecer na Vila Irmã Dulce, no seguinte no barro Angelim e encerramos na Santa Maria da Codipi”, detalhou o presidente.

Para Rita Maria, representante comunitária da Vila Paraíso, é uma satisfação para a comunidade receber esses atendimentos.

“Recebemos com muita satisfação, muita alegria. Isso é muito importante para nossas comunidades. Aqui são várias comunidades, todos estão aqui, presentes. Aqui é Vila Caíque, Vila Paraíso, Francisco Gerardo, e vários outros e todos necessitam desses serviços”, finalizou Rita.

Tribunal condena réu a 18 anos por estupro e assassinato da estudante Janaína Bezerra

 Thiago Mayson da Silva Barbosa recebeu uma sentença de 18 anos e 6 meses de prisão pelo estupro e assassinato da estudante de Jornalismo, Janaína Bezerra. Este terrível crime ocorreu em janeiro deste ano, nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina. O julgamento, que teve início na sexta-feira (29/09), se estendeu por aproximadamente 21 horas, encerrando apenas nas primeiras horas da manhã do sábado (30/09).

Mayson foi considerado culpado pelos crimes de vilipêndio de cadáver e fraude processual, sendo condenado a 18 anos e seis meses de prisão em regime fechado. Surpreendentemente, a defesa da vítima esperava uma pena de 70 anos, com base nas evidências apresentadas, e pretende apelar da decisão.

FOTO: REPRODUÇÃO

A advogada Florence Rosa, que atuou como assistente de acusação representando a família de Janaína durante o julgamento, anunciou a sentença. De acordo com ela, Mayson foi condenado por homicídio qualificado (usando meio cruel), estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. No entanto, os jurados rejeitaram a qualificadora de feminicídio, resultando em uma pena consideravelmente inferior ao esperado. Por esse motivo, a assistência de acusação planeja recorrer da decisão.

Essa sentença foi proferida após vários adiamentos, sendo o último em 1º de setembro, quando o ex-advogado do goleiro Bruno, Ércio Quaresma, assumiu a defesa de Mayson. Ele argumentou que havia assumido o caso pouco antes do julgamento e solicitou o adiamento da data previamente agendada.

O crime

O crime aconteceu no dia 28 de janeiro, quando a jovem de 22 anos participava da festa 'Calourada'. Ela foi encontrada por uma segurança do local, desmaiada e nos braços do principal suspeito pelo homicídio, Thiago Mayson Barbosa. Ambos foram encaminhados para o hospital, onde foi constatado a morte da estudante. A polícia foi acionada e Thiago, que também era aluno na universidade, preso. 

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Ele chegou a informar para a polícia que os dois tiveram sexo consensual, mas a jovem passou mal. Um laudo pericial preliminar, porém, apontou que Janaína teve o pescoço quebrado e tinha sinais de violência sexual por todo o corpo. 

fonte 180graus.com