sexta-feira, 21 de julho de 2023

Grave acidente entre 3 veículos deixa vários feridos na Avenida Poti Velho, zona Norte de Teresina

 O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e realizou o resgate das vítimas

Um grave acidente de trânsito, envolvendo três veículos, foi registrado na tarde desta sexta-feira (21), em um trecho da Avenida Poti, que liga os bairros Poti Velho à Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina, deixando ao menos cinco feridos. O portal apurou que um Etios, de cor branca, estaria em alta velocidade na via, teria perdido o controle e invadido a pista contrária, atingido uma Saveiro e um Gol, de cor vermelha, tombando logo após a colisão. 

À TV, o capitão Iratã, do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), informou que estava em rondas na região, quando recebeu a informação do sinistro. Chegando no local do acidente, a equipe acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o atendimento das vítimas, que foram encaminhadas ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). 

Além disso, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar a retirada dos feridos das ferragens.  "As primeiras informações no local foi que o veículo branco, Etios, estava trafegando em alta velocidade, perdeu o controle, invadiu a outra via, veio a colidir com uma Saveiro branca e finamente colidindo com um Gol Vermelho, que tinha três pessoas, um casal e um bebê. Na Saveiro só tinha o condutor e o Etios apenas o condutor, causador do acidente. Foi chamado o SAMU, veio 4 ambulâncias e o Corpo de Bombeiros para os primeiros socorros aos envolvidos no acidente", explicou.

  

Grave acidente entre veículos deixa feridos na Avenida Poti Velho, zona Norte de Teresina
Ana Paula Barreira/ Antena 10

   

Segundo o capitão, o condutor do Etios, que provocou o acidente, foi socorrido em estado grave e inconsciente. Na Saveiro estava apenas o condutor, que saiu ileso. A esposa do condutor do Gol foi socorrida sentindo dores pelo corpo. Já seu companheiro teve várias escoriações e fraturas. Ele ficou preso às ferragens e foi retirado pelos bombeiros. A criança, de 1 ano e 8 meses, aparentemente não sofreu lesões, mas também foi levada ao hospital. 

"A esposa do condutor do Gol vermelho ficou sentindo várias dores pelo corpo. O condutor do Gol está com várias escoriações no corpo, algumas fraturas, foi retirado pelo bombeiros das ferragens, perda total o Gol vermelho. E foram conduzidos ao HUT”, completa Iratã. 

O tenente Rivaldo, do Corpo de Bombeiros, informou à TV  que o Corpo de Bombeiros prestou auxílio em relação a liberação e da limpeza da pista. Segundo ele, o líquido que está no local, e que saiu dos veículos envolvidos no acidente, não é combustível e que não houve perigo de explosão no local.

Uma das testemunhas do acidente, Daniel Mourão, relatou à TV  que escutou pessoas comentando no local do acidente que o motorista que teria saído da pista teria ingerido bebida alcoólica antes do acidente. Ele explicou que estava passando no local no momento em que tudo aconteceu.

“Quando percebi o carro já estava subindo, me desesperei e fiquei com medo. Antes do carro voar ele sacou para fora do veículo. Um ficou muito machucado por conta da pancada e o outro ficou preso em meio às ferragens. Também havia uma criança de três anos [dentre os envolvidos no acidente] e o rapaz da Saveiro saiu ileso. Ele estava puro álcool, eu escutei falar aqui que ele brigou com a mulher, que queria a chave [do carro]. Que tomou muita cachaça em casa, se zangou e veio para cá”, disse à reportagem.

  

Grave acidente deixa feridos na Santa Maria da Codipi, em Teresina
Reprodução

   

Veja abaixo o vídeo:


Fonte: Portal A10+

Vereadores denunciam suposta 'rachadinha' na Câmara de São João da Serra

 MP-PI deu prazo de 15 dias para que eles apresentem informações ou provas da denúncia.

Os vereadores Herbert Torres Mendes, Marcelo Milanês Sousa, Renê Ribeiro Almeida e a vereadora Raphaela Inácio Bezerra, de São João da Serra-Pi, apresentaram ao Ministério Publico Estadual séria denúncia contra o presidente da Câmara de Vereadores daquele município.

Foto: Reprodução FacebookCâmara de Vereadores de São João da Serra.
Câmara de Vereadores de São João da Serra.

De acordo com a notícia de fato instaurada pela Promotoria de Justiça de Castelo do Piauí, publicada na edição desta sexta-feira (21/07), no diário oficial do MP-PI, os vereadores denunciaram suposta prática de “rachadinha” que aconteceria entre o presidente da Câmara e os servidores, apontando, dentre eles, a secretária da Câmara, sra. Francisca Werlene Lima de Sousa.

Apesar de não haver qualquer referência na publicação quanto à data e ao presidente da Câmara ao tempo da suposta prática denunciada, o Conecta Piauí obteve com exclusividade a informação de que o presidente à época era o vereador Carlos César Vireira Lima, que ocupou a presidência entre os anos de 2021 e 2022.

Foto: Reprodução FacebookCâmara de Vereadores de São João da Serra.
Câmara de Vereadores de São João da Serra.

Agora, o promotor Ricardo Lúcio Freire Trigueiro solicitou que no prazo de 15 dias corridos os representantes apresentem maiores informações ou provas mínimas da existência da prática de “rachadinhas” na Câmara de Vereadores de São João da Serra, para que este Órgão Ministerial possa nortear sua investigação.

Foto: Ministério Público do Estado do PiauíVereadores denunciam suposta “rachadinha” na Câmara de São João da Serra
Vereadores denunciam suposta “rachadinha” na Câmara de São João da Serra

Outro lado

O vereador Calos César Vieira Lima e a senhora . Francisca Werlene Lima de Sousa não foram encontrados para comentar o caso. O vereador Herbert Torres Mendes e a vereadora Raphaela Inácio Bezerra não quiseram comentar o caso.

fonteconectapiaui.com.br

Em Teresina, mulheres em situação de vulnerabilidade recebem assistência social por meio do Serviço Florescer

Mulheres em situação de vulnerabilidade recebem assistência (Foto: Ascom/SMPM)

O Serviço Florescer é um serviço da Prefeitura de Teresina, oferecido pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), que visa oferecer apoio psicossocial, jurídico e profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas que sofrem violência doméstica ou familiar. O serviço funciona desde 2017 e já atendeu mais de mil mulheres na capital piauiense.

O serviço, que já existe desde 2015, foi reestruturado na gestão do prefeito Dr Pessoa. Anteriormente, o espaço era destinado apenas para mães, e agora, funciona sem restrição para mulheres que estejam em situação de vulnerabilidade em Teresina. ” Após uma série de estudos e pesquisas, percebemos a necessidade de fazer o serviço ser voltado cada vez mais para mulher”, explica a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Karla Berger. “Por conta disso, após a reformulação na atual gestão, o serviço passou a funcionar de portas abertas para toda e qualquer mulher de Teresina em situação de vulnerabilidade”, ressalta a secretária.

Nas unidades do Serviço Florescer, distribuídas na Zona Sul, Sudeste, Norte e Zona Rural (Comunidade Salobro), os espaços contam com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogas, e educadoras sociais que realizam atendimentos individuais e coletivos, oficinas, palestras e encaminhamentos para a rede de proteção e garantia de direitos das mulheres. Além disso, o projeto oferece cursos de capacitação profissional em parceria com entidades públicas e privadas, visando promover a autonomia financeira e a inserção no mercado de trabalho das usuárias.

As crianças que possuem de um a dois anos e onze meses também podem ingressar no serviço. O Florescer, que funciona em quatro unidades em Teresina, possui vagas para 100 crianças em cada sede. Ao completarem três anos, as crianças são encaminhadas para as CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). “Foi um passo muito positivo no serviço, ele se tornou verdadeiramente mais acolhedor para a mulher teresinense que mora em comunidade, que vive vulnerabilidades econômicas, sociais, psicológicas e outras violências”, ressalta Nathalie Ciarlini, psicóloga da SMPM.

O trabalho desenvolvido no Florescer segue pilares de cidadania e dignidade à mulher de Teresina. Visando o empoderamento financeiro são ofertados cursos como manicure e pedicure, balconista de farmácias e atendimento. Todas as capacitações são realizadas em parceria com a Fundação Wall Ferraz, entre outros.

“São oportunidades que essas mulheres nunca tiveram para além do lar. Elas se empoderam, se enxergam como capazes. É o benefício da qualificação: atribuir poder para elas”, conta Maria Lourdes, a Malu, coordenadora do Florescer Sudeste.

Benildes Machado, uma das mulheres atendidas pelo serviço, reforça o que foi dito pela coordenadora. A dona de casa, que não tem emprego fixo e possui um filho atendido pelo Florescer, se formou como manicure profissional e pretende ter um empreendimento para sua liberdade financeira. “Abracei o curso como todas as amigas atendidas. Olha, é empoderador saber que podemos exercer um trabalho feito com as nossas mãos. Dignifica-me”, conta a mulher.

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta
das 07:30 às 17:00 horas

Unidades:

Florescer Norte
Rua Antonio Pedro, 629 – Matadouro

Florescer Sudeste
Rua Santa Luzia, S/N – Alto da Ressurreição

Florescer Zona Rural
Povoado Salobro

Florescer Sul
Rua Mucuripe, S/N, Vila Santa Rita – Promorar

fonte pmt.pi.gov.br

Mais de 200 mil procedimentos de saúde bucal foram realizados de janeiro a junho em Teresina

 

Equipes de Saúde Bucal atendendo a população (Foto: Ascom/FMS)

As unidades de saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizaram, de janeiro a junho de 2023, 42.039 consultas odontológicas agendadas, foram 2.284 de urgência, 831 orientações em saúde bucal. Ao todo foram realizados 232.922 procedimentos odontológicos, como por exemplo raspagens, restaurações, polimentos, adaptação de próteses dentárias, aplicação de flúor, profilaxias.
“São diversos os procedimentos que realizamos na rede de saúde bucal. Além de todos aqueles padrões que já realizamos, fazemos também orientações de higiene bucal, tratamento endodôntico, remoção de dente retido, tratamento cirúrgico periodontal, colocação de prótese, conserto de prótese, colocação de placa de mordida, dentre muitos outros”, explica a gerente de Saúde Bucal da FMS, Kaline Brandão.
A política de saúde bucal, no país, conta com mais de 86 milhões de pessoas cadastradas e assistidas pela Atenção Primária à Saúde. Em Teresina, são 243 Equipes de Saúde Bucal atendendo a população. A ampliação das ações em saúde bucal é de suma importância para oferecer atenção odontológica individual e coletiva de maneira integral para a população.

fonte pmt.pi.gov.br

Câmara de Teresina decreta ponto facultativo em jogos da seleção feminina

 Pela primeira vez na história, as atividades parlamentares e administrativas da Câmara Municipal serão suspensas nos dias em que a seleção brasileira feminina entrar em campo.

Enzo Samuel assina o decreto (Foto: Divulgação)


O Presidente da Câmara Municipal de Teresina, Vereador Enzo Samuel (PDT), assinou nesta quinta-feira (21) um decreto legislativo que estabelece ponto facultativo durante os jogos da seleção feminina na Copa do Mundo FIFA 2023. O objetivo é permitir que os servidores e funcionários do órgão possam acompanhar e torcer pelo Brasil durante a competição internacional de futebol feminino.

Pela primeira vez na história, as atividades parlamentares e administrativas da Câmara Municipal serão suspensas nos dias em que a seleção brasileira feminina entrar em campo. Essa medida valerá para todas as etapas da competição em que a equipe verde e amarela estiver jogando.

Enzo Samuel ressaltou a importância de valorizar e apoiar o esporte feminino, bem como a representatividade das atletas brasileiras na Copa do Mundo FIFA. Ele enfatizou que o futebol feminino tem ganhado cada vez mais destaque e reconhecimento no cenário esportivo mundial, e incentivar esse desenvolvimento também em nível local é essencial.

A iniciativa foi bem recebida pelos demais vereadores, que também enfatizaram a importância do apoio ao futebol feminino e ao esporte em geral.

fonte www.meionorte.com

Acusado de fazer delivery de drogas é preso durante blitz em Teresina

 A Diretoria de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública, realizou na noite de quinta-feira (20/07), blitzen nas Zonas Sul e Leste de Teresina. O objetivo da ação é reduzir os números de acidentes e a criminalidade nessas regiões. 

FOTO: REPRODUÇÃO

Ao todo foram apreendidos três aparelhos celulares com restrição de furto e roubo, uma pessoa foi presa por tráfico de drogas e uma com mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico e roubo. 

De acordo com o diretor de Operações de trânsito da SSP/PI, Fernando Aragão, o homem preso durante a blitzen realizava delivery de entorpecentes. “No momento da prisão ele estava com uma quantidade de drogas, além de uma quantia em dinheiro, as pessoas faziam o pedido e ele fazia a entrega. Vamos continuar trabalhando em todas as zonas da capital e também em municípios do interior do estado”, pontuou o gerente.  

FOTO: REPRODUÇÃO

Os presos e todo o material apreendido foram encaminhados para a Central de Flagrantes para a realização dos procedimentos cabíveis.

FOTO: REPRODUÇÃO
FOTO: REPRODUÇÃO
FOTO: REPRODUÇÃO


fonte 180graus.com