terça-feira, 11 de abril de 2017

Guia Piauí Destinos será lançado em Oeiras nesta quarta (12)

Guia Piauí Destinos será lançado em Oeiras nesta quarta (12)

Publicação e aplicativo para celular serão levados à primeira capital do Piauí durante eventos da Semana Santa.


O guia e o aplicativo para dispositivos móveis Piaui Destinos serão lançados nesta quarta-feira (12), no Cine Teatro Oeiras, às 12h. A iniciativa acontece durante o maior período de atração turística da primeira capital do estado, a Semana Santa. 
O projeto Piauí Destinos é composto por uma publicação que traz dezessete cidades, entre elas Oeiras, com seus potenciais turísticos e um aplicativo para dispositivos com sistemas Android ou IOs. Ambos contém informações sobre os principais municípios que recebem fluxo de visitantes internos e externos. A produção foi realizada pela Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado (CCom) e a distribuição ficou a cargo da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). 
A versão digitalizada do guia turístico pode ser acessado também pela internet no link: https://issuu.com/jornalismoccom/docs/guia_piau___destinos . A edição é trilíngue e foi divida em quatro grandes roteiros: Serras e Parques, Litoral, Cultura e Religiosidade e Capital. 

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

SeadPrev apresenta programa de Reeducação Financeira do Servidor

SeadPrev apresenta programa de Reeducação Financeira do Servidor

O programa atuará tanto no refinanciamento de dívidas quanto na parte da educação financeira.

Reunião sobre o Programa de Reeducação Financeira do Servidor (Foto:Jarbas Santana)


O secretário de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), Franzé Silva, se reuniu, nesta terça-feira (11), com representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica,  Bradesco, Bonsucesso  e  Banco Daycoval para apresentar o Programa de Reeducação Financeira do Servidor, que será lançado pelo órgão nos próximos dias. O programa atuará tanto no refinanciamento de dívidas quanto na parte da educação financeira. A ideia é melhorar a qualidade de vida do servidor.

A parceria com o Banco do Brasil e a Caixa já está acertada. Agora, o Governo do Estado decidiu abrir para que os bancos privados também participem das negociações, em uma decisão democrática de possibilitar ao servidor a decisão de escolher com qual agente financeiro quer negociar suas pendências financeiras, que incluem todos os boletos vencidos de operações bancárias, mensalidades escolares, contas de água, luz, telefone e financiamentos  em atraso.

Secretário Franzé Silva reunido com representantes de bancos e da Uespi( Foto: Jarbas Santana)


Franzé Silva adianta que serão montados dois locais de atendimento ao servidor durante o feirão de negociação de dívidas, sendo um para atender 
Reunião define últimos detalhes para lançamento de programa( Foto: Jarbas Santana)
exclusivamente os ativos e outro para atender os inativos e pensionistas.  "É um projeto audacioso, inovador e que vai ajudar o funcionalismo a quitar os débitos com juros menores e prazos elásticos", destaca o gestor.

Para viabilizar o projeto, a SeadPrev está contando com o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). O secretário já participou de duas reuniões com o presidente da entidade, Evandro Cosme, para acertar os detalhes do feirão. "O presidente da CDL está negociando diretamente com os comerciantes varejistas a adesão ao projeto e a definição de um patamar de desconto razoável para os débitos em atraso", adianta Franzé.

Ele destaca que, além de resgatar os débitos, os servidores terão a oportunidade de receber toda a orientação para equilibrar as contas e evitar endividamentos futuros.  A Uespi, com estudantes e professores dos cursos de Ciências Contábeis e Psicologia, prestará serviços individualizados e ajudará o servidor a fazer um planejamento de forma com que ele viva dentro do orçamento de acordo com a faixa salarial que recebe.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

TV ANTENA 10:Homem não aceita fim de relacionamento e tenta matar ex-mulher a facadas em Cocal

TV ANTENA 10:Homem não aceita fim de relacionamento e tenta matar ex-mulher a facadas em Cocal


Um caso de violência contra a mulher que aconteceu no município de Cocal, região Norte do Estado do Piauí, ganhou repercussão nacional ao ser exibida uma reportagem no final tarde desta terça-feira (11/04), no programa Cidade Alerta, da Rede Record, que tem como apresentador o conceituado jornalista Marcelo Rezende. O caso foi noticiado em primeira mão pelo Blog do Coveiro. CLIQUE AQUI E REVEJA 

Assista abaixo a matéria do repórter Hilder Monção: 

fonte http://coveirinho.blogspot.com.br

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE QUE PROFESSOR RIBINHA EXONERE IMEDIATAMENTE A PRIMEIRA DAMA DE CAMPO MAIOR

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE QUE PROFESSOR RIBINHA EXONERE IMEDIATAMENTE A PRIMEIRA DAMA DE CAMPO MAIOR

O Ministério Público Estadual do Piauí (MP-PI) pede ao prefeito de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho (PT), que exonere, DE FORMA IMEDIATA, do cargo de Secretária Municipal de Assistência Social a sua esposa, Nillzana Vieira Gomes. A recomendação foi feita no dia 06 de janeiro e publicada na edição terça-feira (11), do Diário Oficial dos Municípios do Estado.
No procedimento preparatório em que é feito o pedido, o promotor de Justiça de Campo Maior, Maurício Gomes de Sousa, aponta que a nomeação da primeira-dama do município para o cargo constitui prática de NEPOTISMO, que é vedada por súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) e viola a Constituição Federal.
O promotor argumenta ainda no texto, que a prática de nomear parentes, cônjuges ou companheiros para exercer cargos e funções na administração pública é um fato que pode levar ao atentado do princípio da legalidade, impessoalidade e moralidade dentro da administração pública da prefeitura de Campo Maior que possa gerar consequências quanto a atos de improbidade administrativa. Conforme publicado no Diário Oficial dos Municípios do Piauí pela prefeitura de Campo Maior,  Nilzana Vieira Gomes foi nomeada para o cargo no dia 09 de janeiro deste ano, por meio de um decreto do prefeito.


No procedimento, o Ministério Público destaca que a recomendação é um instrumento poderoso para conformação e adequação de condutas de agentes políticos e administradores públicos, consistindo numa espécie de notificação e alerta sinalizador da necessidade de que providências sejam tomadas, sob pena de consequências e adoção de outras medidas e expedientes.
____________________________
ALTO SALÁRIO
Além de ocupar um cargo público, que de acordo com o promotor, é imoral e indevido, Nilzana Gomes é também privilegiada com um super salário que chega ao montante 12,5 mil reais por mês. A informação é publica e está contida no Portal da Transparência da Prefeitura de Campo Maior.
 

VICE-PREFEITA E ATÉ VEREADORES ADOTAM A PRÁTICA DE NOMEAR PARENTES
Assim como o prefeito nomeou a esposa para uma importante secretaria, a médica Liége Cavalcante, vice-prefeita de Campo Maior, também indicou o filho para ocupar a pasta de Infraestrutura do município. A prática também se estendeu para o poder legislativo e os vereadores Edvaldo Lima (Esposa - Educação), Manim Pereira (Irmão - Saúde) e Luiz Lima (Filho - Planejamento) não ficaram para atrás e indicaram parentes para comandar o primeiro escalão do governo do Professor Ribinha.


fonte http://www.portaldeolho.com


Polícia deflagra operação e prende 16 pessoas por tráfico de drogas no sul do Piauí

Polícia deflagra operação e prende 16 pessoas por tráfico de drogas no sul do Piauí

A operação "Deja Vu" foi deflagrada depois de oito meses de investigações

O delegado geral, Riedel Batista, disse que os acusados já teriam passagens na polícia pelo mesmo crime. "Essa pessoas que foram presas na operação de hoje, todas já tinham passagens na polícia por tráfico de drogas. Elas pegavam os entorpecentes em Teresina e depois comercializava no interior", afirmou.
Riedel Batista - Foto: Wilson Nanaia
Riedel Batista - Foto: Wilson Nanaia
Ainda segundo o delegado os homens que foram presos serão encaminhados para a Penitenciária Vereda Grande e as mulheres para a Penitenciária Feminina de Teresina. 
Atualizada às 09:06
Até o momento 16 pessoas foram presas, sendo oito homens e oito mulheres envolvidos no crime de tráfico de drogas no Sul do Piauí. A Polícia Civil continua cumprindo os mandados de prisão e de busca e apreensão. 

Polícia Civil cumpre 20 mandados de prisão no sul do Estado por tráfico de drogas

A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta terça-feira (11/04) a operação "Deja Vu", que deverá cumprir 20 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão por tráfico de drogas. Os mandados  estão sendo cumpridos nas cidades de Guadalupe e Floriano.
De acordo com a Secretaria de Segurança, as investigações que culminaram na ação foram realizadas durante oito meses. Dez mulheres foram identificadas como suspeitas e estão sendo procuradas pela polícia.
Cerca de 60 policiais civis participam da operação. A ação acontece por meio das equipes policiais das Delegacias de Guadalupe, Ribeiro Gonçalves, Urucuí, Bertolinia, Amarante, Itaueira, Floriano, Oeiras, Canto Buriti, Colônia do Gurguéia, GPI, GPE e 25°DP de Teresina.

fonte www.portalaz.com.br

Polícia prende três pessoas com armas e drogas no Parque Universitário

Polícia prende três pessoas com armas e drogas no Parque Universitário

Com o trio foram encontrados três celulares que seriam arremessados para dentro da Casa de Custódia



Policiais militares do 5º BPM prenderam, no final da tarde desta terça-feira (11) três pessoas portando material que seria entregue para detentos de dentro da Casa de Custódia. Lucas de Sousa Nascimento, Luan Conceição Rodrigues e Valdinar da Cruz Carvalho Braga foram detidos no Parque Universitário, zona Leste de Teresina.
Com eles, a polícia apreendeu uma pequena quantidade de drogas, dinheiro trocado e um simulacro de arma de fogo, usado para cometer assaltos na região. Mas o que chamou mesmo atenção foi o fato de eles portarem também rádios de comunicação e três celulares embalados.
De acordo com a PM, os celulares seriam arremessados para dentro da Casa de Custódia, para os presos do Pavilhão U. Com o grupo, foi encontrada ainda uma motocicleta modelo Honda Biz vermelha de placa OEB-6401, roubada no último dia 19 de março em Campo Maior.
Os presos e o material apreendido foram encaminhados para a Central de Flagrantes, em Teresina.

fonte portal o dia

Magistrados querem que governo antecipe pagamento de crédito

Magistrados querem que governo antecipe pagamento de crédito


Membros da Associação dos Magistrados do Piauí (Amapi) estão reunidos com o governador Wellington Dias, no Palácio de Karnak, pedindo que seja alterado a forma de pagamento de um crédito que os magistrados têm direito. Os recursos são pagos a juízes e desembargadores por conta de uma ação ganha no Supremo Tribunal Federal (STF). 

No Piauí, cerca de 400 magistrados entre ativos e pensionistas e que trabalhavam até 2005, recebem o benefício.
O presidente da Amapi, Thiago Brandão de Almeida, disse que o crédito é relativo a um reajuste que o Congresso Nacional deu aos parlamentares na década de 80 e que não foi estendido aos magistrados.
Segundo ele, o STF, CNJ e o TJ-PI já reconheceram o crédito que está sendo pago, no entanto, os magistrados querem uma alteração para que o pagamento seja adiantado junto aos bancos
"A imensa maioria dos juízes do Brasil já recebeu o crédito, nós estamos recebendo mês a mês, mas queremos que o benefício seja adiantado junto aos bancos e que cada um dos magistrados possa receber uma vez, mesmo com os juros bancários", disse o presidente.
Participam da reunião os secretários Franzé Silva (Administração) e Antonio Neto (Planejamento).
Segundo a Amapi, o crédito é relativo a parcela autônoma de equivalência e o valor é diferenciado para cada magistrado. A tabela com os valores é reajustada mensalmente.

fonte cidadeverde..com


TJ/PI revoga decisão e autoriza TCE a julgar denúncia da subconcessão

TJ/PI revoga decisão e autoriza TCE a julgar denúncia da subconcessão


O desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Sebastião Ribeiro Martins, revogou nesta terça-feira (11) suas decisões e deu aval para o TCE (Tribunal de Contas do Estado) seguir com o andamento do processo da Agespisa. Veja a decisão

O TCE estava julgando a denúncia sobre a subconcessão da Agespisa quando uma liminar proibiu a análise do processo.
Em nova decisão monocrática, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, em juízo de retratação, acolheu o recurso do Tribunal de Contas do Piauí reconhecendo a legalidade dos atos de toda a administração pública.
"Não se trata de insegurança jurídica, sobretudo da aplicação do princípio da supremacia da constituição, que confere aos Tribunais de Contas o relevante papel de controle externo de toda a administração pública”, diz o desembargador na sentença.
O advogado José Pereira Liberato, que faz a defesa do TCE, informou ao Cidadeverde.com que a alegação foi de que a decisão anterior do TJ viola a competência constitucional do TCE.
“Proibir que o Tribunal de Contas julgue os atos administrativos dos gestores é ferir a sua competência de fiscalizar e analisar a aplicação dos recursos públicos”, ressaltou José Liberato. 

fonte cidadeverde.com


Governo do Estado levará água a assentamentos do MST

Governo do Estado levará água a assentamentos do MST

Abastecimento de água e regularização fundiária estão entre as principais reivindicações do movimento.

O abastecimento emergencial de água na região de Pio IX, por meio do envio de carros-pipa, foi um dos compromissos firmados pelo Governo do Estado, nessa segunda-feira (10), em audiência com uma comitiva do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Uma das localidades mais castigadas pela irregularidade das chuvas é o Assentamento Jaelson dos Santos, onde a situação é considerada crítica.












O secretário de Governo, Merlong Solano, que conduziu a reunião, afirmou que além de retomar o abastecimento por carros-pipa, o governador autorizou à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) aprofundar e equipar um poço tubular para dar uma solução definitiva à questão.

“Em abril do ano passado, recebemos uma extensa pauta de reivindicações e desde então estamos implementando um conjunto de ações solicitadas pelo MST, a exemplo da distribuição de kits de irrigação”, destaca Merlong.

A regularização fundiária é outra pauta considerada de grande importância pelo movimento, além da aquisição de terras para criação de novos assentamentos. De acordo com o coordenador nacional do MST no Piauí, João Luís Vieira, há cerca de 600 famílias, em vários municípios, à espera de terras para trabalhar.

Parceria

O líder do movimento sugeriu uma parceria entre o governo e o MST para enfrentar a crise. “Nós entendemos que a crise no Brasil é grande, e a do Piauí não é diferente, mas se nós dermos condições reais para que os agricultores familiares possam ficar na terra, e ensinarmos as técnicas, podemos baratear o custo do alimento e colocar alimentação saudável na mesa do trabalhador”, afirma João Luís Vieira.













A reunião contou ainda com a participação de representantes das secretarias de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Defesa Civil e Meio Ambiente (Semar), Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e Superintendência de Relações Sociais (Supres). 

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

Convite para Solenidade de Abertura do I COR/2017

Convite para Solenidade de Abertura do I COR/2017

O Comandante Geral da PMPI, juntamente com o Comandante de Policiamento Especializado (CPE) e o Comandante do Batalhão de Policiamento Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) convidam a todos para a solenidade de abertura do I Curso de Operações RONE – I COR/2017 da Polícia Militar do Piauí. O evento ocorrerá amanhã (12/04) às 9h no auditório do Quartel do Comando Geral, situado na Av. Higino Cunha n°1750, bairro Ilhotas.


Traje Militar: 3° A com gorro com pala ou boina 
Civis: Passeio


“RONE – Humildade e Perseverança”

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Missa Ecumênica pelos 10 anos do BPRE

Missa Ecumênica pelos 10 anos do BPRE

Resultado de imagem para foto batalhão bpre

O Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual – BPRE – convida a todos para participarem de missa ecumênica amanhã (12), as 7h30, em ação de graças ao aniversário de 10 anos da unidade. A missa será na Capela Militar de São Sebastião, que fica ao lado do Quartel do Comando Geral.

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Nutricionista espancada em assalto dentro da Ufpi tem alta de hospital

Nutricionista espancada em assalto dentro da Ufpi tem alta de hospital


A nutricionista e estudante do mestrado em Ciência dos Materiais, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Lindalva de Moura Rocha, 23 anos, teve alta na manhã de hoje (11) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A jovem foi espancanda e sofreu traumatismo craniano durante um assalto na última sexta-feira (7), quando assistia aulas do mestrado na UFPI. 
Segundo o HUT,  a jovem sofreu um traumatismo cranioencefálico leve, que não precisou de intervenção cirúrgica. Ela ficou internada até a manhã de hoje, quando os médicos consideraram que a jovem já podia deixar o hospital. 
O delegado Ademar Canabrava, titular do 12º Distrito Policial, informou que a polícia já realizou reconstituição no local do crime e está analisando imagens das câmeras de segurança da Universidade. 
"Infelizmente ainda não conseguimos identificar a placa da moto, mas estamos trabalhando dia e noite para identificar quem fez isso. Eles estavam em uma moto e ela correu quando percebeu que ia ser assaltada. Eles acompanharam e espancaram a jovem, bateram brutalmente até ela entregar um notebook e o celular", declarou o delegado. 
O assalto aconteceu durante o dia, quando a jovem voltava para casa, após assistir aulas na UFPI. A dupla suspeita estava em uma motocicleta e usou o cabo de uma arma de fogo para bater na nutricionista. 

fonte cidadeverde.com

THE: Sefaz nos bairros segue até o dia 20 no Dirceu Arcoverde

THE: Sefaz nos bairros segue até o dia 20 no Dirceu Arcoverde

Além do atendimento no estande, equipes de fiscais visitam empresas tirando dúvidas


O projeto Sefaz nos Bairros segue até o dia 20 de abril realizando atendimentos à população no bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina. O estande está montado na Praça Cultural do bairro.
Entre as ações oferecidas ao cidadão está o cadastro na Nota Piauiense, recebimento de denúncia sobre a não emissão de documentos fiscais, consultas ao IPVA, além da realização de jogos da Lotoshow, bem como orientações de como ser um dos seus revendedores.
Além do atendimento no estande, equipes de fiscais visitam empresas tirando dúvidas, por exemplo, sobre a emissão do documento fiscal "Já visitamos quase mil empresas da região, onde passamos diversas orientações que possibilitam os estabelecimentos corrigirem falhas", explica Gilberto Holanda, coordenador do projeto.
O Sefaz nos Bairros inicou em março na zona Leste de Teresina. O atendimento presencial aconteceu na praça da Igreja de Fátima.
Participam também do Sefaz nos Bairros o Procon; a Deccortec (Delegacia de Combate a Crimes Tributários) e as unidades de Fiscalização de Empresas (UNIFIS); de Atendimento (UNICAT) e de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (UNITRAN) da Sefaz.
Fonte: 180graus.com/Com informações da Ascom/Sefaz

PRF flagra carro a 206 km/h durante pré-operação 'Semana Santa' no PI

PRF flagra carro a 206 km/h durante pré-operação 'Semana Santa' no PI

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) inicia nesta semana a 'Operação Semana Santa', que começa às 00h00min de quinta-feira (13/04) e termina às 23h59 do domingo (16/04).
Por haver uma intensa movimentação nos trechos de rodovias federais durante esse período, a PRF realiza a operação com o objetivo de reduzir acidentes, combater a criminalidade nas rodovias federais e aumentar a sensação de segurança dos usuários das BRs.
Como parte de uma pré-operação, em dois dias foram realizados fiscalização de radar de velocidade. No domingo (09) , foi realizada uma fiscalização de radar em Valença do Piauí e, em apenas 1h de operação, foram flagrados 13 veículos com excesso de velocidade.
Nesta segunda-feira (10) em Parnaíba, em 2h30min de operação do radar, foram flagrados 34 veículos com excesso de velocidade.
A PRF alerta que estará fazendo fiscalização com etilômetro, radar fotográfico, fiscalização de motocicleta, uso do capacete, uso de cinto de segurança, bem como combate ao tráfico de drogas, assalto em rodovias, roubo de cargas, etc.
- Imagens: Nucom/PRF-PIrad1.png
rad2.png
rad3.png
Fonte:180graus.com Com informações do Nucom/PRF-PI

Prefeita participa de audiência com Sec de Segurança e Comandante

Prefeita participa de audiência com Sec de Segurança e Comandante

prefeita de Altos, Patrícia Leal, participou de uma audiência na última segunda-feira (10/04) com o Sec. de Segurança do Estado, Capitão Fábio Abreu, e o Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Carlos Augusto. O encontro foi provocado pela gestora com o objetivo de conseguir reforço policial para o município, que tem sofrido com uma recente onda de violência.
Na ocasião, Patrícia estava acompanhada de vereadores da cidade, vice-prefeito Nerirrone Lacerda, do Deputado Federal Assis Carvalho e do Secretário de Administração e Finançasde Altos, Warton Lacerda.
Entre as reivindicações feitas aos chefes de segurança do estado, a gestora destacou que o reforço policial no município precisa acontecer de forma continuada, e não apenas em situações pontuais.
al.jpg
alt.jpg
altos.jpg
fonte 180graus.com

Bairro Nova Teresina ganha novo itinerário de linha de ônibus

Bairro Nova Teresina ganha novo itinerário de linha de ônibus


Os moradores do bairro Nova Teresina, na zona Norte da capital, contam agora com um novo itinerário do transporte público. Mais de 1km de via foi asfaltado para ligar os conjuntos Paulo de Tarso e Inglaterra, oferecendo mais conforto e segurança aos usuários dos coletivos urbanos.
"A avenida que liga essas duas localidades também foi duplicada e todo o percurso do ônibus foi asfaltado no bairro. A obra é mais uma ação da Prefeitura de Teresina visando a melhoria da mobilidade urbana. Ao todo, a obra representou um investimento de R$ 113 mil", declarou o coordenador de asfaltamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Daniel Pereira.
O coordenador acrescenta que a obra também vai oferecer mais conforto e segurança aos usuários do transporte público. "O asfaltamento de ruas e avenidas é um ganho direto para a mobilidade da cidade. As intervenções de pavimentação promovem a diminuição de congestionamentos, trazendo uma melhoria na qualidade de vida dos moradores", explica Daniel.
A moradora Adriana de Castro elenca as melhorias trazidas pelas obras. "Eu sou usuária do transporte público e agora tem uma parada de ônibus na porta da minha casa. É uma graça muito grande e todos nós estamos muito contentes. Além disso, eu também tenho um mercadinho e até as minhas vendas aumentaram, porque a avenida ficou mais movimentada", comemora.

fonte 180graus.com

Operação 'Deja Vu' cumpre 40 mandados de prisão e busca com policiais do município

Operação 'Deja Vu' cumpre 40 mandados de prisão e busca com policiais do município

A Polícia Civil do Piauí dando cumprimento a mandados de prisão, deteve 16 pessoas após deflagração da “Operação Deja Vu” na manhã desta terça-feira (11/04). A operação visa combater o tráfico de drogas.
Participam da ação, equipes policiais das Delegacias de Guadalupe, Ribeiro Gonçalves, Urucuí, Bertolinia, Amarante, Itaueira, Floriano, Oeiras, Canto Buriti, Colônia do Gurguéia, GPI, GPE e 25°DP de Teresina.
São 20 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão que estão sendo cumpridos nas cidades de Guadalupe e Floriano.
De acordo com a secretaria de Segurança, cerca de 60 policiais civis participam da operação. As investigações que culminaram na ação foram realizadas durante oito meses, sendo dez mulheres identificadas como alvos da polícia.

fonte 180graus.com

Prefeitura de Teresina ensina verbos inexistentes a alunos

Prefeitura de Teresina ensina verbos inexistentes a alunos

Orientações estão expressas em livros milionários comprados de MG; veja bonequinhos

“MONTEZUMAR OU FIRMINAR?”
- Orientações dadas a crianças das escolas da rede municipal de ensino da capital, extraídas dos livros adquiridos pela Prefeitura de Teresina do estado de Minas Gerais a preços milionários, sem licitação: “As pessoas inventam palavras. Invente verbos para algumas palavras que ainda não existem... buza, luze, tinga, mupa, lope, sude, ledi, tama, tume, zupa”.
- Prefeitura de Teresina, aquela que o prefeito diz estar em crise, pagou por isso aí só em um dos contratos o valor de R$ 6,3 milhões
- Nesse valor estão inclusos os bonequinhos Alfa e Beto (Veja abaixo!).
________________________

QUE EDUCAÇÃO QUE NADA...
SAÚDEM OS “BONEQUINHOS DE LUXO DO PREFEITO”!
Os livros adquiridos a preços milionários pela Prefeitura de Teresina estão ensinando os alunos da rede de escolas públicas municipais a aprenderem palavras e inventarem verbos tomando por base o que, claro, não existe. É um caminho de aprendizagem que talvez nem Freud explique. Alguns professores se manifestaram dizendo que não seguem tais orientações.
Porque ao invés de haver a sugestão de palavras já existentes no vocabulário atual para que o alunado possa dizer quais verbos são correspondentes a elas, e em errando, aprenda errando, mas tendo em vista o que já é usado na comunicação terrena, nos livros de ouro do secretário de Educação Kléber Montezuma tais alunos vão ter que aprender primeiro o que não possui utilidade alguma. E o que é pior, depois desaprender, justamente no contexto histórico atual, onde o tempo fica mais precioso a cada dia que passa.
Onde estão os professores que não se rebelam contra isso? Onde estão os pais dos alunos? Porque a menos que tal aprendizado seja para dialogar com extraterrestres ou algo do tipo, ou até mesmo com os bonequinhos do instituto onde a PMT está adquirindo os livros através da inexigibilidade de licitação, não tem utilidade alguma esse método de ensino. Soa mais como perda de tempo. E só.
E se escrever na língua portuguesa já é difícil, imagina misturando o real com o surreal. Nada que a PMT possa montezumar mais ainda, tomando por base os neologismos sugeridos num trocadilho com o nome do secretário de Educação do município. Ou o termo certo seria firminar a coisa mais ainda?
_Como assim? 
(Foto da página de um dos livros com seus... 'ensinamentos')...
novosverbos.jpg
Nesta segunda-feira, o 180 publicou reportagem titulada “PMT deixa de lado os livros do MEC e torra milhões com o IAB” em que mostra que Prefeitura de Teresina ignorou livros ofertados de forma gratuita pelo Ministério da Educação e comprou por mais de R$ 6 milhões não só esses livros, mas bonequinhos do Instituto Alfa e Beto (IAB). Qual a utilidade? Não se sabe. Mas que são caros e eleva o preço milionário do contrato com o instituto de Minas Gerais eleva.
Para montezumar mais ainda a coisa ou firminar – como preferirem – existem atualmente no âmbito da Prefeitura de Teresina inúmeros alunos especiais que não têm pessoas capacitadas para lidar com eles da forma como merecem. Ondes está o dinheiro para contratar profissionais especializados? Não há explicações.
Na matéria desta segunda-feira, o 180 também informou a existência de uma criança hiperativa desamparada pelos profissionais da PMT, mas esse não é o único caso. Há outro em que a professora vem solicitando um profissional especializado, mas sem respostas. E há mais e mais. Montezuma não tem conseguido atender a esses alunos. Existem pais e professores reclamando. E muito.
Mas para continuar montezumando a situação, em janeiro, o contrato milionário – um deles somente, há mais – de R$ 6.060.628,00, foi acrescido em R$ 288.667,00, majorando o valor do acordo original para R$ 6.349.295,00. O aditivo foi assinado em 17 de janeiro de 2017. O contrato primeiro, em dezembro de 2016.
Firmino e Montezuma devem ser lembrados por essa geração de jovens como os homens públicos que tentaram ensinar verbos inexistentes na língua portuguesa, quem sabe até no plano extraterreno - ou não. E eles, se refletirem um pouco, não irão querer serem lembrados assim, porque sabem que o que se planta na mente de uma criança ou adolescente, fica para sempre.
_____
FOLCLORE E ANEDOTÁRIO
_E de quem foi a ideia de trazer a empresa de Minas Gerais através de inexigibilidade de licitação? ... Um?Abaixo, Kléber Montezuma e Firmino Filho, cujos nomes próprios, existentes, proporcionam a criação do verbo montezumar e firminar, para designar as ações questionáveis no âmbito da PMT.Eles correm o risco de serem lembrados pela próxima geração em situação vexatória e cômica...montezuma.png
O que dirá essa geração de jovens explicando para seus futuros filhos que estudaram em escolas da Prefeitura de Teresina, onde aprenderam primeiro o que não existia para depois desaprenderem e aprenderem o que existia? Dá até história para crianças dormirem e daquelas bem assustadoras, como a do Lobo Mau.
De todo modo, restam os bonequinhos para as crianças que, aparentemente, estão sendo marionetes na mão de um dos 'Homens de Firmino', enquanto um instituto se esbalda com dinheiro público da capital do Piauí.
Os nomes desses bonecos são Alfa e Beto – e queira a Deus não deixem os jovens analfabetos funcionais. Ambos estão sendo chamados de "Bonequinhos de Luxo do Prefeito", diante do valor milionário do pacote, que inclui os livros.
Vão montezumar ou firminar assim na “buza, luze, tinga, mupa, lope, sude, ledi, tama, tume, zupa”.
O Ministério Público até agora não se manifestou.
_ATÉ OS BONECOS PARECEM SURPRESOS...alfa....jpg
beto.jpg

fonte 180graus.com