Começam a vigorar novos valores das tarifas de bandeiras de táxi em THE
Já estão valendo os novos valores das bandeiras tarifárias dos táxis de Teresina. O decreto do prefeito Firmino Filho que garante 15% de reajuste ao valor cobrado pela categoria.
O decreto é do dia 05 de março e foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (19/03).
Os novos valores foram acertados em reunião ocorrida ainda no mês de fevereiro com representantes da Strans, SDU, Setut, Sinditaxi, Setrans, Sema, Sintetro, Sintrapi, entre outra entidades.
O último reajuste havia sido concedido em julho de 2012.
Vereador questiona:'Qual o mais inútil, pacote da Dilma ou a Força Nacional?'
O vereador Edson Melo (PSDB) parece que não está muito satisfeitos com o desenrolar das situações tanto no Brasil como no Piauí. Em postagem feita no Facebook nesta quinta-feira (19/03), fez um questionamento que rendeu vários comentários.
“O que seria mais inútil? O pacote ANTICORRUPÇÃO da Dilma ou a FORÇA NACIONAL em Teresina???”, perguntou.
Nos comentários não houve pena dos internautas. A presidente Dilma com seu pacote de corrupção (diga-se de passagem, já havia sido lançado por Lula há uma década) e a permanência de três meses da Força Nacional do Piauí levantaram uma discussão ferrenha na rede social.
Ministra Ideli Salvatti visita o Piauí e anuncia parcerias com o Estado
Ideli anunciou nova parceria com o governo do Piauí, segundo a Ministra além da entrega de novos equipamentos, os conselheiros serão capacitados.
A ministra Ideli Salvatti, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, esteve na tarde desta quinta-feira (19) no Piauí para a entrega de Kits para o Conselho Tutelar de Municípios do Piauí. O Kits foram adquiridos através da ementa parlamentar do senador Ciro Nogueira e Wellington Dias, na época também senador. Foram distribuídos 10 carros equipados, impressoras, bebedouros, ar condicionado para os Conselhos Tutelares.
Imagem: Letícia Gonzaga/GP1O conselho tutelar recebeu mais 10 carros
Em coletiva de imprensa, a ministra falou sobre o aumento e combate da pedofilia. “Nós dos direitos humanos, criamos um grupo de trabalho para combater esse tipo de crime. Nosso trabalho para investigar esse tipo de crime com nossas crianças, ainda é muito grande, mas estamos trabalhando nisso”, disse.
Ideli Salvatti completou que o maior número de denúncias de violência contra crianças, acontecem de vizinhos e professores. "A violência acontece no lar e é muito difícil fazer o trabalho dentro do lar. Então orientamos professores e vizinhos a denunciar", completou.
Ideli também falou sobre a nova lei que pune com prisão estabelecimentos que vendem bebida alcóolica para menores e sobre as ofensas virtuais a nordestinos. “A nova lei veio somar com nossos trabalhos. No Brasil é grande o número de jovens que tem acesso a esse tipo de bebida. A medida de punição do estabelecimento contribui com a lei. Quanto a violência virtual contra nordestinos, nós temos localizado junto com o Judiciário, o ministro Levandovisk e a OAB, e punindo estas pessoas”, completa.
Imagem: Letícia Gonzaga/GP1ministra Ideli Salvatti em coletiva de impressa
Ideli anunciou nova parceria com o governo do Piauí, segundo a Ministra além da entrega de novos equipamentos, os conselheiros serão capacitados. "Eu e o governador fechamos uma parceria para a capacitação destes conselheiros. Iremos mandar eles para uma escola de conselheiros. Depois da capacitação, o povo brasileiro poderá escolher o conselheiro para representar seu município", afirmou.
O Governador Wellington Dias completou que os conselheiros serão capacitados também para o combate do uso de drogas pelos jovens. “A escola de formação somará com os novos equipamentos. Queremos que os conselheiros avancem também no combate as drogas de uso dos adolescentes”, ressaltou.
Imagem: Letícia Gonzaga/GP1Governador em discurso
Em discurso, a conselheira e representante do conselho tutelar de Teresina, Ana Flávia, falou das dificuldades enfrentadas pelos profissionais. “Enfrentamos problemas todos os dias, de falta de banheiros, bebedouros e falta de equipamentos. Todos os dias sofremos com estruturas inadequadas de trabalho. Mas estamos conseguindo avançar, prova disso é estes kits que estamos recebendo. Só temos a agradecer,” finalizou.
Imagem: Letícia Gonzaga/GP1Conselheira tutelar, Ana Flávia em discurso
Imagem: Letícia Gonzaga/GP1Conselheiros Tutelares com carros recebidos
Imagem: Letícia Gonzaga/GP1A conselheira tutelar, Ana Flávia recebeu Kit referente a capital piauiense
Servidores da Eletrobras e Chesf paralisam as atividades
Em alerta pelo pagamento da PLR 2014, os trabalhadores não vão trabalhar a partir de 30 de março.
No dia 30 de março os trabalhadores da Eletrobras Distribuição e Chesf cruzarão os braços em ato de advertência pelo pagamento da PLR 2014. Eles alegam que a Holding tem dificultado as negociações da PLR além de querer mudar os cálculos de pagamento, mudança esta que não foi discutida com a categoria e que prejudicaria alguns trabalhadores.
“Esta paralisação é como uma mensagem de alerta aos diretores da Eletrobras que os trabalhadores querem o pagamento da PLR 2014 e que os trabalhadores estão dispostos a lutar por este direito histórico”, afirmou Francisco Ferreira, presidente do Sindicato dos Urbanitários.
A paralisação se dará em âmbito nacional e os trabalhadores que compõe o Sistema Eletrobras estarão mobilizados, através do Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, na mesma data em que a Holding divulgará seu balanço. Em Teresina eles se manifestaram em frente aos prédios das respectivas empresas, onde ficarão por todo o dia.
MPE entra na justiça para suspender aumento de passagem
Exigência é para que o valor da tarifa volte a ser R$ 2,10.
O aumento da tarifa de ônibus, que está custando R$ 2,50 desde o dia 1º de fevereiro, agora é uma questão judicial. O promotor Fernando Santos, titular da 44ª Promotoria de Justiça de Teresina, entrou com Ação Civil Pública contra a prefeitura e o Setut. A exigência é para que o valor da tarifa volte a ser R$ 2,10 e que sejam corrigidas todas as ilegalidades do processo de reajuste.
Foram realizadas várias audiências entre os usuários insatisfeitos dos transportes coletivos e os gestores do sistema.O promotor enviou uma recomendação para a prefeitura e o Setut, que não foi acatada. Segundo Fernando Santos, restou apenas a alternativa de entrar com a ação judicial.
Foto: Marcela Pachêco/ODIA
O promotor argumenta que o aumento da passagem no transporte coletivo está repleto de irregularidades e que a planilha elaborada pela Superintendência Municipal de Transportes, que serviria de base para o cálculo da tarifa, contém vários erros, inclusive matemáticos. "Vários valores estavam superfaturados. Também não estava correto o cálculo de passageiros, constando um número menor que o real, elemento fundamental para definir o valor final da passagem", disse Fernando Santos.
A Strans também não teria comprovado que os representantes dos usuários e dos operadores de transportes foram escolhidos por suas respectivas entidades ou categorias, em plenárias devidamente registradas em atas e publicadas no Diário Oficial do Município.
Em matéria publicada pelo Portal O DIA, uma das integrantes do conselho denuncia a suspeita de fraude. Samille Lima Alves - que consta como representante titular dos estudantes da Universidade Estadual do Piauí - afirma que desconhecia a sua participação como membro do Conselho.
Operação integrada cumpre oito mandados de prisão em Teresina
Conforme informações do secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, a ação resultou na prisão de 7 pessoas em flagrante. 10 pessoas foram detidas, mas parte delas já foram liberadas. A polícia também estourou nove bocas de fumo.
A operação contou com a participação de 30 viaturas e 177 policiais, sendo 66 deles do efetivo da Força Nacional. O secretário Fábio Abreu participou da ação e afirmou ao portal que a presença dele em operações será constante.
Abreu afirma, ainda, que a polícia está fazendo um levantamento em ponto de venda de drogas em outras regiões e que, em breve, novas operações serão deflagradas. “A intenção é de que haja operação também no interior do Estado”, disse o secretário.
Para facilitar nesse levantamento, a secretaria de Segurança vai abrir nos próximos dias um canal de denúncias, onde o denunciante será mantido em total sigilo.
“BOCA DOS FAMOSOS” ATENDIA 70 PESSOAS POR DIA
As investigações iniciais que culminaram na deflagração da Operação Integrada, foram realizadas por policiais do 5º Distrito Policial. De acordo com informações apuradas pelo portal, após várias denúncias de roubo e assalto na região do bairro São João, na zona Leste, policiais do distrito iniciaram um levantamento sobre as bocas de fumo da região.
A Boca dos Famosos, estourada hoje durante a operação, tinha mais de 60 clientes por dia. No final de semana, de acordo com o 5º Dp, esse número dobrava pra 120. Entre os presos da operação está um foragido da Casa de Custódia.
Policiais do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) estão concendendo neste momento entrevista coletiva no auditório da Secretaria de Segurança Pública sobre a operação deflagrada nas primeiras horas da manhã de hoje (19).
De acordo com a Polícia Civil, o professor preso na operação, ministrava aulas de informática no Colégio Estadual Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense, e levava seus próprios alunos para comprar drogas em um local próximo à Universidade Federal do Piauí (Ufpi).
Até agora, como saldo da ação, foram expedidos 18 madandos de busca e apreensão, 10 pessoas detidas, sendo que 6 continuam presas na Central de Flagrantes de Teresina.
Um professor universitário que ainda não teve a identidade revelada, foi preso durante a ação da polícia na zona Leste de Teresina. De acordo com informações colhidas pela reportagem do portal e confirmadas pela polícia civil, o professor usava de sua influência para comercializar drogas em uma faculdade particular da capital. O acusado foi preso em flagrante e encaminhado para Central de Flagrantes.
Dando continuidade a operação integrada, a polícia estourou uma boca de fumo no bairro São João, zona Leste de Teresina. De acordo com informações colhidas pela reportagem do portal, pelo menos mais três pessoas, além de um bebê de colo e uma criança de cinco anos. A boca de fumo seria conhecida como "Boca dos famosos", por ser um local frequentado por pessoas classe A e B de Teresina.
No local a polícia apreendeu um macacão com várias cédulas de dinheiro nos bolsos. Junto com os policiais, seguem o secretário de segurança Fábio Abreu, o Delegado Geral Riedel Batista, o delegado Menandro Pedro, e pouco mais de 100 homens das mais diversas corporações, entre eles, da Força Nacional.
Até o momento mais de oito pessoas já foram presas ao longo da operação. Entre os valores apreendidos a polícia encontrou até mesmo moeda estrangeira, entre elas, dólar.
Segundo informações confirmadas pela polícia civil, até o momento os policiais conseguiram cumprir seis mandatos de prisão. Todos os presos estão sendo encaminhados para a sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), na zona Sul da capital. Uma entrevista coletiva será dada por volta das 11h na sede da Delegaca Geral, no Centro de Teresina.
OPERAÇÃO INTEGRADA CUMPRE OITO MANDATOS DE PRISÃO EM TERESINA
Uma operação integrada da polícia civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional, deflagrada na manhã desta quinta-feira (19/03), visa o cumprimento de oito mandados de prisão contra traficantes, homicidas e assaltantes na zona Leste de Teresina. Até o momento uma pessoa foi presa em flagrante.
De acordo com o secretário de segurança, capitão Fábio Abreu, a operação integrada pretende dar cumprimento a oito mandatos de prisão, busca e apreensão, além do fechamento de acessos na capital.
A reportagem do portal apurou que um homem identificado como Gleidson Danrlei da Silva Freitas, de 19 anos, foi preso após ser flagrado com produto de roubo, como sons de carro e outros objetos. Em sua residência a polícia encontrou vários pássaros que estavam sendo mantidos presos de forma ilegal, além de dinheiro e drogas.
Diversas blitzes foram montadas em pontos estratégicos da zona Leste de Teresina.
A movimentação em frente a sede da PRF se deu por volta das 4h da manhã. A operação incluiu mais de 100 policiais das diversas corporações.
Delegacia de Crimes Virtuais de Teresina é extinta
Distritos Policiais serão responsáveis por investigarem crimes difamação, injúria e calúnia nas redes sociais
Mesmo diante da quantidade crescente de crimes em redes sociais, desde dezembro do ano passado o Estado não possui mais a Delegacia de Repressão aos Crimes de Alta Tecnologia de Teresina (Decart). Com o início da nova gestão da secretaria estadual de Segurança Pública, a especializada, criada pelo então secretário Robert Rios em 2012 e que funcionava no prédio da Delegacia Geral, foi extinta.
Portaria da Delegacia Geral instituiu desde janeiro desse ano a criação da Divisão de Crimes Tecnológicos, que funciona em consonância com o Grupo de Repressão ao Crimes Organizado (Greco). A divisão se limita a investigar apenas crimes vinculados ao crime organizado, com foco na apuração de fraudes bancárias e estelionato.
De acordo com a titular da Divisão, a delegada Cristiane Vasconcelos, diante da extinção, os crimes contra a honra serão apurados pelos Distritos Policiais. “Esse tipo de crimes que tem menor potencial ofensivo, não são mais atribuição da delegacia de crimes eletrônicos. Caso alguém sofra difamação, injúria, calúnia por meio de uma rede social ou aplicativo, deve procurar o DP mais próximo, munido de print’s que reforcem a denúncia”, orienta.
A delegada, que já titular da Decart, acredita que os distritos policias possuem estrutura competente para investigar os casos. “O aperfeiçoamento é algo constante e os DP’s vão se adaptar à essa realidade, que é nacional”, aposta Cristiane Vasconcelos.
24h após sair da concessionária, carro é roubado na zona Sudeste de Teresina
Dois homens armados roubaram um Novo Prisma LTZ, azul sky, na zona Sudeste de Teresina, enquanto o proprietário do veículo, José Santos, esperava os filhos na porta do colégio Potencial, por trás do Branco do Brasil da região. O fato aconteceu por volta das 11h20 da última quarta-feira (18/03).
“Nós estávamos com o carro há 24 horas. Recebemos ele na terça-feira (17) ao meio dia. E em menos de 24 horas fomos roubados”, conta Waldelia Santos, esposa de José Santos. Os acusados de roubarem o veículo são dois jovens, de acordo com o proprietário do carro.
A dupla teria surpreendido José Santos na porta da escola no momento em que ele esperava por seus filhos. “Eu tinha acabado de chegar na porta do Potencial quando eles abriram a porta. A princípio eu pensei até que eram os meninos (filhos) que estavam entrando no carro, mas quando eu percebi eles só falavam: ‘Desce do carro! Desce do carro! Bora! Bora’”, conta José.
Trinta minutos após o roubo, a dupla teria sacado cerca de R$ 900 em um caixa 24h de uma farmácia no Renascença, zona Sudeste de Teresina. “Eu não os conheço. Nunca vi. Mas, pelo horário do saque e localidade, acredito que eles moram por aquela região”, explica José.
Até o presente momento, a polícia não tem suspeitos e segue em diligência atrás dos acusados e do veículo roubado. Dentro do Novo Prisma estão cartões e a nota fiscal do veiculo, já que o mesmo, sequer, tem placa.
A família pede para aqueles que avistarem um Novo Prisma LTZ, azul sky, sem placa, sendo conduzido por pessoas em atitudes suspeita, entrar em contato o mais rápido possível com a polícia.
Mulheres são mais prudentes no trânsito, aponta relatório do Detran-PI
Nos dois primeiros meses de 2015 a companhia registrou 35 acidentes envolvendo mulheres. O número é menor em relação ao mesmo período de 2014, que teve 48
As estatísticas comprovam que as mulheres são mais prudentes do que os homens no trânsito. Em Teresina, 30,50% dos motoristas são do sexo feminino. E elas aparecem em menor número também no total de acidentes com morte. Em 2014, a Companhia Independente de Trânsito (CIPTran) registrou 1.155 acidentes com vítimas, onde 886 envolviam homens e 326 envolviam mulheres. Desse total, 49 homens e nove mulheres chegaram a falecer.
A diretora da Escola Piauiense de Trânsito, Jeovanna Moura, explica que os homens têm no carro uma idéia de poder, status e auto-afirmação e por isso acabam abusando da velocidade e também do uso de bebidas alcoólicas antes de pegar o volante, que são as principais causas dos acidentes. "A mulher é mais atenciosa, por exemplo, ao ler as placas de trânsito. Além disso, são mais respeitosas com o limite de velocidade. Detalhes que vêm fazendo que elas ganhem espaço em profissões que antes eram só deles, como motoristas instrutora de auto-escolar", comenta a diretora.
Nos dois primeiros meses de 2015 a companhia registrou 35 acidentes envolvendo mulheres, nenhum com vítima fatal. O número é menor em relação ao mesmo período de 2014, que teve 48 registros, também sem registro de vítima fatal. Para o coordenador das Operações de Fiscalização da CIPTran, tenente Lucenildo Oliveira, algumas posturas são importantes para prevenir ocorrências de novos acidentes, tais como a utilização dos itens de segurança, como capacete para os motociclistas e cinto de segurança para os passageiros de carros, tanto os que ficam na parte da frente, quanto atrás.
“Homens e mulheres precisam respeitar as regras do trânsito. Obedecer à velocidade da via, não usar telefone celular ao conduzir o veículo e respeitar todos no trânsito, porque este é um espaço de convivência, onde há pedestres, ciclistas, motociclistas, transporte de carga, coletivo, ou seja, todos nós, independente de estarmos ou não guiando veículos, temos diretos e deveres a cumprir”, pontua o tenente.
O tipo de acidente mais freqüente neste ano foi a colisão com 150 ocorrências nos acidentes com vítimas e 169 nos acidentes sem vítimas. O tipo de veículo com maior incidência nos acidentes com vítimas e sem vítimas é o automóvel com 130 e 287 registros respectivamente. Durante os dois primeiros meses foram registradas 175 vítimas feridas, destas 20% eram do sexo feminino.
Engenheiro seria contrário a aproximação entre o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), e o governador Wellington Dias (PT)
O engenheiro Augusto Basílio, que já foi secretário durante a gestão do ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB), está deixando o PSDB. Em entrevista ao portal, Augusto evitou polemizar a saída, que classificou como natural pelo fato de estar deixando já que deve se aposentar nos próximos anos.
Sobre declaração anterior dada a imprensa sobre está descontente com o PSDB, Basílio afirma que falou em um momento de emoção. “Eu não quero falar sobre isso. Falei em um momento de emoção, mas vou deixar o PSDB porque estou me aposentando e deixando a vida política. Isso é normal”, pontuou.
Basílio estaria insatisfeito com os rumos que o PSDB tem tomado na capital. O engenheiro seria contrário a aproximação entre o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), e o governador Wellington Dias (PT). Existe a possibilidade de uma aproximação política e Firmino estaria interessado no apoio do PT para a eleição de 2016.
Augusto Basílio é ex-secretário de Planejamento da prefeitura. Ele é considerado um dos principais militantes do partido na capital e a notícia da saída de Basílio surpreendeu alguns tucanos. Ele possui fortes ligações políticas com Sílvio Mendes.
O secretário dos Transportes (Setrans), Guilhermano Pires, esteve na manhã desta quarta-feira (19), em São Raimundo Nonato, realizando uma visita ao Aeroporto Internacional Serra da Capivara para apresentar à imprensa e também para a arqueóloga Niéde Guidon. O aeroporto já se encontra com suas obras finalizadas, restando apenas alguns reparos para que a pista seja homologada.
Construído na zona rural do município de São Raimundo Nonato, região Sudeste do Piauí e distante 525 quilômetros da capital, “o aeroporto irá garantir o mínimo de 5 milhões de turistas por ano na Serra da Capivara, que é um patrimônio da humanidade e nós estamos com um governo que deseja terminar essa obra”, explica Niéde Guidon.
Segundo o secretário Guilhermano Pires, o ideal é partir primeiro para a homologação da pista, pois em visita da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foram apontadas algumas falhas na pista e no entorno e, por isso, o aeroporto ainda não está em funcionamento. “Esses problemas já estão sendo regularizados mediante uma licitação em andamento na Setrans. Assim que as falhas forem corrigidas, nós solicitaremos uma nova visita da Anac para que a pista do aeroporto seja homologada”, diz o secretário.
Ainda de acordo com ele, a homologação deve ocorrer em torno de 30 a 60 dias. A casa de passageiros já se encontra praticamente finalizada, faltando ainda pequenos detalhes como o corrimão das escadas e esteira. O aeroporto, que tem formato de Capivara e já tem toda a parte estrutural pronta, hidráulica e elétrica, incluindo elevadores, revestimento no piso, forro, vidros, portas, lanchonete, equipamentos contra incêndios, entre outras áreas, será um dos maiores aeroportos regionais do Brasil e, segundo o secretário, “esse já é, com certeza, o aeroporto regional mais bonito do Brasil”.
É um comprometimento da Setrans em fazer o aeroporto funcionar devidamente e ela vai atuar tanto na questão burocrática em torno das homologações e também na questão física em relação aos pequeno reparos que devem ser feitos. “Nós estamos comprometidos a fazer esse aeroporto funcionar e entregar à sociedade, à Serra da Capivara, ao Sul do estado do Piauí para que ele cumpra a função de alavancar o turismo de toda a região do Piauí. Milhões de pessoas com um grande poder aquisitivo terão acesso à Serra da Capivara e isso trará um crescimento econômico para toda a região”, explica o secretário Guilhermano Pires.
Após se reunir na manhã da quarta-feira (18/03) com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, o juiz Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi (TJSP), juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça e Coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, apresentou o projeto 'Audiência de Custódia' a várias instituições do Estado.
Na reunião estiveram presentes representantes do Ministério Público (MPE-PI), da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Associação dos Magistrados do Piauí (Amapi), Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI), da Secretaria de Justiça, Secretaria de Segurança Pública e do Tribunal de Justiça do Piauí, que ouviram as colocações do magistrado do TJ-SP.
Ele explicou que o encontro era muito importante e que significa um avanço do Judiciário do Piauí. Destacou o caráter inovador de pensamento, voltado para a conciliação e disse que espera que o Piauí participe e implante o projeto 'Audiência de Custódia'.
"Estamos diante de um novo desafio e precisamos de um cronograma de trabalho e estrutura do Executivo. E este desafio cresce porque não temos esta cultura de mediação. O que queremos é apresentar a proposta para que o TJ-PI discuta como será a melhor forma de aplica-la. Além do mais, o projeto prevê a humanização do sistema", destaca Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi.
Na reunião com as instituições que serão parceiras do projeto e integrantes do grupo, foi elaborado um documento estruturando as ações no TJ-PI para a implantação do projeto. Uma Portaria conjunta entre TJ-PI e Corregedoria será publicada oficializando a criação do grupo que vai realizar as atividades no Judiciário do Estado.
Dentre os presentes, o juiz Titular da Vara de Execuções Penais de Teresina, Vidal de Freitas, que também é Coordenador Adjunto do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional do Piauí (GMF); os juízes auxiliares da Presidência Paulo Roberto e Melissa Pessoa; e o juiz auxiliar da Corregedoria, José Airton Medeiros.
O projeto “Projeto Audiência de Custódia” consiste na criação de uma estrutura multidisciplinar nos Tribunais de Justiça que receberá presos em flagrante para uma primeira análise sobre o cabimento e a necessidade de manutenção dessa prisão ou a imposição de medidas alternativas ao cárcere. A proposta prevê também a estruturação ou o fortalecimento de centrais de alternativas penais, centrais de monitoramento eletrônico, centrais de serviços e assistência social e câmaras de mediação penal. Essas centrais serão responsáveis por apresentar ao juiz opções ao encarceramento provisório.CNJ visita TJ-PI e apresenta projeto 'Audiência de Custódia' para parceiros
O governador Wellington Dias (PT) informou nesta quinta-feira (19) que seu pai, Joaquim Antônio Neto, 79 anos, continua internado e o quadro de saúde ainda é grave.
Segundo o governador, Joaquim de Félix, como seu pai é conhecido, passou por uma cirurgia para colocação de marcapasso. Após o procedimento, o paciente teve uma infecção pulmonar.
"Agora foi descoberto um problema nos rins e ele ainda está com infecção pulmonar. O quadro é grave, mas na tarde de hoje ele apresentou uma melhora", declarou.
O pai de Wellington Dias está na UTI do hospital Prontomed desde o último domingo (15). No dia 5 de março, na festa de aniversário do governador em uma entidade beneficente de Teresina, Joaquim de Félix passou mal e foi levado ao hospital São Marcos. O aposentado sofreu uma queda de pressão.
A história dos buracos que incomodam e infernizam o teresinense todos os dias
O trecho mais crítico da cidade é na BR-316. A rodovia federal corta pelo menos 15 quilômetros da zona urbana de Teresina. Foram encontrados 73 buracos
Olá, eu sou um buraco. Conto minha história porque o pessoal do portal decidiu conceder essa oportunidade. Um buraco não fala muito, mas tive a oportunidade de dizer parte do que penso. Decidi contar minha história porque buracos iguais a mim têm sido alvo de muita impaciência por parte dos teresinenses.
Moro na BR-316, zona urbana de Teresina, parte Sul, no quilômetro 9,5, precisamente no caminho que leva a capital do Piauí a mais da metade das cidades do estado e também a quase tudo quanto é canto do Brasil.
Eu e minha família (sim, família, pois não moro só) nos reproduzimos igual a coelho. Esta semana, nesse trecho, somos em onze. Praticamente todo dia aparece um membro novo da turma dos buracos.
A gente só ficando gordo e profundo. Sofremos de obesidade mórbida. E no caso dos buracos não há cirurgia de redução de estômago.
Não sei quantos parentes tenho na capital do Piauí. Pelo que ouço o povo que passa aqui perto falando: nossa família é muito grande. Dizem que há mais buracos que Silvas, Sousas e Carvalhos (famílias mais numerosas do Brasil) juntas.
Dizem que incomodamos diariamente milhares de pessoas. Não fazemos isso de propósito. Pelo que ouço o pessoal reclamar: a gente se multiplica igual a mato. Aliás, o povo da família do mato é nosso amigo. Eles ficam aqui pertinho da gente e também são acusados de incomodar pessoas, principalmente motoristas.
Buracos e mato se amam. Dizem que multiplicamos porque não combatem a gente e esquecem de praticar um negócio chamado manutenção.
Aqui, em frente ao lugar em que moro, tem duas paradas de ônibus, daqueles que não protegem ninguém. Vejo o povo ver buraco e muito sol na cabeça. Há poucos ônibus que passam aqui na BR-316 e o povo espera até por quase uma hora. Vejo os coletivos que circulam por cima de mim quase sempre lotados. É tanta gente que se eu tivesse coluna ela teria fraturado de tanto ônibus pinhado de gente.
E ainda tem um primo meu, gaiato, que teima em incomodar os pobres cidadãos que esperam na parada de ônibus. Ele é bem grandão e fica bem em frente à parada. Quando chove enche de água e o povo não pode passar ou é banhado de lama por motoristas que desviam do primo buraco. Até tem aparecido uns bichinhos dentro dele. Dizem que é um tal mosquito da dengue e que isso traz doenças.
Buraco não fica doente, mas dizem que deixa o povo doente de raiva e com pouca paciência. Será? Gostaria de saber sua opinião.
Nem tenho tempo de saber o que é esse negócio de dengue, pois toda hora é carro pequeno, é carro grande, é carreta, é moto, é ônibus, é veículo novo e veículo velho passando aqui por cima de mim ou bem de lado.
O povo cada vez mais transita devagarzinho. Parece que eles têm mais e mais respeito pela gente. Mas também ouço muitos xingamentos. Culpam um tal de Governo. Chamam os governantes (que fazem parte do Governo) de filhos de um nome com quatro letras e que começa com “p” e termina com “a”. Não sei o que é isso. Mas as mães dos governantes são muito famosas por aqui. Essa dona “p...a” tem um nome estranho, nunca a vi mas é sempre lembrada pelos motoristas. E quando falam ficam bem bravos. Parece não ser muito querida.
Dizem que o Governo é o responsável por nossa família ser tão numerosa e por a gente viver tanto tempo. Responsabilizam também o Governo em sermos tão gordos e profundos, tendo muita largura. Isso não é bullying?
Aqui perto tem até uns senhores que botam umas barraquinhas de venda de frutas. Eles são as maiores testemunhas que a gente não briga, que a gente não faz nada demais, somos só buracos que crescem.
A venda deles até aumentou um pouco, pois o povo, de tão devagar que anda, termina parando para comprar mais produtos. Parece, daqui da vizinhança, quem não gosta muito da gente é o povo da revendedora de caminhões e da transportadora. Os motoristas da transportadora nos xingam por crescermos tanto.
De vez em quando botam uns negócios por cima da nossa família. Chamam de tapa-buraco. Mas logo-logo a gente volta a aparecer. Parece até que é feito daquele negócio que chamam de sonrisal, que derrete com o primeiro sinal de água.
Somos teimosos e temos crescido, principalmente no período chuvoso. Mas é só cair alguns pingos que a gente volta a ficar gordão, mesmo tendo botado asfalto em cima de nossa família.
Não queria aparecer. Quase toda semana vem reportagem aqui e o povo fala um bocado. Fico até com vergonha de tanta gente achar que sou famoso.
Dessa vez não me entrevistaram, só me fotografaram. O povo pediu para eu contar minha história, em primeira pessoa mesmo, e relatos da minha família, inclusive para falar de meus primos. Quem sabe esse tal Governo não escuta o povo que tanto reclama?
Sou tímido, mas também não quero ficar calado. Sou um buraco e, mais cedo ou mais tarde, você topará de cara comigo aqui na BR-316 ou com alguém da minha família nessa Teresina de Deus e dos buracos.
Estou começando a acreditar que os xingamentos por existirmos só ajudam o tal Governo a nos beneficiar, pois não vejo muito a ser feito de concreto aqui perto.
Vida longa aos buracos de Teresina?
73 BURACOS ENTRE OS BALÕES DA CASA DE CUSTÓDIA E DO POSTO DA PRF
A história contada acima é a tentativa humorada, mas ao mesmo mais que séria, que justifica pedidos e apelos sobre a atual situação dos buracos que infernizam os cidadãos que transitam todos os dias pelas vias de Teresina.
Atualmente o trecho mais crítico da cidade é justamente o da BR-316 (em que o buraco da história acima faz a festa). A rodovia federal corta pelo menos 15 quilômetros da zona urbana de Teresina. Junto com a BR-343 são as duas principais entradas da capital do Piauí.
A título de comparação, além de contar a história do buraco, a reportagem do portal percorreu o trecho mais crítico e congestionado dessa rodovia federal em trecho urbano.
Andou-se nos 5,4 quilômetros entre o Balão da Casa de Custódia (no bairro Quilômetro Sete – em que a via deixa de ser triplicada) e o Balão do Posto da Polícia Rodoviária Federal (no bairro Distrito Industrial). Foi gasto um tempo considerável, com uma velocidade média de 34 quilômetros por hora, praticamente o limite mínimo para se transitar nesse trecho de rodovia (o que pode, inclusive, causar multa).
Em horários de pico demora-se até uma hora para percorrer esse pequeno trecho, pois, se já não bastassem os congestionamentos (por excesso de veículos) há os buracos, que impedem um maior fluxo. Se ocorrer um acidente, é certeza de que os motoristas passarão muito mais tempo sofrendo.
No trecho em questão foram encontrados 73 buracos, alguns muito grandes e que poderiam facilmente gerar acidentes e avarias em veículos. Em um deles (no quilômetro 9,5) cabe até uma moto dentro.
O trecho mais crítico encontra-se justamente nesse lugar, localizado em frente a uma revendedora de caminhões da Volkswagen e uma transportadora (de um lado) e o acesso ao Residencial Mário Covas (do outro lado). Somente nesse trecho (lugar em que “mora” o buraco da história) são quase 20 em menos de 300 metros. A velocidade máxima nesse trecho é de dez quilômetros por hora e são constantes os engarrafamentos no lugar.
ACIDENTES DIÁRIOS POR CONTA DA BURAQUEIRA. MAIS DE 80.000 PESSOAS PREJUDICADAS
Por conta da buraqueira no trecho urbano da BR-316 em Teresina todos os dias ocorrem acidentes.
Segundo dois policiais rodoviários federais que estavam de plantão no posto da PRF da BR-316 (bairro Distrito Industrial) quase todos os acidentes causados por buracos são colisões traseiras. Em frente ao posto há um buraco na rodovia.
“Um carro vai desviar de um buraco, freia rápido e o outro, que vem atrás, termina batendo”, revelou um dos policiais rodoviários de plantão. “Todo dia tem acidente. Diariamente temos de atender ocorrências nesse trecho. E olha que em muitos casos os donos se entendem lá mesmo e nem nos procura”, revelou o outro policial rodoviário de plantão.
Os patrulheiros rodoviários revelaram que em horário de pico há um fluxo médio de até 50 carros por minuto (no fluxo de entrada e saída de Teresina).
O trecho esburacado, além de ligar Teresina a municípios da região metropolitana, 70% dos municípios do Piauí e ainda a quase todos os estados do País, também é via quase que obrigatória de moradores de mais de 30 bairros, totalizando mais de 80.000 pessoas.
TRECHO DA BURAQUEIRA PERTENCE AO GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
O portal O Olho foi direto ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – em Teresina. Através de engenheiros esclareceu os motivos de haver tanta buraqueira.
Apesar da BR-316 ser uma rodovia federal, teoricamente seria de responsabilidade do DNIT sua conservação.
Mas desde 2012 a rodovia, através de convênio firmado com o então governador Wilson Martins, ficou sob responsabilidade de conservação a cargo do Governo do Estado do Piauí, que receberia recursos, em forma de compensação, para exercer esse tipo de atividade.
Além da BR-316 a BR-343 também passou por igual processo. O mesmo foi necessário para a alocação de recursos para a duplicação de trechos próximos a Teresina. As obras começaram no então Governo Zé Filho, mas foram paradas tão logo acabou a campanha eleitoral. Hoje o que restou do ensaio de duplicação é uma prova cabal de desperdício de recursos públicos.
O convênio mostrou-se um desastre. O Governo do Estado não fez o prometido em conservar o trecho da BR-316. E o DNIT leva a culpa.
As responsabilidades da conservação desse trecho são da Secretaria Estadual de Infraestrutura, que enviou comunicado que já está estudando a recuperação do trecho problemático. Mas não houve promessas de datas.
BURACOS TAMBÉM ESTÃO EM TODAS AS OUTRAS ZONAS DE TERESINA. TEM BURACO ATÉ EM FRENTE À SUPERINTENDÊNCIA DE TRÂNSITO
As famílias de buracos não incomodam apenas quem transita pela BR-316. O problema é quase endêmico em todas as zonas de Teresina.
Mesmo o asfalto urbano das ruas pavimentadas da capital do Piauí ser considerado de boa qualidade geralmente não aguenta a movimentação de veículos. Aliada à falta de manutenção e intempéries do período chuvoso o asfalto é deteriorado em pouco tempo.
Nem a sede da Superintendência de Trânsito de Teresina – Strans – se livra da buraqueira. No cruzamento da avenida Pedro Freitas com rua Benjamin Batista, no bairro Vermelha, há um grande buraco, ainda solitário, enfeitando a paisagem. Perto há outros três.
Marcas no asfalto mostram que buracos ali são comuns, mas foram recentemente tapados.
A Prefeitura de Teresina, responsável pela conservação das vias urbanas, tem aberto frentes de trabalho para tapar buracos. Um fato comprovado pela reportagem do portal é que há vários lugares da cidade em manutenção no asfalto e até recapeamento. Empresas contratadas pela Prefeitura da capital piauiense estão realizando tapa-buracos e melhorias.
Os serviços de recuperação de vias urbanas são de responsabilidade das SDUs – Superintendências de Desenvolvimento Urbano – Centro/Norte, Sul, Sudeste e Leste. Foi informado à reportagem que esse processo obedece a um cronograma e, assim como no caso do Governo do Estado, não há datas previstas para o fim da buraqueira em Teresina.