terça-feira, 28 de janeiro de 2020

SAÚDE Saúde define estratégias de prevenção ao coronavírus no estado

Nesta terça-feira (28), o Ministério da Saúde elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2.



O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reuniu-se, nesta terça-feira (28), com autoridades de saúde, vigilância e fiscalização para definir ações de instruções e cuidados diante da emergência por doença respiratória, causada por agente novo coronavírus.
Entre os pontos definidos na reunião estão capacitação dos profissionais da saúde da Atenção Básica e dos hospitais regionais e de referência; reunião com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria Geral do Estado (CGE) e setor de compras da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para iniciar um processo de dispensa de licitação para aquisição de equipamentos de prevenção em caráter de urgência e instalação de uma equipe de monitoramento, que se reunirá mensalmente para analisar o estado da doença.
De acordo com Florentino Neto, a Sesapi vai focar, no primeiro momento, já que não há registro de casos no Brasil, na capacitação das equipes de saúde para o diagnóstico de insuficiências respiratórias e no manejo dos pacientes que possam apresentar sintomas da doença.
“A Sesapi convocou essa reunião para discutirmos e estabelecer ações conjuntas com os demais órgãos com relação à doença respiratória grave, causada pelo coronavírus. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde estabeleceram uma situação de alerta, e nós aqui do Piauí fizemos esse grupo de trabalho, de onde tiramos encaminhamentos, que a gente possa ter uma ação de prevenção e sendo detectado casos, tenhamos como atuar prontamente”, afirmou o gestor.
O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesapi, Herlom Guimarães, disse como será realizado o monitoramento do coronavírus pelas unidades básicas de saúde. “A Vigilância Epidemiológica, junto à Atenção Básica, têm a preocupação primordial de qualificar seus profissionais, já que sabemos que a atenção primária é a porta de entrada desses pacientes. É bom sempre frisar à população, que entramos em nível de alerta da doença e é uma questão que muda a conduta do que temos que fazer, por isso o foco da Sesapi é em capacitar nossos profissionais, para que possam fazer um atendimento de eficiência”, ressalta Guimarães.
Para a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, os principais cuidados que o Brasil deve ter nesse momento é em relação ao período do Carnaval, já que o país receberá turistas vindo de vários locais do mundo. “Nós estamos vigilantes em todas as regiões, mas principalmente naquelas em que o fluxo de turistas, durante o período do Carnaval se intensifica, para que nossas equipes estejam prontas para qualquer atendimento, já que está quase que 100% confirmado, que a transmissão da doença é dada de pessoa para pessoa”, afirmou a especialista.
Classificação de risco
Nesta terça-feira (28), o Ministério da Saúde elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, que significa “perigo iminente” – até segunda-feira (27) o país estava em nível 1 de alerta. A mudança de patamar faz parte de um protocolo envolvendo a escala, que vai de 1 a 3 – o nível mais elevado só é ativado quando são confirmados casos transmitidos em solo nacional. Nível 1- alerta, Nível 2 – perigo iminente e Nível 3 – emergência em saúde publica.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou atrás e passou a classificar como “elevado” o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus. A organização esclareceu que, por um “erro de formulação”, havia apontado o risco como “moderado”.
O novo coronavírus, que já infectou 4564 mil pessoas em 14 países. O vírus é transmissível em seu período de incubação, ou seja, antes dos sintomas aparecerem. Nomeado oficialmente de 2019-nCoV, o novo coronavírus causa infecção respiratória aguda. Sintomas começam com uma febre, seguida de tosse seca e, depois de uma semana, leva à falta de ar. Ainda não há cura nem vacina.

fonte www.pi.gov.br

GOVERNO Governador inaugura obras e participa de reabertura de usina em Floriano

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta terça-feira (28), obras de mobilidade urbana na cidade de Floriano. O chefe do Executivo estadual também […]

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta terça-feira (28), obras de mobilidade urbana na cidade de Floriano. O chefe do Executivo estadual também participou da reabertura da unidade industrial de biocombustível da Unibras. A reabertura do complexo industrial traz grandes expetativas para a região. Estima-se que serão gerados 70 empregos diretos e mais de 300 indiretos, estimulando a economia local.

A indústria foi inaugurada em 2004, como a primeira de grande porte do país a operar com o uso da mamona como matéria-prima. No primeiro ano de instalação e produção, a usina chegou a enviar mais de 10 milhões e 600 mil litros de biodiesel produzidos no município para os postos da Petrobras. A empresa que assumiu a usina, a Unibras preferiu por utilizar a soja como matéria-prima para a produção de biodiesel, apesar da fábrica ter sido planejada para utilizar a mamona.

Wellington falou sobre a importância da reabertura da usina de biodiesel. “Esse é um momento histórico, a reabertura da antiga Brasil Ecodiesel, agora Unibras, produzindo agora biodiesel com óleo extraído da soja. Estamos aqui também implantando um programa novo, com a possibilidade do biodiesel do cártamo, uma oleaginosa que produz mais óleo do que a soja que pode ser cultivada em lugares com pouca chuva, ou seja, é a cara do Piauí. Esta é uma atividade que, certamente, vai dar bons resultados, gerar emprego e renda no Piauí”, destacou Dias.
O diretor da Unibras, José Wagner, afirmou que a indústria irá trazer desenvolvimento para a região, além de diminuir os custos de transporte de biodiesel para o Nordeste, já que será produzido aqui. “A Unibras veio com o objetivo de desmontar a indústria mas quando chegamos aqui vimos o potencial da região. Nossa indústria em Mato Grosso fornece 95% de biodiesel para o Nordeste do Brasil e a gente resolveu trazer o combustível aqui para mais perto. Então, o Piauí pode esperar um biodiesel bem mais barato porque não vai existir frete, além de gerar empregos”, ressaltou o gestor.
PavimentaçãoNa área de mobilidade urbana, foram entregues 38.675,00 m² de pavimentação asfáltica em diversas ruas do município de Floriano com investimentos de R$ 1.876.220,52, recursos de operação de crédito Finisa I e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI). O governador destacou que, mesmo diante da escassez de recursos, as obras continuam em todo o Piauí. “Coisas boas estão acontecendo no Piauí e, em Floriano, no bairro Catumbi, entregamos 15 quilômetros já prontos e vamos prosseguir. O prefeito Joel (Rodrigues) apresentou um novo bom projeto nessa área de mobilidade, que vamos trabalhar agora no ano de 2020. Vamos concluir também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a obra da policlínica”, acrescentou Wellington.
O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues falou sobre a importância das obras para a região. “Recebemos essas melhorias e obras com o sentimento de alegria. O governador tem sido um grande parceiro da cidade. São ações de grande importância que melhoram a qualidade de vida das pessoas, o trânsito no nosso município e trazem desenvolvimento local”, destacou o gestor.
AutorizaçõesO governador Wellington Dias também assinou a autorização para a Secretaria de Estado de Saúde tomar as medidas necessárias para a retomada das obras da Unidade de Pronto Atendimento de Floriano e promover o repasse do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal da Saúde de Floriano no valor de 600 mil reais destinados à conclusão da obra da Policlínica de Floriano.
Foi autorizado ainda à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico tomar as medidas necessárias para elaboração de projeto e orçamento para ligação da base da Unibras em Floriano para rodovia no trecho que liga Floriano a Itaueira e recapeamento e sinalização da Unibras para o balão rodoviário de Floriano.

fonte www.pi.gov.br

Prefeito empossa conselheiros dos direitos da criança e do adolescente



Renato Bezerra
Foram empossados nesta terça-feira (28) os 32 conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT). O prefeito da capital, Firmino Filho, falou sobre a importância e o dever da entidade para a garantia do bem estar dos jovens.
“Reafirmamos uma fé inabalável em um futuro melhor. Não podemos desistir do Brasil, dos nossos sonhos e do que acreditamos. Por tudo isso, não podemos desistir da nossa criançada, que vai ter um futuro melhor do que o presente que a gente tem”, afirmou.
Para o secretário de municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integras (Semcaspi), Samuel Silveira, o CMDCAT é um órgão chave para a proposição de políticas públicas que garantam a cidadania de crianças e adolescentes.

“Nós temos sempre de carregar a bandeira da proteção integral à criança e adolescente, seja por entidades públicas, privadas ou sem fins lucrativos. A união de todos esses entes é que faz crescer e fortalecer uma política pública que proteja nossos jovens. O conselho tem um papel fundamental dentro desse contexto, mediando, estudando e propondo ideias que garantam uma vida melhor para nossas crianças e adolescentes”, afirmou Samuel Silveira.
Segundo a gerente de Direitos Humanos da Semcaspi, Daguimar Barbosa, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina é um órgão responsável pelas políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem estar social da criança e do adolescente no município. Sua administração está ligada à Semcaspi.
“O conselho propõe, delibera e controla as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Também faz o registro de entidades que atuam com esse público e acompanha se os projetos e programas que estão sendo realizados atendem aos requisitos da legislação. Além disso, é de responsabilidade do órgão gerenciar e estabelecer os critérios de utilização de recursos dos fundos de direitos da criança e do adolescente do município”, disse.
Durante a solenidade desta terça-feira tomaram posse 16 representantes titulares e suplentes das Organizações da Sociedade Civil e 16 do Poder Público Municipal, com mandato até 2022.

fonte pmt.pi.gov.br

Strans adquire quatro novos veículos para o transporte eficiente



Ascom/Strans
A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), adquiriu quatro novos veículos para o Transporte Eficiente, que são usados para atender as pessoas com dificuldade de mobilidade.
Os veículos estão sendo vistoriados e passando por adaptações para, em breve, iniciar a operação. Teresina já contava com 13 carros e com essa aquisição dos novos vai disponibilizar 17 veículos para este serviço.
Para adquirir os quatro veículos, o investimento foi de R$ 1, 4 milhão, sendo R$ 851.390 de recursos da Prefeitura de Teresina e o restante de emendas parlamentares.
Mais de duas mil pessoas com deficiência são cadastradas no Transporte Eficiente e são atendidas em toda a cidade, nos horários das 5h às 23h, de segunda a sexta-feira e aos finais de semana.
Por dia, são agendados cerca de 160 atendimentos, em período normal, e nas férias escolares são cerca de 130 solicitações dos usuários. Os agendamentos devem ser feitos através do telefone 0800 086 3122, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Para uso do transporte eficiente em finais de semana e feriados é necessário solicitar por meio de ofício.
A gerente do Transporte Eficiente, Cintia Machado, destaca que esse serviço essencial é bem planejado para atender os usuários. “Com mais veículos vamos poder atender melhor a demanda dos deslocamentos das pessoas com dificuldade de mobilidade”, diz.
Ascom/Strans

fonte pmt.pi.gov.br

PGJ preside a primeira reunião ordinária de 2020 do Colégio de Procuradores de Justiça

Pessoas sentadas

O Colégio de Procuradores de Justiça realizou nesta segunda-feira (27) a primeira reunião ordinária deste ano. Na pauta de discussão, os integrantes do órgão da administração superior do Ministério Público do Piauí (MPPI) apreciaram a letra vencedora do concurso interno promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), para a escolha do hino oficial da instituição. O resultado foi comunicado aos vencedores em dezembro do ano passado. Os servidores Shaianna da Costa Araújo e Thiago Pereira E Silva, ambos da Coordenadoria de Comunicação Social, são os autores da letra que recebeu as maiores notas durante a avaliação da comissão julgadora do concurso.

Pessoas sentadas

A relatoria foi feita pela procuradora de Justiça Catarina Gadêlha, atual secretária do Colégio. Os demais procuradores presentes à reunião elogiaram a composição e enfatizaram que a sessão do órgão representa um marco na história do Ministério Público do Piauí. A apresentação oficial ao público deve ocorrer em maio, por ocasião das comemorações alusivas ao dia estadual do Ministério Público do Piauí, que será celebrado no dia 27.

Pessoas sentadas

Ainda durante a reunião, a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, entregou aos membros do Colégio a material informativo com os projetos do Plano Geral de Atuação Finalística 2020|2021. O lançamento do PGA aconteceu no último dia 20. O PGA foi elaborado de forma participativa e democrática, com consulta à sociedade e realização de oficinas entre os integrantes do Ministério Público do Estado do Piauí. O documento é um instrumento de planejamento que reúne onze projetos voltados para o atendimento a demandas prioritárias da sociedade, em diversas áreas de atuação ministerial, como saúde, meio ambiente, defesa do consumidor, segurança pública, cidadania, infância e juventude, defesa da mulher, patrimônio público e atendimento aos cidadãos.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Polícia Engavetamento entre veículos deixa uma pessoa ferida na BR-316

De acordo com informações da PRF, o acidente aconteceu por volta das 8h20 da manhã envolvendo um carro de passeio, um ônibus e dois caminhões.

Na manhã desta terça-feira (28) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um engavetamento envolvendo um carro de passeio, um ônibus e dois caminhões na BR 316 em Teresina.
  • Foto: Divulgação/PRFEngavetamento deixa uma pessoa ferida na BR-316 em TeresinaEngavetamento deixa uma pessoa ferida na BR-316 em Teresina
De acordo com informações da PRF, o acidente aconteceu por volta das 8h20 da manhã envolvendo um carro de passeio modelo VW/GOL, um ônibus modelo Marcopolo, e um caminhão modelo M.Bens/L-1620 e outro modelo Volgo/VM 260.
  • Foto: Divulgação/PRFCaminhão envolvido no engavetamento na BR-316Caminhão envolvido no engavetamento na BR-316
Segundo a PRF, o condutor do caminhão modelo Volgo/VM 260, um homem de 49 anos que não teve o nome revelado, sofreu ferimentos leves. O acidente teria acontecido devido o condutor não respeitas a distância de segurança, colidindo na traseira do veículo M.Benz/L-1620, causando o engavetamento.

fonte www.viagora.com.br

Piauí Associação denuncia secretário Fábio Abreu ao Ministério Público

A representação foi protocolada no órgão ministerial, pela Associação dos Oficiais da Polícia Militar Piauí(AMEPI).

O secretário de Segurança Fábio Abreu foi denunciado ao Ministério Público do Piauí por descumprimento da Lei de Transparência e improbidade administrativa. 
Segundo a denúncia, o gestor teria firmado contratos irregulares para a locação de veículos e fornecimento de alimentação na Secretaria de Segurança Pública durante toda sua gestão de 2015 a 2020. A representação foi protocolada pela Associação dos Oficiais da Polícia Militar Piauí (AMEPI).
  • Foto: Divulgação/AMEPIRepresentação sendo protocolada no MPPI.Representação sendo protocolada no MPPI.
De acordo com a AMEPI, desde o mês de agosto de 2019, a associação buscava informações sobre os contratos de locação de veículos e  fornecimento de alimentos, mas o secretário teria se mantido inerte mesmo diante da imposição da lei. 
“ Fizemos uma representação ao Ministério Público do Piauí contra o secretário Fábio Abreu para pedir providências junto a secretaria em decorrência dos contratos de Locação de veículos e de Fornecimento de alimentação. Fizemos ofícios solicitando as cópias desses contratos. Com relação aos contratos de locação de veículos, há um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que revela irregularidades na licitação que deu origem a esse contrato, que foi o Pregão 001/2015, feito na PMPI", explica o Presidente da AMEPI, Major Diego Melo.
  • Foto: Hélio Alef/ViagoraSecretário Fábio AbreuSecretário Fábio Abreu
Segundo o representante da AMEPI, no Portal da Transparência não há informações detalhadas relacionadas a esses contratos. “ A falta dessas informações já aponta irregularidades graves. Por isso tudo, desejamos que o Ministério Público intervenha nessa situação” explica o Major Diego Melo. 
Conforme a associação, a Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011, tem o propósito de regulamentar o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e seus dispositivos são aplicáveis aos três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
O Presidente da Associação dos Oficias da Polícia Militar do Piauí  afirmou ainda que o caso será denunciado também ao Tribunal de Conta do Estado (TCE).

fonte www.viagora.com.br

PMPI realiza abordagens e apreende arma de fogo



Ontem (27), o Comando de Policiamento Metropolitano II e o 17º Batalhão realizaram uma barreira policial na rodovia PI-130, próximo a Nazária. E o 8º Batalhão realizou a Operação Start na área do 8º Batalhão, especificamente na Usina Santana. 

Durante a barreira ocorreram abordagens a pessoas e veículos, resultando na apreensão de uma arma de fogo de fabricação artesanal e na condução do indivíduo que a portava ilegalmente à Central de Flagrantes. 

Foto_28012020_100148
A Operação Start procedeu da mesma forma com abordagens a veículos a pessoas. 



























fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades
DCOM

Reunião entre a Polícia Militar do Piauí e a 10ª Região Militar



Na manhã de ontem (27), o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Lindomar Castilho, e o Tenente-Coronel Sampaio, Chefe da PM-4, receberam militares da 10ª Região Militar, que fica localizada em Fortaleza-CE, para abordarem temáticas relacionadas aos novos decretos e procedimentos referentes a armas de fogo.

Foto_28012020_120133
O Tenente-Coronel Belarmino, Adjunto do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SPFC) da 10ª Região Militar destacou que a reunião era para realização de uns ajustes, assim como sanar dúvidas e estabelecimento de procedimentos nos processos de aquisição de armas e registros para policiais militares e bombeiros militares. 




fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: Sgt F. Carvalho 


Crânio humano é encontrado em antigo prédio de delegacia

Foto: Reprodução Cidadesnanet
Um crânio humano foi encontrado no antigo prédio da Central de Flagrantes de Picos, no interior do Piauí. A ossada foi localizada após incêndio na semana passada que destruiu mais de 50 veículos. 
Não há informações de quem seria o crânio que estaria armazenado há anos no antigo prédio da delegacia porque na cidade não há instituto de criminalística.
Segundo o delegado Marcelo Leal, da gerência de Polícia Civil do Interior (GPI), todas as medidas cabíveis serão adotadas. 
"Já determinei que o crânio fosse recolhido, periciado no IML e inumado", disse o delegado.
O portal entrou em contato com a assessoria de comunicação da Delegacia Geral que se manifestou em nota na qual não confirma a veracidade do crânio. O posicionamento cita os veículos apreendidos e documentos antigos que também foram encontrados no antigo prédio da Central de Flagrantes.
Nota
A Delegacia Geral de Polícia Civil esclarece que os automóveis e motocicletas apreendidos na antiga Central de Flagrante não estavam sob responsabilidade direta da Instituição. Havia no local peças de arquivo inservível e segundas vias de documentos que não mais interessam à persecução penal. Quaisquer fatos que ensejem apuração administrativa serão comunicados imediatamente à Corregedoria Geral de Polícia Civil. 

fonte cidadeverde.com 

Conselho aprova aumento na tarifa de ônibus de R$ 4,22 inteira e R$ 1,40 estudantil



O Conselho Municipal de Transporte Coletivo de Teresina (CMTP) aprovou a proposta de reajuste da passagem inteira de ônibus em R$ 4,22 e R$ 1,40 para estudante. Os novos valores foram aprovados nesta terça-feira (28) e foram encaminhados para avaliação do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). 
O reajuste é de 9,59% sobre o valor vigente: atualmente, a inteira custa R$ 3,85 e a estudantil R$ 1,28. Por contrato, os reajuste devem ocorrer no mês de janeiro de cada ano, ou seja, o prefeito deve fixar os valores até a próxima sexta-feira (31). 
O superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Weldon Bandeira, relatou ao Cidadeverde.com que o prefeito poderá acatar ou não o valor proposto pelos conselheiros.  O estudo na reunião consta dados do custeio do transporte público, índices da inflação e metodologia dos cálculos da tarifa, segundo a Strans.
Passagem Inteira
De R$ 3,85  para R$ 4,22
Estudante
De R$ 1,28 para R$ 1,40. 
"Não é obrigatório o prefeito fixar em R$4,22. Ele pode colocar R$ 4,00 ou R$4,10 ou não dar aumento.  O preço é baseado nas contas de contratos. Com dados de 2019, eu deveria sair de R$ 4,02 de contrato para R$ 4,22. O valor de R$4,22 é o preço máximo para que não haja subsídio do município no sistema. No ano passado, o subsídio foi de R$ 8 milhões pra manter o preço congelado". 
No momento em que há o repasse desses valores para o prefeito, ele faz uma análise dos termos financeiros para saber até quanto poderá bancar o congelamento ou aumento da tarifa, ressalta o superintendente.   Assim que fixado os novos valores, o prefeito também determinará quando eles entrarão em vigência. 
O Conselho Municipal é composto por representantes da sociedade (usuários, moradores, estudantes), empresas operadoras, taxistas, mototaxistas, transporte alternativos e o poder público municipal. 
Weldon Bandeira ressalta que não é de interesse das empresas e da prefeitura aumentar a tarifa porque isso afugenta os usuários. "Precisamos encontrar um ponto de equilíbrio para manter o usuário e manter o sistema". 

fonte cidadeverde.com