domingo, 21 de agosto de 2022

Festival Quitanda da Semest comemorou com os teresinenses os 170 anos da capital

Prefeito Dr. Pessoa participou da Feira Quitanda promovida pela Semest Fotos: Rafael Sérgio / SEMCOM

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) realizou, no sábado (20), por meio da Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (Semest), o I Festival Quitanda Semest, em comemoração às festividades pelos 170 anos de Teresina. O evento contou com uma ampla programação e mais de 40 micro e pequenos empreendedores do segmento de gastronomia, artesanato e petshop.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esteve no evento prestigiando o empreendedorismo teresinense e parabenizou a iniciativa. “É uma das prioridades da nossa gestão dar oportunidade para que as pessoas possam empreender, terem seus negócios e com eles poderem sobreviver com dignidade. Esse tipo de feira é importante pois incentiva o comércio e torna as empresas conhecidas, além das muitas vendas que são feitas”, disse.

A secretária de Economia Solidária de Teresina, Socorro Bento, falou da importância de espaços como esse e também da felicidade em contar com parceiros que possibilitaram a realização desse evento para comemorar o aniversário de Teresina.

“Foi um festival pensado para toda a família teresinense. Algo alegre e divertido como o nosso povo, com a nossa arte e artistas. Como secretária, minha satisfação é imensa com o trabalho desenvolvido pela minha equipe, pelo acolhimento do prefeito, Dr. Pessoa, que fez questão de cumprimentar cada empreendedor e aos nossos parceiros municipais e particulares que nos permitiram realizar essa festa para Teresina”, destacou a secretária.

O festival teve início, às 10h da manhã, no Parque da Cidadania, com uma ação social voltada para os animais, em parceria com o curso de medicina veterinária da Uninassau e JPet Rações e protetores, instituições de apoio à causa animal. Cerca de uma tonelada de ração foi arrecadada e será doada para instituições de apoio à causa animal da cidade. A população também pôde consultar os seus pets de forma gratuita, vermífugar, e teve distribuição de brindes dos nossos parceiros.

Para o tutor de quatro cachorros, Edson Reis, o evento foi muito importante, pois a população poder consultar seus animais de estimação.

“Eu achei muito interessante essa ação, pois eu tenho quatro cachorros que, por conta da idade, sofrem de alguns problemas. Um está ficando cego, e outro fez exame para hanseníase. Fiz o atendimento, e graças a Deus está tudo bem” falou com alívio o tutor.

A Kenety Russo, tutora dos cachorros Cereja e Alfa, também destacou a importância dessa ação da PMT. “Essa ação tem que acontecer mais vezes. É um evento ótimo para os donos, tutores e bichinhos também”, falou

Além da área voltada para o segmento de pet shops, o Quitanda da Semest contou com espaço gastronômico, artesanato, praça de alimentação, The Voice com os grupos de convivência coordenados pela SEMCASPI, torneio de futebol, com os campeões Chinelas, atração infantil Bolim e Bolão, e atrações musicais: Giu Dias e Juliana Costa e Banda, que encerraram o festival por volta das 22h.

Essa programação contribuiu para a divulgação e venda dos empreendedores presentes. A empreendedora do ramo de drinks, Martha Gomes, aprovou a iniciativa.

“Eu já agradeço a oportunidade de ter vindo. Eu estou gostando de tudo e à Prefeitura de Teresina muito obrigada pelo convite e por estarmos participando. Isso é muito importante para os micro e pequenos empreendedores por estarem nos valorizando, isso é muito importante” destacou a empreendedora.

A empreendedora da marca La Donna, Verbena Maria, destacou a importância da secretaria de Economia Solidária para o desenvolvimento da capital.

“Olha, já sou cliente antiga da Semest, e gosto de tudo que ela faz, os eventos. Não é o primeiro que participo. E assim, é o espaço que a gente tem, essas feiras para mostrarem nosso trabalho e que são muito bem-vindas”, ressaltou.

Teresinense de nascimento, Edson Silva, parabenizou a Prefeitura e a Semest pelo evento. “Que incrível um evento como esse para nós, teresinenses. Uma programação diversa com tudo que temos direito e para todos os gostos. Parabéns à Prefeitura e a Secretaria pela organização e por nos propiciar um evento como esse, de forma gratuita e com o que há de melhor”, falou.

         


Denúncias de propaganda irregular no TRE já ultrapassam as da eleições de 2018

 Foto: Arquivo/Cidadeverde

O número de denúncias de propaganda irregular no início da campanha eleitoral já superou todo o quantitativo registrado nas eleições estaduais de 2018 no Piauí. 

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 157 processos já foram distribuídos no TJE-PI de janeiro a agosto deste ano. Em 2018, no total, foram 138 janeiro a dezembro. São 19 denúncias a mais do que as feitas em todo o ano de 2018. 

As principais denúncias realizadas neste ano estão relacionadas a abusos e condutas vedadas em relação à divulgação em veículos de comunicação, redes sociais e campanha na rua. Chamou atenção que apareceu em meio às irregularidades neste ano o uso indevido do impulsionamento de publicações nas redes sociais. 

O procurador Regional Eleitoral, Marco Túlio Lustosa Caminha, afirmou que as situações vedadas podem levar a impugnação dos candidatos, além de serem passíveis de aplicação de multas. 

Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde

“Sabemos que a propaganda eleitoral iniciou em 16 de agosto e estamos atentos às inúmeras possibilidades de propaganda eleitoral, bem como as inúmeras situações que não são permitidas”, destacou. 

O procurador adiantou que o MPE terá uma atenção prioritária para as redes sociais de candidatos, especialmente, na divulgação das chamadas “fake news” (informações falsas). Marco Túlio confirmou que reconhece a importância que as plataformas ganharam no pleito desde eleições de 2018 e classificou como grave a divulgação de inverdades. 

“Daremos uma atenção especial as redes sociais, pois sabemos que de um tempo para cá elas criaram uma importância para a campanha e também é onde ocorrem situações gravíssimas de informações falsas ou descontextualizadas, misturadas, com parte verdadeira e parte falsa, o que dá uma credibilidade a mentira, e isso é muito grave”, disse. 

fonte cidadeverde.com

PM terá batalhão rural para enfrentamento ao novo cangaço, anuncia comandante-geral

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com


A Polícia Militar do Piauí terá um batalhão para reforçar o policiamento nas divisas com outros estados e no enfrentamento ao chamado “novo cangaço”. A novidade foi anunciada pelo comandante-geral da PM, coronel Scheiwann Lopes, em entrevista ao Cidade Verde Notícias nesta sexta-feira (19). 

“O Batalhão Rodoviário de Trânsito e de Divisas será modificado. Estamos com companhias a mais e vamos remanejar para lançar o Batalhão de Policiamento Rural e de Divisas, para fazer frente nas fronteiras do Piauí com outros estados para ser a polícia de resposta a modalidade de assalto do novo cangaço", disse o militar. 

A previsão da PM é que o novo batalhão tenha uma companhia no Norte e duas no Sul do estado, uma no semiárido, entre Picos e Paulistana, e outra nos cerrados, na região de Bom Jesus. Além do interior, também será instalada uma sede da unidade militar na capital do estado.

Em Teresina, o batalhão será implantado próximo ao Rodoanel, considerado um dos pontos críticos em relação à criminalidade na cidade. "Já estamos fazendo patrulhamento com a RONE [Rondas Ostensivas de Natureza Especial] pois é o grande gargalo, porque faz a ligação do Torquato Neto com o Dirceu e a região do Soturno. Há assaltos em uma região e migram para outros", pontuou Scheiwann Lopes.

Apesar de não ter dado uma data para o início das atividades, o comandante da PM informou que policiais já estão recebendo treinamento para desempenhar as ações planejadas para o novo batalhão.

fonte cidadeverde.com

Urgente: casal morre após sofrer grave acidente de moto na Zona Leste de THE

 Um casal morreu em um acidente de trânsito registrado por volta das 7h deste domingo (21/08) na avenida Nicanor Barreto, saída do balão do bairro Vale do Gavião na Zona Leste de Teresina.

Informações repassadas por testemunhas apontam que os dois haviam saído de um bar e seguiam pela avenida quando o piloto perdeu o controle da direção e colidiu a moto, uma Honda Fan vermelha, em um poste de iluminação pública. Devido o forte impacto, o casal não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

FOTO:Casal colide moto com poste e morre no balão do Vale do Gavião em Teresina
Casal colide moto com poste e morre no balão do Vale do Gavião em Teresina

Até o momento apenas o homem foi identificado como Eloizo Gabriel Sousa Santos, 24 anos. Ainda não se sabe a dinâmica real do acidente. Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados, porém nada mais puderam fazer.

O local foi isolado para perícia e os corpos removidos para a sede do Instituto Médico Legal (IML).

fonte 180graus.com

THE: jovem sai do aniversário da mãe para atender chamado e é morto com tiro na cabeça

 Um jovem identificado como Vitor Emanuel Campelo, de 18 anos, mais conhecido como “Kaike”, foi assassinado com um disparo de arma de fogo na cabeça por volta das 17h deste domingo (21/08), na rua Sarapuí, Vila Irmã Dulce, Zona Sul de Teresina.

FOTO: RP50Suspeito tira jovem de aniversário da mãe e o leva para ser morto na Vila Irmã Dulce
Suspeito tira jovem de aniversário da mãe e o leva para ser morto na Vila Irmã Dulce

Em entrevista à equipe do RP50, o padrasto de Kaike revelou que o jovem estava comemorando o aniversário da mãe quando um suspeito foi ao local chamá-lo por três vezes. Na terceira, o rapaz decidiu atender o chamado, os dois saíram e poucos cerca de cem metros depois o crime aconteceu.

Guarnições do 17° Batalhão de Polícia Militar isolaram a cena. Peritos da Polícia Técnico Científica trabalham na área. O padrasto informou que não conhecia o suspeito que foi ao aniversário chamar Kaike. Não é possível afirmar se ele foi o responsável pelos disparos.

FOTO: RP50Arma encontrada cerca de 150 da cena do crime
Arma encontrada cerca de 150 da cena do crime

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP). Os removedores do Instituto Médico Legal farão farão a remoção do corpo.

fonte 180graus.com