quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Secretário fará intervenção militar após morte de garoto na zona Sul


Secretário fará intervenção militar após morte de garoto na zona Sul

PROMORAR: Robert Rios se reúne nesta quarta com o comandante da PM para designar novo interventor da região.

O secretário Estadual de Segurança, Robert Rios Magalhães, informou ao Cidadeverde.com nesta quarta-feira (19) que fará intervenção militar no bairro Promorar, zona Sul de Teresina, a partir desta quinta-feira (20). 


A decisão foi tomada após o registro da morte do menino de 6 anos de idade, Philipe Hatus de Lima Guerra, ter sido morto com uma bala perdida que atingiu seu peito. O caso foi registrado por volta das 22h de ontem. A criança foi socorrida, mas veio a óbito em hospital. 

“Hoje estarei conversando com o comandante da Polícia Militar do Estado para que ele defina um interventou para comandar as ações no Promorar. Peço a compreensão da população pelos constrangimentos e embaraços que serão feitos a partir de agora”, disse o secretário.


O gestor afirmou, ainda, que será montada uma Central de Flagrantes no bairro para evitar que policiais saiam do bairro para o registro de ocorrências. “Toda a força disponível será utilizada para combater a criminalidade na região”, prometeu Robert Rios.

O secretário criticou ainda a justiça brasileira por soltar presos. “O menor acusado dos tiros já tinha sido detido por acusação de homicídio e foi solto. Hoje, os marginais são presos 10, 20 vezes, mas conseguem soltura. O menor não fica 24 horas preso. De manha ele é detido e de tarde ele é solto”, disse. 

fonte cidadeverde.com

Mulher é atropelada na faixa de pedestres da ponte estaiada


Mulher é atropelada na faixa de pedestres da ponte estaiada

Acidente aconteceu no final da tarde desta quarta-feira. Vítima teve fratura exposta.

Por volta das 17h20 da tarde desta quarta-feira (19), uma mulher identificada Teresa Márcia dos Santos Soares Sousa, 41 anos, foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina (PI). Ela já tinha chegado ao canteiro central após sair da ponte estaiada quando foi atingida por um motoqueiro.

Cidadeverde.com

De acordo com o sargento Antonio Neto, do batalhão da Polícia Ambiental, a vítima atravessava a faixa de pedestres quando o primeiro carro parou. Atrás dele vinha uma moto Pop 100 vermelha de placa NIK-7638, conduzida por Elivan da Silva Ferreira. O motoqueiro não percebeu a presença de Teresa e a atropelou.

O motoqueiro permaneceu no local e prestou esclarecimentos para a polícia.

A vítima sofreu uma fratura exposta na perna esquerda. Populares chamaram o Samu e uma ambulância a levou ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

fonte cidadeverde.com

Pai de Philipe desabafa e declara: Perdoo os que mataram meu filho


Pai de Philipe desabafa e declara: Perdoo os que mataram meu filho

Pastor Robson Guerra disse que não buscará vingar a morte do filho Philipe Hatus, 6 anos, morto por uma bala perdida.

O pastor Robson Costa, pai do menino Philipe Hatus de Lima Guerra, assassinado na noite de ontem (18) no Promorar, declarou que perdoa os autores dos disparos que acertaram a criança.


"Estou em pleno uso das minhas faculdades mentais e digo que perdoo vocês, porque meu filho nunca, de maneira nenhuma, iria maltratar uma pessoa", disse Robson, bastante emocionado, em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira.

O pastor confirmou que Philipe estava na calçada de casa, com o irmão e outro rapaz - que seria alvo dos tiros - esperando a chegada de uma pizza que havia sido encomendada pela mãe.


Robson também fez um apelo ao secretário de Segurança Pública do Piauí, Robert Rios Magalhães. "Meu filho entra para as estatísticas, Robert Rios, por ter sido assassinado de forma brutal. Eu pergunto a Deus para que isso aconteceu. Será que é para mobilizar a sociedade quanto à violência aqui do Promorar e de toda a zona Sul? Será que é para Deus liberar o perdão para esse bairro?", completou o pastor.


O pai de Philipe Hatus acredita que a morte de seu filho irá modificar a sociedade. "Uma grande luta foi travada ontem. Não contra os atiradores, mas contra a criminalidade. Domingo faremos uma grande caminhada, com as mães que estão na mesma situação, que passaram por isso. Deus está no controle", finalizou.

Os dois acusados de terem matado o garoto já foram capturados. Um deles é menor de idade e já teria, segundo a polícia, cometido outros homicídios. O rapaz que seria alvo dos atiradores alega que já sofreu duas tentativas de assassinato, mas garante que está sendo confundido com outra pessoa, que é desafeto dos acusados.

fonte cidadeverde.com

Trem cargueiro descarrila próximo a ponte Wall Ferraz e para trânsito


Trem cargueiro descarrila próximo a ponte Wall Ferraz e para trânsito

O trecho está congestionado e a primeira informação é a de que a linha do metrô também está bloqueada.

Um trem cargueiro que transportava combustível descarrilou na manhã desta quarta-feira (19), nas proximidades da Ponte Wall Ferraz, zona Sul de Teresina. 

Evelin Santos/Cidadeverde.com


O descarrilamento ocorreu por volta das 9h30. É um trem cargueiro da Transnordestina que vinha de São Luis (MA) para Teresina. 



O trânsito ficou interrompido na região próximo a ponte. Funcionários da Transnordestina retiraram quatro vagões para desobstruir o trânsito, que em seguida foi liberado. Equipes da Strans estavam no local para fazer o deslocamento de rota.

Equipes estão no local para fazer a manutenção dos dormentes.


“Ontem eu vi o trilho se abrindo quando estava vindo um trem de São Luis e avisei o maquinista e ele diminuiu a velocidade e não aconteceu nada. Hoje, avisei novamente e houve tempo do maquinista parar”, disse o comerciante Valdinar Brito que mora na região há 20 anos. 

Moradores do local reclamam da falta de manutenção dos dormentes e da ameaça de acidentes já que residências ficam a 15 m da linha do trem. 







Fonte cidadeverde.com

Empresário some ao sair para abastecer carro na zona Leste


Empresário some ao sair para abastecer carro na zona Leste

A aposentada Francisca Andrade Pereira dos Santos procura o filho Willington Andrade Pereira, 35 anos, que desapareceu ao sair de casa para abastecer o carro, no último domingo (16). 

Willington é proprietário da empresa "O Especialista", que presta serviços voltados para alarme de automóveis e consertos. A residência dele está localizada na Vila Santa Bárbara, zona Leste de Teresina. 

"Meu filho não tinha motivos para desaparecer. Acreditamos que aconteceu alguma coisa com ele. Ele nunca fez isso, não tinha inimigos, não tinha envolvimento com a polícia, nada", declarou a aposentada ao Cidadeverde.com.

O carro que o empresário dirigia era um Ecosport de cor preta e placa NHZ-7135.
fonte cidadeverde.com

Matemática: inscrições para Olimpíada vão até o dia 23 de março


Matemática: inscrições para Olimpíada vão até o dia 23 de março

As inscrições para a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2014 já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 21 de março. A competição é aberta a todos os estudantes de instituições públicas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O Piauí sempre obtém bons resultados e se destaca nas provas.

A OBMEP é uma atividade do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada em 2005, tem como objetivos estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Hoje a OBMEP mobiliza mais de 19 milhões de alunos de cerca de 47 mil escolas (localizadas em 99,3% dos municípios brasileiros).

Para marcar os 10 anos da Olimpíada, foi lançado também o Portal da Matemática, composto de vídeo-aulas de aproximadamente 10 minutos e outros conteúdos interativos correspondentes aos tópicos da grade curricular das escolas brasileiras desde o 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O Portal é mais uma iniciativa do IMPA, conhecido por sua excelência na pesquisa e no ensino de pós-graduação (mestrado e doutorado), no sentido de democratizar e facilitar o acesso de todos (professores, alunos e familiares de alunos) a conteúdos de alta qualidade na área de matemática.

Clicando nos módulos, os usuários encontram “Vídeo-aulas”, “Exercícios” (interativos) e “Material” (apostilas em PDF com problemas e as respectivas soluções). Todos os conteúdos disponibilizados poderão ser baixados.


Sobre a OBMEP
Os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio fazem a prova do nível 3.

A OBMEP é realizada em duas fases: na 1ª fase, todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série) até o 3º ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras são incentivados a participar. A prova é composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e é realizada nas próprias escolas. Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1, 2 e 3 (com base em um gabarito enviado pela coordenação da OBMEP) e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação.

Assim, os 5% dos alunos de cada escola com melhor desempenho na 1ª fase se classificam para a 2ª fase. Nesta fase, que define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas, os alunos fazem uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. A prova da 2ª fase acontece em cerca de nove mil centros de aplicação espalhados pelo país e é corrigida por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da Olimpíada.

Os alunos premiados são divulgados no site da Olimpíada (www.obmep.org.br). Em 2014, serão 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze), além de 46.200 ganhadores de menções honrosas.

Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.

Os 6.500 medalhistas da OBMEP 2014 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr., que será realizado em 2015.

Além do PIC, destinado a alunos medalhistas que estejam no Ensino Fundamental e Ensino Médio, a OBMEP abrange uma série de outros programas, como o PICME (iniciação científica e mestrado em matemática para alunos que estejam cursando a graduação, independente do curso); o POTI (Programa Olímpico de Treinamento Intensivo); o PECI (Preparação Especial para Competições Internacionais); e os Clubes de Matemática.

Recentemente foi lançado um novo programa, o PROF (Programa Oficinas de Formação), direcionado aos professores. Os objetivos principais do PROF são estimular a utilização dos materiais disponibilizados pela OBMEP e mostrar como a Metodologia de Resolução de Problemas pode ser usada para tornar o ensino da matemática mais desafiador e atraente na sala de aula.

A propósito, é importante ressaltar que a OBMEP e seus programas correlacionados disponibilizam na internet material didático de excelente qualidade, que pode ser usado por alunos e professores de matemática de todo o país.

fonte cidadeverde.com

Idosa de 74 anos é encontrada morta em casa no Bela Vista II

Idosa de 74 anos é encontrada morta em casa no Bela Vista II

Corpo foi encontrado por vizinhos. Mulher estava desaparecida e vizinhos pularam o muro para verificar.

Uma idosa identificada como Maria Matutina de Carvalho, 74 anos, foi encontrada morta dentro da própria casa na tarde desta quarta (19). A residência fica localizada no bairro Bela Vista II, zona sul de Teresina. 

Helder Sousa/Cidadeverde.com

Vizinhos informaram que a mulher morava sozinha. "Ela passou dois a três dias sumida. Ficamos preocupados e então pedimos para que outro vizinho pulasse o muro da casa. Ao entrar, ele já sentiu o mau cheiro", conta Bernadete Freitas, dona de casa.
 
Policiais do 6º BPM, da Rone e da Delegacia de Homicídios foram acionados.


Os vizinhos afirmaram que a idosa sofria de doença cardíaca e acreditam que a causa da morte tenha sido infarto. 

Fotos: Cida Cardoso/Cidadeverde.com

O delegado Higgo Martins, que acompanha o caso, afirmou que nenhuma possibilidade deve ser descartada. "Fomos informados de que a senhora tomava remédios para controlar a pressão e para depressão. Então, a hipótese de suicídio também não pode ser descartada. Aparentemente, o corpo não apresenta sinais de violência. Porém, só o médico legista poderá revelar se foi um homicídio ou não", explica. 


fonte cidadeverde.com