domingo, 12 de fevereiro de 2017

Morre em Teresina o ex-vereador florianense Adeval Pereira

Morre em Teresina o ex-vereador florianense Adeval Pereira

Adeval Pereira da Silva(Imagem:Divulgação)

Faleceu na noite do último sábado (11), por volta das 21 horas, na cidade de Teresina, o Promotor de Justiça Adeval Pereira da Silva, que também já foi Vereador do Município de Floriano.

Segundo um dos familiares de Adeval Pereira, ele vinha há vários meses em tratamento médico por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorrido em 2016. Ainda no ano passado, sua recuperação era considerada bastante satisfatória mas houve um agravamento nas últimas semanas.

Adeval Pereira era irmão do Ex-Prefeito de Floriano Adelmar Pereira e chegou a ser um dos vereadores mais bem votados. Como parlamentar, participou da elaboração da Lei Orgânica de Floriano.

fonte http://www.florianonews.com

PRF recupera caminhão roubado no Paraná, em fiscalização na BR-343

PRF recupera caminhão roubado no Paraná, em fiscalização na BR-343
O motorista foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Piripiri para a realização dos procedimentos legais.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um caminhão modelo SCANIA/R 480 , PLACA IVU 4317-RS, que tracionava com semirreboques de placas ISB 2912- RS e ISB 2898. Ao realizar consultas nos sistemas, foi constatado que havia registros de roubo/furto para o caminhão (PLACA IVU 4317 ) e para um dos semirreboques (PLACA ISB 2912).

A apreensão aconteceu durante uma fiscalização de rotina no KM 189 da rodovia BR-343, na cidade de Piripiri, região norte do Piauí, no inicio da tarde de ontem, sábado (11/02).

Consta no sistema que a ocorrência de furto/roubo aconteceu no dia 12 de dezembro de 2016 na cidade de  Apucarana- PR , conforme BOs Nº 2000041 E 2000040/16.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao caminhoneiro que, em seguida ,foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Piripiri para a realização dos procedimentos legais. .

fonte http://www.campomaioremfoco.com.br


Homem perde controle da direção e derruba cerca de proteção de supermercado

Homem perde controle da direção e derruba cerca de proteção de supermercado

ElionaI Lázaro Carvalho de Sousa estava sob efeito de álcool e ainda teria tentado impedir o trabalho de perícia da polícia, que teve que acionar um reboque.

Um motorista com sinais de embriaguez perdeu o controle do veículo e acabou batendo na cerca de proteção do Supermercado Atacadão da Rua Irmã Alzira Carvalho, bairro Bela Vista, por volta das 5h10min da manhã de hoje (12). A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) foi acionada e ao chegarem ao local, os policiais se depararam com o veículo inclinado em direção à entrada do supermercado, após ter passado por cima de uma mureta de proteção.
O carro era um modelo Fiat Stilo preto de placa LWJ-3971, conduzido por Elionai Lázaro Carvalho de Sousa. De acordo com a Ciptran, ele teria tentado impedir o trabalho da polícia, que tentava retirar o veículo do local com a ajuda de um reboque. “Na hora que chegamos, ninguém de identificou como sendo proprietário do carro, mas quando recolhemos a documentação e iniciamos a perícia para chamarmos o reboque, um homem um pouco alterado se apresentou como sendo o dono e queria impedir que o veículo fosse levado”, relatou o cabo José Soares de Sousa Filho, que atendeu à ocorrência.
Elionai teria confessado à polícia que ele mesmo dirigia o carro quando passou por cima da mureta e colidiu com a cerca de proteção do supermercado. A Ciptran pediu, então, que ele realizasse o teste do bafômetro, que acabou dando positivo para presença de álcool no organismo num nível de 0,509 mg/L.
Diante dos fatos, Elionai Lázaro foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante e conduzido para a Central.

fonte portal o dia

Curto-circuito causa incêndio em carro estacionado dentro de residência

Curto-circuito causa incêndio em carro estacionado dentro de residência


Um curto-circuito incendiou um carro – modelo corso – no bairro Parque Piauí, na zona Sul de Teresina. De acordo com o sargento Francisco Pimentel, do Corpo de Bombeiros, o incêndio ocorreu por volta das 14h10 deste domingo (12) e o veículo estava estacionado no terraço de uma residência.  Houve perda total do veículo. Na casa, o fogo atingiu apenas o forro de gesso do terraço. 
A equipe do Corpo de Bombeiros precisou retirar o portão, pois não havia ninguém na casa. 
“Populares ligaram para o Corpo de Bombeiros. Quando nos chegamos ao local, esse carro estava pegando fogo dentro do terraço dessa residência. Como ela estava fechada precisamos arrombar o portão. Aparentemente, o que ocorreu foi um curto-circuito. O fogo se concentrou na parte do moto”, disse. 
O sargento explicou que o curto-circuito pode ter ocorrido pelo aquecimento na parte elétrica do veículo.
“O proprietário deve ter esquecido alguma luz do carro acessa ou o som ligado. Teve ter ocorrido o aquecimento da fiação elétrica e ter ocasionado o incêndio. Outra possibilidade é que as pessoas trocam o som de fábrica que já vem no veiculo por outro mais potente, o que pode gerar maior aquecimento da fiação”, comentou o sargento. 

fonte cidadeverde.com

Vereador Ítalo Barros solicita estudo para revitalizar a APCDEP

Vereador Ítalo Barros solicita estudo para revitalizar a APCDEP


O superintendente da SDU-Leste, João Pádua, esteve acompanhado do vereador Ítalo Barros (PTC) neste fim de semana e juntos realizaram uma série de visitas aos bairros da região da Grande Socopo. Na ocasião, João Pádua falou da importância de ir até as comunidades e disse ter ficado encantado com o Complexo Esportivo APCDEP, atualmente abandonado. 
O local é a principal praça esportiva dos moradores da zona rural Leste da cidade, mas está abandonado há 17 anos. A estrutura, antes vistosa, está completamente deteriorada. Somente o campo de futebol ainda é aproveitado. 
“É um local magnífico. Muito bonito. Vamos ver na SDU se o espaço pertence à Prefeitura ou ao Governo do Estado. Se não me engano há dois orçamentos populares aprovados para cá. Se for um espaço administrado pela PMT, vamos fazer todos os esforços para revitalizar o mais rápido possível. A comunidade precisa”, comentou João Pádua. 
Morador da região, o vereador Ítalo Barros disse que a revitalização da APCDEP é um sonho de todos os moradores da Pedra Mole, Cidade Jardim, Socopo e bairros adjacentes. Ele ressalta que já solicitou um estudo acerca da área e tomará as providências necessárias para que o local seja revitalizado.
Vereador Italo Barros
“Nasci e me criei no bairro. Estou solicitando um estudo sobre essa área para sabermos de quem é a responsabilidade pelo terreno. Precisamos revitalizar esse local histórico. Aqui, até mesmo os times profissionais do futebol piauiense utilizaram como Centro de Treinamento. Hoje está abandonado. Vamos levar essa e outras reivindicações para o Plenário da Câmara esta semana e buscar providências”, garantiu Ítalo Barros. 
A comitiva ainda seguiu pelo bairro Cidade Jardim onde foi solicitada a pavimentação asfáltica e poliédrica de pelo menos 10 ruas. Já nos bairros Socopo e Vila Nova Socopo, foi solicitado a limpeza das ruas e a implantação de postes de iluminação na Rua São Luiz.

fonte cidadeverde.com


Edvaldo Moura determina soltura do Palestino e afirma: 'prisão foi desproporcional'

Edvaldo Moura determina soltura do Palestino e afirma: 'prisão foi desproporcional'

Desembargador Edvaldo Moura

O desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Edvaldo Moura, concedeu liminar determinando a soltura de Samuel Ali Silva Haroon, 20 anos, que usava o codinome Palestino em pichações pela Capital. A prisão do jovem causou polêmica e foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, na última sexta-feira (10).  Em entrevista ao Cidadeverde.com, neste domingo (12), o magistrado disse que a prisão era 'desproporcional' e 'irrazoável'.
"A defesa impetrou com um pedido Habeas Corpus e expedi uma liminar. Para manter alguém preso é preciso seguir alguns pressupostos exigidos pela lei. A prisão só se torna necessária, por exemplo, quando a liberdade é uma ameaça a ordem pública, a instrução processual, a lei penal... eu não vi ameaça", argumenta o desembargador. 
Em entrevista, Edvaldo Moura fez alusão a um caso ocorrido no Brasil em que um rapaz foi preso por beijar as pessoas. "Naquela época o juiz concedeu habeas corpus e disse: feliz do país em que seus marginais trocam as armas por beijos. A prisão do Palestino me fez lembrar do caso do beijoqueiro e a pensar: feliz do país em que seus marginais trocam armas por tintas, pincéis, lápis", destacou. 
O desembargador ressalta que a liminar é uma decisão provisória e que o habeas corpus- que deve ser julgado nessa semana- depende da avaliação de mais três magistrados. Ele diz que as acusações atribuídas a Palestino são de menor potencial ofensivo e que, para tanto, existem medidas cautelares, entre estas, a limpeza das áreas pichadas. 
"Vou pedir o parecer da Procuradoria e do juiz que decretou a prisão. Posso até ser voto vencido, mas nada me convence que a prisão cautelar era necessária. Não se pune só com prisão. Que me perdoem o juiz e o delegado, mas para mim, a prisão é agressiva. Uma punição pedagógica, menos agressiva, justa e correta seria apagar as pichações. Se uma pessoa dessa vai presa, ele vem pior do que foi, pois vai aprender com os criminosos. O Brasil está cheio de violência grave", avalia Moura.

Rapaz pichava o nome 'Palestino' em diversos lugares de Teresina
Ao se referir as pichações de Palestino, o desembargador acrescenta: "Aquilo ali não parece pichação, mas um carimbo, com letras bem desenhadas. Não sei se o que ele faz é crime,mesmo que fosse, essa atitude não tem a gravidade necessária que possa exigir como resposta penal a prisão do suspeito. Tudo tem que ser proporcional e razoável. Não sei quem é ele (Palestino), mas ele é um réu da vida, um cadáver vertical que, de repente, faz isso para não matar. A prisão foi desnecessária e ninguém vai me convencer do contrário", enfatiza Edvaldo Moura, que já foi presidente do TJ-PI e do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
O Cidadeverde.com apurou ainda que Samuel Ali Silva Haroon foi solto no mesmo dia da prisão. O jovem foi preso em cumprimento a mandado de prisão temporária. Ele é investigado por incitação ao uso de drogas - Art 33, parágrafo 2º Lei 11.343 (lei de drogas) e por pixar edificação urbana - Art 65 Lei 9605 (lei ambiental). As penas somadas somam 4 anos de prisão.

fonte cidadeverde.com

Polícia Militar do Piauí prende traficante e homicida procurados no RJ e SP

Polícia Militar do Piauí prende traficante e homicida procurados no RJ e SP

Prisões aconteceram em Fronteiras e em Monsenhor Hipólito. Com um dos suspeitos a polícia encontrou um revólver calibre 38 com 20 munições intactas.

A Polícia Militar do Piauí conseguiu prender, neste sábado (11) dois foragidos da Justiça do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo. As prisões ocorreram nas cidades de Fronteiras e Monsenhor Hipólito, ambas em barreiras policiais para a fiscalização de veículos. Os presos foram identificados como Júlio Antônio da Costa e José Roberto de Sousa, foragidos do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente.
A primeira prisão aconteceu em uma blitz montada por policiais militares da Força Tática de Fronteiras, que abordaram uma caminhonete modelo D-20 de cor azul e com placa de Fortaleza. Segundo os PM’s, o condutor mostrou nervosismo ao ser abordado e uma consulta no sistema das Forças de Segurança mostrou que se tratava de Júlio Antônio da Costa, carioca, foragido da Justiça do Rio de Janeiro, onde respondia por crimes de tráfico de drogas e contrabando internacional. Em seu depoimento aos policiais, Júlio informou que estava seguindo para a cidade de Fortaleza, onde possui uma residência.
Júlio foi detido e encaminhado para a Delegacia Regional de Fronteiras para os procedimentos legais. Logo em seguida, ele foi transferido para a penitenciária de Picos onde aguarda o contato da Justiça Piauiense com a Justiça do Rio de Janeiro.
Já na cidade de Monsenhor Hipólito, a PM conseguiu prender um homem identificado como José Roberto de Sousa, foragido da Justiça de São Paulo. Em seu nome, a polícia encontrou um mandado de prisão em aberto por crime de homicídio. Com ele, foi apreendido um revólver calibre 28 com 20 munições intactas.
Além de ter sido autuado por força do mandado de prisão da Justiça de São Paulo, José Roberto também foi preso por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi encaminhado para a Delegacia Regional de Fronteiras, onde permanece recolhido.

fonte portal o dia

Mulher é presa tentando assaltar passageiros em ônibus coletivo na Tabuleta

Mulher é presa tentando assaltar passageiros em ônibus coletivo na Tabuleta

Com ela foi encontrado um simulacro de arma de fogo e uma faca, que usava para ameaçar as vítimas. Um rapaz, identificado como Rafael, está foragido.

Policiais da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) conseguira evitar um assalto a um ônibus coletivo da empresa Transcol na altura do Balão da Tabuleta nas primeiras horas da manhã deste domingo (12). Uma mulher, de nome Marcilene da Silva Oliveira acabou sendo presa, portando um simulacro de arma de fogo e uma faca, que usava para ameaçar as vítimas.

Material encontrado com Marcilene Oliveira (Foto: Divulgação PM/PI)
De acordo com major Iran Moura, comandante da Ciptran, Marcilene não atuava sozinha. Ela tinha a companhia de um rapaz, identificado apenas pelo nome de Rafael, que lhe dava cobertura durante os assaltos. Ele conseguiu fugir da abordagem da polícia. “Nós conseguimos detê-la, mas ele conseguiu escapar. No entanto, como já temos informações que a Marcilene nos passou, facilita mais nosso trabalho de chegar até ele”, explica o major.
Ainda segundo a Ciptran, o simulacro que Marcilene portava era de uma pistola Ponto 40, de uso exclusivo das Forças de Segurança. Com a suspeita foi encontrado ainda um aparelho celular que ela teria tomado de assalto em uma ação anterior à tentativa de roubo no ônibus.

fonte portal o dia

OAB Piauí lança nota de repúdio e critica prisão de 'Palestino' em Teresina

OAB Piauí lança nota de repúdio e critica prisão de 'Palestino' em Teresina


A OAB Seccional Piauí divulgou nota onde repudia a prisão de Samuel Ali Silva Haroon, de 20 anos, conhecido como "Palestino". Preso no último dia 10, o rapaz deverá responder por apologia ao uso de drogas. A prisão foi alvo de muitas críticas e gerou a criação da hashtag #FreePalestino nas redes sociais. Leia aqui a nota completa.
Na nota, a OAB afirma que a prisão foi desproporcional, fruto de "racismo institucionalizado" e que a apresentação do jovem pela polícia foi abuso de autoridade. O rapaz ganhou notoriedade antes mesmo de ter seu rosto conhecido, sendo atribuídas a ele pichações por toda a cidade com o nome que utiliza, 'Palestino'. 
A nota foi assinada pelas Comissões de Direitos Humanos, de Direitos Difusos e Coletivos e da Verdade da Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do  Brasil – Secção do Piauí.
As comissões questionam a forma como a sua prisão foi divulgada pelas autoridades policiais, afirmando que Samuel foi "coagido a grafitar o nome da delegacia e posar para fotografia juntamente com o delegado, ficando demonstrado o escárnio e o abuso de poder policial". 
O motivo da prisão, apologia ao uso de drogas, foi questionado, já que em sua residência não foi encontrado nenhum entorpecente. Para a OAB, a prisão foi motivada por um "racismo institucionalizado". 
Por fim, as comissões afirmam que a ação caracteriza um ataque à dignidade da pessoa humana. 

fonte cidadeverde.com


Barragem corre o risco de ceder e inundar cidade piauiense

Barragem corre o risco de ceder e inundar cidade piauiense



Para evitar que a cidade de Socorro do Piauí seja inundada, o governador Wellington Dias decretou situação de emergência no município, para que a barragem Vale Verde, que corre o risco de ceder, seja recuperada o mais rápido possível. A medida foi tomada após um relatório da Defesa Civil, que apontou danos na estrutura da barragem e a necessidade de recuperação em caráter de urgência. A própria Defesa Civil já está agilizando a contratação de uma empresa para que sejam feitos os reparos emergenciais.De acordo Vitorino Tavares, diretor de unidade de Defesa Civil, a obra deve ficar pronta o mais breve possível. 
“As medidas administravas necessárias estão sendo tomadas. A empresa para realização da obra está sendo contratada. Nós acreditamos e estamos trabalhando para que ela seja concluída o quanto antes ”, destacou.
Barragem de Socorro do Piauí (Crédito: Reprodução)
Ainda de acordo com o diretor, os problemas foram detectados por uma equipe de engenheiro e técnicos a pedido da prefeitura da cidade. 
“A prefeitura do município de Socorro do Piauí solicitou uma inspeção na estrutura da barragem e o secretário da Defesa Civil, Hélio Isaias, determinou que esse estudo fosse realizado. Uma equipe formada por engenheiros, além de outros técnicos foi ao local e constatou a necessidade da realização de reparos da estrutura. Esse decreto foi elaborado justamente para acelerar a obra e evitar danos, tanto físicos quanto materiais, à população daquele município”, explicou Vitorino Tavares. 

Fonte: http://www.agrandebarras.com.br/ com informações Portal Meio Norte

FISCALIZAÇÃO DA ADAPI APREENDE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS VENCIDOS EM CAMPO MAIOR

FISCALIZAÇÃO DA ADAPI APREENDE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS VENCIDOS EM CAMPO MAIOR

Uma ação fiscal da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI apreendeu na manhã da última sexta-feira (10) diversos produtos que estavam sendo comercializados com validade vencida e notificou os estabelecimentos por venda não cadastrada de agrotóxicos no centro comercial de Campo Maior. 
Ação dos agentes foi motivada por um denúncia e acompanhada por um fiscal de justiça e da Polícia Militar. Foram encontrados embalagens de agrotóxicos em um estabelecimento que não é cadastrado na ADAPI, cujo os produtos só podem ser comercializados com uma emissão do receituário agronômico, onde o comércio deve está interligada a Associação do Comércio Agropecuário do Piauí - ACAPI que orienta o manuseio correto das embalagens, afim de evitar fraldes e riscos na aplicação dos agrotóxicos. 

A operação resultou também na apreensão de 64 frascos de "Chumbinho" e 29 frascos de "Mil Gatos", cujo a comercialização é proibida, além de 6 litros e um recipiente de 250 ml de agrotóxicos que estavam com validade vencida.
Todos os produtos foram interditados, lavrados e recolhidos e o estabelecimento foi autuado perante ao Ministério Público, Polícia Civil e Vigilância Sanitária do Estado. O estabelecimento tem 30 dias para defesa dos autos de infração e os fabricantes dos produtos serão comunicados para o recolhimento.

fonte http://www.portaldeolho.com

MP apresenta denúncia contra acusado de causar acidente que matou técnica em enfermagem

MP apresenta denúncia contra acusado de causar acidente que matou técnica em enfermagem

Acusado encontra-se em liberdade

O Ministério Público do Piauí (MPE-PI), através do promotor de justiça, Regis Marinho, apresentou denúncia contra André Luís Borges Martins, acusado de ser o responsável pelo acidente automobilístico, ocorrido na BR-343, que resultou na morte da enfermeira Amanda Nery da Silva e em graves ferimentos noutra vítima identificada como, Francieldo Pereira da Silva, em dezembro do ano passado.
Acusado de causar acidente
Acusado de causar acidente
De acordo com a denúncia, verificou-se que o acidente se deu em decorrência do avanço da contramão de direção pelo acusado André Martins que foi de encontro ao veículo ocupado pela enfermeira Amanda Nery da Silva e Francieldo Silva. A representação destaca que o casal estava trafegando normalmente pela via.
Consta ainda no documento, que “além da total falta de condições físicas e psíquicas do acusado para conduzir veículo automotor, posto que se encontrava em estado de embriaguez alcoólica, o mesmo no momento do abalroamento no veículo das vítimas, empregava velocidade excessiva na via, situação esta agravada pela desobediência as regras de trânsito”. Assim  analisa-se “sem sombras de dúvidas que o acusado agira com dolo eventual em sua conduta, sendo verificado, portanto, a ocorrência de homicídio doloso consumado, imputação esta corroborada na jurisprudência pátria”.
Para tanto, o órgão ministerial determinou que o acusado fosse citado para responder à acusação, por escrito, no prazo de dez dias. Após isso, deverá ser intimado para as demais audiências e atos processuais, , tudo culminando com a decisão de pronúncia, para que seja submetido a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri.
Entenda o caso 
O acidente aconteceu na madrugada do dia 04 de dezembro próximo ao restaurante Frango Dourado e resultou na morte da técnica de enfermagem Milena Nery, 24 anos. O noivo da jovem, Francieldo Pereira, conduzia um veículo Hyundai HB20 quando um Fiat Linea conduzido por André Luís Borges colidiu frontalmente no outro veículo.
André Luis é acusado de dirigir alcoolizado, fazer ziguezagues na pista e invadir a contramão da BR em alta velocidade. Ele foi preso e conduzido à Central de Flagrantes.
Milena foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital. Francieldo passou por cirurgia e está internado em um hospital particular.
No outro veículo outras duas pessoas estavam com André Luís. As duas, a namorada e uma amiga, sofreram apenas escoriações leves.

fonte www.portalaz.com.br