terça-feira, 8 de abril de 2014

Secretário apresentará projeto na Alepi para mudar licitações da Saúde


Secretário apresentará projeto na Alepi para mudar licitações da Saúde

Licitações hoje são feitas pela Secretaria de Administração. Mirócles Veras vai propor mudança para a Alepi.

O novo secretário estadual de Saúde, Mirócles Veras, informou que apresentará um projeto de lei para a Assembleia Legislativa mudando o processo de licitação de compra de medicamentos. Pela legislação atual, a licitação só pode ser realizada pela Secretaria Estadual de Administração. O gestor defende que a Saúde tenha autonomia para fazer essas aquisições. 

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

As declarações foram dadas durante visita na tarde desta terça-feira (8) ao Hospital Getúlio Vargas (HGV). Mirócles Veras afirmou que levará a proposta ainda hoje ao governador Moraes Souza Filho (PMDB). 

"Queremos a mudança da lei porque a Secretaria de Administração concentra todas as licitações, de estradas, compras, equipamentos, enquanto estamos precisando de compras para urgência e emergência. Estamos tratando de vidas humanas. Queremos que as licitações voltem para a Secretaria de Saúde porque a Administração concorre com todas as licitações", disse o novo secretário. 


Pronto-socorro
Mirócles Veras afirmou ainda que está estudando todas as alternativas para desafogar o fluxo do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Nas visitas iniciadas na última segunda-feira, ele tem se reunido com gestores para encontrar uma solução. Antes mesmo do início do novo governo, a reabertura do pronto-socorro do HGV foi apontada como medida. 

"Não está descartada nenhuma possibilidade. Pela primeira vez estou ouvindo os técnicos do HGV para estudar uma estrutura hospitalar que seja estadual, municipal ou federal para reduzir o fluxo do HUT", declarou. 


O secretário recebeu prazo de 40 dias para apresentar uma solução ao governador. Nesta quarta-feira, ele visitará o Hospital Universitário. 

O gestor também estuda formas legais de fazer o arrendamento de um hospital privado pronto para receber pacientes vindos do HUT. "Não existe nenhuma definição, mas não descartamos nenhuma ação", concluiu.

fonte cidadeverde.com

Wilson Martins cancela férias e brigará por direção do Detran

Wilson Martins cancela férias e brigará por direção do Detran

PSB não abre mão do Detran e Wilson Martins intervém para que o partido não perca a indicação para Flávio Nogueira.

A indicação do vereador Jeová Alencar (Solidariedade) para a direção do Detran não foi bem digerida pelo PSB, partido do ex-governador Wilson Martins, que ainda deverá tratar com o governador Moraes Sousa Filho (PMDB) sobre o assunto. Devido o impasse, Wilson Martins que está de férias,antecipou a vinda à Teresina para bater o martelo com Zé Filho.

O nome dado como certo até ontem (07) era o do vereador Edvaldo Marques (PSB). Jeová foi indicado por Flávio Nogueira (PDT). A indicação acomodou o PDT na base governista, mas acabou desagradando a sete outras lideranças.

Wilson Martins, que já havia ficado incomodado com a nomeação do adversário político Luis Coelho (PRP) para Superintendência de Relações Institucionais, agora tentará contornar a situação. O ato também atingiu em cheio as pretensões políticas dos vereadores Rodrigo Martins e Tiago Vasconcelos, ambos do PSB. 

Além disso, Heráclito Fortes, Rubem Martins e Caio Bucar foram diretamente atingidos. Este último, suplente, assumiria o mandato de Edvaldo Marques na Câmara.

O Detran, desde a gestão Wellington Dias (PT), vinha sendo comandado pelo PSB. Tiago Vasconcelos presidiu o órgão, comandado atualmente por Antonio José Vasconcelos.
fonte cidadeverde.com

Novo secretário de Segurança afirma que fará mudanças no Ronda Cidadão


Novo secretário de Segurança afirma que fará mudanças no Ronda Cidadão

O novo secretário de Segurança Pública, Luis Carlos Martins, assumirá a pasta amanhã e já anuncia mudanças no Ronda Cidadão, projeto criado pelo ex-governador Wilson Martins (PSB).


Para Luis Carlos Martins, o projeto Ronda Cidadão precisa ser melhorado para conseguir resultados positivos no combate ao crime.

“Vamos dar ênfase a polícia comunitária. Não é Ronda Cidadão e sim Ronda com o Cidadão”, afirmou.

Luis Carlos substitui o deputado Robert Rios que se afastou para disputar a reeleição. O novo secretário é policial aposentado da PF e era o diretor financeiro da Secretária na gestão de Rios.

Amanhã, Luis Carlos e outros secretários irão tomar posse coletiva às 10h no Palácio de Karnak.
fonte cidadeverde.com

População lincha acusado de roubar ferramentas em oficina mecânica


População lincha acusado de roubar ferramentas em oficina mecânica

A população tentou linchar a chutes e pancadas na manhã desta terça-feira (08), o acusado de roubar uma oficina mecânica identificado como Cleiton, na avenida Gil Martins no bairro Tabuleta na zona sul de Teresina.
O subtenente da Polícia Militar do município de Pio XI , Djalma disse que quando ouviu o barulho dos populares percebeu que era um assalto e foi até o local. "Quando eu cheguei as pessoas já estavam agredindo ele com muitas pancadas, eu intervir para assegurar sua integridade física" afirmou o subtenente.
O acusado de roubo, Cleiton disse que não é assaltante e sim um servente de pedreiro.
O mecânico Mauro Machado, dono da oficina e das ferramentas disse que Cleiton passou em seu estabelecimento e levou a caixa de ferramentas no momento em que eles iam sair para fazer um serviço externo. "Ele pegou e saiu correndo, jogando as chaves na rua e debaixo dos carros que estavam passando" declarou Mauro.
Elizabete Cristina, moradora da região, relatou que estava próximo ao local e só viu as pessoas correndo e espancando o acusado. "Era muito chute, gritos e muita gente dizendo que iria mata-lo" declarou Elizabete Cristina.
Um outro jovem que estava também no local acertou a cabeça do acusado com um capacete de motocicleta.
"É mais uma tentativa de fazer justiças com as próprias mãos, e isso é a revolta da população" disse Mauro, soldado do BPM.
















fonte meionorte.com

Jovem de 16 anos é assassinada com 4 tiros de revólver


Jovem de 16 anos é assassinada com 4 tiros de revólver

O IML (Instituto Médico Legal) registrou o assassinato da estudante Maria Romana de Lisboa Almeida, de 16 anos, com tiro de revólver na Vila Irmã Dulce, na zona Sul de Teresina.
Ela foi morta em via pública com quatro tiros de revólver no bairro em que morava.
O IML registrou ainda a morte do lavrador Sebastião Agido Pinto Filho, de 28 anos. Ele morava no povoado Contendas, na zona rural de José de Freitas.
A irmã da vítima, a lavradora Silvana Maria Costa, afirmou que ele foi banhar em uma barragem do povoado João Pereira, perto da localidade onde sua família mora por volta das 15h de segunda-feira (07) e o local era muito fundo e ele morreu afogado, apesar de saber nadar.
"Ele deixou suas coisas na motocicleta e foi banhar no açude e ninguém mais o viu. O corpo só foi encontrado às 20h de segunda-feira", declarou Silvana Maria Costa.
fonte meionorte.com

Policiais federais fazem protesto e fazem enterro da Segurança


Policiais federais fazem protesto e fazem enterro da Segurança

Federação alerta que burocracia e desvalorização da carreira dos agentes federais causam graves prejuízos ao país.

Nesta terça-feira (8), agentes federais de todo o país vão paralisar as atividades no Dia Mundial de Luta contra o Câncer. Em frente às unidades da PF, os policiais vão realizar atos públicos e o velório da Segurança Pública. No Piauí, os policiais fizeram um cortejo da sede do sindicato da categoria até a superintendência da PF, onde realizaram um sepultamento simbólico.
 
O presidente do sindicato piauiense, Luiz Alberto, diz que a manifestação é uma forma de criticar a situação de "falta de recursos e o sucateamento da PF" em todo o país. 

Com caixões, coroas de flores, grandes elefantes brancos infláveis, roupas pretas e gestos de luto, o movimento protesta contra a crise da segurança pública. Segundo os sindicatos, os agentes federais estão desmotivados, pois são frequentes as interferências políticas ou burocráticas nas investigações. Somente no ano passado mais de 115 agentes federais abandonaram a carreira, conforme dados oficiais.
 
Segundo a federação nacional dos policiais federais, não bastassem cinco anos de congelamento salarial, nos últimos anos agentes federais têm denunciado que seus relatórios investigação e de inteligência não estão chegando aos processos criminais que tramitam no Poder Judiciário.
 
Jones Borges Leal, presidente da federação, afirma que “uma das nossas metas é exigir que os relatórios produzidos pelos agentes federais sempre sejam avaliados pelos juízes, pois muitos processos são arquivados por falta de provas, e corruptos e criminosos ficam impunes, devido às interferências de uma burocracia inútil que existe na Polícia Federal”.
 
Divulgação recente da Polícia Federal anunciou que atualmente o órgão está investigando fraudes e corrupção em investimentos do Governo Federal que ultrapassam o valor de 15 bilhões de reais.
 
E Leal critica o que considera uma incoerência: “é injustificável o Governo Dilma sucatear a carreira dos agentes federais, se eles são os especialistas responsáveis por investigações que defendem investimentos de mais de 15 bilhões de reais do próprio Governo Federal”.
 
Segundo Leal, várias unidades especializadas da PF possuem menos da metade do número ideal de investigadores. “Existem núcleos operacionais de delegacias especializadas com 2 ou 3 agentes federais, e isso significa que uma investigação que deveria durar 2 meses vai durar 2 anos. É um absurdo, pois crimes são prescritos, e os corruptos e o crime organizado comemoram o descaso do governo com a Polícia Federal”.
 
Além dos protestos, as entidades sindicais também vão iniciar uma campanha nacional de prevenção ao câncer direcionada a todos os servidores da Polícia Federal, incluindo também os servidores terceirizados.
fonte cidadeverde.com

Homem mata ex-esposa e comete suicídio em Santa Luz


Homem mata ex-esposa e comete suicídio em Santa Luz

Homem mata ex-esposa

Um homem matou a esposa e depois cometeu suicídio no inicio da noite deste domingo dia 06 de Abril. O homem era conhecido como Cícero e sua ex-esposa como Luana.
O mesmo disparou quatro tiros em Luana e em seguida se suicidou com um tiro no ouvido, o crime aconteceu no povoado cocal,município de Santa Luz-PI.
Segundo informações Luana tinha aproximadamente 16 anos e estava escondida na casa da tia depois que havia separado recentemente do companheiro, no momento do assassinato a mesma estava com o seu filho de 11 meses no colo.
fonte meionorte.com

José Filho convoca reunião de emergência com Agespisa


José Filho convoca reunião de emergência com Agespisa

José Filho convoca reunião de emergência com Agespisa por não ter sido avisado de racionamento.
O governador José Filho convocou a diretoria da Agespisa para uma reunião na manhã desta terça-feira (08), para saber a posição da empresa e obter informações sobre o racionamento de água que foi avisado na noite de segunda-feira para entrar em vigor na manhã de hoje.
"Eu também fui tomado de surpresa sobre o racionamento. Por isso vou me reunir coma Agespisa para tratar sobre esse assunto e como vai atingir a cidade", declarou o governador após sair do velório do deputado estadual Ubiraci Carvalho na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
José Filho disse também que se o PTB não entregar o cargo da Ceapi (Central de Abastecimento do Piauí) que ocupava no governo de Wilson Martins, ele vai tomar. "Se não saiu eu vou ter que tirar", falou.
Ele disse que ainda não escolheu o secretário de Turismo, por que vai ser ele mesmo que vai ter a pasta como prioritária por que quer priorizar turismo no litoral, pois o único político que fez isso pelo turismo foi Freitas Neto, e faz muito tempo que deixou o cargo.
Segundo ele, a escolha do secretário de Turismo será entre o ex-prefeito de Cajueiro da Praia Givaldo Linhares, o vereador de Parnaíba André Neves ou empresário do setor de esportes Ehrlich Cordão .
José Filho confirmou para a Fundação Antares, que tem a TV educativa o vereador de Parnaíba Carlson Pessoa, confirmou para a Secretária Estadual de Assistência Social e Cidadania (SASC) o publicitário George Mendes e o ex-vereador de Teresina Renato Berger para Secretária Estadual de Cidades e o vereador Jeová Alencar (Solidariedade), para a diretoria geral do Detran (Departamento Nacional de Trânsito do Piauí)
Ainda não estão definidos os secretários de Defesa Social, por que ainda vai falar com o PROS que vai discutir o substituto do deputado estadual Ubiraci Carvalho, que morreu na madrugada desta terça-feira. Também falta o secretário de Mineração.







fonte meionorte.com

"O Piauí está de luto com morte de Ubiraci", lamenta Zé Filho

"O Piauí está de luto com morte de Ubiraci", lamenta Zé Filho

Estado e Prefeitura divulgaram nota de pesar pela morte do deputado. O velório acontece na Assembleia Legislativa.

O governador Zé Filho (PMDB) declarou que a morte do deputado estadual e ex-secretário Ubiraci Carvalho (PROS) é uma grande perca e que o Estado do Piauí está de luto.


“Ubiraci foi um político e um administrador importante para o Piauí e que o Estado todo está de luto”, afirmou ao ir ao velório, por volta das 11h20, que acontece na Assembleia Legislativa. 

Zé Filho se irritou com a pergunta de quem irá substituir Ubiraci na Defesa Civil. “Não era hora de discutir isso, quando se está no velório do atual gestor. É claro que nós vamos ouvir o PROS depois”, declarou, ressaltando que a indicação está indefinida.


Ubiraci Carvalho, 71 anos, faleceu na noite desta segunda-feira (7) em Teresina, por volta das 22 horas. O parlamentar estava internado desde sábado na UTI do hospital Prontomed com complicações respiratórias.

Estavam no velório os deputados estaduais Luciano Nunes (PSDB), João Madison (PMDB) e Juliana Moraes Souza (PMDB), deputado federal Marcelo Castro (PMSB) e a vereadora Graça Amorim (PTB). 


A Prefeitura de Teresina divulgou nota de pesar decretando luto de três dias. O governo do Estado também manifestou os pêsames à família. 

Veja nota na íntegra: 

O Governo do Estado do Piauí manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado e ex-secretário estadual da Defesa Civil, Ubiraci Carvalho, ocorrida nesta segunda, dia 7. O Piauí perde um político, um gestor público e sobretudo um professor que formou gerações e se tornou referência de comprometimento e amor por tudo que fazia. No Estado, ele ocupou vários cargos na Administração Pública. Prova de sua competência e dinamismo. Em nome de todos os piauienses, o Governo do Estado se solidariza com a família, os amigos e os alunos do professor Ubiraci Carvalho, na certeza de que suas lições não serão esquecidas.

Antônio José de Moraes Souza Filho Governador do Piauí


fonte cidadeverde.com