quarta-feira, 17 de junho de 2020

MPPI, Sesapi e gestores municipais de Floriano dialogam sobre conclusão de obra da UPA e estrutura do Hospital Regional Tibério Nunes

hf

Nesta quarta-feira, 17, membros do Ministério Público participaram de videoconferência com representantes da Secretaria Estadual de Saúde, direção do Hospital Regional Tibério Nunes e gestores municipais de saúde de Floriano para discutir estratégias relacionadas à melhoria e aumento dos atendimentos de saúde. Para isso, seria necessário concluir a obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Floriano.

 

O Hospital Regional Tibério Nunes possui uma estrutura física limitada para atender à demanda de pacientes dos municípios da região. Para tanto, houve a necessidade de contratação de dois serviços privados para atender pacientes clínicos do próprio hospital. O objetivo da reunião foi conversar sobre a disponibilização da estrutura física da UPA, que já está com 80% de sua obra concluída, para que receba parte dos serviços e atendimentos do hospital estadual, e assim, amplie a capacidade de assistência.

 

A obra da unidade de pronto atendimento foi paralisada no ano de 2016. Segundo análise da própria SESAPI, ela pode ser concluída por menos de R$ 300 mil reais e em cerca de dois meses e meio, beneficiando permanentemente toda a microrregião de Floriano, que compreende também os municípios de Canavieira, Flores do Piauí, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Nazaré do Piauí, Pavussu, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe e São Miguel do Fidalgo.

 

kjh


Entre as deliberações, está a realização de um levantamento no Hospital Tibério Nunes, sobre a quantidade de equipamentos e recursos humanos, para ser levado à discussão na reunião da Comissão Intergestores Regional – CIR/PI. O Secretário Estadual de Saúde informou que irá se reunir com a empresa responsável pela conclusão da obra da UPA, para que seja incluído um aditivo contratual, com o objetivo de se definir a finalização da obra.

 

Tanto a deliberação da Comissão Intergestores quanto as tratativas da Sesapi para retomada da obra devem ser enviadas ao MPPI para conhecimento, pois há um procedimento de acompanhamento sobre o assunto, instaurado pelo Grupo de Promotorias Integradas de Floriano.

 

Participaram da reunião os promotores de Justiça Cláudia Seabra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS); Arimatéa Dourado, coordenador do Grupo Regional de Promotorias de Justiça Integradas de Floriano; Valesca Caland; Ana Sobreira Botelho, Assuero Pereira Oliveira, Afonso Aroldo Araújo e Régis de Moraes Marinho.

 

bnm

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

JURCON/MPPI realiza julgamento de processos durante sessão virtual

Membros, Servidores e Estagiários da JURCON/MPPI

(Membros, servidores e estagiários da JURCON/MPPI durante reunião virtual)

Aconteceu na manhã de hoje (17), por meio de videoconferência, a 2ª Sessão de Julgamento do ano de 2020 da Junta Recursal do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do MPPI (JURCON/MPPI). Participaram da reunião o presidente da Junta, o promotor Jorge Luiz da Costa Pessoa, as promotoras de Justiça Juliana Martins Carneiro Noleto e Micheline Ramalho Serejo da Silva, além das assessoras e estagiários.

Na ocasião foram julgados 46 processos administrativos, além da deliberação de assuntos administrativos, como a definição data da próxima sessão, agendada, excepcionalmente, para o dia 30 de junho de 2020, terça-feira, às 9 h.

Ainda, durante o encontro, foi ratificada a Ata da 1ª Sessão de Julgamento do ano de 2020, ocorrida em 14 de fevereiro, o que oportuniza as partes a interposição de recurso das decisões colegiadas. “A Junta Recursal do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado do Piauí – JURCON, vem trabalhando intensamente, sempre com a preocupação de dar uma melhor prestação administrativa e consumerista à sociedade nesse momento de pandemia”, ressalta o presidente da Junta.

Para informações, entre em contato pelo nosso e-mail: jurcon@mppi.mp.br

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

TJ-PI empossa juízes Manoel de Sousa Dourado e Anderson Nogueira como coordenadores do Cejusc Fundiário Itinerante de Teresina

Por recomendação do CNJ, TJ-PI funcionará em regime de plantão até ...

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) deu posse, na manhã de hoje (17), por meio virtual, aos juízes Manoel de Sousa Dourado e Anderson Nogueira  como coordenador e coordenador adjunto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Fundiário Itinerante de Teresina. Esta é a vigésima unidade do Cejusc no Piauí.

Em sua fala de abertura, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do TJ-PI, destacou a necessidade de medidas de conciliação para evitar litígios desnecessários no âmbito da Justiça, sublinhando a importância dos Cejuscs para este fim: “Desde o novo Código de Processo Civil, de 2016, que tornou a etapa de conciliação obrigatória, temos obtidos excelentes resultados”, destacou. O desembargador fez a ressalva de que ainda há um número muito alto de processos em todo o Judiciário nacional, e que por isso mesmo a criação de mais um Cejusc servirá para evitar que esse número seja ainda mais ampliado. Para o desembargador Hilo de Almeida, corregedor-geral da Justiça, “é por meio da conciliação que a sociedade obtém a pacificação social”.

A juíza Lucicleide Belo, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), ressaltou que a criação do Cejusc Fundiário é um momento histórico. “Com isso, mostramos que o TJ-PI não está parado. O Tribunal está comprometido com o estabelecimento da cultura da paz no estado. Um Cejusc temático era tudo o que nós queríamos, então este é um sonho realizado”, afirmou a magistrada.

Já em sua declaração, o juiz Manoel de Sousa Dourado expressou gratidão pela oportunidade de estar à frente da unidade. “Vamos trabalhar para que esse Cejusc deslanche”, enfatizou. “Trabalharemos com leads sociológicas, então, teremos cuidado com o tipo de questão que trataremos dentro desse novo Cejusc. Sabemos que é uma questão muito importante”, disse. O juiz Anderson Nogueira, por sua vez, fez um paralelo entre o tema que o novo Centro tratará e a Declaração Internacional dos Direitos do Homem. “É fundamental que os métodos consensuais sejam estimulados no Judiciário, porque o direito à Justiça é um direito fundamental. Apenas com o estabelecimento da cultura da paz, por meio de um terceiro neutro e imparcial, esse objetivo será alcançado”, declarou.

Ao final da sessão, a vice-governadora do Estado, Regina Souza, destacou a relevância que um Cejusc dedicado às questões fundiárias e agrárias tem para a população do Piauí e parabenizou o Poder Judiciário piauiense por seu trabalho nesta área, especialmente do Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria Geral da Justiça.

Presenças

A cerimônia contou com a participação, ainda, dos desembargadores Oton Lustosa e Edvaldo Moura; do presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi) Leonardo Brasileiro; do diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí, Chico Lucas; da procuradora-geral Carmelina Moura; Alyne Patrício, vice-presidente da OAB-PI; além de outras autoridades dos poderes Judiciário e Executivo.

fonte www.tjpi.jus.br

Força Tarefa prende dois homens com escopeta, faca e munição na zona norte de Teresina

Os policiais da Força Tarefa da Secretaria Estadual de Segurança Pública prenderam em flagrante dois homens que estavam com uma escopeta calibre 12, faca e munição.  

O flagrante foi coordenado pelo major Audivan Nunes que na abordagem constatou o porte ilegal de arma e munição.

A abordagem aconteceu no bairro Mafrense, zona norte de Teresina. Foram presos Bruno Isaías Castelo Branco, 31 anos e Francisco das Chagas Machado Carvalho, 39 anos. 

De acordo com a polícia, Francisco, vulgo Tiquira, responde a vários processos criminais por roubo, homicídios, e tráfico de drogas. Os suspeitos foram conduzidos para a Central de Flagrantes.

Major Audivan Nunes - Coordenador da Força Tarefa SSP-PI

Francisco Tiquira

Bruno

Material apreendido

fonte cartapiaui.com.br

Respiradores desenvolvido por Campomaiorense aguarda registro da ANVISA

Gildário Lima, que está à frente do projeto de fabricação dos respiradores piauienses a baixo custo e que serão extremamente necessários para ajudar a equipar as unidades hospitalares do estado.

O governador Wellington Dias realizou, nessa terça-feira (16), uma reunião técnica, por meio de videoconferência, com o professor e pesquisador da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildário Lima, que está à frente do projeto de fabricação dos respiradores piauienses a baixo custo e que serão extremamente necessários para ajudar a equipar as unidades hospitalares do estado.

De acordo com Wellington, esse será o primeiro respirador nordestino com todos os equipamentos e insumos fabricados no Brasil e que atende aos conceitos avançados para o tratamento da Covid 19. Dias não esconde a ansiedade em ver logo os respiradores sendo fabricados e prontos para uso e tem apoiado de perto cada etapa do projeto.

Agora, os respiradores aguardam a parte de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e da Vigilância Sanitária estadual. Esperamos poder contar o mais breve possível com esses equipamentos”, disse o governador.

A criação dos respiradores faz parte do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), que também inclui o Hospital de Campanha Estadual, localizado no Ginásio Verdão, coordenado pelo professor doutor Joel Coelho Rodrigues, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPI.

Estima-se que uma das principais diferenças entre o Air Tron e os demais respiradores disponíveis no mercado seja o preço. Enquanto um respirador industrial custa em média R$ 50 mil, o Air Tron custará menos de R$ 10 mil.

fonte www.campomaioremfoco.com.br

Piauiense morre ao cair do 5° andar de prédio em Brasília

Segundo os trabalhadores, o homem usava equipamentos de proteção individual.

Um trabalhador piauiense de 44 anos caiu do quinto andar de um prédio na Quadra 107 Norte de Águas Claras, na tarde de terça-feira (16/06) no Distrito Federal.

Com a queda, houve perda de massa encefálica, a vítima não resistiu e acabou morrendo no local. 

A vítima, Erisvan Prudêncio dos Santos, era natural da cidade de Santa Luz, Sul do Piauí, e funcionário de uma empresa contratada pelo condomínio para realizar a reforma da fachada do Residencial Serra da Mantiqueira. Segundo os trabalhadores, o homem usava equipamentos de proteção individual. 

No momento da transposição de um andar para o outro, a vítima acabou perdendo o equilíbrio e caiu de cerca de 14 metros de altura. 

O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) foi acionado. Entretanto, ao chegar ao local do acidente, os integrantes da corporação encontraram o homem sem sinais vitais. 

Como apresentava perda de massa encefálica e traumatismo crânioencefálico, os bombeiros não conseguiram realizar “qualquer manobra de ressuscitação”, conforme informado pela corporação. A perícia da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foi acionada

fonte www.campomaioremfoco.com.br

Polícia Operação Precatório cumpre mandados de prisão contra acusados de golpes

A segunda fase da operação foi deflagrada nesta quarta-feira (17). Participam da ação, cerca de 50 policiais civis do Piauí e do Ceará.

Nesta quarta-feira (17), a Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou a segunda fase da Operação Precatório e cumpre 11 mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão no estado do Ceará.

Segundo a polícia, participam da operação cerca de 50 policiais civis do Piauí, e do Ceará e a operação foi desenvolvida pela Gerência de Polícia Especializada da Delegacia Geral de Polícia Civil, Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), e Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (DINT-SSP).

  • Foto: Divulgação/Polícia CivilOperação PrecatórioOperação Precatório

Presidido pelo Delegado Matheus Zanatta, Gerente de Polícia Especializada da Delegacia Geral de Polícia Civil, o inquérito investiga golpes em série praticados por criminosos que se passam por autoridades públicas (Desembargadores, Auditores).

Segundo a polícia, os criminosos entram em contato com as vítimas passando informações falsas sobre o recebimento de precatórios.

De acordo com o delegado, durante as investigações foi identificada a maneira dos criminosos agirem, os autores e a estrutura da organização. 

fonte www.viagora.com.br

Polícia Homem fica preso em teto de loja na zona sul da cidade de Teresina

O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), em um estabelecimento no bairro Vermelha na cidade de Teresina.

Na manhã desta quarta-feira (17), um homem foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros após ficar preso na cobertura de uma loja localizada na Avenida Miguel Rosa, no bairro Vermelha, na zona Sul de Teresina.

Em vídeo que circulam nas redes sociais, o homem relata que não estaria tentando invadir a loja, afirmando ser “catador de latinhas” e teria resolvido se deitar na cobertura da loja após sentir sono.

  • Foto: DivulgaçãoHomem é resgatado após ficar preso em cobertura de loja na zona SulHomem é resgatado após ficar preso em cobertura de loja na zona Sul

O homem, que não foi identificado, teria ficado de cabeça para baixo até as equipes do Corpo de Bombeiros chegarem ao local por volta das 7h30 da manhã. Durante todo o tempo, equipes do Rone mantiveram o local isolado até a chegada dos bombeiros.

O homem foi resgatado pelos bombeiros e em seguida conduzido ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).   

fonte www.viagora.com.br

Coronavírus no Piauí Policial Militar morre vítima de coronavírus em Teresina

De acordo com a PM, o sargento Virgílio, que atualmente pertencia a reserva remunerada, estava internado no Hospital São Paulo, onde realizava o tratamento para a doença

Por meio de nota, a Polícia Militar (PM) lamentou a morte do 3º Sargento Virgílio Fábio Diniz Neto, 83 anos, vítima da Covid-19 na madrugada desta quarta-feira (17).

De acordo com a PM, o sargento Virgílio estava internado no Hospital São Paulo, onde realizava o tratamento para a doença. Conforme a polícia, a morte foi provocada por síndrome respiratória aguda grave e pneumonia viral.

  • Foto: divulgação/ Polícia Militar3° sargento da PM, Virgílio Neto3° sargento da PM, Virgílio Neto

Segundo informou a Polícia Militar, o sargento que atualmente estava na reserva remunerada era natural da cidade de Buriti dos Lopes e morava no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina. Virgílio Neto ingressou na Corporação em julho de 1959.

fonte www.viagora.com.br

Covid-19: Secretário Osmar Júnior é diagnosticado com a doença

Osmar tem 60 anos e sofre de hipertensão

O secretário estadual de Governo, Osmar Júnior, foi diagnosticado com a Covid-19. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (17), através de um comunicado divulgado pelo gestor, através de sua assessoria de comunicação.

“Comunico a todos que ficarei afastado por alguns dias de minhas atividades públicas. Estou com diagnóstico clínico de COVID-19. Embora esteja bem, com sintomas leves, os médicos indicaram o isolamento. Cumprirei rigorosamente as prescrições médicas, esperando logo voltar ao trabalho e ao convívio, no ‘novo normal’, com todos”, diz o comunicado.

Osmar Júnior tem 60 anos e sofre de hipertensão( Foto: Arquivo/O Dia)

Osmar Júnior tem 60 anos de idade e é hipertenso. Por conta do diagnóstico, o secretário ficará afastado das atividades no Palácio de Karnak, onde costuma dar expediente diário.

Considerado um dos secretários mais próximos a Wellington DiasOsmar é responsável pela articulação política do governo estadual e relacionamento com os demais poderes do Estado.

O atual secretário de Governo também é militante histórico do PC do B e já exerceu os cargos de vice-governador e deputado federal. 

fonte www.portalodia.com

Preso homem suspeito de decapitar corpos em Teresina

Ele é considerado pela polícia de alta periculosidade e já responde por dois homicídios


Um homem identificado como Francisco Chagas Machado Carvalho, mais conhecido como "Tiquira", suspeito de participação no crime que decapitou e mutilou membros inferiores de dois corpos encontrados em um matagal, em Teresina, foi preso no bairro Mafrense, zona Norte, na tarde desta quarta-feira (17). Os corpos decapitados foram encontrados por populares  na manhã de hoje às margens da Avenida Josué de Moura Santos.

O coordenador da Força Tarefa, major Audivan Nunes, afirmou que a polícia chegou ao suspeito depois que o serviço de inteligência apontou que ele teria envolvimento. Ele é considerado pela polícia de alta periculosidade e responde por dois homicídios. As investigações preliminares indicam que "Tiquira" integra uma facção criminosa com atuação na capital.

O suspeito foi abordado pelos policiais quando dirigia um carro. Dentro do veículo, seguia com ele um outro homem que também foi preso, e a polícia investiga se ele teria participação nas mortes. Dentro do carro foi localizada uma escopeta, uma faca e munições.  

“Indivíduo de alta periculosidade, responde por dois homicídios, um deles praticado contra um desafeto dentro da penitenciária. Encontramos com ele uma arma de grosso calibri, uma escopeta calibre 12, utilizada em assalto a banco, faca, munições. Informações que chegam da nossa inteligência é que ele estaria envolvido. Mas vamos apresentar ele a Polícia Civil que vai proceder as investigações. Se ele tiver envolvimento ele vai pagar por isso”, disse Audivan.

Homem identificado como "Tiquira" preso pela Força Tarefa (Foto: Jailson Soares / O DIA)

Homem que estava com "Tiquira" no momento da prisão (Foto: Jailson Soares / O DIA)

Os corpos decapitados foram encontrados por populares na manhã de hoje em um matagal na Avenida Josué de Moura Santos, na zona Norte, enrolados em panos. A perícia contatou que os corpos foram decapitados e tiveram os membros inferiores mutilados. As vítimas foram identificados por familiares  no Instituto Médico Legal (IML). Trata-de de João Victor Valadão, 21 anos, e Tiago Anderson Alves Rocha, de 32 anos, mais conhecido como “Pequi”. 

fonte www.portalodia.com

5º BPM recupera motocicleta no bairro Cidade Jardim


Na tarde de terça-feira (16), o 5º Batalhão recuperou uma motocicleta durante rondas no bairro Cidade Jardim.
A equipe da viatura rural, durante patrulhamento, visualizou dois indivíduos suspeitos em uma moto, em seguida realizou a abordagem. 
Posteriormente foi constatado que a numeração do chassi do veículo divergia com a da placa, então, foi realizada condução da moto e do envolvido à Central de Flagrantes para adoção dos procedimentos cabíveis.  


fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades

Justiça concede prisão domiciliar ao jornalista Arimatéia Azevedo

Foto: reprodução TV Cidade Verde

A justiça concedeu prisão domiciliar ao jornalista Arimateia Azevedo nesta quarta-feira (16). A decisão é do desembargador Joaquim Santana, do Tribunal de Jusiça do Piauí (TJ-PI). Ele estava preso desde a última sexta-feira (12) suspeito de extorsão a um médico de Teresina. Além do jornalista, a operação comandada pelo Greco (Grupo de Repressão ao Crime Organizado), prendeu o professor da Universidade Estadual do Piauí, Francisco Barreto, que já está em prisão domiciliar desde ontem.

O jornalista estava preso no 12º Distrito Policial, no bairro Ininga, mas na tarde de ontem foi transferido para a sede da Acadepol (Academia de Polícia do Piauí). 

A defesa de Arimateia sustenta que a prisão imposta "representa indiscutível constrangimento ilegal por conter inúmeras nulidades: prova unicamente testemunhal, frágil e valor relativo; ausência de comprovação de constrangimento mediante violência ou grave ameaça, inexistindo, a comprovação de autoria e materialidade da conduta imputada; ausência prévia da oitiva do Ministério Público no procedimento investigatório, com flagrante infringência ao sistema acusatório".

Ainda de acordo com a defesa, a prisão domiciliar era necessária, já que o jornalista é do grupo de risco para a covid-19 e que já teria apresentado sintomas da doença no dia 13 de junho.

De todas as alegações feitas, o desembargador acatou apenas o argumento de que o jornalista pertence ao grupo de risco para a covid-19.

"Nessa toada, frente a cautela que o caso em apreço demanda, entendo ser viável a concessão de medida alternativa à prisão, em razão da possibilidade de agravamento do estado geral de saúde do paciente e o alto risco de contágio dentro do presídio, tendo em vista que se trata de paciente com idade superior a 60 anos e portador de comorbidades", afirma o desembargador na decisão.

Para o magistrado, não há mácula na decisão que converteu a prisão em flagrante em preventiva, bem como não há ilegalidade quanto a alegação de ausência de materialidade e autoria delitiva e  que também não há ausência de prévia manifestação do Ministério Público acerca da representação da prisão.

O desembargador afirma ainda que o jornalista só poderá sair de casa em casos de atendimento médico emergencial.

fonte cidadeverde.com

Com 24 leitos, Hospital de Campanha do HUT precisa de médicos para funcionar

Foto: HUT

O Hospital de Campanha anexo ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já conta com 24 leitos de Unidades de Terapia Intensiva prontos para receber pacientes com Covid-19 em estado grave. Agora, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) aguarda a apresentação de médicos do processo seletivo para garantir o pleno funcionamento das unidades.

“Fizemos a vistoria dos leitos e estamos ajustando os últimos detalhes junto à empresa responsável pela obra para garantir a segurança dos pacientes e equipes de saúde que serão recebidas nestas estruturas. Concluímos dois módulos do total de 5 que vamos entregar no hospital de campanha do HUT, onde serão instalados 60 leitos de UTIs”, explica o diretor geral do HUT, Rodrigo Martins. 

Segundo ele, o desafio agora é garantir o funcionamento pleno do hospital de campanha, que aguarda a apresentação de médicos aprovados no Processo Seletivo de nº 01/2020 e que tenham experiência em terapia intensiva. “Para recebermos pacientes aqui, é preciso que tenhamos médicos com experiência em UTI. Por isso, mais uma vez, faço um apelo para que esses profissionais se apresentem no HUT para que possamos montar escalas e disponibilizar leitos o quanto antes para a população que sofre com o novo Coronavírus”, destaca Rodrigo. 

Os médicos interessados devem se apresentar na Gerência de Recursos Humanos do HUT, até 19/06/2020, no horário de 8 às 15 horas, com a documentação indicada no Edital. A contratação será feita mediante assinatura de Termo de Opção e Anuência em que se afirme adequação às normas da Resolução da ANVISA de nº 7/2010 e da Resolução CFM nº 2.271/2020.

fonte cidadeverde.com

Presos serão testados para Covid-19 antes de entrar no sistema prisional

Foto: izabela pimentelidadeverde.com

"Todos os presos serão testados para Covid-19. Independente de sintoma ou não, eles passarão pelo teste", informou o secretário estadual de Justiça, Carlos Edilson Sousa. Com essa determinação, caso o exame dê positivo para o novo coronavírus, o preso será mantido em isolamento seguindo as orientações dos órgãos de saúde. 

Testando o preso desde a sua entrada é possível, também, evitar a transmissão do novo coronavírus dentro do sistema prisional. 

Antes de seguirem para o sistema prisional, as pessoas presas deverão passar por uma verificação obrigatória da sitomatologia gripal no momento do exame de corpo de deito durante  a pandemia da Covid-19. A portaria  nº 034/DGG da Polícia Civil do Piauí que estabelece novos requisitos foi publicada na terça-feira (16). 

A portaria considera a "necessidade de resguardar a saúde das pessoas presas e dos profissionais da segurança pública". Casos da Covid-19 já foram confirmados entre os presos da penitenciárias mista de Parnaíba

A verificação dos sintomas gripais deve constar como obrigatória "na Requisição de Exame de Corpo de Delito de pessoa presa elaborada pelos delegados de Polícia Civil". 
Na análise, os peritos deverão constatar se a pessoa presa apresenta sintomas como tosse, dor de garganta, dispnéia, febre, mialgia ou outro sintoma gripal e/ou de doença pulmonar. 

"À medida foi motivada em razão de alguns internos do sistema prisional e policiais penais terem sido diagnosticados com covid. A análise clínica do médico legista possibilitará ao Sistema prisional separar os internos que chegarem com sintomas, evitando assim eventual contágio.Possibilitará ainda ao Sistema prisional testar logo os internos que chegarem com sintomas", comenta o delegado geral Luccy Keiko Leal. 

A publicação da medida ocorre após uma reunião entre os membros da Procuradoria Geral de Justiça, Secretaria de Segurança, Ministério Público do Piauí, Secretaria Estadual de Justiça, Delegacia Geral da Polícia Civil e Secretaria Estadual de Saúde no dia 15 de junho de 2020. 

"Nessa reunião, ficou acordado que o preso ao ser encaminhado da Central de Flagrante para o sistema prisional passe pelo IML (Instituto de Medicina Legal) para fazer o corpo de delito e, dentro desse exame, um dos questionamentos que deve ser feito pelo médico é em relação ao sintoma gripal. O preso é da competência da Sejus quando ele chega ao sistema prisional. Independente de ter sintoma ou não, ele passará pelo teste ", disse o secretário de Justiça, Carlos Edilson.

 fonte cidadeverde.com