sábado, 16 de setembro de 2023

Homem morre afogado em açude na cidade de Campo Largo do Piauí

foto 

Campo Largo Urgente II

 

Na manhã dessa sexta-feira (15), um homem morreu afogado em um açude na localidade Riacho de Santa Maria, na zona rural do município de Campo Largo do Piauí, região norte do estado. 

De acordo com informações da polícia local, o homem identificado como Francisco estaria participando de uma pescaria, juntamente com sua esposa e dois sobrinhos, quando decidiu atravessar um açude, conhecido como “Buracão”.

A vítima teria mergulhado algumas vezes, mas não retornar para a superfície do açude após submergir pela última vez.

Moradores da região resgataram o corpo do homem alguns minutos após o acidente e acionaram a polícia local.

A vítima residia na localidade Buriti dos Britos, município de Esperantina.

fonte www.viagora.com.br

Promotor pede que prefeito de Altos exonere enfermeiros sem concurso

 A recomendação foi assinada pelo promotor de justiça Maurício Gomes de Souza.

O Ministério Público do Piauí (MPPI), através do promotor de justiça Maurício Gomes de Souza, expediu recomendação ao prefeito da cidade de Altos, Maxwell Pires Ferreira, para que o gestor exonere enfermeiros que não foram contratados mediante concurso público.

O promotor considerou a função do órgão ministerial de defender a ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais disponíveis, além de considerar o inciso II do art. 37 da CRFB/88, que “apregoa que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”, diz trecho do documento.

O promotor de justiça considerou também que devido a inexigibilidade licitatória para que a execução de serviços desprovido de singularidade, atenta contra a legalidade sendo, portanto, ato administrativo eivado de vício, além levar em conta a Lei Municipal nº 377/2017, que informa três cargos efetivos de Enfermeira Obstetra no município, e que na cidade, constam cinco enfermeiros obstetras no Hospital José Gil Barbosa sem previa aprovação em concurso público.

Conforme o MPPI, outro ponto considerado para expedição do documento, foi que não há informações sobre um processo seletivo simplificado para contratação dos servidores.

Diante do exposto, o promotor recomendou ao prefeito que exonere os servidores que não passaram por um concurso público, teste seletivo para ocupar os cargos, de provas e títulos, e que não sejam efetuadas contratações por tempo determinado conforme os termos do art. 37, IX, da Constituição Federal, além de solicitar em um prazo de 10 dias úteis.

O representante do MPPI alertou também que o não acatamento da recomendação pode acarretar em adoções de medidas administrativas e judiciais cabíveis.

fonte www.viagora.com.br