segunda-feira, 24 de julho de 2023

MPPI se reúne com Seduc para instituir Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher

A equipe reforça a necessidade de instituir ações nas escolas em razão da Lei Federal Nº 14.164/2021

A coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) e do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crime (NAVI) do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), promotora de Justiça Amparo Paz, esteve reunida com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, na última quinta-feira (20), para tratar da implementação da Lei Federal Nº 14.164/2021, que inclui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.

A legislação estabelece que o evento deve ser realizado, anualmente, durante o mês de março, em todas as instituições públicas e privadas de ensino da educação básica e ainda, em observância à meta da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – COPEVID-GNDH-CNPG.

De acordo com Amparo Paz, o grupo tratou sobre a relevância pública de ações que visem coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, por meio de um conjunto articulado de ações entre os entes estaduais tendo como importante diretriz a integração operacional do Ministério Público e sociedade civil.

Além do secretário e da equipe do MPPI, participaram do encontro as superintendentes de Ensino e de Ensino Superior da Seduc, Viviane Faria e Viviane Carvalhedo.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Homem é preso em flagrante após matar cachorro com golpes de facão no interior do Piauí

 Segundo moradores, o homem teria se irritado com o cachorro que estava ao lado de sua banca de espetinhos e golpeou o animal até a morte

Um homem identificado apenas pelas iniciais E. C. foi preso após matar um cachorro com golpes de facão na noite de domingo (23), na localidade Recanto da Palmeira, na zona rural da cidade de Brasileira. O cachorro pertencia a um circo que estava na cidade.

Segundo informações do Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Brasileira, moradores da região acionaram os militares para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, encontraram o animal morto. O cachorro, chamado Beethoven, pertencia a um circo que estava na região.

 

Homem é preso em flagrante após matar cachorro com golpes de facão no interior do PiauíReprodução

 

O homem foi preso em flagrante. Durante a prisão, E. C. disse que o cachorro atacou o filho dele e por isso teria esfaqueado o animal. Ao apurar a situação, moradores relataram que o homem vendia espetinho na rua e o animal ficava próximo, o que teria irritado E. C.  

O homem foi levado para a delegacia de Piripiri, onde responderá pelo crime de maus tratos aos animais. Ele pode pegar pena de 2 a 4 anos de reclusão; com a morte do animal a pena pode ser aumentada em até ⅓.

Fonte: Portal A10+ com informações do Piripiri Repórter

Telhado de igreja desaba em Curralinhos; diácono pede doações para reforma

 Foto enviada ao Cidadeverde.com 

O telhado de uma igreja no município de Curralinhos, a 89 km de Teresina, desabou na tarde desse último sábado (22). No momento do ocorrido havia uma pessoa no local que não ficou ferida.

Segundo o diácono Raimundo Coelho, a pessoa estava concluindo uma obra de reforma do forro da igreja quando o teto desabou.

“Tinha um funcionário, uma pessoa que estava concluindo a obra, mas não teve nenhum ferimento, ele se posicionou debaixo do crucifixo da igreja e não se feriu não”, explicou o diácono.

Ainda de acordo com Raimundo Coelho, a igreja já havia passado por uma reforma em 2021. No local, será realizada uma perícia para apontar o que teria provocado o desabamento. No momento, a igreja está isolada.

“Vamos aguardar o laudo para saber se não teve nenhum dano maior, aproveitar o que for possível aproveitar, mas tem que esperar o laudo”, acrescentou o diácono.

O diácono destacou também que os festejos de São Raimundo Nonato, que devem iniciar no dia 18 de agosto, não serão cancelados ou adiados. Raimundo Coelho informou ainda que as pessoas que desejam fazer doações para reformar a igreja podem entrar em contato através do telefone (86) 99921-0875.

fonte cidadeverde.com

Vídeo: pacientes ficam sem exames em Teresina por conta de jogo da seleção

 Houve um tumulto num ambulatório na região do Grande Dirceu por conta da revolta dos usuários

Quem tinha exame marcado na rede pública municipal de saúde em Teresina na manhã desta segunda-feira (24/07), ficou sem realizá-lo, pois algumas unidades não prestaram atendimento e a causa chamou a atenção.

Por conta da estreia da seleção feminina de futebol na Copa do Mundo de 2023, a Prefeitura de Teresina decretou ponto facultativo, mas serviços essenciais, como os de saúde, deveriam funcionar normalmente.

Foto: ReproduçãoPacientes reclamam do descaso
Pacientes reclamam do descaso

Em vários pontos da cidade a reclamação era a mesma, especialmente porque alguns pacientes aguardavam pelos exames há muito tempo e agora terão que remarcar.

No vídeo a seguir, houve um tumulto num ambulatório na região do Grande Dirceu por conta da revolta dos usuários.

CONFIRA O VÍDEO:

fonte conectapiaui.com.br

Moradores denunciam irregularidades no 'Lixão de Teresina'; conheça o local

 Moradores reclamam que o lixo termina caindo dos caminhões e do mau cheiro

Moradores do bairro Santo Antônio, localizado na zona Sul de Teresina, reclamam de uma série de problemas encontrados no aterro sanitário da capital. A grande maioria fala da quantidade de urubu e de lixo que fica caído em algumas ruas do bairro.

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíAterro sanitário de Teresina
Aterro sanitário de Teresina

A Fundação Velho Monge, entidade de proteção ambiental, e a Associação Piauiense de Engenharia Ambiental e Sanitarista, foram responsáveis pelo pedido de cancelamento do aterro.

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíMorador reclama do mau cheiro que fica no local
Paulo Rocha, morador do local, reclama do mau cheiro que fica por perto

Paulo Rocha mora no bairro há muitos anos e diz que grande parte do problema são alguns caminhões que passam lotados de lixo e terminam deixando cair boa parte deles em algumas ruas.

"O problema não é nem tanto o fedor, pois eu já acostumei. O negócio é o lixo que cai na rua, fede e enche de cachorro, gato, urubu", disse.

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíAterro sanitário de Teresina
Aterro sanitário de Teresina

Outro morador identificado como Renato Pereira, relata que a situação fica pior durante o inverno. "Aqui fica fedendo mais no inverno, que junta toda sujeira com água e sobe aquele fedor, insuportável, tem gente que diz que adoece, mas eu nunca adoeci", relatou.

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíRenato reclama da quantidade de lixo que cai dos veículos
Renato Pereira 

A licença de operação do aterro sanitário foi renovada pela Prefeitura de Teresina em dezembro de 2021, e vale até dezembro de 2025. Mas a licença impõe condições que, segundo o documento, estão sendo descumpridas. Como por exemplo, o chorume (líquido produzido através do processo físico e químico do lixo).

A quantidade de líquido vem aumentando a cada dia. Vale lembrar que o chorume é altamente ofensivo à natureza e ao ser humano.

CONFIRA AS FOTOS

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíAterro sanitário de Teresina
Lixo acumulado em calçada do bairro
Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíAterro sanitário de Teresina
Aterro sanitário de Teresina

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíCaminhões passam derramando lixo pelas ruas
Caminhões passam derramando lixo pelas ruas

fonte conectapiaui.com.br

Jovem de 17 anos é executado a tiros na zona Norte de Teresina

 Um jovem de 17 anos, identificado como Josielton Carvalho de Sousa, vulgo "Olho de Gato", foi executado com três disparos de arma de fogo na madrugada desta segunda-feira (24), na rua Uberaba, localizada na Vila São Francisco, região do bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina. 

Conforme informações do Major Talles, do 9º Batalhão de Polícia Militar, uma guarnição realizava diligências pela região quando foi informada sobre a ocorrência. 

Foto: PM
Foto: PM

Populares afirmam que Joseilton andava de bicicleta pela rua, momento em que foi surpreendido por dois criminosos que desferiram os tiros contra ele e, em seguida, fugiram em rumo ignorado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado para socorrer o jovem, porém, devido aos ferimentos, ele não resistiu e morreu.  Ao Portal, o major Talles afirmou que o jovem tinha envolvimento com o crime.

A área foi isolada pela Polícia Militar enquanto a Polícia Técnico Científica realizava a perícia. O Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do corpo. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). 

fonte www.portalr10.com

Acusado de tentar matar filho do presidente do Tribunal de Justiça vai a júri popular

 Foto: SPP-PI

A juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, em decisão do dia 21 de julho, pronunciou Francisco Jefferson da Silva Cruz, conhecido como ‘Anjo da Morte’, que é acusado de atirar no advogado André de Almeida Sousa e Silva, filho do presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Hilo de Almeida. 

André de Almeida foi baleado no olho durante discussão em um bar na Avenida São Sebastião, em Parnaíba, no litoral do Piauí, no dia 22 de março deste ano. Francisco Jefferson foi localizado e preso no dia 25 de março, junto com a sua esposa, Suzana do Nascimento Gomes, de 20 anos, que estava grávida de 8 meses. Suzana chegou a ser solta, com o cumprimento de medidas cautelares, mas Francisco Jefferson teve a prisão convertida em preventiva no dia 27 de março e segue preso desde então.

Segundo o Ministério Público Francisco Jefferson deve responder pelo crime de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil, com emprego de meio cruel, e com recurso que tornou difícil a defesa da vítima. O órgão ministerial afirmou que o crime ocorreu após uma discussão.

“Conforme o apurado, André tentou abrir a porta do banheiro para urinar, todavia, já estava ocupado por Francisco Jefferson, que fechou a porta. Diante disso, a vítima se afastou e urinou fora do banheiro, atrás de uma planta, o que causou indignação de Ana Caroline e Jordania, que passaram a xingá-lo. Por sua vez, a vítima voltou para a mesa em que estava, sendo seguido pelas mulheres, ocorrendo outra discussão, que culminou na tentativa de agressão delas contra André. Contudo, Francisco Jefferson se aproximou e empurrou a vítima, naquele momento, ocorrendo uma brevíssima luta corporal. Todavia, abruptamente, o ora denunciado sacou de uma arma de fogo e efetuou um disparo contra André, em seu rosto, que caiu ao chão, despejando grande quantidade de sangue”, disse o MP na denúncia.

Foto: Arquivo Pessoal 

Segundo o MP, o crime ocorreu por motivo fútil. “O denunciado direcionou o revólver ao rosto da vítima, e apertou o gatilho pelo menos três vezes, com a evidente intenção de ceifar sua vida. Caracteriza-se como qualificadora se o crime é cometido por motivo fútil. Dessa forma, verifica-se que a ação delituosa deu-se em virtude de uma singela discussão em um bar, que poderia ter-se resolvido com uma simples conversa. Motivo este insignificante e desproporcional, que normalmente não levaria a um crime desta hediondez”, destacou. Consta ainda que o Francisco Jefferson é membro de uma facção criminosa e investigado por um homicídio. 

Na decisão a juíza entendeu que existem várias provas para que o caso seja encaminhado ao Tribunal Popular do Júri. “Existem indícios suficientes da autoria, em princípio, estão evidenciados pelas provas oral e documental, e assim, havendo indícios da autoria, a pronúncia se impõe, já que o momento processual adequado para se aferir o valor dos depoimentos, tratando-se de feito da competência do Júri, é o do ajuizamento perante o Tribunal Popular, uma vez não demonstrada, desde logo, a desvalia dos mesmos, de maneira incontroversa, pois se dúvida existe, cabe ao Júri dirimi-la”, apontou.

A juíza ainda determinou que o acusado deverá permanecer preso. “O acusado permaneceu preso em toda a instrução processual por força de mandado de prisão preventiva, não lhe tendo sido deferida a benesse da liberdade provisória por ainda estarem presentes as hipóteses autorizadoras da custódia preventiva”, destacou.

O crime

André de Almeida foi baleado durante discussão em um bar na Avenida São Sebastião, em Parnaíba, nas proximidades da UFDPar. O suspeito do crime, Francisco Jefferson da Silva Cruz, fugiu do local após efetuar o disparo que atingiu o rosto do filho do presidente do TJ. 

O advogado chegou a ser atendido no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), mas depois foi transferido de ambulância para o Hospital Universitário, em Teresina, onde passou por cirurgia.   

A prisão de Francisco Jefferson ocorreu no dia 25 de março, quando ele estava com a esposa Suzana do Nascimento Gomes tem 20 anos, que estava grávida de oito meses. Os dois afirmaram que são membros de uma facção criminosa.

Em depoimento a esposa alegou que ocorreu uma discussão entre a vítima e o seu marido, após o advogado ter supostamente xingado elas. “O André mandou o Jefferson calar a boca, levantou da mesa e deu um soco por trás da orelha do Jefferson. Depois disso, eu só escutei o tiro e vi a vítima caída no chão. Fomos embora em uma moto e nossas amigas em outra”, disse Suzana do Nascimento em depoimento.

Suzana foi solta ainda no dia 27 de março, após a Justiça determinar o cumprimento de medidas cautelares, já Francisco Jefferson permanece preso após ser decretada a prisão preventiva dele.

Já o advogado André Almeida foi atingido com um tiro no olho e ficou cerca de um mês internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). O Cidadeverde.com apurou que o olho esquerdo foi lesado de forma irreversível.

fonte cidadeverde.com