sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Seduc comemora avanços nas escolas de Ensino Médio

Seduc comemora avanços nas escolas de Ensino Médio

João Allbert

Nesta sexta-feira (2), o secretário de Estado da Educação aconteceu, Ellen Gera, recebeu o Comitê de Gestão do Programa Jovens de Futuro (PJF) para uma reunião. A ação teve o objetivo de analisar os resultados, metas e apresentar o Mapa de Gestão Educacional do Piauí.

Desde a implantação do programa Jovem de Futuro, as escolas de Ensino Médio que participam do programa conseguiram melhorar o seu desempenho. Este diagnóstico foi apresentado pela gerente de implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo, durante a reunião que teve a presença da gerente do Ensino Aprendizagem, Regina Monteiro; da diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar, Ana Rejane Barros; diretores da Seduc e gerentes locais do Instituto Unibanco. 

O secretário comemorou o resultado alcançado. "Conseguimos mensurar saldos positivos e estamos em processo de evolução contínua do programa. As ações alcançadas nos motivam cada vez mais a trabalhar de maneira planejada e com foco na gestão escolar orientada por resultados", relata Ellen Gera.

Maria Júlia falou que o grande desafio do Piauí na área educacional é aumentar a velocidade do desenvolvimento dos estudantes. "É nesse ponto que estamos investindo incansavelmente. Esse encontro nos deu oportunidade de conversar um pouco sobre como está o trajeto em relação as metas que estão definidas", declara.

Na oportunidade a gerente de implementação de Projetos do Instituto Unibanco apresentou o Mapa de Gestão Educacional do Piauí. "Geramos esse mapa que é um sistema onde conseguimos ver os desempenhos, ou seja, o georreferenciamento, pois podemos observar tanto regional como escola, a partir dos dados do Piauí. É um instrumento para gestão e será disponibilizado para a secretaria e regionais com o objetivo de gerar um acompanhamento mais assertivo no apoio às escolas", afirma Maria Júlia.

Os gestores falaram ainda da parceria da Secretaria de Estado da Educação com o Instituto Unibanco, que acontece desde 2015. "Temos um conjunto de avanços que estão expressos no desempenho, exemplo disso é a ampliação do número de estudantes que concluem o Ensino Médio. Isso é feito com uma perspectiva inclusiva, ou seja, cada dia temos mais estudantes que permanecem no Ensino Médio e que concluem. É algo que muda a cada ano. Modificando isso, vão mudando também as gerações, portanto, significa que aqueles jovens que estão terminando hoje com 18 e 19 anos constituem família e terão filhos. Todos os estudos mostram que os pais tendo o Ensino Médio é quase uma garantia que seus filhos concluirão também esta etapa", aponta Júlia.

Maria Júlia finalizou afirmando que o Piauí está mudando o presente e consequentemente o futuro. "Outra mudança é o desenvolvimento pedagógico das equipes no sentido de gerar apoio para as regionais e escolas. Hoje temos técnicos e equipes muito mais capacitadas, muito mais assertivas nos apoios e nas orientações que vai fazendo, é isso que muda a realidade da escola", finaliza.

fonte http://www.pi.gov.br

Corpo do presidente do diretório do PSL é sepultado em Teresina

Corpo do presidente do diretório do PSL é sepultado em Teresina

Capitão Anderson faleceu na manhã desta quinta-feira (1º) em acidente na BR-343. Corpo foi levado ao cemitério em caminhão do Corpo de Bombeiros.


O corpo do capitão Anderson Pereira, 44 anos, foi sepultado na manhã desta sexta-feira (2) no cemitério São José, na zona Norte de Teresina. Sob um clima de forte comoção, familiares, amigos e correligionários do presidente do diretório municipal do PSL em Teresina prestam as suas últimas homenagens ao capitão que morreu precocemente durante um acidente automobilístico ocorrido ontem (1º), no km 150 da BR-343.
Corpo do presidente do diretório do PSL é sepultado em Teresina. (Foto: Lalesca Setúbal/ODIA)
O corpo capitão do Corpo de Bombeiros foi velado na noite de ontem e nesta madrugada em uma funerária na avenida Miguel Rosa. Dezenas de pessoas compareceram ao local para se despedir do bombeiro militar. O velório foi encerrado por volta das 9h e, em seguida, familiares e amigos acompanharam o cortejo fúnebre.
Um caminhão do Corpo de Bombeiros fez a remoção do corpo ao local do sepultamento acompanhado de cortejo  fúnebre seguido por viaturas da Polícia Militar. A despedida ao capitão foi feita com honras militares.
Corpo do presidente do diretório do PSL é sepultado em Teresina. (Foto: Lalesca Setúbal/ODIA)
O capitão Anderson Pereira se dirigia à cidade de Parnaíba para falar com lideranças do partido e organizar a vinda do presidente Jair Bolsonaro no próximo dia 14 de agosto, quando sofreu o acidente automobilístico. Segundo a PRF, o veículo conduzido pelo bombeiro militar, um Fiat Siena de cor branca, estava com velocidade acima da permitida para o trecho onde o acidente ocorreu. Além disso, o veículo utilizava um pneu reserva, que, por orientação técnica, só pode desenvolver velocidade máxima de 80 km/h. 
Veículo do capitão colidiu com uma árvore na BR-343. (Foto: Divulgação/PRF)
Ainda de acordo com a PRF, as condições da pista eram boas, apesar de ser uma curva. O veículo saiu da pista vindo a colidir com uma árvore. O capitão morreu na hora e o corpo precisou ser retirado das ferragens com ajuda de equipes do Corpo de Bombeiros. 
Anderson Pereira foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2018 e havia assumido no dia 17 de julho a presidência do diretório municipal do PSL em Teresina. Há duas semanas, o capitão esteve nos estúdios da O DIA TV falando sobre a indicação e posse no cargo de presidente do diretório municipal do partido e sobre as diretrizes de atuação da sigla para o pleito de 2020.
O capitão bombeiro Anderson Pereira (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

fonte www.portalodia.com

Preso acusado de homicídio que deixou carta dizendo ser 'lobisomem'

Preso acusado de homicídio que deixou carta dizendo ser 'lobisomem'

Suspeito usou uma tesoura para cometer crime, e, em seguida, fugiu, entregando-se à Polícia três dias depois.


A Polícia Civil do Piauí cumpriu um mandado de prisão preventiva contra Cleiton Ricardo Pereira de Sousa, apontado como autor do assassinato de Antônio Marcos de Souza "Lalá", na madrugada da última segunda-feira (29).
O crime ocorreu na residência do suspeito, no bairro Itacoatiara, em Piripiri. E a prisão foi efetuada no final da tarde de quinta-feira (1º).
Depois de praticar o assassinato, Cleiton deixou uma carta para sua mãe, afirmando que era um "lobisomem". "Mamãe, eu tive que fugir. Me desculpa. Vou ficar bem, mas não posso ficar aqui porque eu me transformo em lobisomem", escreveu na carta.
Conforme as investigações da Polícia Civil, na noite do crime o autor Cleiton Ricardo esteve em companhia da vítima num bar situado no Centro de Piripiri. De lá eles seguiram para a residência de Cleiton, supostamente com o intuito de manter relações sexuais. 
No local, eles teriam continuado a ingerir bebidas alcoólicas, até que iniciaram uma discussão e o autor desferiu vários golpes da tesoura contra a vítima, atingindo-a no tórax e pescoço. Antônio Marcos de Souza "Lalá" não resistiu aos ferimentos. 
Ainda de acordo com a Polícia, mesmo depois de ter matado a vítima, Cleiton Ricardo continuou desferindo vários outros golpes de tesoura no corpo de Antônio Marcos, inclusive nos órgãos genitais.
O suspeito teria fugido da cidade logo em seguida, e se apresentou na Delegacia de Campo Maior três dias depois. 
"Apesar de não estar mais em situação de flagrante e ter se apresentado em uma Delegacia de Polícia Civil, em outra circunscrição, três dias depois, o autor do crime foi preso, já que, em Piripiri, a Polícia Civil havia representado por sua prisão e o Poder Judiciário prontamente acatou o pedido, decretando-a", detalha o delegado Jorge Terceiro. 
Em seu interrogatório, realizado pela delegada Camila Miranda, em Campo Maior, Cleiton Ricardo confessou a prática do crime e contou detalhes de como matou Antônio Marcos. 
Ele disse que agiu sozinho e que realmente é o autor da carta encontrada no local do crime. Sobre a menção à figura de um "lobisomem", Cleiton afirmou que decidiu escrever isso porque as lesões que causou na vítima eram parecidas com as que ele viu serem feitas por esse tipo de monstro imaginário, num filme de terror que viu.
Ainda durante a noite de quinta-feira o suspeito foi levado para Piripiri. Após ser novamente interrogado acerca de outros detalhes do crime, ele foi recambiado no início da tarde desta sexta-feira (2) para uma unidade do sistema penitenciário estadual, onde aguardará seu julgamento.

fonte www.portalodia.com

Imigrantes são detidos por suspeita de realizar agiotagem na zona Sul

Imigrantes são detidos por suspeita de realizar agiotagem na zona Sul

Em poder da dupla, a PM apreendeu a quantia de R$ 1.570.


Dois colombianos foram detidos pela Polícia Militar na tarde desta sexta-feira (2), suspeitos de praticar agiotagem na zona Sul da capital. Segundo os policiais, os imigrantes estavam cobrando dinheiro de uma senhora no momento em que foram flagrados.

Em poder da dupla, a PM apreendeu a quantia de R$ 1.570.
"Eles estavam num comércio, cobrando uma senhora, no bairro Porto Alegre. Ao realizarmos buscas, encontramos muito dinheiro e cartõezinhos com indícios de que eles emprestam dinheiro, o que configura a agiotagem. Demos voz de prisão e levamos os dois até a Polícia Federal", detalha o cabo Almeida.
Durante averiguação realizada na PF, verificou-se que um dos colombianos encontra-se com estada irregular no país.
Uma fonte do portal O DIA relatou que a prática de agiotagem por imigrantes também está bastante recorrente na região da Grande Santa Maria da Codipi, zona Norte da capital. E as principais vítimas seriam pequenos comerciantes.
Segundo a PM-PI, brasileiros estariam fazendo o recrutamento de imigrantes para realizar este tipo de crime. 
"Já foram feitas algumas prisões anteriores. Inclusive, um indivíduo conhecido como Francisco é quem estaria recrutando esses colombianos. Paga passagem até Teresina, hospedagem, e coloca os imigrantes pra cometer essa prática delituosa, em troca de um salário mínimo por mês", acrescenta o cabo Almeida.
O artigo 4º da Lei Federal nº 1.521/1951 (Lei dos Crimes contra a Economia Popular) prevê penas de seis meses a dois anos de detenção para quem realiza usura pecuniária, que consiste em "cobrar juros, comissões ou descontos percentuais, sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei; cobrar ágio superior à taxa oficial de câmbio, sobre quantia permutada por moeda estrangeira; ou, ainda, emprestar sob penhor que seja privativo de instituição oficial de crédito".
Em algumas circunstâncias, os acusados de usura também podem ser indiciados por extorsão, que consiste em "constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa". A pena para este crime é de quatro a dez anos de reclusão, além de multa.

fonte www.portalodia.com

Polícia prende acusado de atirar contra grupo de pessoas na rua

Polícia prende acusado de atirar contra grupo de pessoas na rua


Foi preso na manhã desta sexta-feira (2) o acusado de atirar contra um grupo de pessoas e causar a morte de um homem identificado como José Francisco Feitosa. O crime aconteceu em março de 2015. O acusado, Francílio Vieira da Silva, mais conhecido como Birita, foi preso em sua casa, no bairro Santa Fé, zona Sul de Teresina. Ele responderá por homicídio qualificado. 
O mandado de prisão preventiva foi cumprido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), sob o comando do delegado Danúbio Dias. 
Entenda o caso
Na noite do dia 14 de março de 2015, por volta das 22h30, Francílio, juntamente com mais dois homens, teriam ido até o Parque Afonso Gil, na zona Sul de Teresina e efetuado disparos contra um grupo de pessoas que estava na rua. 
Os disparos atingiram a vítima com um tiro no tórax. José Francisco Feitosa foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
O DHPP, coordenado pelo delegado Francisco Bareta, disponibiliza o número 181 para denúncias anônimas da população, que ajudem a captura envolvidos em crimes. 

fonte cidadeverde.com