terça-feira, 23 de março de 2021

SAAD Sul analisa ampliação do Cemitério Santa Cruz e criação de nova necrópole

 



A equipe técnica da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD Sul) esteve na manhã desta terça-feira (23), em visita e analisou a possibilidade de ampliação do Cemitério Santa Cruz, localizado no bairro Promorar, zona Sul da capital. Outra discussão que ocorreu durante o encontro, foi a criação de um novo cemitério nas imediações do bairro Torquato Neto e Polo Empresarial. O projeto surge de uma necessidade de mais espaços para novas covas, que se encontra em déficit por conta do grande número de vítimas do COVID-19.

O superintendente Alípio Paiva, comentou sobre a necessidade e importância desse novo projeto.
“Tendo em vista que a quantidade de covas disponíveis no Cemitério Santa Cruz está cada vez mais insuficiente devido à crise sanitária causada pelo novo coronavírus, observamos no próprio cemitério uma possibilidade de ampliação que possa atender a demanda, mesmo que em um curto período de tempo”, informou Paiva.

A equipe técnica da SAAD Sul também analisou dentro da área geográfica da Zona Sul, um terreno nas mediações do Polo Empresarial, ele possui cerca de 76mil m2 e pertence a Prefeitura Municipal de Teresina.

De acordo com os técnicos, o espaço é ideal para a construção da nova necrópole que deve resolver a problemática de vagas nos cemitérios da zona sul.


Equipe da SAAD Sul analisou a possibilidade de ampliação do Cemitério Santa Cruz, localizado no bairro Promorar, zona Sul da capital. Foto: Ascom (SAAD Sul)

fonte pmt.pi.gov.br

Professores e donos de escolas acertam suspender aulas presenciais até o dia 4 de abril

 Foto: arquivo Cidadeverde.com

O presidente do Sindicato dos Professores e Auxiliares da Educação do Piauí (Sinpro), Jurandir Soares, informou na noite desta terça-feira (23) que as aulas presenciais em escolas privadas do estado ficarão suspensas até o dia 4 de abril.

Em reunião com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe) ficou acertado que as aulas presenciais darão uma pausa por 10 dias a partir de sexta-feira (26), que já foi declarado como feriado antecipado pelo governo do estado. 

Os dez dias considerados pelos professores serão reduzidos em dois dias, já que a Semana Santa terá início e as aulas seriam suspensas normalmente para as 416 escolas em Teresina.

O presidente do Sinepe, Marcelo Siqueira, informou ao portal  que na prática são 10 dias de suspensão de aulas presenciais. No entanto, esclareceu que como tem os dois dias de feriados do governo (sexta-feira (26) e terça-feira (dia 30) e os dias parados da semana santa, ficou acordado que as escolas darão férias para os professores. 

“Acertamos que vamos compensar em julho no calendário escolar esses dias parados”, explicou Marcelo Siqueira.

Jurandir Soares publicou vídeo informou que o acordo foi “amistoso” entre professores e dono de escolas.

“A proposta contempla toda a nossa categoria, que é necessária essa suspensão por 10 dias, devido o alto índice de disseminação da doença e faremos os ajustes necessários com o decreto do governador mediante assembleia da categoria”, informou Jurandir Soares. 

No final de semana, em reunião com Sindicato, donos de escolas e o Ministério Público do Trabalho, o COE (Comitê de Operações Emergenciais) do estado apresentou dados que mostram que 263 professores e trabalhadores da educação e 96 estudantes testaram positivo para a Covid-19.

“Estamos trabalhando em pânico, em uma semana três professores morreram vítima da Covid-19. A nossa luta também é pela vacinação dos professores, inclusive iniciando com o ensino infantil, devido o contato dos professores com as crianças”, afirmou Jurandir.

 

Fonte cidadeverde,com

Após pedido de lojistas, Governo do Piauí flexibiliza comércio que pode ficar aberto até as 19h

 Cabe ao município regulamentar horário que não pode passar de 9h de funcionamento

Atendendo a uma reivindicação do setor lojista, o governador Wellington Dias autorizou, no decreto 19.539 de 21 de março de 2021,  a flexibilização do horário de funcionamento do comércio. De acordo com o documento, o comércio em geral poderá se estender pelo período noturno e cabe ao poder público de cada município estabelecer o horário de funcionamento – até as 19h -, desde que respeitado o período máximo de 9h de funcionamento.

O decreto 19.539 prorroga até o dia 28 de março (próximo domingo) as medidas restritivas de funcionamento das atividades econômicas em todo o estado a fim de barrar a contaminação da Covid-19.

“Atendemos a uma reivindicação do setor produtivo, porque sabemos das dificuldades que os lojistas estão tendo com as restrições. Então, o que pudermos fazer para amenizar a economia, sem prejudicar o combate à pandemia, vamos fazer”, afirmou o governador Wellington Dias, durante reunião virtual realizada no último sábado (20) com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) Ampliado, composto por gestores estaduais, trabalhadores da saúde, empresários, representantes do judiciário, entre outros.

O decreto mantém as mesmas medidas durante a semana. A restrição de circulação de pessoas está mantida, por exemplo. De segunda até quinta, as atividades podem funcionar, respeitadas as regras estabelecidas nos protocolos e horários do decreto.

Na Sexta, sábado e domingo, há uma rigidez maior. Só poderão funcionar aquelas atividades que estão destacadas no decreto. “As atividades religiosas poderão funcionar presencialmente, apenas uma celebração por cada igreja com duração máxima de duas horas. Queremos restringir ao máximo a circulação de pessoas e, quem puder, fique em casa”, explicou o secretário de Estado do Governo, Osmar Júnior.

Continuam suspensas as atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.

O toque de recolher fica compreendido entre às 21h e as 5h, do dia 22 ao dia 28 de março. Os órgãos fiscalizadores do estado irão acompanhar o cumprimento das medidas nas ruas e estabelecimentos.


Fonte: 180graus.com

PMT: Secretário de planejamento, João Henrique, testa positivo para a Covid-19

 A prefeitura de Teresina informou, no início da noite desta terça-feira (23), que o secretário de planejamento, João Henrique de Almeida Sousa, de 71 anos, testou positivo para Covid-19 na segunda-feira (22).

O gestor apresenta sintomas leves da doença e permanece em isolamento em casa, sendo acompanhado pela médica Luana Chaib.

"A Prefeitura deseja pronta recuperação ao chefe do planejamento municipal", disse em nota.

 fonte 180graus.com