sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Solenidade alusiva ao 8º aniversário do 13º BPM

Solenidade alusiva ao 8º aniversário do 13º BPM


Na manhã desta sexta-feira (20), no bairro Santa Maria da Codipi, ocorreu a solenidade alusiva ao 8º aniversário do 13º BPM. O evento foi prestigiado pelo Comandante Geral da PMPI Coronel Carlos Augusto e pelo Subcomandante Geral Coronel Lindomar Castilho.
Foto_20102017_011015
Foto_20102017_011020
Foto_20102017_011012

Foto_20102017_011013
Na área do batalhão encontra-se um dos maiores conjuntos habitacionais, que é o Residencial Jacinta Andrade, através desse conjunto houve uma expansão demográfica que é estimada em 100 mil habitantes. Assim em 2016 foram entregues novas instalações com a finalidade de otimizar o policiamento ostensivo da região e a sede do 13º BPM foi transferida para o Residencial.

 “Atualmente o 13º BPM da PMPI conta com um efetivo de 91(noventa e um) policiais militares – esses que são sim, uns guerreiros, que se deslocam para os seus plantões, muitos deles morando distante, mas estão aqui, realizando com excelência a missão de executar a segurança pública e protegendo assim o cidadão, mesmo com o risco da própria vida, mesmo com os poucos recursos humanos e material, embora senhoras e senhores saibamos que o nosso Comandante Geral Carlos Augusto e o nosso Secretário de Segurança Deputado Fábio Abreu, que também possuem raízes aqui na nossa área tem procurado nos apoiar dentro de suas possibilidades, exemplo vivo é essa viatura S-10 para a FT que acaba de ser entregue. A motivação desta equipe, e isso inclui o Comandante, é fator decisivo para a otimização do relacionamento entre as pessoas e reflexos positivos na execução das atividades nesta Organização Policial Militar”, mencionou o Comandante do 13º Batalhão, TC Costa Lima.

A solenidade foi agraciada com a presença do Sargento e pastor Valter que transmitiu sua mensagem de fé, pelo desfile do Pelotão Mirim e com um coffee break para a comunidade.

O evento homenageou os colaboradores do 13º BPM com a entrega de certificados de amigos da polícia, como os Oficiais da Briosa: Tenente Coronel Mendes, Coronel RR Liberalino, Tenente Coronel Júnior, Tenente Coronel Marco Antônio, Major Pessoa e civis locais: a professora Ana Maria que organizou um café da manhã para a referida solenidade, o microempreendedor Franklin e a Diretora do Centro Esportivo Unificado Eliene. Além da concessão de elogios individuais ao Major PM Ozevaldo, o 1º SGT PM Freire, ao CB PM P. Carvalho e ao SD PM Gonçalves pela forma abnegada que cada um dedica-se, diariamente, para superar todas as dificuldades e desafios que são postos e assim proporcionar a população da região da Grande Santa Maria da Codipi um serviço de Segurança Pública pautado no profissionalismo e no sentimento de dever, contribuindo assim para elevar o bom nome do 13º BPM, sendo merecedores da consideração, respeito e admiração de seus superiores hierárquicos e do reconhecimento do público em geral, ademais foi realizada a entrega de 01 (uma) viatura pick-up S10 para a Força Tática do 13º Batalhão.

O Comandante do 13º BPM externou o orgulho que sente ao estar à frente da competente tropa do BPM, referindo-se ao batalhão como um “celeiro de talentos”, principalmente com o reforço dos oficiais e praças recém-chegados na unidade.






















fonte http://www.pm.pi.gov.br

Escritório de industria de lacticínios é assaltado duas vezes nos últimos meses

Escritório de industria de lacticínios é assaltado duas vezes nos últimos meses


Funcionários do escritório de Teresina da Empresa de Laticínios Longá, protestam contra a falta de segurança e ausência de respostas do poder público. Somente este ano o Centro de Processamento de Dados da Longá da capital foi assaltado duas vezes.
Com requintes de crueldade, os bandidos chegam tocando terror, sendo que já sequestraram funcionários, além de ameaça-los de morte, arrombar o cofre e levar os computadores. Um grande prejuízo financeiro, além de um imensurável desgaste psicológico.
“É imoral, pois estamos totalmente desamparados. Não temos nenhuma resposta das autoridades competentes. Isso é revoltante”, disse um dos dirigentes da Longá.

fonte http://180graus.com

Strans fiscaliza estacionamentos de shoppings em Teresina

Strans fiscaliza estacionamentos de shoppings em Teresina


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) começou as fiscalizações em estacionamentos de shoppings e supermercados da capital. O principal objetivo é identificar infrações relacionadas às vagas especiais.
Internautas registraram agentes da Strans fiscalizando veículos no Teresina Shopping e o órgão já havia anunciado que são ações educativas a fim de mostrar para as pessoas a necessidade do respeito às vagas especiais e ainda a importância da aquisição do Cartão de Estacionamento Vaga Especial. 
A Strans havia divulgado que há algum tempo foi iniciada essa conversa com os shoppings e supermercados para que fossem feitas as adequações da sinalização nesses estabelecimentos.
O uso indevido dessas vagas é uma infração gravíssima e sujeita o veículo à multa no valor de R$ 293,47 e remoção do veículo, segundo o artigo 181, XX, do Código de Trânsito Brasileiro.
Como tirar o Cartão Especial
As pessoas idosos e com deficiência ou com dificuldades de locomoção têm direito a estacionar nas vagas em estabelecimentos públicos ou privados de uso coletivo (art.24, XI CTB) nos shoppings e estabelecimentos comerciais, entretanto, essas vagas só podem ser usadas mediante o uso do Cartão de Estacionamento Vaga Especial, no painel do veículo, em local visível. O cartão é emitido gratuitamente pela Strans.
Para fazer o cadastro o idoso deve comparecer à sede da Superintendência com a cópia da identidade, CPF e comprovante de residência. Já a pessoa com deficiência para se cadastrar precisa procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e o laudo do médico com o Código de Identificação da Doença (CID).
O cartão de estacionamento especial para idoso e pessoa com deficiência foi elaborado em conformidade com as Leis Federais de Nº 9503/1997 e 10.741/2003 e a Lei Municipal Nº 3.488/2006, por esse motivo o cartão é válido em todo território nacional.

fonte http://180graus.com

Permissionários abandonam quiosques na Curva São Paulo

Permissionários abandonam quiosques na Curva São Paulo

Construído para ser um ponto turístico da cidade, hoje o cenário é de sujeira e muito mato, onde antes funcionavam várias barracas.



(Foto: Assis Fernandes/ O Dia)
Em situação de abandono, o balneário Curva São Paulo, localizado no bairro São Sebastião, zona Sudeste de Teresina, foi esquecido pela população devido aos problemas estruturais. Atualmente, de 48 boxes, apenas quatro funcionam de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana, são apenas dez.
Construído para ser um ponto turístico da cidade, hoje o cenário é de sujeira e muito mato, onde antes funcionavam várias barracas. O interesse do público e dos próprios permissionários diminuiu após as enchentes que atingiram o local em 2008.
Uma das permissionárias que ainda está locada no balneário é Antônia Maria do Nascimento, conhecida como Tunica. Ela conta que os banheiros não funcionam e são utilizados por usuários de drogas. “Uma limpeza é feita a cada 15 dias. O que afasta os clientes são os boxes fechados. As pessoas pensam que a Curva São Paulo está fechada. 
(Foto: Assis Fernandes/ O Dia)
Para a permissionária, a reativação dos quiosques já seria benéfica para aumentar a movimentação. Além disso, Tunica acredita que uma maior divulgação atrairia mais clientes. “A gente está numa situação tão difícil. O dinheiro que a gente consegue é pra comer e pagar contas”, fala. 
O autônomo Juliano Campos é frequentador do local desde sua inauguração, em 2006. Ele aponta que o problema é o descaso após as enchentes, além da insegurança. “A prefeitura vem aqui, promete um monte de coisa, mas não cumpre. Antigamente vinha até excursão para cá. Hoje em dia, quem quer? Se tivesse muito investimento, ajeitarem as barracas, seria o melhor lugar pra vir. A gente não tem praia e aqui é um ponto turístico. Esses lugares deveriam ser valorizados”, critica. 
(Foto: Assis Fernandes/ O Dia)
Da mesma forma, o permissionário Edivaldo Silva reclama da insegurança no balneário. Para ele, a presença de um policiamento mais ativo durante o dia já contribuiria para chamar atenção das pessoas. “Tem muita gente que gosta daqui, mas não fica por causa da situação de descaso”, lamenta. 
Por meio de nota, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU/Sudeste) informa que está sendo elaborado um projeto de reforma dos banheiros, recuperação do piso externo e da cerca da Curva São Paulo.
Uma licitação para a obra foi realizada, mas nenhuma empresa teria manifestado interesse e o processo está sendo refeito.
Em relação à manutenção das barracas, a nota afirma que é responsabilidade dos próprios permissionários.
(Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

fonte http://www.portalodia.com

Idoso é preso acusado de estuprar criança de 9 anos na saída da escola

Idoso é preso acusado de estuprar criança de 9 anos na saída da escola

A vítima foi abordada quando saía da escola com o irmão de três anos.

Um homem de 75 anos, identificado como Gedeon Queiroz Mendes, foi preso na manhã desta sexta-feira (20), acusado de ter estuprado uma criança de 9 anos, em julho de 2011. Segundo informações da Secretaria de Segurança, a prisão foi efetuada no Vale do Gavião, na zona Sudeste de Teresina.
O crime teria sido cometido quando a vítima, na ocasião com apenas 9 anos, saía da escola acompanhado do irmão de três anos. De acordo com a Polícia, o ato teria sido visto por um vizinho que alertou outras pessoas, fazendo com que o acusado se evadisse do local.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo titular da 6ª Vara Criminal, juiz Raimundo Rolando. Gedeon foi preso em casa por policiais da DICAP e não ofereceu resistência.
Idoso é preso acusado de estuprar criança de 9 anos na saída da escola. (Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança)

fonte http://www.portalodia.com

Motorista é preso no hospital por embriaguez após colisão com morte

Motorista é preso no hospital por embriaguez após colisão com morte

Polícia Rodoviária Federal constatou embriaguez em motorista que sobreviveu a uma colisão frontal entre dois carros em Lagoa do Piauí.



Colisão frontal entre dois carros deixou um morto e um ferido grave (Foto: Divulgação/ PRF)
Uma colisão frontal entre dois veículos de passeio deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida, durante o final da tarde de ontem na BR 316, próximo à cidade de Lagoa do Piauí. O sobrevivente foi socorrido, mas logo depois foi preso pelo crime de conduzir sob efeito de álcool.
O acidente ocorreu por volta das 17h50min de quinta-feira, no km 44 da BR 316. Os dois veículos, um automóvel sedan e uma pick-up pequena colidiram frontalmente. O motorista do automóvel, identificado pelas iniciais V. de S.P., morreu na hora.
Condutor da pick-up sobreviveu, mas foi preso por dirigir sob efeito de álcool (Foto: Divulgação/ PRF)
Já o condutor da pick-up foi socorrido em estado grave e levado para o hospital da cidade de Demerval Lobão. Quando foi constatada a embriaguez, ele recebeu voz de prisão. “Ele se encontra preso lá no hospital mesmo, por que apresenta lesões graves”, disse o inspetor Barros Filho, da Polícia Rodoviária Federal. “Foi feito o teste com o etilômetro lá mesmo”.
Segundo o inspetor, o motorista apresentou índice 0.66 mg/l. “A tolerância para o álcool é zero. Mas a partir de 0.33 mg/l, o motorista é conduzido para a Delegacia, pois é crime de trânsito”, explica o inspetor. 

fonte http://www.portalodia.com

Piauienses poderão ver com mais facilidade chuva de meteoros no fim de semana

Piauienses poderão ver com mais facilidade chuva de meteoros no fim de semana

Fenômeno é visível em todo o Hemisfério Sul, mas regiões com clima mais seco terão uma visibilidade melhor, por conta da escassez de nuvens.

A chuva de meteoros Oriônidas, que está prevista para ocorrer nas madrugadas deste sábado (21) e de domingo (22), poderá ser vista com mais facilidade pelos moradores das regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo o estudante de Física Francisco Peixoto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), todo o hemisfério sul é propício para a observação do fenômeno. Porém, a vantagem do Norte e do Nordeste, em relação às demais regiões do país, está no clima, que nesta época do ano é mais favorável, devido à escassez de nuvens.
"Aqui nós temos uma vantagem, porque estamos no período seco e o céu está mais aberto. Na região Sul, eu duvido muito que dê pra ver sem a ajuda de telescópio, porque a previsão do tempo do fim de semana não está nada favorável para o sul", afirma o universitário.
Peixoto está no 8º período do curso de Física do IFPI, e integra um grupo de alunos e professores do curso, denominado Graviton Scientific Society (GSS), que foi criado com a finalidade de observar e estudar fenômenos astronômicos.
Peixoto afirma que, no Nordeste, será possível ver cerca de 30 meteoros por hora durante as madrugadas deste fim de semana. "Esta é uma chuva média, com cerca de 30 meteoros por hora. E para ver tem que ficar acordado durante a madrugada, até pouco antes de amanhecer, que é quando acontece o pico", detalha Peixoto.
O grupo GSS solicitou da Reitoria do IFPI uma autorização para poder utilizar o telescópio da instituição na observação da chuva de meteoros. Os estudantes e professores que integram o grupo devem realizar a observação no estacionamento do instituto, mas também estão avaliando a possibilidade de levar o telescópio para o Parque da Cidadania.

fonte http://www.portalodia.com

Com mais de 3 mil assinaturas, petição pede transferência de ursa do Zoobotânico

Com mais de 3 mil assinaturas, petição pede transferência de ursa do Zoobotânico

Uma petição na internet com mais de 3.000 assinaturas está pedindo a transferência da Ursa Marsha para um santuário. Ela mora no Parque Zoobotânico de Teresina após ter sido resgatada de um circo na cidade de Manaus, Amazonas. A Confederação Brasileira de Defesa Animal (CONFAOS Brasil), que encabeça a petição, alega que o animal de origem canadense sofre com as altas temperaturas da capital, principalmente no período conhecido como B R O BRÓ, onde a sensação térmica passa de 40º entre os meses de setembro e dezembro.
"Já fechamos 3 mil assinaturas, já é um clamor popular. O zoológico de Teresina abriga uma ursa canadense, o que é uma crueldade numa temperatura entre 36º e 40º. É uma situação flagrante de crueldade só para a manutenção de uma bilheteria e que deseduca as pessoas aos tornarem frias em situações aflitivas", declarou Carolina Mourão, presidente da Confaos.
De acordo com ela, o IBAMA já foi acionado e o próximo passo é buscar a justiça e o Ministério da Defesa. “Já documentei e já acionei o Ibama, agora vamos ao Ministério da Defesa pra gente conseguir fazer toda a operação logística de terra e de ar. Vamos entrar também com um habeas corpus na justiça federal. Não vou nem passar pela justiça estadual para não ter problema de aparelhamento”, afirmou.
A ideia é levar a ursa para um santuário em São Paulo ou o zoológico de Pomerode em Santa Catarina. “Apesar de ser um zoológico que vai oferecer as mesmas coisas que ela tem em Teresina, a temperatura é mais amena. Sendo assim, seu sofrimento seria menor até a gente conseguir a transferência para fora do país. Ela tem que ser retirada de Teresina imediatamente”, defende Carla.
Ainda de acordo com a ambientalista, a ursa jamais deveria ter sido aceita em Teresina por conta do clima. “O zoológico cometeu o erro de aceitar esse animal como fonte de renda. Não deveria ter nem se oferecido como alternativa, pois o animal é incompatível com a capital do Piauí”, declarou.
O secretário de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, negou que o animal sofra maus-tratos no Zoobotânico, no entanto, disse estar de acordo se a transferência ocorresse para um santuário. “Não existe maus-tratos. Esse recinto dos ursos é um dos mais novos instalados no Zoobotânico. Ele tem aspersores para diminuir a temperatura interna. Tem espaço verde, tem um lago dentro e fora da área externa do recinto. A alimentação é balanceada. Este urso passou mais de 20 anos num circo. Ele já veio estressado do circo”, afirmou o gestor.
Ziza disse ainda que o animal recebe tratamento padrão e se alimenta bem, e só discorda da campanha quando é colocada a possibilidade da ursa ir para outro zoológico. 
“Claro que não é um animal do nosso bioma, com certeza não é adaptado para viver aqui. Eu não tenho nada contra a campanha. Se for para levar para um santuário, onde seja melhor tratado, tudo bem. O que o zoobotânico faz é cuidar. É obrigação nossa ao receber um animal desses vindo de circo, o que é efetivamente o mau-trato. Nós temos é que fazer tudo por ele. Agora se for pra zoológico de outro estado eu não permito, já que não tem nenhum outro com as mesmas condições de recinto que a gente tem. Só se for para uma reserva ou santuário. Nosso zoológico atende perfeitamente as resoluções do Conama e Ibama” finalizou.
Com 26 anos, a ursa Marsha é da espécie parda e pesa 210 kg. 

fonte cidadeverde.com

Incêndio atinge arredores de obra do Centro de Badminton na UFPI

Incêndio atinge arredores de obra do Centro de Badminton na UFPI


Foto: Divulgação 
Um incêndio dentro do setor de esportes da Universidade Federal do Piauí, na manhã desta sexta-feira (20), atingiu os arredores da construção do Centro de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).
O fogo começou no início da tarde e desde às 14h, aproximadamente, duas viaturas do Corpo de Bombeiros tentavam conter as chamas com a ajuda de dois carros-pipa. O fogo só foi contido  após às 15h30. 
As chamas avançaram até bem próximo da obra em construção e comprometeu o trabalho dos operários que trabalhavam no local.
De acordo com José Ribamar, supervisor de segurança do setor de esportes da UFPI, houve muita dificuldade para conter as chamas e até para o Corpo de Bombeiros chegar perto do fogo, porque é uma região coberta de matagal, localizado próximo à pista de atletismo.  
As informações preliminares são que a alta temperatura registrada na capital contribuiu para o início do incêndio.
 

fonte cidadeverde.com