quarta-feira, 19 de maio de 2021

Vereadores do DEM ignoram direção estadual e se reúnem com Robert Rios

 Foto:Ascom

Os vereadores do Democratas decidiram desafiar a direção estadual da sigla  e ir contra nota que proíbe os parlamentares de ingressarem na base aliada do prefeito Dr. Pessoa (MDB).  Na noite desta quarta-feira, Markim Costa e Capitão Roberval Queiroz se reuniram com o secretário de Finanças e vice-prefeito Robert Rios.

Segundo o vereador Markim Costa,  Robert reforçou o convite para ter os vereadores da sigla na base aliada. Segundo Markim,  ele fará um mandato em parceria com a prefeitura na base, contrariando nota do partido. 

“ Fomos eleitos democraticamente e temos liberdade pra exercer nosso mandato . Primeira que vez que fizemos dois vereadores no DEM . Apesar de ser novo na política queria usar essa empolgação no crescimento do partido,  mas já que o presidente   não pensa como  eu , vou redirecionar essa energia para o exercício do mandato e em parceria com a prefeitura buscar melhorias e colocar meus projetos em andamento pra nossa população”, afirma. .

fonte cidadeverde.com

Dr. Pessoa recusa convite de Ciro e não vai a evento com Bolsonaro no PI


O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) negou convite feito pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas) para participar da inauguração da ponte de Santa Filomena, com a presença do presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido). O evento está marcado para acontecer nesta quinta-feira (20).

De acordo com o prefeito, o convite feito pelo senador aconteceu de ultima hora e soou oportunista, pelo fato de a mídia divulgar que o prefeito não tinha sido convidado para a inauguração, além de já ter outros compromissos agendados.

"O senador Ciro me ligou e me convidou ontem. Mas me parece, não por ele, mas um convite por um certo oportunismo. Deveria até sido a equipe do presidente. Como ele viu que o outro senador me convidou, ele aproveitou e foi oportuno. Mas se tivesse recebido o convite pelos organizadores iria. Convidou porque já saiu na mídia, não irei", disse. 

fonte www.portalr10.com

13º BPM realiza Operação e apreende adolescente envolvido no latrocínio do Cap Adonias



A equipe policial do 13º Batalhão realizou ontem (18), a Operação Santa Maria da Codipi Segura, que resultou na apreensão de um adolescente, envolvido no homicídio do Cap Adonias, que aconteceu no ano de 2020.


Durante a operação a equipe moto tática recebeu informação que tinha um motoqueiro fazendo assaltos na área do bairro Francisca Trindade, então foram feitas diligências no local, o indivíduo foi visto e abordado. Durante consulta foi verificado que se tratava do adolescente que havia praticado o crime e se encontrava foragido do sistema. 

fonte www.pm.pi.gov.br


Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades

MPF: Na lista de vacinados de Teresina há adolescentes de 17 anos e pessoas com mais de 130 anos

 Com vistas a investigações mais "aprofundadas", o Ministério da Saúde liberou à rede de controle no Piauí acesso a informações no SUS

 Um outro dado que chamou atenção das autoridades, segundo também o MPF, e que na visão do órgão requer investigação, é a situação de 470 pacientes que foram internados por outras causas e passaram a ser tratados como pacientes com covid-19

____________________

_Procurador da República Kelston Lages (Foto: Divulgação) 
_Procurador da República Kelston Lages (Foto: Divulgação)  

O Ministério da Saúde (MS) acolheu pedido do Ministério Público Federal (MPF) quanto à necessidade de liberação de acesso aos dados que integram os sistemas de informações do Sistema Único de Saúde (SUS) aos órgãos de controle no estado do Piauí.

O objetivo do pedido é intensificar as fiscalizações sobre ações e recursos destinados ao enfrentamento da covid-19 no estado, cujos procedimentos no estado do Piauí integram o Inquérito Civil nº1.27.000.000369/2020-75 que tramita na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão.

Segundo o MPF, alguns registros têm chamado a atenção dos órgãos de controle, como a presença de adolescentes de 17 anos e pessoas com mais de 130 anos na lista de vacinados contra a covid-19 na capital Teresina (PI).

Um outro dado que chamou atenção das autoridades, segundo também o MPF, e que na visão do órgão requer uma apuração mais aprofundada, é a situação de 470 pacientes que foram internados, em 2020, por outras causas - crise hipertensiva, crise de diabetes, fraturas e por aí seguem - estranhas à covid-19 na rede hospitalar, mas que, logo após a internação, passaram a ser tratados como portadores de covid-19.

A decisão do Ministério da Saúde permite ao MPF, TCU e Denasus ter acesso aos dados dos pacientes que constam nos sistemas: Cartão SUS, Sistema de Informações Ambulatoriais e Hospitalares do SUS (SIA/SIH/SUS), Testes COVID-19/RNDS, Dados da Vacinação/COVID e Sistema de Informações sobre Mortalidades/SIM.

O procurador regional dos Direito do Cidadão Kelston Lages argumentou, no ofício encaminhado ao Ministério da Saúde, que em razão da falta de acesso aos dados dos pacientes - nome, data de nascimento, Cartão SUS, CPF, nome da mãe - não era possível identificar se eles foram ou não submetidos ao teste covid-19, de que trata a Portaria GM/MS/Nº 1.792/2020.

Kelston Lages havia argumentado ainda que a ausência do acesso a esses dados inviabilizava a apuração mais detalhada das informações disponíveis e fatos relacionados às internações, aos óbitos, às mudanças de procedimentos, bem como aos testes covid-19 de cada um dos pacientes/usuários atendidos, além de que dificultava o acesso a dados dos usuários vacinados, na forma disciplinada pela Portaria GM/MS/Nº 69/2021, para atestar a veracidade dessas informações.

O procurador Kelston Lages enfatiza que o acesso a essas informações está amparado tanto na Constituição Federal de 1988 quanto na Lei n.º 12.527/2011 Lei de Acesso à Informação (LAI) e por isso avalia como acertada a decisão do Ministério da Saúde em fornecer o acesso aos sistemas informacionais do SUS.

fonte 180graus.com

Assalto em residência termina em troca de tiros com a PM e bandido é morto em Altos (PI)

Na ação, um dos indivíduos morreu após uma troca de tiros com a Polícia Militar local.

 

Na tarde desta quarta-feira (19) quatro criminosos armados invadiram uma residência e renderam uma família no residencial Jardim Cidade, no município de Altos (PI). Durante a ação, um dos bandidos morreu após troca de tiros com a PM e os demais conseguiram escapar.

Segundo informações, os bandidos estavam a procura do proprietário do "Atacadão dos Plásticos", que fica localizada no centro da cidade. Quando os suspeitos chegaram na casa, não encontrou o dono, apenas os familiares. Os indivíduos armados estavam em busca de dinheiro e objetos de valor, sem sucesso começaram a ameaçar as vítimas. Após a viatura da PM chegar no local, iniciou uma troca de tiros onde um deles morreu no local, e os demais fugiram entrando em uma vegetação de difícil acesso.

De acordo com informações do Tenente Coronel Jorge Neto, comandante do Batalhão da Polícia Militar de Altos, informou que todas as diligências estão sendo feitas no local do crime, assim como o apoio às vítimas e o isolamento da área e do crime e do corpo do indivíduo baleado que morreu no local. O IML, o SAMU, a Força Tática e a Polícia Militar estão presentes no local.

“Teve essa troca de tiros e um dos elementos veio à óbito no local. A ocorrência foi na casa de um empresário, comerciante local; não sei precisar para não passar a informação incorreta. O Instituto Médico Legal (IML) está lá. Estamos fazendo todos os apanhados agora e as diligências”, explicou.

Ainda segundo informações do Coronel, outra suposta vítima havia chegado no batalhão procurando ajuda, alegando que havia sido vítima dos mesmos suspeitos nesta manhã. Relato de testemunhas afirmam que um dos bandidos estavam com uma roupa semelhante dos funcionários da Equatorial.

“Uma pessoa acabou de nos procurar e foi abordada por eles mais cedo. Eram três ou quatro em um veículo. Essa vítima vai tentar identificar pelo menos esse que veio á óbito. Os bandidos deixaram a primeira vítima em cárcere privado por quase 50 minutos na saída de Altos após um assalto”, revelou. 

 fonte www.campomaioremfoco.com.br