segunda-feira, 15 de junho de 2020

Empresário convoca protesto 'pela volta ao trabalho', contrariando apelos de Firmino

Empresário convoca protesto 'pela volta ao trabalho', contrariando apelos de Firmino


O empresário André Baia, dono da construtora Estrela da Manhã, fez uma postagem nas redes sociais convocando para uma manifestação pela volta ao trabalho, que acontecerá dia 17 de junho,  a partir de 8h, na frente da Câmara dos Vereadores de Teresina.

"Diante dos absurdos que estão sendo feitos no tocante ao combate ao coronavírus e a parada econômica em Teresina e no Piauí não podemos nos calar ! Hora de sermos democráticos ao máximo! Estarei presente e você !?Avante Brasil!", postou Baia.

O ato vai contra o decreto estadual sobre a limitação de setores da economia e os apelos do prefeito Firmino Filho sobre a importância do isolamento social para evitar a proliferação do coronavírus, já que o número de casos e óbitos pela doença causam preocupação nas autoridades.

Empresário André Baia e o prefeito Firmino Filho
Empresário André Baia e o prefeito Firmino Filho 

O prefeito inclusive foi algo de um protesto na frente da sua casa, ato repudiado por autoridades políticas, que teve como um dos participantes o empresário.

Governador decide não autorizar retomada de setores
Com os resultados da última pesquisa do Instituto Amostragem e as projeções da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentadas nesta segunda-feira (15/06), sobre o índice de contaminação da Covid-19 no Piauí, o governador Wellington Dias decidiu não autorizar a retomada de novas atividades econômicas. Ele julga necessário reforçar as medidas atuais de isolamento social e trabalhar no fortalecimento da rede de saúde. Ele discutiu as próximas estratégias em reunião, por videoconferência, com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o coronavírus, bem como representantes da APPM e da Prefeitura de Teresina.

De acordo com a pesquisa do Instituto Amostragem, realizada de 10 a 13 de junho, a taxa de transmissão saiu de 0,9 e aumentou para 1,3, com a estimativa de mais de 134 mil pessoas infectadas. 

“A pesquisa do Amostragem mostrou que ainda há crescimento no número de casos, em torno de 34%, enquanto a perspectiva era que a queda fosse maior, mas não foi isso que aconteceu. Em meio a isso, continuaremos com os mesmos regramentos, sem alteração nas estratégias, com as barreiras sanitárias e o Programa Busca Ativa”, afirmou o chefe do executivo estadual.

O relatório da FGV apontou que o distanciamento social no estado caiu para 48% em relação aos últimos relatórios e a reprodutibilidade de infecção encontra-se em 1,3, ainda fora do ideal, implicando que a epidemia está em fase ascendente.

“No último final de semana, não obtivemos uma boa taxa de isolamento e isso é grave, pois estamos tendo um crescimento no número de óbitos, exigindo uma atenção maior, já que temos um problema nas condições para implantação de novos leitos e na contratação de novos profissionais. Isso nos impõe ainda a necessidade de um diálogo para encontrar uma solução e evitar o colapso”, ressaltou Wellington Dias lembrando ainda a dificuldade na aquisição de medicamentos. 

Dias enfatizou a situação dos municípios que flexibilizaram as medidas de isolamento social, desobedecendo aos decretos do governo e o Pacto de Retomada Organizada (Pro Piauí), Picos, Floriano, Campo Maior, Castelo, Paulistana, Piripiri e Parnaíba. “As cidades que não estão seguindo o regramento já mostram um número elevado de casos, isso pode ter um impacto grande no aumento do número de casos e, consequentemente, do número de mortes. Já tratamos com o Ministério Público, com a Defensoria e Procuradoria, é provável que nesta semana tenhamos um posicionamento no Judiciário, porque tomaram essa decisão sem qualquer protocolo”, disse.

O presidente da APPM, Jonas Moura, afirmou que irá se reunir com os prefeitos dos municípios e insistir no diálogo com os prefeitos. “Sem dúvidas isso está trazendo uma pressão muito grande para os demais municípios que estão obedecendo ao decreto. Continuaremos conversando com os prefeitos e pedirei cautela nas decisões”, disse.

Participaram da reunião o secretário municipal de finanças da Prefeitura de Teresina, Francisco Canindé; presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, secretário de Estado do Planejamento (Seplan), Antônio Neto; secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto; e coordenadora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.

fonte 180graus.com

Morte de presos em Altos: Secretário de Justiça contesta conclusão do MP

O secretário diz que a dedetização aconteceu depois da primeira morte com suspeita de infecção


Secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson (Foto: O Dia)


O secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edílson, contestou a conclusão do promotor Eloi Pereira Júnior, titular da Vara de Execuções Penais do Ministério Público do Piauí, de que as mortes dos detentos  da Cadeia Pública de Altos foram provocadas por um produto contido numa dedetização realizada na unidade prisional.

Em nota oficial sobre as mortes dos presos e as declarações do promotor, a Secretaria de Estado da Justiça esclareceu que a primeira morte de detento na unidade por suspeita de intoxicação aconteceu antes da dedetização, que foi realizada no dia 15 de maio e na parte externa da Cadeia. A SEJUS afirmou que aguarda a conclusão de exames técnicos requeridos a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para se posicionar sobre o caso.

“A Secretaria de Estado da Justiça esclarece que solicitou a realização de exames técnicos à SESAPI e aguarda a conclusão da análise para determinar a causa do agravo à saúde dos referidos internos. Importante esclarecer que a dedetização fora realizada em 15.05.2020, nas áreas externas da Cadeia, data esta posterior à da ocorrência do primeiro óbito registrado. A SEJUS reitera, ainda, que aguarda o resultado dos exames técnicos para se posicionar definitivamente sobre os fatos”, diz a nota.

A Sejus até então apontava que a morte de seis detentos e a internação de cerca de 50 presos que apresentaram problemas renais teriam sido causadas pela contaminação da água  fornecida na unidade. Um relatório da Sesapi indicou presença de coliformes fecais de ratos no sistema de abastecimento da CPA.

O MP, contudo, duvidou desde o início das investigações que as mortes tivessem motivação na água contaminada. “O MP sempre duvidou dessa tese, porque são 700 presos, todos consomem a mesma água. Além disso, tem também os terceirizados, os servidores, os policiais penais que também fazem uso da mesma substância e não era razoável que só os presos adoecessem”, disse o promotor Eloi Pereira Júnior.

“Passamos então a uma outra linha de investigação: examinamos mais de cem prontuários médicos, analisamos mais de 200 exames laboratoriais e de imagem e fizemos uma reunião com os médicos dos hospitais onde os presos foram atendidos. A conclusão foi unânime: eles foram vítimas não de infecção pela água, mas sim de intoxicação exógena, um envenenamento”, explicou o promotor. 

fonte www.portalodia.com

Motorista de aplicativo é morto por engano na Vila Cristalina em Teresina

Identificado como Fabrício Ribeiro, ele estava deitado no quarto em isolamento por suspeita de covid, quando teve sua casa invadida por um rapaz que fugia de seus executores.



Um motorista de aplicativo foi assassinado por engano na noite de ontem (14) em Teresina quando cumpria isolamento social por suspeita de covid-19. Identificado apenas como Fabrício Ribeiro da Silva, 28 anos, (foto ao lado), ele estava deitado em seu quarto na própria na casa, na Vila Cristalina, quando teve seus aposentos invadidos por um outro rapaz de nome Felipe, que estava fugindo de seus executores. Fabrício acabou sendo atingido pelos tiros direcionados a Felipe.

O fato aconteceu por volta das 22 horas na região do bairro Água Mineral. De acordo com a PM, o verdadeiro alvo dos suspeitos, de nome Felipe, esteve na casa de Fabrício para comprar cachorro-quente na venda que a família do motorista de aplicativo mantém na porta. Felipe acabou sendo surpreendido pelos suspeitos dentro de um carro. Um deles já chegou atirando. Para escapar dos disparos, ele correu para dentro da casa e invadiu o quarto de Fabrício na tentativa de buscar refúgio.

No entanto, um dos atiradores foi atrás armado e também invadiu o quarto, encontrando Felipe em pé no meio do aposento e Fabrício deitado na cama. Ele acabou atirando em seu alvo, mas o motorista de aplicativo foi atingido também pelos disparos e morreu na hora. Os suspeitos conseguiram fugir.

Fabrício trabalhava como motorista de aplicativo e cumpria isolamento social em casa por estar com suspeita de covid-19. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil para ser investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

fonte www.portalodia.com

Piauí: Retomada das atividades é adiada após aumento de infectados

Protocolos que seriam discutidos essa semana para o retorno de novos setores na economia estão adiados até a nova etapa da pesquisa


retomada das atividades econômicas do Piauí foi adiada pelo governo do Piauí depois uma nova etapa da pesquisa sorológica apontar crescimento da taxa de infectados pelo novo coronavírus no estado. O anúncio foi realizado pelo governador Wellington Dias durante live nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (15).

Segundo o governador, os protocolos para o retomada das atividades dos serviços de saúde, construção civil e automotivo, que já haviam iniciado, seguem em debate. Contudo, os novos setores que iniciariam as discussões essa semana entorno dos protocolos de reabertura ficam com os trabalhados paralisados.

A decisão de Wellington Dias está baseada nos números apresentados da sexta etapa da pesquisa sorológica que apontaram um crescimento da transmissibilidade da doença em todo o estado e o aumento dos óbitos. O governador alegou ainda a dificuldade na instalação de novos leitos de Unidades de Terapia Intensa (UTI) em Teresina e no interior.

“Em razão da gente ter tido dificuldade no cumprimento de novos leitos de UTI, principalmente da capital. Ainda há crescimento na taxa de pessoas infectadas, há crescimento da transmissibilidade, que gera crescimento no número de pessoas que adoencem e geram demanda nos hospitais e gerou aumento de óbitos. Isso tudo nos levou a manter o patamar das liberações aprovadas até a reunião anterior, mas não fazendo novas ampliações”, declarou. 

O governador Wellington Dias agendou uma nova reunião para tratar sobre a reabertura do comércio para a próxima segunda-feira, 22 de junho. O chefe do executivo vai aguardar os dados as sétima etapa da pesquisa, que será realizado no final dessa semana, para analisar se a taxa da transmissão da doença continuará em crescimento e deliberar novas decisões sobre a economia na reunião. 

Dados da pesquisa sorológica

Segundo os dados da sexta etapa da pesquisa sorológica encomendada pelo governo, existem no Piauí cerca de 134.102 pessoas infectadas pelo novo coronavírus em todo o estado. Os números apontam uma redução nas subnotificações. As etapas anteriores indicaram que para cada pessoa que testou positivo, existiam outras 18 que estavam infectadas, mas não realizaram os testes. Agora, essa quantidade reduzia para 15 subnotificados.

Por outro lado, a taxa de infectados voltou subir. O índice havia caído de 1,83 para 1,32 entre a quarta e quinta etapa da pesquisa realizada de 30 de maio a 2 de junho. Na nova estimativa, a taxa saiu de 1,32 e saltou para 1,53, indicado que a doença voltou a ganhar força no Piauí. 

fonte www.portalodia.com

Firmino acerta detalhes da PPP das creches com representantes do Ministério da Economia

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O prefeito Firmino Filho participou nesta segunda-feira de reunião virtual com membros do Ministério da Economia para tratar da Parceria Público-Privado (PPP) que a Prefeitura de Teresina pretende lançar para ampliar o acesso de crianças de zero a três anos de idade à educação na capital. Os detalhes desta PPP foram discutidos com a secretária do Programa de Parceria e Investimentos do Ministério da Economia, Marta Seilleir, e com o diretor de Programa, Marcel Olivi.

O objetivo da PPP é construir 40 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em áreas estratégicas da cidade para crianças de 0 a 3 anos. A ideia é atender a meta do Plano Municipal de Educação com a oferta de mais vagas para crianças nesta faixa até 2025.

“A reunião foi importante para acertar detalhes, pois estamos fechando contrato com o BNDES para fazer uma estruturação dessa PPP. A ideia é de investimento físico, pois temos um déficit gigantesco de creches no país e o setor público não tem capacidade a curto prazo de cumprir. Portanto, o nosso desafio é construir as creches. E este projeto nos auxiliará na ampliação do atendimento a este público”, avaliou o prefeito.

A gestão municipal também está fechando com a Caixa Econômica um projeto de PPP para Drenagem Urbana. “Essa PPP busca atender as metas do Plano Diretor de Drenagem e do Plano Municipal de Saneamento Básico, através de investimento, manutenção e gestão de diversas estruturas relacionadas à drenagem urbana, como o Sistema Lagoas do Norte”, informou Monique Menezes, secretária municipal de Concessões e Parcerias, que também acompanhou a reunião virtual com os representantes do Ministério da Economia.

A secretária acrescenta que, ainda sobre PPPs, a Prefeitura lançará até o mês de agosto consulta pública da PPP das Usinas Fotovoltaica. “Essa PPP visa contribuir na redução de até 40% da conta anual de energia elétrica do município, com a implantação de três mini usinas fotovoltaicas em Teresina. Estamos também trabalhando no projeto da PPP de Resíduos Sólidos, que também já está em andamento, cuja proposta abrange coleta, transbordo, transporte, tratamento e manejo dos resíduos sólidos. Nossa previsão é que em setembro seja lançada também para consulta pública”, enfatizou.

fonte cidadeverde.com

Paróquia cancela procissão terrestre e fluvial a São Pedro Apóstolo e Pescador

Créditos: Pascom/PNSPS

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro comunicou na tarde desta segunda (15) o cancelamento das atividades religiosas com participação do grande público do Novenário de São Pedro Apóstolo e Pescador 2020, que seria realizado pela Comunidade Nossa Senhora do Amparo, no bairro Poti Velho, na zona Norte de Teresina. Essa é a primeira vez em que a procissão fluvial é cancelado em mais de 69 anos de festejo. 

Em comunicado, a paróquia diz que obedece os decretos estadual e municipal "acerca das medidas preventivas públicas contra a pandemia da Covid-19", bem como as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Arquidiocese de Teresina. 

Com a suspensão da atividade presencial ao grande pública, o comunidade reforça que "o novenário em honra a São Pedro Apóstolo e Pescador (atividade exclusivamente religiosa e de responsabilidade de Igreja) será transmitido pelas mídias sociais da paróquia durante o período de praxe que celebramos (20  a 29 de junho)". A equipe para a realização do novenário será composta por oito participantes, ressalta. 

"Vale ressaltar que não realizaremos procissão terrestre e fluvial e não compactuaremos com quaisquer atos que promovam aglomerações", diz a nota. 

O pároco Francisco das Chagas Santos Martins acrescenta que "realizar o 66º Novenário em honra a São Pedro Apóstolo e Pescador é reconhecer que o bairro Poti Velho preserva a identidade para as gerações futuras, mantendo viva a fé dos devotos e, neste ano incomum, oportunizar às famílias estarem em casa acompanhando nossa celebração diária". 

 fonte cidadeverde.com

Governo aguarda posição do Judiciário sobre flexibilização no interior

Fotos: Edvar Junior

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta segunda-feira (15), durante live nas redes sociais para anunciar números de uma nova pesquisa sobre a covid-19, que ainda esta semana o Judiciário deve se pronunciar sobre a abertura das atividades econômicas em diversas cidades do estado. As medidas, segundo o governador, podem ter relação com o número de aumento de casos da doença.

Municípios como Picos, Floriano, Campo Maior, Castelo, Paulistana, Piripiri e São João do Piauí já flexibilizaram as medidas restritivas, desobedecendo aos decretos do governo e o Pacto de Retomada Organizada (Pro Piauí).

“As cidades que não estão seguindo o regramento já mostram um número elevado de casos, isso pode ter um impacto grande no aumento do número de casos e, consequentemente, do número de mortes. Já tratamos com o Ministério Público, com a Defensoria e Procuradoria, é provável que nesta semana tenhamos um posicionamento no Judiciário, porque tomaram essa decisão sem qualquer protocolo”, disse.

O presidente da APPM, Jonas Moura, afirmou que irá se reunir com os prefeitos dos municípios e insistir no diálogo com os prefeitos. “Sem dúvidas isso está trazendo uma pressão muito grande para os demais municípios que estão obedecendo ao decreto. Continuaremos conversando com os prefeitos e pedirei cautela nas decisões”, disse.

O tema foi discutido em reunião entre o governador e o secretário municipal de finanças da Prefeitura de Teresina, Francisco Canindé; o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, secretário de Estado do Planejamento (Seplan), Antônio Neto; secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto; e coordenadora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.

fonte cidadeverde.com