Créditos: Pascom/PNSPS
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro comunicou na tarde desta segunda (15) o cancelamento das atividades religiosas com participação do grande público do Novenário de São Pedro Apóstolo e Pescador 2020, que seria realizado pela Comunidade Nossa Senhora do Amparo, no bairro Poti Velho, na zona Norte de Teresina. Essa é a primeira vez em que a procissão fluvial é cancelado em mais de 69 anos de festejo.
Em comunicado, a paróquia diz que obedece os decretos estadual e municipal "acerca das medidas preventivas públicas contra a pandemia da Covid-19", bem como as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Arquidiocese de Teresina.
Com a suspensão da atividade presencial ao grande pública, o comunidade reforça que "o novenário em honra a São Pedro Apóstolo e Pescador (atividade exclusivamente religiosa e de responsabilidade de Igreja) será transmitido pelas mídias sociais da paróquia durante o período de praxe que celebramos (20 a 29 de junho)". A equipe para a realização do novenário será composta por oito participantes, ressalta.
"Vale ressaltar que não realizaremos procissão terrestre e fluvial e não compactuaremos com quaisquer atos que promovam aglomerações", diz a nota.
O pároco Francisco das Chagas Santos Martins acrescenta que "realizar o 66º Novenário em honra a São Pedro Apóstolo e Pescador é reconhecer que o bairro Poti Velho preserva a identidade para as gerações futuras, mantendo viva a fé dos devotos e, neste ano incomum, oportunizar às famílias estarem em casa acompanhando nossa celebração diária".