quinta-feira, 12 de novembro de 2020

PMPI deflagra Operação Eleições 2020 e apresenta Centro Integrado de Comando e Controle do Piauí

 




Na manhã desta quinta-feira (12), foi iniciada a Operação Eleições 2020, com o embarque de 1.400 policiais saindo de Teresina-PI para reforçar o policiamento nos municípios do interior do Estado do Piauí. No total, 5.267 policiais militares atuarão nos 224 municípios piauienses, em cada cidade terá um coordenador do policiamento, e nas 82 zonas eleitorais haverá a supervisão de um oficial superior.



Ao todo foram 16 locais de embarque: Quartel do Comando Geral, 1º BPM, 2ª CIPM, 5º BPM, 6º BPM, 8º BPM, 9º BPM, 13º BPM, 17º BPM, BPA, BPRONE, CIPTRAN, EIPMONT, CPCOM, CEP e ALEPI.



A Operação contará com o Centro Integrado de Comando e Controle do Piauí, que foi apresentado também nesta manhã no Quartel do Comando Geral e envolve os órgãos de segurança, Polícia Militar, Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Piauí, Corpo de Bombeiros do Piauí, Tribunal Regional Eleitoral e Guarda Civil Municipal de Teresina, com a finalidade de regular os procedimentos a serem adotados pelos policiais militares na execução de ações de polícia ostensiva durante o pleito eleitoral de 2020. Ademais, atuará na coleta de dados, processamento e alimentação do sistema de informações do Centro de Comando e Controle do Piauí, através da cadeira de comando, das eleições municipais do Estado. 


De acordo com o Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Coronel Rubens, o Centro Integrado é um monitoramento nacional através do Ministério da Justiça e está sendo instalado em todos os estados nesta quinta-feira (12), para que até segunda-feira (16) o Ministério da Justiça receba as informações dessa grande operação nacional. “Esse Centro de Comando e Controle tem objetivo de integrar as ações das instituições que trabalham com segurança pública no estado. Esse planejamento começou no início do ano com apoio do Tribunal Regional Eleitoral, foi tudo programado, todos locais teremos presença de policiais militares”. O Secretário de Segurança enfatizou que todos os órgãos estão unidos para que a eleição ocorra tranquilamente, para que os cidadãos exerçam o voto de forma livre. 


O Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Lindomar Castilho, destacou essa como a maior Operação realizada pela Polícia Militar no Estado do Piauí. “É a maior operação que nós estamos realizando, porque envolvemos, praticamente, todas as tropas ao mesmo tempo e os municípios, e todos os comandos estão integrados, estamos a serviço da Justiça Eleitoral, e ao final desta grande operação que prevaleça a vontade do eleitor”, ressaltou. Da mesma forma destacou a expectativa para que a Operação encerre no domingo (15) e que na segunda-feira (16), as tropas possam retornar para suas atividades. Sobre o Centro Integrado ele informou que  ocorrerá o controle das operações e das ocorrências, monitorando e identificando locais, e caso necessário será deslocado reforço policial. “Nós estamos orientando os policiais, que estarão a serviço da Justiça Eleitoral. Então os policiais militares irão coibir e prevenir qualquer crime eleitoral, que possa ocorrer nesse período”. O Coronel Lindomar Castilho também reforçou que foram observados os locais com mais incidência de ocorrência, assim como o histórico de cada município e ,nesse caso, está sendo encaminhado mais efetivo, também por haver mais locais de votação. 

Para isso, estão disponibilizados nos links abaixo documentos necessários para possíveis ações policiais durante o serviço:




Também estiveram presentes na abertura do Centro Integrado o Subcomandante Geral, Coronel Sousa Filho, que discriminou sobre o funcionamento do Centro, que funcionará durante 24h a partir desta quinta-feira (12). Igualmente, os representantes dos demais órgãos falaram das contribuições e atuações durante as eleições, o Comandante do 25º BC, Coronel Márcio Costa; o Delegado da Polícia Federal, Alex Chagas; o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Stênio Pires; o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Demetrius; a Delegada da Polícia Civil, Adriana Xavier e o Comandante da Guarda Municipal de Teresina, TC John. 

Para os policiais militares que serão empregados nos locais de votação, a PMPI lançou material textual com as orientações para o serviço.




fonte www.pm.pi.gov.br
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: Sgt Paulo Brito e Jardenya Bezerra

Idoso de 70 anos é assassinado com tiros na cabeça em Bertolínia

 




Um homem de 70 anos, identificado como Geraldo de Sousa Brito, foi encontrado morto com marca de disparos de arma de fogo na cabeça, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (12), em sua propriedade, um sítio localizado na zona rural do município de Bertolínia.

A Polícia Militar foi acionada, incialmente, por conta de um veículo modelo Saveiro, de placa PIM-9238, que estava abandonado às margens da PI 218, cerca de 7km da entrada da cidade de Jerumenha. Ao chegar ao local, os policiais passaram a fazer um levantamento sobre a identificação do proprietário até chegar no nome de uma mulher.

Depois de localizá-la, a PM foi informada que o carro estava sob responsabilidade de Geraldo de Sousa Brito, o qual foi encontrado já sem vida, com marcas de tiro na cabeça, em sua propriedade, localizada na zona rural do município de Bertolínia.

A Polícia Civil de Uruçuí foi acionada e se dirigiu até o local para iniciar as investigações sobre o caso. Até o momento, não há informações que possam determinar o que motivou o assassinato de Geraldo de Sousa Brito.

fonte politicapiauiense.com

Piauí Teresina vai ter frota de ônibus semelhante ao sábado nas eleições

 A Superintendência de Transporte e Trânsito, informou que este será o mesmo procedimento que vem sendo adotado em eleições anteriores.

Com as eleições municipais chegando, no próximo domingo, dia 15, a frota de ônibus funcionará da mesma forma que aos sábados, pela manhã.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), informou que este será o mesmo procedimento que vem sendo adotado em eleições anteriores.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraOnibus CirculandoOnibus Circulando

O Gestor da Strans, Weldon Bandeira, diz que analisou que boa parte dos eleitores mora nas proximidades das zonas eleitorais e não utiliza o sistema de transporte público para ir aos locais de votação. E que devido a essa organização do Tribunal Regional Eleitoral, não há necessidade da frota total dos ônibus.

De acordo com o superintendente, quem precisar, pode fazer a integração no sistema de transporte, desde que seja em um ponto com itinerários coincidentes das linhas, como as estações da avenida João XXIII, Frei Serafim e no centro da cidade.

O gestor  ressaltou também que é importante lembrar que o passageiro tenha em, mãos o cartão eletrônico e que a integração seja feita com linhas de zonas diferentes, em até duas horas.

fonte www.viagora.com.br

Sistema Prisional do Piauí ultrapassa a marca de mil casos da Covid-19, diz CNJ

 Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

O Sistema Prisional do Piauí ultrapassou  a marca de mil casos confirmados da Covid-19. O dado é do último balanço semanal divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça na quarta-feira (11), que reúne informações sobre a pandemia nos presídios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. 

De acordo com o levantamento, são 1010 casos confirmados nas unidades prisionais do Piauí desde o início da pandemia, 735 entre os detentos e 275 entre servidores, como policiais penais, policiais militares e servidores administrativos. 

Ainda de acordo com o CNJ, o Piauí ocupa a 13º posição entre os estados no ranking de contaminação entre detentos. Quando o assunto é contaminação entre os servidores do sistema prisional, o Piauí ocupa a 16º posição no ranking dos estados brasileiros. 

Até o momento, de acordo com o CNJ, o sistema prisional do Piauí também registra duas mortes por Covid-19, uma envolvendo servidor, e outra envolvendo um detento. 

Testagem

O Conselho Nacional de Justiça também atualizou os dados referentes à quantidade de testes realizada nos presídios. 

No Piauí, 2768 testes foram aplicados entre os detentos e 1190 entre os servidores que atuam no sistema prisional do Estado.

Sejus contesta dados 

Procurada pelo Cidadeverde.com para comentar o balanço do CNJ, a Secretaria de Justiça contestou os dados apresentados. De acordo com a Sejus, durante a pandemia da Covid-19, 725 detentos testaram positivos, mas 606 já estão curados. 

Já em relação aos policiais penais, de acordo com a Sejus, 176 testaram positivo e 164 já estão recuperados.

O total de casos no sistema prisional do Piauí, de acordo com a Sejus, é de 901.

A Secretaria confirmou a ocorrência de duas mortes no sistema prisional do Estado, uma envolvendo um policial penal e outra envolvendo um detento. 

fonte cidadeverde.com

Governador decreta estado de emergência devido ao aumento de casos da covid-19 no Piauí

 Foto: Roberta Aline

O governador Wellington Dias (PT) decretou estado de emergência no Piauí por conta da covid-19. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). O Piauí vem registrando alta no número de casos e internações, principalmente na região de São Raimundo Nonato, onde novos leitos de UTIs precisaram ser instalados para atender a demanda. Ontem, o secretário de Saúde, Florentino Neto, anunciou estado de alerta máximo para todas as regiões do Estado devido o avanço do novo coronavírus.

"Fica declarada a existência de circunstância anormal, caracterizada como situação de emergência provocada pelo Desastre Natural Classificado e codificado como doenças infecciosas virais (COBRADE  1.5.1.1.0), em toda a extensão territorial do Estado do Piauí. Ficam acionados, em sua plenitude, os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade", diz o decreto.

O governo levou em consideração o boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) do dia 10 de novembro, onde foram registrados 118.349 casos confirmados da covid-19 e 2.486 óbitos.

"Indicando que o ciclo evolutivo do desastre natural faz necessário o estabelecimento de uma situação jurídica especial com a decretação de situação de emergência pelo Chefe do Poder Executivo estadual", informa o decreto.

Veja trecho do decreto publicado no DOE desta quarta-feira (11)

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí também recomendou a decretação de estado de emergência por conta do avanço da covid-19 em toda a extensão territorial do estado.

"A referida crise impõe o aumento de gastos públicos e o estabelecimento das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus", diz o decreto.

Em abril, o governador Wellington Dias já havia declarado situação de calamidade pública provocada pelo novo coronavírus, no Decreto nº 18.942, de 16 de abril de 2020.

Último boletim da Sesapi

Somente nesta quarta-feira (11),  o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) registrou 590 novos casos de infecção e 13 mortes. 

Desde o início de novembro, contanto apenas os 11 primeiros dias do mês, o Piauí contabiliza 5.393 casos confirmados para a Covid-19, com 95 mortes pela doença. 

Os principais números nesta quarta (11/11)
- 13 mortes confirmadas / 2.499 no total
- 590 casos confirmados / 118.939 no total
- Média dos últimos 7 dias: 7 mortes / 559 casos
- 447 internados // 167 em UTIs
- 115.993 recuperados


fonte cidadeverde.com

Apresentador Luciano Huck está em Barra Grande, litoral do Piauí

 O apresentador Luciano Huck chegou nesta quinta-feira (12) ao litoral do Piauí.

Ele está em Barra Grande, localidade do município de Cajueiro da Praia.

Em registro no Instagram, Luciano aparece ao lado da empresária Adriane Ziegert.

    Imagem: Reprodução/Instagram

 fonte 180graus.com

Mulher é assassinada com vários disparos de arma de fogo no Norte do Piauí

 




Uma mulher identificada como Jeana Camila, de 29 anos, foi assassinada com quatro tiros no início da tarde desta quinta-feira (12/11), no bairro Germano, em Piripiri, Norte do Piauí. 

A vítima estava em uma motocicleta e tinha acabado de deixa uma criança em casa quando foi surpreendida pelos disparos e teve morte imediata.

Uma equipe de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e constatou o óbito.

Segundo o sargento Domingos, da Força Tática da Polícia Militar, foram achadas cápsulas de arma .40 no local e a área foi isolada. Pelas características, o militar acredita que crime de execução.

A Polícia Militar segue em diligências para localizar o suspeito.

Uma equipe da Polícia Civil foi acionada para realizar os procedimento legais e iniciar a investigação.

Mulher assassinada com vários tiros em Piripiri
Mulher assassinada com vários tiros em Piripiri    Arquivo pessoal

 fonte 180graus.com

Helder Eugênio detona Fábio Xavier: 'É um político que eu tenho nojo'

 Enquanto entrevistava Fábio Abreu (PL), candidato à Prefeitura de Teresina, Helder Eugênio detonou o o deputado estadual Fábio Xavier durante uma pergunta.

"Eu acho que você tem um grande problema. O presidente do seu partido ainda é aquele sujeito Fábio Xavier? É um cidadão que eu acho muito difícil você conduzir, no partido dele, pra mim é um político que eu tenho nojo dele, do Fábio Xavier, do comportamento dele, da forma como ele se comporta. Acho muito difícil para você, em 2022, ter uma postura digna estando no partido do Fábio Xavier, você se dá bem com ele? Com o Fábio Xavier?", falou.

Fábio Abreu tentou minimizar a situação, confira a resposta:

Veja o vídeo completo:


 fonte 180graus.com

Homem é arrastado por carreta na BR-343 após colisão com moto em Campo Maior

 Um homem identificado apenas como Valter foi arrastado após colidir motocicleta contra uma carreta na tarde dessa quinta-feira (12/11), na BR-343, nas imediações do Complexo Cultural de Campo Maior/PI. As informações são do Em Foco.

Segundo informações de populares, o homem vinha no sentido Iate/BR quando entrou na rodovia de imediato, e foi atingido pela carreta que seguia sentido Teresina. O homem ficou preso no veículo e mesmo com os gritos da população para o motorista parar, a carreta arrastou a vítima até a entrada do bairro de Fátima.

Ainda segundo testemunhas, depois que a carreta parou, o homem levantou aparentemente bem, apenas com ferimentos nos pés. Ele foi levado para o Hospital Regional de Campo Maior por pessoas que pararam para ajudar.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para a ocorrência e esteve no local.

    Reprodução
    Reprodução

 fonte 180graus.com