segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Solenidade de Lançamento da 1ª edição do Projeto ConecDOARt

Solenidade de Lançamento da 1ª edição do Projeto ConecDOARt


Na manhã desta segunda-feira (05), foi lançada a 1ª edição do Projeto ConecDOARt - Cores do Amor, no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí. 

A exposição é aberta ao público em geral das 08h às 12h, do dia 06 a 15 de agosto. O ConecDOARt é um projeto de arte itinerante com o objetivo de divulgar a arte e os artistas locais, expandindo e conectando a arte com a comunidade.

Foto_05082019_110845
O Coordenador dos Pelotões Mirins, Capitão Saraiva, esteve presente na solenidade e comunicou que “Nesta edição, 40% da venda das obras será destinada para compra de fardamento e materiais do Projeto Social Pelotão Mirim da Polícia Militar do Piauí.”

Foto_05082019_110846
Segundo a artista plástica Luciana Cavalcante, o destino da doação de parte do valor arrecadado foi decidido baseado na finalidade do Projeto desenvolvido pela PM, “o qual tira as crianças da ociosidade e do meio da criminalidade”, afirmou ela, que falou, ainda, que terão outras edições e outras instituições beneficentes serão favorecidas. 

Foto_05082019_110844
Para o Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar, é uma alegria estar recebendo a exposição no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral.  “A Policia Militar agradece a iniciativa da Artista Plástica Amanda Coelho e das Voluntárias Luciana e Larissa, essas mulheres que desenvolveram essa exposição e que permitem essa exposição não só para o público interno, mas também para a comunidade em geral. Então fica, aqui, o nosso convite aos amigos da PM, à imprensa, aos admiradores e a todos aqueles que querem contribuir para um mundo melhor das crianças que fazem parte dos projetos sociais, venham conhecer a exposição”, completou o Cel Lindomar.



Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: Sgt F. Carvalho
DCOM








fonte http://www.pm.pi.gov.br

Esperantina: MPPI promoverá audiência pública para coibir consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes

Esperantina: MPPI promoverá audiência pública para coibir consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes

Banner com informações sobre a audiência

A 2ª Promotoria de Justiça de Esperantina promoverá audiência pública no âmbito da campanha “Adolescência sem Álcool”, para promover discussões acerca do problema do consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes no município. Os trabalhos serão coordenados pelo Promotor de Justiça Adriano Fontenele Santos. A campanha foi idealizada pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude, órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí, e está em execução desde 2014.

A audiência será realizada no dia 08 de agosto (quinta-feira), a partir das 9h, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP “Leonardo das Dores”), em Esperantina. Foram convidados a participar todos os donos de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, além de representantes do comitê gestor da campanha “Adolescência sem álcool”, conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, conselheiros tutelares, professores, diretores de escolas, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, profissionais da Secretaria Municipal de Educação, servidores municipais, vereadores, o prefeito municipal, pais ou responsáveis por crianças e adolescentes, além de outras autoridades e membros da sociedade civil organizada.

Acesse o arquivo anexo e confira o edital de convocação da audiência pública.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

TJ-PI nega recurso contra decisão que cassou a patente do ex-capitão Allisson Wattson

TJ-PI nega recurso contra decisão que cassou a patente do ex-capitão Allisson Wattson


O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) negou, por unanimidade, durante sessão judicial ordinária realizada nesta segunda-feira (05/08), Embargos de Declaração que pediam modificação de decisão que cassou a patente de capitão de Allisson Wattson da Silva Nascimento, acusado de cometer feminicídio contra Camila Pereira Abreu em outubro de 2017. Em fevereiro de 2019, em resposta à Representação Pela Perda de Posto e Patente nº 0702266-14.2018.8.18.0000, os desembargadores do TJ-PI concluíram que “a conduta do então capitão da Polícia Militar é incompatível com o oficialato”.
    TJ-PI
Em seu voto referente aos Embargos, o relator da matéria, desembargador José Francisco do Nascimento, afirma: “verifico não existir nenhum vício a ser suprido mediante o presente recurso, nem mesmo a omissão e obscuridade alegados”.
O relator frisa que “o acórdão impugnado examinou detidamente a questão, não merecendo qualquer reforma, sob pena de invadir o mérito daquilo que fora decido de forma unânime pelo Plenário desta Corte” e que “o Colegiado agiu de acordo com o princípio do convencimento motivado, optando pela vertente fático-jurídico mais adequada à situação posta, baseando-se nos ditames legais, doutrinários e jurisprudenciais que orbitam sobre a matéria, sendo prescindível manifestação adicional em complementação da prestação jurisdicional”.
Ainda segundo o desembargador José Francisco do Nascimento, o embargante não logrou êxito em demonstrar qualquer insubsistência no julgado que impedisse o seu completo e integral entendimento. “Desta maneira, ausente qualquer omissão, contradição e obscuridade, no acórdão proferido, não há como dar guarida aos presentes embargos, sobretudo em relação aos seus efeitos modificativos”, finaliza o relator.
O voto do relator foi acompanhado pelos desembargadores Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, Edvaldo Pereira de Moura, Eulália Maria Pinheiro, José Ribamar de Oliveira, Fernando Mendes, Haroldo Rehem, Raimundo Eufrásio, Joaquim Santana, Pedro Macedo, Ricardo Gentil e Fernando Lopes. A sessão foi presidida pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins, que vota em sessões judiciais apenas quando de empates.

fonte 180graus.com

Exclusivo: diretor da maternidade Evangelina Rosa acumula função com sua clínica particular em Picos

Exclusivo: diretor da maternidade Evangelina Rosa acumula função com sua clínica particular em Picos

Acumulação ilegal foi detectada no âmbito de auditoria do Tribunal de Contas. Instituição é questionada pela alta incidência de mortes de bebês


DIRETOR DEVERIA TER "DEDICAÇÃO EXCLUSIVA"
180 em ligação para a clínica, em Picos, ocorrida nesta segunda-feira (5/08):Queria falar com o senhor Francisco Macedo, por favor
Atendente: Ele não está no momento, mas deve voltar mais tarde [sugerindo depois do almoço]
_______________________________
Francisco Macedo, diretor da Maternidade Evangelina Rosa
_Francisco Macedo, diretor da Maternidade Evangelina Rosa 
FALTOU AO EXPEDIENTE
O responsável pela gestão da maternidade Evangelina Rosa - que despertou a atenção até da Polícia Federal -, o diretor Francisco Macedo, foi flagrado ocupando cargo ilegal ao acumular a função pública com a de médico de clínica de sua propriedade no município de Picos. Gestor público, ele é o mandatário do lugar onde tem morrido muitas crianças e até mães e que se tornou o símbolo máximo de má administração pública do governo estadual. 
“Em consulta ao CNES, Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, que tem natureza de documento público, e se constitui em sistema oficial de cadastramento de informações, de todos os estabelecimentos de saúde do País, inclusive particulares, constatou-se que o atual diretor da MDER, além de proprietário da clínica UNIMAGEM, exerce o cargo de médico naquele estabelecimento, com cargo horária semanal 40h/semana”, traz relatório de auditoria. 
“Portanto, o fato de o atual diretor da MDER ser proprietário da empresa individual UNIMAGEM, localizada em Picos, e atuar como servidor comissionado, de dedicação exclusiva, em Teresina-PI, configura-se atuação ilegal do gestor, prejudicial ao gerenciamento da unidade hospitalar, e causa conflito entre o interesse público e o privado”, conclui o relatório.
A LIGAÇÃO PARA A CLÍNICA EM PICOS__________________
Blog Bastidores, do 180, entrou em contato para falar com Francisco Macedo na clínica, mas ele não atendeu. 
180: Eu queria falar com o senhor Francisco Macedo, por favor.
Atendente: Ele não está no momento, mas deve voltar mais tarde [sugerindo depois do almoço].
180: Até que horas eu posso ligar para encontrá-lo aí, depois que ele chegar?
Atendente: Até 'detardizinha'.
180: Me diga uma coisa, eu posso ter me enganado de clínica. Essa clínica [em Picos] é do senhor Francisco Macedo, o Macedão, o diretor da maternidade Evangelina Rosa?
Atendente: Sim, é dele sim. 
180: Então o Francisco Macedo a que a senhora se referiu [na ligação anterior] é o diretor da Evangelina Rosa?
Atendente: Sim, é ele.
Embora na clínica, o diretor da maternidade Evangelina Rosa não pôde falar com a reportagem. Não era possível repassar para o ramal no terceiro andar, segundo uma outra atendente. Isso após o seu retorno.
Disseram que o diretor viria para a Teresina ainda hoje à tarde. 
Já a assessoria da maternidade em Teresina informou que Francisco Macedo "trabalha todos os dias" na Evangelina Rosa. 
___________________
DOIS EM UM
Em contato com a assessoria da maternidade, posteriormente, foi informado que o diretor Francisco Macedo poderia receber o titular do blog para uma entrevista, mas não nesta segunda feira (05/08), somente na terça-feira (06/08). É que o diretor tinha um encontro na Secretaria de Saúde. Esse detalhe chamou atenção.
Assessoria: Rômulo, ele disse que pode receber você amanhã pela manhã. Ele tem uma reunião na SESAPI agora à tarde. E que prefere que [a entrevista] seja pessoalmente.
180: E ele está na maternidade? Agora? Que horas é a reunião dele na Saúde?
Assessoria: Está a caminho. Que horas você quer marcar?
180: Com quem é a reunião lá [na SESAPI]?
Assessoria: Não perguntei.
180: Mas ele estava em Picos, como ele vai vir tão rápido? 
Assessoria: Quem disse que ele está em Picos?
180: Liguei para a clínica dele lá. Ele não tem uma clínica lá?
Assessoria: Tem.
180: Então. Está agora no terceiro andar lá, da clínica. Como ele vai vir para Teresina tão rápido?
Assessoria: Deve ser engano. Acabei de falar com ele. 
180: Você está vendo ele na maternidade? Você falou com ele pessoalmente [na maternidade]?
Assessoria: Não. Porque ele não está aqui.
Assessoria: Tu quer falar com ele ou investigar onde ele está?
180: Os dois.
Assessoria: Foi o que ele me disse. Acho que não tem necessidade de mentir.

fonte 180graus.com


Deputada cobra empenho do Incra na melhoria dos assentamentos

Deputada cobra empenho do Incra na melhoria dos assentamentos

"Precisamos buscar mais alternativas para aqueles que estão sem seu pedaço de terra, por isso devemos criar uma perspectiva de reforma agrária”, afirmou Elisângela Moura.


A deputada estadual Elisângela Moura (PC do B) cobrou empenho do novo superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Tiago Vasconcelos, empossado na última semana. Para ela, o foco do órgão no Piauí deve ser a melhoria das condições das famílias instaladas nos assentamentos espalhados pelo estado. 
“Sabemos da importância do INCRA e conhecemos as demandas dos agricultores familiares. Entendemos que a questão da regularização das famílias que já estão assentadas é necessária, mas reconhecemos que precisamos buscar mais alternativas para aqueles que estão sem seu pedaço de terra, por isso devemos criar uma perspectiva de reforma agrária”, afirmou a deputada.

Elisângela diz que sabe da importância do Incra e conhece as demandas dos agricultores familiares - Foto: O Dia
Elisângela, que atua há bastante tempo junto na gestão da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), também afirmou que vai continuar trabalhando na defesa dos direitos agricultores e familiares das áreas rurais, bem como no diálogo junto aos órgãos ligados ao setor, como é o caso do Incra.  
“Vamos buscar esse diálogo. A Federação juntamente com os movimentos sociais estará à frente dessa discussão porque queremos a regularização das famílias que já estão assentadas, mas queremos também poder assentar mais famílias”, finalizou.

fonte www.portalodia.com

Novo superintendente da PRF quer reduzir mortes nas BRs e dobrar radares

Novo superintendente da PRF quer reduzir mortes nas BRs e dobrar radares

Novo superintendente da PRF no Piauí, Stênio Pires Benevides

A redução de acidentes e de vítimas fatais nas rodovias federais estão entre as prioridades do novo superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí, Stênio Pires Benevides. O inspetor foi empossado nesta segunda-feira (5), em solenidade no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Teresina.
"O trabalho será focado em dois grandes aspectos: redução de acidentes e de mortes ao longo das rodovias federais. O Piauí possui um dos mais altos números de acidentes em rodovias federais se observado o tamanho da frota e da população. Queremos reduzir esses índices como fizemos em julho deste ano, com redução de 30% no número de acidentes", pontuou Stênio.
Segundo o novo superintendente, o combate à criminalidade é outro desafio da PRF no estado, que tem virado rota de tráfico de drogas, madeira ilegal e de animais silvestres. "Para isso devemos melhorar as condições de trabalho dos agentes, investindo em tecnologia e trabalhando em parceria com a Polícia Civil, Militar e com a sociedade civil, como as universidades, auxiliando na análise de dados", destaca. 
Em visita ao Piauí para a posse do novo superintendente, o diretor-geral da PRF, Adriano Marcos Furtado, anunciou ampliação do sistema de rádios digitais que deverá ser aberto às polícias Civil e Militar para trabalho de forma integrada. "É uma pauta do governo, é uma pauta do Ministério da Justiça, trabalhar de forma integrada compartilhando os dados de inteligência, de estatística, de experiência, integrando a infraestrutura e os recursos", explica.
Foto: Analice Borges / Cidadeverde.com
Deverão ser implementadas 15 novas torres de rádio para a cobertura do sinal digital das polícias na região Centro-Norte do estado.
Trabalhar com os recursos disponíveis
Stênio assinala como uma das principais tarefas o estudo detalhado dos dados disponíveis. "Usar com inteligência os nossos recursos disponíveis", disse Benevides.
Foto: Analice Borges / Cidadeverde.com
Etilômetros e radares
A PRF pretende dobrar o número de etilômetros no Piauí. "Com novos cinco etilômetros, saímos de 2,7 mil para 7 mil testes, um aumento de 160%. Lembrando que a embriaguez é um dos fatores que mais contribui para acidentes no trânsito", pontuou.
A PRF também adiantou que vai dobrar o número e radares fixos nas rodovias. Atualmente são três radares no Piauí.
Novos postos
O novo superintendente assegura que estão sendo estudadas a ampliação do posto em Bom Jesus e a implantação de uma unidade em Corrente. "O Piauí tem mostrado um crescimento muito grande na área do agronegócio no Sul do estado. O novo superintendente nos apresentou um projeto de expansão para a região sul e vamos analisar", contou o diretor-geral da PRF.
Concurso
Para a expansão das novas unidades, a Diretoria-Geral da PRF em Brasília garantiu que novas 44 vagas deverão ser abertas no estado com remanejamento em remoção nacional.
Carreira
Stênio substitui Welendal Leal Tenório, que estava na frente da superintendência desde 2006. Com 48 anos de idade, Stênio é natural de Parnaíba. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com cursos de gerenciamento policial pela Universidade de Brasília (UnB) e gestão em segurança pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Stênio ingressou na carreira como Policial Rodoviário Federal em 1996. No Ceará, exerceu os cargos de Chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização da 16ª SRPRF/CE(2001-2009), Chefe do Núcleo de Estatística do DPRF/MJ(2011-2012), Chefe da Divisão de Planejamento Operacional/CGO/ PRF(2012-2014), Coordenador Geral de Operações Substituto/DPRF/MJ(2012-2014), Chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito/CGO/PRF(2015), Superintendente Regional de Policia Rodoviária Federal do Ceará(2015-2017), Chefe de Gabinete Substituto do Diretor Geral(2017-2018) e Assistente do Diretor Geral(2017-2019).

fonte cidadeverde.com