sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Zona Norte concentra 40% dos atendimentos realizados pela Defesa Civil Municipal



Ascom/Semcaspi
O trabalho da Defesa Civil Municipal se intensifica bastante durante o período chuvoso em Teresina. Somente no mês de janeiro, foram atendidas cerca de 30 ocorrências emergenciais por meio do telefone 153, deste total, quatro foram em decorrência de desabamentos. A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) está monitorando todos os pontos em situação de risco por meio da Gerência de Defesa Civil.
O mapeamento feito pela gerência detectou 56 áreas de risco existentes na capital. A zona Norte concentra 40% das ocorrências e riscos de alagamentos, desabamentos e deslizamentos próximos à residências. Ana Carolina de Oliveira passou por um grande susto com o esposo e os dois filhos, um de dois anos e outro de 10 meses. A doméstica de 28 anos teve sua residência no residencial Dilma Rousseff totalmente comprometida em decorrência das chuvas de janeiro e precisou deixar a casa.
“Eu e minha família estávamos já deitados à noite quando começou a chover forte. Como nossa casa era de barro, as paredes começaram a cair. Nós estávamos sem contato com ninguém e decidimos ligar para a Defesa Civil. Eles foram lá, viram nossa situação e falaram que deveríamos sair de casa. O primeiro atendimento foi com a Defesa Civil, depois a Assistência Social da Prefeitura veio nos visitar. Eles foram muito solidários com a gente. Conseguimos alugar uma casa paga pela Prefeitura”, explicou Ana Carolina.
Os agentes da Defesa Civil realizam o primeiro atendimento no local e encaminham as demandas para as Superintendências de Desenvolvimento Urbano e Rural (SDUs/SDRs). As SDUs e SDRs fazem uma vistoria e avaliam o grau de comprometimento das construções. Após avaliação da equipe de engenharia, é feito um segundo encaminhamento, desta vez, para a equipe socioassistencial da Semcaspi.
Através do Programa Cidade Solidária, as famílias em situação de vulnerabilidade recebem um auxílio financeiro destinado a sanar a demanda habitacional, o aluguel solidário. Segundo Kânia Brito, gerente de Proteção Social Básica da Semcaspi, atualmente há 346 famílias cadastradas no programa Cidade Solidária nas duas modalidades, Aluguel Solidário e Família Acolhedora. Em janeiro deste ano, 14 famílias começaram a receber o auxílio de aluguel.
“O fluxo inicia a partir do atendimento pelo número 153. A Defesa Civil vai até o local, identifica a situação e encaminha para SDU para ser aberto o processo; após isso, o processo vem para a Semcaspi, onde é feito a solicitação para inclusão no Cidade Solidária. O valor pago é de R$ 300,00 durante seis meses, podendo ser renovado por igual período, e só encerra quando a demanda da família houver sido solucionada”, afirmou a gerente.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Deolindo Nascimento, o órgão está fazendo visitas frequentes em todas as áreas de risco. O trabalho integrado com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e as Superintendências de Desenvolvimento Rural (SDRs) também verifica os sistemas de drenagem e é feito limpeza de bueiros a fim de evitar os transtornos causados pelas chuvas.
A Defesa Civil alerta que os locais em situação mais crítica são Parque da Vitória, Parque Eliane e Irmã Dulce na zona Sul; Vila Apolônio, Parque Brasil e Parque Alvorada na zona Norte; Vila Mandacaru, Pedra Mole e Vila do Avião na zona Leste; Pedro Balzi, Vila Verde e Deus Proverá na zona Sudeste. Na zona rural o acompanhamento está sendo realizado no povoado Santa Luz, São Vicente e Cajazeira.
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil por meio do número 153. Sobre o Aluguel Solidário, basta procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo ou solicitar atendimento pelo telefone 3131-4729 da Gerência de Proteção Social Básica da Semcaspi.

fonte pmt.pi.gov.br

PROCON/MPPI participa de reunião na Secretaria Nacional do Consumidor em Brasília

Pessoas sentadas

O coordenador do Programa Estadual de Defesa do Consumidor, Nivaldo Ribeiro, participou de reunião na Secretaria Nacional do Consumidor, em Brasília, no último dia 4 de fevereiro. O encontro teve participação de representantes de Procons estaduais e defensorias públicas de todo o Brasil, além de outros órgãos envolvidos na defesa do consumidor.

Durante a reunião, foram debatidos pontos importantes relativos à atuação do órgão, a fim de dar agilidade e eficácia. Um dos pontos centrais foi sobre como dar mais segurança jurídica às decisões proferidas pelos Procons, uma pauta provocada por ofício do Ministério da Economia. A Fundação Procon de São Paulo sugeriu a criação de mesas de estudos para firmar entendimentos.

 Na oportunidade foi informado que está aberta a Consulta Pública até o dia 26 de fevereiro para elaboração de Portaria de Regulação da Publicidade Infantil. Também foi comunicado que está aberta a consulta pública de marketing place até o dia 15 de fevereiro de 2020. O Secretário Nacional do Consumidor, Luciano Timm, convidou os Procons a participarem com sugestões da eventual construção da Nota Técnica acerca da responsabilidade em cadeia dos serviços prestados pelas plataformas digitais.

Representando o Tribunal de Justiça do Paraná, a servidora Mariele Laismann falou sobre os resultados de Acordo de Cooperação Técnica entre TJPR e Senacon para aproximação do tribunal com os PROCONS. Ela informou que atualmente o TJPR já se aproximou de seis Procons Municipais e que o Projeto se encontra em fase de expansão. Também foram esclarecidas as particularidades do Projeto e os demais Procons foram convidados a aderirem ao Projeto.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

5º BPM prende dois indivíduos e apreende arma de fogo na Zona Leste



Na noite de quinta-feira (06), uma equipe do 5º Batalhão da Polícia Militar prendeu dois indivíduos por roubo no Bairro Cidade Jardim, Zona Leste de Teresina.

A guarnição da Viatura 550 em rondas, recebeu uma informação sobre a ocorrência de disparos de arma de fogo. A equipe se dirigiu até a Rua Santana, no Bairro Cidade Jardim, e visualizou uma aglomeração de pessoas, dentre elas, um homem imobilizado, acusado de ter praticado um roubo. Com ele, foram localizados dois celulares. Após averiguação, foi apurado que o fato teria ocorrido com a participação de mais dois indivíduos. Diante disso, foram intensificadas as buscas e, com o apoio do CPU e das viaturas da Força Tática, foi possível prender mais um indivíduo que estava sendo atendido em um hospital. 

Foto_07022020_110228
Foram apreendidos, ainda, um revólver calibre 32 com seis munições, dois celulares, três motocicletas, sendo que duas estavam com restrição de roubo/furto, e a quantia de R$ 800,00. Os indivíduos e o material apreendido foram encaminhados à Central de Flagrantes para a realização dos procedimentos cabíveis.









fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs/Unidades





Convocação para a 5ª etapa do Concurso da PMPI 2006/2013 - Sub Judice


A Comissão Organizadora da 5ª etapa (investigação social) do Concurso Público da PMPI, solicita que os candidatos Sub judice, abaixo relacionados, compareçam no dia 10 de fevereiro de 2020 (segunda-feira) ao auditório do Quartel do Comando Geral da PMPI, das 08 às 11 horas, munidos com uma foto tamanho 5X7. Para maiores informações e esclarecimentos, entrar em contato com o email da Diretoria de Ensino da PMPI (deippmpi@hotmail.com) ou pelo telefone (086) 994637115.



fonte http://www.pm.pi.gov.br

Política Graça Amorim denuncia abusos da Equatorial nos cortes de energia

Graça Amorim pediu ainda aos vereadores presentes que fosse criada uma comissão na Câmara para receber para receber as denúncias e procurar os órgãos de defesa do consumidor.

Nessa quinta-feira (06), durante discurso na Câmara de Teresina, a vereadora Graça Amorim criticou a forma como a empresa responsável pela distribuição de energia no Piauí, Equatorial, tem agido no momento de efetuar o corte de energias nas residências.
De acordo com informações da vereadora, há situações em que pessoas passam mal entre outras formas de pressão e maus tratos aos moradores. “As equipes chegam pela manhã, deixam a notificação do corte e à tarde vão cortar. Há casos de pessoas em que os talões estão pagos, mas como já estavam na lista de corte têm a energia cortada”, comenta a vereadora.
  • Foto: AscomVereadora Graça Amorim.Vereadora Graça Amorim
Graça Amorim pediu ainda aos vereadores presentes que fosse criada uma comissão na Câmara para receber as denúncias e procurar os órgãos de defesa do consumidor para que as providencias sejam tomadas.
“Recebi vários telefonemas de pessoas de todos os bairros, relatando os problemas que a Equatorial causa. Não há notificação prévia, não há prazo para o pagamento, cortes aos finais de semana. Precisamos provocar os órgãos competentes para que as pessoas tenham um prazo razoável para a regularização, verificar como são calculados os aumentos”, finalizou a vereadora Graça Amorim.

fonte www.viagora.com.br

Polícia Operação Janeiro Seguro realizou mais de 40 prisões em Teresina

Ainda durante a operação, que contou com apoio das polícias Civil e Militar e Polícia Técnica Científica, foram realizadas blits, na qual foram registradas 839 abordagens.

Durante todo o mês de janeiro, a Força Tarefa Integrada da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), por meio das polícias Civil e Militar e pela Polícia Técnica Científica, realizou ações de combate à criminalidade em Teresina e no interior do estado na Operação “Janeiro Seguro”.
De acordo com a SSP, as equipes conduziram 22 pessoas em flagrantes e cumpriram 21 mandados de prisão preventiva, além da apreensão de sete armas de fogo – dois fuzis, 500 munições, balança de precisão, rádio comunicadores e mais de 60 kg de entorpecentes.
  • Foto: Divulgação/SSP-PISSP-PI realiza mais de 800 abordagens e 43 prisões em TeresinaSSP-PI realiza mais de 800 abordagens e 43 prisões em Teresina
A ação contou com a participação de mais de 1.200 policiais, distribuídos em 20 operações. Segundo o coordenador da Força Tarefa da SSP-PI, major Audivam Nunes, as ações foram planejadas baseadas nos locais com maior vestígio de criminalidade.
“As ações foram planejadas de acordo com as manchas criminais, nos locais de maior índice de criminalidade da nossa capital e aplicamos o policiamento em horários e locais necessários para conseguir levar segurança e tranquilidade para população”, explicou o major.
Ainda durante a operação, foram realizadas blits, na qual foram registradas 839 abordagens, além da recuperação de veículos roubados. Já o secretário da SSP-PI, Fábio Abreu, relatou que durante a Operação “Janeiro Seguro”, com medidas adotadas pela Secretaria, houve a diminuição em casos de criminalidade em Teresina e esse trabalho irá continuar.   
“Os números apontam que tivemos uma redução durante o mês de janeiro nos casos de crimes violentos na capital, vamos continuar intensificando ações preventivas e ostensivas de forma integrada entre as polícias”, concluiu o secretário Fábio Abreu.

fonte www.viagora.com.br

Confira prévias e bloquinhos neste final de semana em Teresina



O Portal reuniu as melhores prévias da cidade para você cair na folia.



Corso 2019. Foto: Assis Fernandes. 
É final de semana que chama? Sim! O Portal O Dia reuniu as melhores prévias da cidade para você cair na folia.  Confira:
07/02 – Bloquinho do Beijo – Teresina Hall – às 22h
07/02 – Bloquinho do Tinindo – Tinindo e Trincado – às 22h
08/02 – Zé Perreira do bairro Nova Brasília – Praça Nova Brasília – às 16h
08/02 – Baile do Rivotrio – Casa Barro – às 22h
08/02 – Prévio do Seu Visconde – Quinta do Visconde – às 16h
08/02 – Bloquinho da Bendita Geni – Praça Ocílio Lago – às 18h
09/02 – The Vejo na Ponte – Ponte Estaiada – às 17h

fonte www.portalodia.com

Homem é executado a tiros ao sair de casa em Campo Maior



A polícia acredita que a morte esteja relacionada com o passado de envolvimento no crime


O vendedor ambulante Julimar Torquato Pinheiro Nazário, 33 anos, foi morto com três disparos de arma de fogo no momento que saia de casa para o trabalho no início da manhã desta sexta-feira (7), no bairro Renascer, na cidade de Campo Maior, norte do Piauí.
Conhecido como “Ceará’, devido sua origem no estado nordestino, Julimar saia de casa para comercializar redes quando foi surpreendido por dois homens em uma moto. Um dele sacou uma arma e atingiu a vítima com três tiros. Julimar teve morte no local.
“Ele saia de casa como todos os dias e foi atingido por três disparos efetuados por dois homens em uma moto. Estava a poucos metros de casa, onde morava com a esposa e um filho. Ele é natural do Ceará, mas já reside em Campo Maior há vários anos e é conhecido na cidade como vendedor ambulante”, afirmou o major Etevaldo Silva, comandante do15º Batalhão da Polícia Militar.
Os suspeitos fugiram numa motocicleta até conseguir acesso para a PI 215, entre Campo Maior e o município de Coivaras. Eles abandonaram a veículo no local e, segundo a polícia, fugiram em um carro que já esperava pelos criminosos.  A moto usada no crime passou por uma perícia para ajudar nas investigações.
Moto utilizada no crime foi abandonada na zona rural (Foto: Divulgação/PM)
Julimar Pinheiro possui passagens pela polícia no estado do Ceará. Em 2009, ele foi preso como integrante de uma quadrilha que realiza assaltos a ônibus interestaduais na BR-020, na região de Inhamuns. A polícia acredita que a morte esteja relacionada com o passado de envolvimento no crime.
“A família revelou que ele escapou de outras duas tentativas de assassinato, inclusive tinha uma bala alojada no corpo. A linha de investigação é que sua morte tenha sido motivada por acerto de contas”, disse o comandante Etevaldo Silva. 

fonte www.portalodia.com

Mais um acusado de assassinar cabo do Bope em Teresina morre

Acusado de ter participado do assassinato de um cabo do Bope, Igor Andrade Sousa, de 23 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (07/02) após meses acamado depois de ter sido baleado.
O cabo Claudemir de Paula Sousa foi assassinado em dezembro de 2016 na frente de uma academia no bairro Saci, Zona Sul de Teresina.
Igor foi baleado enquanto estava em um bar no bairro Parque Piauí em agosto de 2019. Ele foi atingido no abdômen, passou por cirurgia, mas acabou falecendo após complicações.

Igor
Igor 
Por conta do seu estado de saúde, o julgamento dele foi adiado quatro vezes. Igor seria o articulador do crime, que teriam como mandantes Ocionira Barbosa, com quem o cabo teve um relacionamento, e Leonardo Ferreira Lima. Outras quatro pessoas também são acusados de envolvimento no crime.
Esse é o segundo acusado de matar o cabo que morre. Weslley Silva, executor do crime, morreu em agosto de 2018 após troca de tiros com a polícia.

Cabo Claudemir
Cabo Claudemir 
Thais Monait Meris, outra acusada, foi espancada por populares após tentar realizar um roubo na Zona Leste de Teresina, em abril de 2018.
Maria Ocionira Barbosa de Sousa, acusada de ser co-autora do assassinato do cabo, disse ter sido agredida enquanto esteve presa na Penitenciária Feminina de Teresina, em abril de 2019.

fonte 180graus.com

Jovem morto com um tiro no rosto na Lili Doces estava com casamento marcado

fonte 180graus.com

O jovem Antônio da Cruz de Oliveira Sousa, de 22 anos, funcionário da lanchonete Lili Doces, morto com um tiro no rosto durante assalto na noite de quinta-feira (06/02), estava com casamento marcado para o mês de março. Ele é morador do povoado Carrasco, zona rural de Lagoinha do Piauí.
A namorada de Antônio cursa o oitavo período de pedagogia e eles iriam se casar após concluir o curso. Um irmão da jovem, que é padre, faria a cerimônia da oficialização da união entre ela e Antônio. Família está arrasada. 
Segundo a polícia, Antônio da Cruz foi baleado no rosto após olhar para um dos assaltantes. 
Quatro homens armados invadiram a lanchonete no momento que os funcionários fechavam o estabelecimento, localizada na Estaca Zero, na BR-316, em Lagoinha do Piauí.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os assaltantes estavam em um veículo escuro e levaram a quantia de R$ 1.700,00, um revólver cal. 38 e uma espingarda.
Ninguém foi preso.