quinta-feira, 5 de março de 2020

PGJ e membros do MPPI conhecem Plano de Contingência ao coronavírus

Pessoas sentadas em volta de uma mesa de reunião

A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, e os promotores de Justiça Eny Pontes, responsável pela 12ª e 29ª Promotorias de Justiça de Teresina, e Cláudia Seabra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), estiveram reunidos, na manhã de hoje (05), com  o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, e sua equipe para conhecerem o plano de contingência ao coronavírus no Piauí. A reunião aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro de Teresina. Participaram também da reunião os superintendentes de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC), Alderico Tavares, e de Atenção Primária à Saúde e Municípios (SUPAT), Herlon Clístenes Guimarães, e o diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, José Noronha.

Três pessoas sentadas
Da esquerda para direita: a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, e os promotores de Justiça Eny Pontes e Cláudia Seabra

Os representantes do Ministério Público do Piauí receberam cópias do Plano Estadual de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus (2019-nCoV) no Estado do Piauí durante o encontro desta quinta-feira. As estratégias de prevenção e enfrentamento à doença foram apresentadas pelo diretor do Natan Portela. Dividido em nove parte, o documento inicia com informações sobre os níveis de alerta de proliferação da doença. Os tópicos 2 e 3 abordam como deve ser a assistência a pessoas infectadas, as medidas de controle a serem executadas e o diagnóstico ao coronavírus.

O Plano contém ainda os procedimentos para diagnóstico laboratorial e o fluxo de coleta, armazenamento e envio das amostras para o Laboratório Central do Piauí (LACEN-PI).

Por último, o documento traz a vigilância epidemiológica, os modos de notificação de casos e o plano de comunicação para conscientização e prevenção do coronavírus no Piauí.

Tela de computador com o plano de contingência

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) editou a Nota Técnica Conjunta nº 1/2020, emitida na último, 26 de fevereiro. O documento trata da atuação dos membros do Ministério Público brasileiro diante da decretação de emergência de saúde pública para o coronavírus. Uma das orientações da nova é a atuação coordenada para o acompanhamento das ações realizadas pela Vigilância em Saúde, em todos os níveis. O objetivo é que os membros do Ministério Público brasileiro acompanhem as ações que estão sendo executadas pelos governos e instituições para prevenir e enfrentar os casos de coronavírus. 

 fonte www.mppi.mp.br


Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Adolescente é apreendida suspeita de matar jovem de 12 anos em Batalha

Adolescente é apreendida suspeita de matar jovem de 12 anos em Batalha

O crime aconteceu em fevereiro passado. O corpo de Carla Gabrielly Carvalho foi encontrado em um matagal. Crime teria sido motivado por ciúmes


Foi apreendida nesta quarta-feira (04) a adolescente suspeita de matar a jovem Carla Gabrielly Carvalho, 12 anos, na cidade de Batalha, a 155 Km de Teresina. O crime aconteceu no dia 19 de fevereiro e o corpo da vítima só foi encontrado alguns dias depois em um matagal com ferimentos de arma branca.
A jovem foi apreendida após prestar depoimento aqui mesmo em Teresina. Após o crime, a polícia fez diligências até a residência dela, em Batalha, mas não a encontrou. Somente ontem ela se apresentou e como já havia um mandado contra ela, acabou sendo apreendida após falar ao delegado Denis Sampaio.

O corpo de Carla Gabrielly Carvalho foi encontrado em um matagal na cidade de Batalha no último dia 21 de fevereiro - Foto: Reprodução/Facebook
De acordo com ele, a jovem negou que tenha cometido o crime, no entanto há provas que apontam para sua autoria. “Ao que consta, o ex-namorado dela teria se relacionado com a Carla Gabrielly e ela teria agido movida pelo ciúme depois de várias brigas com a vítima. Os depoimentos colhidos antes já davam esse norte de que ela [a adolescente apreendida] tinha um comportamento bastante ciumento”, explicou o delegado Denis Sampaio.
Após prestar depoimento, a jovem foi encaminhada para o Centro de Defesa da Cidadania (CDC) em Teresina, onde ficará recolhida pelos próximos 45 dias em internação provisória. A expectativa do delegado é que até a próxima semana o caso seja concluído e o inquérito encaminhado para a justiça, na Vara da Infância e da Juventude.

fonte www.portalodia.com

Médico é encontrado morto em banheiro de apartamento no Piauí



A polícia atua na investigação e apura as causas da morte. Uma das suspeitas é a de overdose medicamentosa


Um médico identificado como Robson David de Araújo Lial, 27 anos, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (5) dentro de seu apartamento na cidade de Picos, distante 322 km de Teresina.
O profissional que é natural do estado de São Paulo atuava como médico do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) do município de Picos há mais de um ano. A polícia atua na investigação e apura as causas da morte. Uma das suspeitas é a de overdose medicamentosa.
A prefeitura de Picos, através de comunicado oficial da Secretaria Municipal de  Saúde classificou Robson David como um profissional que salvou vidas e de uma carreia brilhante e exemplar.
Foto: Reprodução
Veja a nota na íntegra
É com profunda tristeza que a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, em nome do Secretário de Saúde, Júnior Santos, lamenta o falecimento do médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Robson David de Araújo Lial, de 27 anos, natural de São Paulo. Durante um ano e dois meses ele atuou no SAMU salvando vidas, sua trajetória foi brilhante e exemplar. A família enlutada, apresentamos nossos sinceros sentimentos pela perda.

fonte www.portalodia.com

Policial acusado de matar cabo da PM é preso suspeito de duplo homicídio

Foto: Letícia Santos/Cidadeverde.com
Policial militar do Maranhão foi preso acusado de duplo homicídio
O policial militar do Maranhão Francisco Ribeiro dos Santos Filho, réu na morte do cabo Samuel Borges, foi preso em cumprimento a mandado de prisão por um duplo homicídio em dezembro de 2018. 
"Ele emboscou esses dois rapazes, seguiu até a oportunidade de cometer o delito. Ele demonstra ser uma pessoa perigosa para a sociedade e para a garantia da ordem pública", disse o coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Baretta. 
O mandado foi cumprido nessa quarta-feira (04) e o acusado foi encaminhado ao presídio militar em São Luís-MA. 
 Foto: Reprodução/ redessociais
Cabo Samuel Borges

fonte cidadeverde.com

Bandidos fazem arrastão em ônibus em trecho próximo a shopping na zona Leste

Foto: Wilson Filho/Arquivo Cidadeverde.com
O Sindicato do Trabalhadores Rodoviários (Sintetro) contabilizou o 38° assalto a ônibus coletivo em Teresina desde o dia 1° de janeiro. Dois homens são suspeitos de embarcarem no ônibus em uma parada em frente a um shopping da zona Leste por volta das 15h30 da tarde desta quarta-feira (4). Os funcionários e os passageiros relataram momentos de pânico e foram ameaçados de morte pela dupla que estava armada.
“Era a primeira viagem do ônibus que fazia a linha do troncal do Terminal do Parque Piauí via Shopping. O carro ainda tinha que passar em outro shopping. Quando saiu do shopping para fazer o retorno para pegar a ponte, eles anunciaram o assalto e tocaram o terror mesmo dentro do ônibus. Ameaçavam todo mundo, o cobrador porque só tinha R$ 20 no caixa já que era a primeira viagem”, conta o presidente do Sintetro, Fernando Feijão.
Segundo testemunhas, o ônibus estava lotado com cerca de cinco passageiros de pé. 
“Ameaçaram as pessoas de atirar e matar. Teve pessoas que eles passaram para recolher as coisas e voltaram querendo de novo. Foi uma loucura”, contou o presidente do sindicato.
De acordo com o Sintetro, o caso foi notificado à Polícia Civil. Câmeras de segurança da região registraram a movimentação de dois suspeitos próximos ao local onde os assaltantes desembarcaram. 
“O motorista ficou nervoso e teve de ser dispensado hoje. Já é quinto assalto que o cobrador sofre”, informou Fernando Feijão.

fonte cidadeverde.com

Secretaria de Saúde confirma 5 novos casos suspeitos de coronavírus no Piauí

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou na tarde desta quinta-feira (5) que está investigando 5 casos suspeitos de coronavírus no Piauí. Destes, 4 estão em Teresina e um em São Miguel do Tapuio. Na tarde de hoje, o Ministério da Saúde havia informado que apenas um caso estava sob suspeita no estado. Outros dois casos já haviam sido descartados.
Segundo a Sesapi, o caso de São Miguel de Tapuio é uma gestante de 7 meses que mora em Milão e está no estado visitando familiares. Ela está no município desde o dia 21 de fevereiro. Em seu histórico de viagem, a paciente passou pela Ilha do Sal na Costa da Africa, chegando ao Brasil por Salvador, onde permaneceu 3 dias.
De acordo com a Secretaria, a gestante iniciou os sintomas no dia 3 de março apresentando febre, dificuldade para respirar, cefaleia, coriza e mialgia. 
Dos casos de Teresina, um é do sexo feminino e possui 25 anos. Tem histórico de viagem para Paris e Roma. As amostras de secreções não apontaram para influenza e vírus respiratório, sendo remetidas para o Instituto Adolfo Lutz. 
Outro caso é um garoto de 8 anos, com histórico de viagem para Madri. Retornou ao Piauí no dia 2 de março. Apresenta sintomas como febre de 39,5º, congestão nasal e mialgia. Compareceu ao serviço de saúde ontem, onde fez coleta secreção com orientação para isolamento domiciliar.
Brasil
Segundo a nova atualização do Ministério da Saúde, subiu para oito o número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus Sars-CoV-2 no Brasil. Entre os casos, seis ocorreram em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. Esse último se refere a uma mulher de 37 anos que viajou para a Itália.
Também subiu para 636 o número de possíveis casos ainda em investigação. Outros 378 já foram descartados após exames.
Mais cedo, a pasta confirmou o 4º caso da doença, uma adolescente de 13 anos que viajou para a Itália. Inicialmente, o ministério havia informado que o registro não entraria na lista de confirmados por não se enquadrar na definição de caso de covid-19, já que ela não apresentou sintomas da doença, como febre e tosse seca.
Após reunião com especialistas nesta quinta-feira (5), a pasta recuou da decisão e decidiu classificar o registro como confirmado.

fonte cidadeverde.com