terça-feira, 12 de março de 2024

Justiça Itinerante celebra afeto e cidadania em casamento comunitário na Penitenciária Irmão Guido

 Celebrando o amor e a cidadania, a Justiça Itinerante realizou, nesta segunda-feira (11), um casamento comunitário com seis casais na Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina. De acordo com a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, a iniciativa surgiu de uma união de esforços que visam a garantia do exercício da cidadania às pessoas privadas de liberdade, e também ocorrerá amanhã (13), na Colônia Agrícola Major César de Oliveira.

 

“É sempre digno e satisfatório celebrarmos o amor e o reconhecimento da união de novos casais. Na Justiça Itinerante realizamos, durante todo o ano, casamentos comunitários em todo o Piauí, em que, para além da gratuidade da cerimônia e das documentações exigidas, conseguimos desburocratizar esse momento tão especial às novas famílias”, declara Vanessa Brandão.

Para a superintendente, a ação é uma importante ferramenta na reintegração de pessoas privadas de liberdade à sociedade.

 

“Os casamentos comunitários no sistema carcerário são iniciativas de grande relevância que impactam diretamente no reingressos de apenados na sociedade. São momentos de humanização e afeto que ajudam no auxílio e apoio dessas pessoas ao ambiente social, uma vez que lhes darão acolhimento após o cumprimento de suas penas”, explica a superintendente Vanessa Brandão.

Há 20 anos aproximando o Judiciário à sociedade, a Justiça Itinerante oferta serviços gratuitos que visam garantir o exercício da cidadania à população, como divórcio consensual, retificação de registros civis de nascimento, casamentos comunitários, dentre outros.




fonte www.tjpi.jus.br

Painéis de tecnologia e gestão judiciária da Corregedoria são apresentados à comitiva do Espírito Santo

No primeiro dia de visita técnica da Corregedoria Geral da Justiça do Espírito Santo ao Piauí, foram realizadas apresentações realizadas por membros da Corregedoria do Piauí, que compartilharam suas iniciativas e ferramentas de gestão que têm contribuído para o emulsionamento dos serviços da justiça em todo o estado.

 

Ainda na manhã desta terça-feira (12), o juiz auxiliar da Corregedoria piauiense, José Vidal de Freitas Filho, reforçou a importância da troca de experiências entre os estados ao apresentar o Painéis de Metas e Diretrizes do CNJ e Gestão de Processos Disciplinares.

“Receber colegas de outros estados é uma grande honra e uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços entre nossas instituições e enriquecer nossas práticas judiciárias. Estamos felizes em poder compartilhar nossos projetos que certamente também vão somar na construção de uma justiça mais acessível e rápida no Espírito Santo”, destacou o juiz.

A coordenadora de Projetos da Corregedoria, Marianna Cabral, apresentou para a comitiva capixaba o Painel de Metas e Diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e agradeceu a presença de todos nesta visita técnica ao Judiciário piauiense: “É uma excelente oportunidade receber equipes de fora do Piauí que têm interesse em vir conhecer essas ferramentas que desenvolvemos com tanto empenho. Estamos sempre abertos para compartilhar nosso conhecimento e colaborar para o aprimoramento do judiciário em todo o país”, disse a servidora.

Para o assessor jurídico da comitiva do Espírito Santo, Leandro Oliveira, a visita ao Piauí tem sido produtiva: “Conhecer esses painéis e sistemas é interessante para a nossa realidade em nosso estado. O Piauí tem avançado em vários aspectos tecnológicos e estamos aqui para conhecer mais dessas ferramentas”, disse.

 

Ainda nesta terça-feira, a equipe do Núcleo de Aceleração de Projetos e Inteligência Artificial da Corregedoria piauiense irá apresentar o Robô de Informações da Corregedoria-RIC, o Painel de Litigância Serial e a plataforma IPÊ, todas desenvolvidas pela equipe de T.I piauiense.


fonte www.tjpi.jus.br

Homem morre após passar em quebra-molas e perder o controle da motocicleta em José de Freitas (PI)

 

 

Um homem identificado como Geovane Barbosa dos Reis,de 36 anos de idade, morreu no início na segunda-feira (11) após passar em quebra-mola e perder o controle da motocicleta na rua Joaquim Sampaio,bairro Santo Antonio, em José de Freitas.

De acordo com informações colhidas, Geovane, que trabalhava na COMVAP, estava pilotando uma motocicleta, e ao passar por um quebra molas ele perdeu o controle da moto, caiu e teve morte imediata. O homem residia na localidade Alvorada, zona rural do município.

A polícia acionou uma equipe do Instituto de Criminalística e outra do IML de Teresina para ir até ao local do acidente a fim de fazer os procedimentos legais e depois remover o corpo de Geovane para ser submetido a exames no Instituto Medico Legal da Capital do Piaui.


fonte www.campomaioremfoco.com.br/ Com informações do WebTvJfdiário

“Eu botei nela, ela não quis, e eu matei ela”, confessa homem preso por assassinar idosa no Piauí

 A vítima, conforme a polícia, teve a cabeça esmagada e parte das vísceras da barriga expostas

"Eu botei nela, ela não quis, e eu matei ela". É o que revela Wallisson Fernando Monteiro Brasil, de 20 anos, preso em flagrante sob a acusação de ter assassinado Esmeralda Maria da Conceição, de 61 anos, dentro de uma residência na madrugada do domingo (10), no bairro Matadouro, no município de Beneditinos, Piauí.

Na situação, a idosa teria negado ter relações sexuais com ele durante a bebedeira, entraram em luta corporal e na sequência, ocorreu a bárbara morte.

  
Wallisson Fernando Monteiro BrasilReprodução
 
 
 

Em vídeo, obtido pelo portal, o acusado afirma que foi chamado por outra pessoa para consumir bebida alcoólica com a vítima. No momento do crime, ele esclareceu que esta pessoa não estava mais no local.

"Foi ele que me chamou pra beber. [...] Eu botei nela, ela não quis, e eu matei ela. Eu perguntei se ela queria ficar comigo, e ela não quis", destacou o acusado ao chorar e declarar ainda que estava arrependido do crime.

A vítima foi encontrada sem roupa. Ele conta que não chegou a tirar a roupa dela. A idosa, conforme a polícia, teve a cabeça esmagada e parte das vísceras da barriga expostas. A ferramenta foi localizada ainda em cima do corpo de Esmeralda. "Ela tinha banhado, não tirei a roupa dela", disse.

Ao portal, o delegado Paulo Nogueira, titular da 15ª Delegacia de Polícia Civil em Alto Longá, explicou que o preso já é conhecido do mundo do crime por outras situações enquanto menor.

  
Idosa é brutalmente assassinada com golpes de enxada dentro de residência no interior do PiauíReprodução
 
 
 

“Ele é um rapaz que a gente já conhece por outras ocorrências quando menor. Na noite de anteontem, ele foi com uns amigos para a casa dessa senhora. Esse amigo tinha relacionamento com ela, beberam, esse amigo foi embora e ele ficou sozinho com ele. Ele se interessou em ter relações com ela, porém ela negou. Eles entraram em luta corporal, conseguindo dar um mata leão nela, que ela apaga. Manteve a relação, pegou uma enxada e desferiu golpes na cabeça dela”, detalhou o delegado.

Após o crime, Wallisson Fernando fugiu pelos fundos da residência, mas após localizarem o corpo e levantaram informações com vizinhos e parentes, o acusado foi preso em flagrante pela Polícia Militar da cidade.

Fonte: Portal A10+

Polícia prende ‘Lacoste’, membro do Bonde dos 40 em Teresina

 Segundo a polícia, o criminoso também possui passagens por roubo, tráfico e homicídio

Um homem identificado como Ricardo Alves da Silva, vulgo 'Lacoste', foi preso em flagrante nesta terça-feira (12), no bairro Urbano Eulálio, na zona Sudeste de Teresina. O homem é membro do Bonde dos 40 e possui passagens pela polícia. 

De acordo com o Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), a equipe realizava o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito. No local foram encontradas munições, balança de precisão e material para embalar entorpecentes. 

  

O homem foi identificado como Ricardo Alves da Silva
Divulgação

   


"Foram apreendidas munições calibre 16 e .40, balança de precisão, apetrechos para embaralho de entorpecentes", informou o delegado Jarbas Lima. 

Segundo o Denarc, Ricardo Alves é considerado um criminoso de alta periculosidade e já possui passagens por homicídio, tráfico e roubo. Ele foi levado para delegacia e ficará à disposição da justiça.

Fonte: Portal A10+

Dr. Pessoa exonera Tchesco Silva da Semcom e nomeia Salomão Prado como secretário interino

 Fotos: Reprodução

Tchesco Silva deixa a Semcom; Salomão Prado assume interinamente

Por Roberto Araujo

Foi publicado no Diário Oficial do Município da noite desta terça-feira (12) o decreto de exoneração de Tchesco Silva do cargo de secretário de Comunicação (Semcom). O agora ex-gestor pediu ao prefeito, nesta segunda (11), para deixar a pasta alegando que atendeu a um pedido da família. Para o cargo foi nomeado interinamente o jornalista Salomão Prado.

O novo secretário da Semcom já foi secretário-executivo da pasta e estava como chefe de gabinete. De acordo com o decreto de nomeação, Salomão permanece no posto de forma interina "até ulterior deliberação", conforme consta no documento.

Saída de Tchesco Silva da Semcom

O agora ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina, Thesco Silva, pediu exoneração do cargo após reunião com o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) na manhã de segunda-feira (11).  Em entrevista ao portal portal, Thesco confirmou que deixa a pasta sem “mágoas”, negou interferência no órgão e disse que se afasta com o sentimento de “dever cumprido”.

Thesco Silva, que é publicitário, assumiu a Secretaria Municipal de Comunicação há cerca de 10 meses. Ele se afasta após rumores de interferência de aliados de Dr. Pessoa na pasta. “Tem aumentando a rotação de demandas, pedidos, e resolvi me afastar a pedido da família, preciso de qualidade de vida, preciso cuidar da saúde que é mais importante. O poder nunca subiu a minha cabeça, não alterou em nada, prefiro ter qualidade de vida do que poder”, disse Thesco Silva.

O prefeito de Teresina disse, na manhã desta terça (12), que Tchesco é um "bom cidadão", que citou problemas de saúde para deixar o cargo, e que entendia as motivações do ex-gestor.

“É um bom cidadão, um cidadão competente. Mas, a justificativa que ele deu e há dias que ele já vinha queixando de comorbidade e doença não pode esperar, não. Ele me disse que estava fazendo tratamento aqui, mas deve ir para São Paulo pra dar continuidade esse de investigação sobre a situação dele de vulnerabilidade da saúde”, disse.

fonte cidadeverde.com

Idoso de 76 anos e mais dois são presos com maconha "mentolada" escondida em colchão

 Foto: Denarc

Por Graciane Araújo

Um idoso de 76 anos, conhecido como "Pé de Pato", e mais dois homens foram presos em uma casa na Rua Porto, bairro Pio XII, zona Sul de Teresina. Segundo o delegado Edvan Botelho, o suspeito é investigado por tráfico de drogas há algum tempo. Na residência foram apreendidos tabletes de maconha mentolada, ou seja, misturada com hortelã, estratégia usada para "rejuvenescer" a droga, deixar o cheiro mais apurado e aumentar de volume. 

"Esse idoso vive há muitos anos dessa atividade ilícita, já foi autuado várias vezes. Nós resolvemos fazer essa campana, um trabalho de investigação, detectamos um olheiro, que a primeira pessoa que recebe o comprador e encaminha pra residência do Pé de Pato", disse o delegado Edvan Botelho, do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). 

A abordagem foi realizada na tarde desta terça-feira (12), no momento em que um comprador chegava na casa. Ele conseguiu escapar e deixou parte da maconha cair ao chão.

Além de Pé de Pato foi apontado um homem apontado como olheiro e um terceiro que também estava na residência. 

"Lá tinha uma residência principal e mais duas casas ao fundo e essa droga estava embaixo do colchão. O material foi apreendido, bem como um celular que foi apreendido e constava um comprovante de pagamento, provavelmente, da venda da droga", explica Botelho. 

Os suspeitos serão indiciados por associação para o tráfico e tráfico de drogas. 

fonte cidadeverde.com

Chuva impede acesso à escola e alunos assistem aula em bar na zona rural de Teresina

 Foto: Reprodução

Por Breno Moreno

Alunos da Escola Municipal Serafim, localizada no Povoado Cebola, na zona rural de Teresina, precisaram assistir aulas improvisadas em um bar da região. Isso porque a estrada que dá acesso à unidade fica intrafegável em dias de chuva, dificultando o acesso do ônibus escolar que faz o transporte das 60 crianças com idades entre 6 e 10 anos matriculadas no colégio de ensino infantil. A Secretaria Municipal de Educação disse que o problema é de responsabilidade da SAAD Rural, que emitiu nota afirmando que uma obra foi feita na estrada de forma irregular (leia nota na íntegra no fim da reportagem).

A professora Maria de Fátima, diretora da escola, disse ao portal que a medida foi uma alternativa paliativa encontrada para evitar que os alunos não ficassem sem aulas. Segundo ela, a quantidade de lama na estrada não só impede o trânsito de veículos e como também representa um risco para as crianças, que dependem do transporte escolar para chegar na unidade. 

“Não está incomodando só a escola, a comunidade também fica isolada, com carro atolando. É um risco. Estamos mantendo as aulas, fazendo de tudo para não prejudicar as crianças. Os donos do bar nos cederam o espaço para termos as aulas, mas não é um local adequado. Queremos ir para nossa escola, queremos o acesso e isso é uma responsabilidade do poder publico”, disse a gestora. 

 

 

De acordo com a diretora, a situação foi comunicada no mês passado para a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) da região e a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), mas nada foi feito até o momento.



 

NOTA SAAD RURAL
A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Rural (SAAD Rural), esclarece que a obra realizada na estrada em questão foi executada por uma empresa que não foi identificada, sem a supervisão de engenheiros municipais. A SAAD Rural está empenhada em identificar os responsáveis pela intervenção não autorizada, buscando tomar as devidas providências legais e cabíveis, incluindo notificação e penalização, se necessário.

A Prefeitura destaca que engenheiros estão fazendo um levantamento técnico para uma obra emergencial para o tráfego dos alunos até a escola. Informa ainda, que aguarda condições climáticas ideais para recuperar 4 km na localidade. A administração municipal reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade das obras públicas, reiterando a importância do cumprimento das normativas para garantir o bem-estar da população.

fonte cidadeverde.com

Professora precisa de R$ 100 mil após sofrer AVC isquêmico no Norte do Piauí

 A professora Nilce Viana Marques, que atuou na rede estadual de Pedro II, residente da localidade Buritizinho, enfrenta uma jornada desafiadora após ter sofrido um AVC isquêmico há três anos.

Para se recuperar das sequelas, um tratamento com células-tronco em Curitiba surge como uma esperança, porém o custo de aproximadamente R$ 100 mil excede as condições financeiras da família.

Para tentar angariar fundos, foi lançada uma campanha solidária em prol da Professora Nilce. A família disponibilizou a chave PIX (CPF) 027.033.743-13, em nome de Nayanne Viana Marques, para quem desejar contribuir com a causa.

Fonte: 180graus.com/ com informações Portal P2

Alepi aprova utilização de policiais civis aposentados para atividades administrativas

 Foi aprovado pelo plenário, na sessão ordinária desta terça-feira (12), projeto de lei enviado pelo Governo do Estado que cria o Programa Policiais Civis Aposentados (PPCA). A medida vai autorizar a utilização desses servidores em atividades não finalísticas da instituição. Entre esses serviços estão atividades como o atendimento ao público, o registro de boletins de ocorrência, o treinamento e a realização de cursos. O projeto, relatado por Henrique Pires (MDB) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e por Simone Pereira (MDB) na Comissão de Administração Pública e Políticas Sociais (CAPPS), estabelece diversas regras para a convocação dos policiais civis aposentados.

FOTO: REPRODUÇÃO / ALEPIConcurso Público aa Assembleia Legislativa do Piauí atrai milhares de candidatos
Assembleia Legislativa do Piauí

Vai ser aceito, por exemplo, que no máximo 20% do quadro seja composto por servidores inativos. Além disso, há uma vigência da prestação de serviço pelo prazo de dois anos que podem ser prorrogados pelo mesmo período. Os policiais civis que executarem esses serviços terão direito a vencimentos de 2,5 salários mínimos e auxílio alimentação. O deputado Ziza Carvalho (PT) disse que esse é mais um passo importante das melhorias que têm sido realizadas pelo Governo do Estado na segurança pública.

Além do PPCA, foi aprovado, também com a unanimidade dos 18 parlamentares presentes, projeto do governo que atualiza o Estatuto do Servidor de acordo com novas jurisprudências do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do STF (Superior Tribunal Federal). Os deputados Henrique Pires e Hélio Rodrigues (PT) apresentaram os pareceres favoráveis na CCJ e na CAPPS, respectivamente, da matéria que trata da apuração de ações disciplinares e da aplicação de penalidades.

TRIBUNAIS - Dois projetos apresentados pelo Tribunal de Justiça (TJ) foram aprovados na sessão plenária da Alepi. Eles haviam sido aprovados ainda na mesma manhã nas comissões técnicas. Ziza Carvalho foi o autor do parecer favorável à criação do Programa de Aposentadoria Incentivada do Judiciário piauiense na CCJ que foi acompanhado por Hélio Rodrigues na CAPPS.

A outra matéria do TJ aprovada em Plenário cria a Vantagem Pecuniária Individual para todos os seus servidores no valor de R$216,13. Os deputados acompanharam o parecer dado por Wilson Brandão (Progressistas) na CCJ e por Hélio Rodrigues na CAPPS. O parlamentar progressista ainda é relator de projeto que reorganiza o Tribunal em todo o estado e pediu mais tempo para análise de seu conteúdo. Ele ainda recomendou a todos os deputados que façam o mesmo.

O Tribunal de Contas do Estado também teve uma matéria aprovada no Plenário. O projeto regulamenta a Gratificação de Desempenho de seus servidores e passou pela CCJ com parecer de Wilson Brandão e na CAPPS com relatório favorável do líder do Governo na Alepi, deputado Fábio Novo (PT).

Fonte:180graus.com/ com informações Alepi

Motorista morre após caminhão virar na BR-407 no município Acauã-PI

 Neste de terça-feira (12/03), um trágico acidente resultou na morte de Quecio Gonçalves de Almeida, 39 anos, quando o caminhão que dirigia tombou na Localidade Mafrense, próximo ao quilômetro 600 da BR-407, na região sul do Piauí. O veículo estava carregado com frutas.

FOTO: REPRODUÇÃO

As autoridades responderam prontamente ao incidente, com a Polícia Militar atendendo à ocorrência e solicitando apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil para conduzir os procedimentos no local.

fonte 180graus.com