sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Peça de torre de transmissão cai e mata piauiense no Pará

Peça de torre de transmissão cai e mata piauiense no Pará

jovem-piripiriense-311.jpg

O piauiense Josivan Pereira do Nascimento, de 23 anos, morreu após ser atingido pela peça de uma torre de transmissão no Pará. O acidente aconteceu na última quarta-feira (19/10), em Altamira.
Segundo um familiar do jovem, que conversou com o portal, o piauiense natural do município de Brasileira, norte do Estado, trabalhava há dois meses na empresa.
A família ainda não sabe as reais causas do acidente, que aconteceu quando o rapaz trabalhava em uma linha de transmissão. Uma das peças da torre onde fazia serviço acabou se desprendendo, e caindo sobre o corpo do piauiense, que morreu devido os ferimentos.
O corpo do piauiense foi levado para o povoado Poção, zona Rural de Brasileira, onde será velado.

fonte http://180graus.com

Jaicós terá manifestação em apoio à vaquejada neste sábado. Veja!

Jaicós terá manifestação em apoio à vaquejada neste sábado. Veja!

cartaz-manifesto-vaquejada

A centenária cidade de Jaicós sedia neste sábado, 22, uma grande manifestação em apoio à vaquejada. O ato está sendo organizado por vaqueiros, criadores de cavalo e simpatizantes da vaquejada, importante atividade desportiva e cultural do Piauí.
A manifestação terá início às 7h, no Parque dos Vaqueiros, situado na saída para Massapê, com um café da manhã de acolhida dos participantes. Conforme a programação divulgada pela organização, às 8h tem início a cavalgada, que percorrerá as principais ruas da cidade.
No percurso, estão previstas, pelo menos, duas paradas, sendo uma em frente à Câmara Municipal, e outra em frente a Prefeitura Municipal, onde serão coletadas assinaturas para um abaixo assinado, e realizados pronunciamentos.
Saindo da Prefeitura, a cavalgada seguirá pela Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves e pela Avenida Deputado Humberto Reis da Silveira, no trecho da BR 407, retornando ao Parque dos Vaqueiros.
Segundo a organização, a manifestação denominado #JaicosApoiaVaquejada reunirá cerca de 100 cavaleiros de Jaicós, das cidades da região e até dos Estados do Ceará e Pernambuco. Motoristas e motociclistas também irão participar da manifestação.
A manifestação é contrária a uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal, de considerar a prática da vaquejada ilegal, a partir de uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral da República a uma lei do Estado do Ceará. A decisão, porém, abriu caminho para que a prática seja banida em todo o país, se forem julgadas ações de amplitude nacional.
No Piauí, um projeto de lei foi apresentado na última terça-feira (18) na Assembleia Legislativa, regulamentando a vaquejada como atividade desportiva e cultural do Piauí. De autoria do deputado estadual João Mádison (PMDB), a proposta visa unificar as regras da Vaquejada e Cavalgada no Estado do Piauí, estabelecendo normas de realização dos eventos, do bem-estar animal, além de definir procedimentos e estabelecer diretrizes que garantam o bom andamento do esporte, através do controle e prevenção sanitário-ambientais, higiênico-sanitárias e de segurança em geral.
Em Jaicós, o plenário da Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (21) dois Requerimentos de autoria do vereador Benedito Alencar (PMDB), em que o parlamentar solicita a mobilização dos deputados estaduais e federais, no sentido de legalizar a vaquejada no Piauí.

fonte http://cidadesnanet.com


CRF-PI e Procon assinam termo que obriga presença do farmacêutico em farmácias e drogarias do Estado

CRF-PI e Procon assinam termo que obriga presença do farmacêutico em farmácias e drogarias do Estado

CRF-PI e Procon assinam termo que obriga presença do farmacêutico em farmácias e drogarias do Estado.(Imagem:CRM/PI)

Afim de que sejam adotadas medidas destinadas a adequar, corrigir e minimizar a ausência do profissional farmacêutico nas farmácias e drogarias de Teresina e interior do estado, o Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) elaborou juntamente com o Procon, através do seu coordenador geral, Nivaldo Ribeiro, e demais entidades farmacêuticas, um TAC (termo de ajustamento de conduta) que apresenta alternativas gradativas com o objetivo de que, em um cenário próximo, seja implementada assistência farmacêutica plena em todo estado. 

O termo foi assinado na manhã desta sexta-feira, 21, no auditório de Farmácia da UFPI, pelo CRF-PI, Procon, Vigilância Sanitária Estadual, Vigilância Sanitária Municipal, Sincofarma-PI (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Piauí) e Sinfarpi (Sindicato dos Farmacêuticos do Piauí).

Na prática, a partir de 01 de dezembro próximo, todas as redes de farmácia com mais de dez lojas, terão obrigação de ter a presença de um farmacêutico durante todo seu horário de funcionamento. As principais redes se enquadram nesse quesito. Já as pequenas farmácias da capital, terão até janeiro de 2018, para oferecer a presença do profissional, por no mínimo, seis horas durante seu horário de funcionamento.

Como a adequação para os estabelecimentos de pequeno porte e “não redes”, é gradativa, eles têm até janeiro de 2026 para implementação total da assistência farmacêutica plena em todo Piauí.

Ítalo Rodrigues, presidente do CRF-PI, explica que o TAC foi necessário, devido a quantidade de profissionais no estado não cobrir a quantidade de farmácias e drogarias. “Nós temos mais postos de trabalho, que profissionais devidamente habilitados e regularizados no Conselho, por isso, a necessidade desse ajustamento. Mas por outro lado, não podemos deixar de oferecer um serviço que é garantido por lei para a população, que é a assistência farmacêutica plena”, disse Rodrigues.

O termo de ajustamento foi construído pela Comissão de Farmácia e Dispensação do CRF-PI, e discutido com as demais entidades farmacêuticas, que chegaram a um consenso sobre a implementação do que já é previsto em lei. Luiz Júnior, secretário-geral do CRF, que coordenou a elaboração do texto da proposição, destaca que o TAC é positivo para população e classe farmacêutica, já que força a abertura de novos postos de trabalho.

“Sabemos que a quantidade de profissionais ainda é insuficiente para atender a toda demanda de trabalho, mas com a implementação da assistência plena, todos os novos profissionais que entrarem no mercado, já tem emprego garantido, assim como, favorece principalmente a população, que sempre vai encontrar um farmacêutico no balcão”, completa.

Para o advogado o Sincofarma-PI, Rafael Calado, o termo é positivo e viável de ser cumprido pelos varejistas. “Procuramos estabelecer cláusulas que fosse viável a implementação do termo, tanto para as redes, como para os pequenos varejistas”, completa.

fonte http://www.florianonews.com com informações  CRF-PI


Clube do Sindicato dos Comerciários é vítima de arrombamento

Clube do Sindicato dos Comerciários é vítima de arrombamento

O Clube de lazer do Sindicato dos Comerciários foi mais um dos estabelecimentos que sofreram arrombamento em Floriano. 

O crime, ocorrido na madrugada desta sexta-feira (21), resultou no furto de um aparelho de TV de 40 polegadas, um notebook, um aparelho de som e dois botijões de gás. Uma sanduicheira e alguns pratos que também seriam levados acabaram sendo esquecidos pelos criminosos, que até o momento não foram identificados.

Sanduicheira foi eixada para trás(Imagem:FlorianoNews)

De acordo com Fredson Rocha, responsável pelo local, os indivíduos tiveram acesso a cozinha do clube após forçar a abertura de uma janela de metal, com auxílio de um cabo de enxada.

O prejuízo contabilizado é de mais de R$ 3.000,00. O presidente do Sindicato dos Comerciários, Antônio José de Sousa, registrou o Boletim de Ocorrência no Distrito Policial, que passa a investigar o caso.

Janela forçada pelos criminosos.(Imagem:FlorianoNews)
Janela forçada pelos criminosos.

fonte http://www.florianonews.com




Homem morre dentro da cela da delegacia de Barras. Qual teria sido o motivo?

Homem morre dentro da cela da delegacia de Barras. Qual teria sido o motivo?


Um detento morreu nesta sexta-feira (21/10) dentro de uma cela na delegacia de Barras. Ele foi identificado como Francisco Gama de Lima, 28 anos, e teria chegado ao distrito no período da tarde após um surto mental e ter sido medicado no Hospital regional Leônidas Melo. A família de Gama teria chamado a polícia para levar Gama após o surto e as ameças que estava fazendo a outras pessoas no Bairro Vila França.

A preocupação da família, que também mora na Vila França, tem fundamento. Em março do ano passado, após um choque nervoso, ele assassinou o lavrador  Estêvão de Araujo Lima, de 30 anos. 
Não se sabe se o problema de  Francisco Gama de Lima é mental ou se foi provocado pelo uso de drogas. Somente a perícia do Instituo Médico Legal poderá informar se foi um ataque cardíaco, uma overdose ou um efeito colateral da mistura de alguma substância que ele pudesse ter ingerido com o medicamento recebido. Todas essas hipóteses são especulações que serão desvendadas após o laudo médico.
Gama não foi preso pela morte de Estêvão. Alegou legítima defesa e estava morando em outro estado. Havia retornado recentemente para Barras.
O Hospital Regional Leônidas Melo através de sua diretora Laianne de Sousa, confirmou que Gama esteve lá, foi medicado e depois levado para a delegacia. ” Realmente ele deu entrada no hospital trazido pela própria polícia com queixa da família pedindo que levassem ao hospital.  Foi atendido, medicado e após chegar na delegacia veio a óbito. O IML  foi acionado para verificar a causa morte. Vamos aguardar o laudo”, disse a diretora Laianne.

fonte http://www.agrandebarras.com.br com informações longah.com


Veículo de comerciante capota na PI 113, duas pessoas ficam feridas

Veículo de comerciante capota na PI 113, duas pessoas ficam feridas
Na noite desta quinta-feira, 20 de outubro, um veículo modelo saveiro, de placa OVX-9403-JF, de cor Branca, capotou na PI-113, em José de Freitas, deixando duas pessoas com ferimentos leves. O automóvel era conduzido pelo comerciante identificado como Kiko, proprietário de uma bar que funciona na Praça Gov. Pedro Freitas, Centro.


O acidente aconteceu quando o comerciante perdeu o controle do veículo em uma determinada curva da estrada, vindo a capotar, sua mãe que também estava na saveiro sofreu um corte na cabeça. Os dois foram conduzidos para o hospital local com ferimentos leves. O carro ficou parcialmente destruído e foi removido por um reboque para uma oficina mecânica em José de Freitas.



Fonte:http://www.agrandebarras.com.br/com informações jfagora

Ministério Público promove evento de capacitação sobre alienação parental

Ministério Público promove evento de capacitação sobre alienação parental


O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Piauí (CEAF/MPPI) promoveu, na manhã de hoje (21) um evento de capacitação sobre alienação parental. A programação incluiu duas palestras, ministradas pela Promotora de Justiça Ana Cecília Rosário Ribeiro e pela psicóloga Liandra Nogueira Soares da Silva, que também é servidora do Ministério Público. A alienação parental acontece quando um dos pais, avós e outras pessoas que tenham autoridade sobre a criança ou adolescente afastam este de seu pai ou mãe, fazendo com que os filhos sintam repúdio por um dos genitores, ou ainda prejudicando o estabelecimento e a manutenção de vínculos entre eles.

A Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando, Diretora-Geral do CEAF, transmitiu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância do evento. “Estamos tratando de um tema palpitante, de extrema relevância para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Por isso, nada melhor que uma abordagem multidisciplinar, com análise dos aspectos jurídicos da situação de alienação parental e com a discussão acerca das consequências sobre a formação psicológica dos envolvidos”, explicou a Procuradora de Justiça. Também estava presente a Promotora de Justiça Lia Raquel Ribeiro Martins, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude.
 
A primeira apresentação foi conduzida pela Promotora de Justiça Ana Cecília Rosário Ribeiro, que é doutora em Direito Civil pela PUC/SP. Ela falou sobre a evolução do modelo de família, a Lei de Alienação Parental (Lei n˚ 12.318/2010) e os atos comumente relacionados a essa prática, como a promoção de uma campanha de desqualificação em desfavor de um dos pais, criação de falsas memórias e obstrução da convivência entre a criança ou adolescente e um dos genitores. A Promotora de Justiça discorreu ainda sobre a Recomendação n˚ 32/2016, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), segundo a qual os atos de alienação parental são prejudiciais ao desenvolvimento infanto-juvenil.

Já a psicóloga Liandra Nogueira falou sobre os efeitos verificados sobre a psique das crianças e adolescentes vitimados pela alienação parental, fazendo uma explanação acerca do contexto em que interagem os envolvidos. Ela frisou que, muitas vezes, o estopim da alienação parental é o divórcio, mas os atos associados à prática podem ter início até mesmo antes da efetiva separação do casal.
 
Ao final do evento, como atividade bônus, o advogado e professor universitário Alci Marcus Ribeiro Borges, Secretário da Corregedoria-Geral de Justiça do Piauí, falou sobre o Cadastro Estadual de Adoção.
 
A atividade foi prestigiada por diversos membros do Ministério Público, entre eles a Ouvidora da instituição, Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues, e também por servidores e estagiários.

fonte http://www.mppi.mp.br

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579

MP e Escola Judiciária do Piauí celebram parceria para promoção de treinamento sobre o PJe e outros eventos de capacitação



    MP e Escola Judiciária do Piauí celebram parceria para promoção de treinamento sobre o PJe e outros eventos de capacitação

    Procurador-Geral de Justiça e Diretor da EJUD mostram termo de cooperação assinado.

    O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura, esteve hoje (21) no gabinete do Desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, Diretor da Escola Judiciária do Estado do Piauí (EJUD), para formalizar um termo de cooperação técnica. A parceria celebrada viabilizará o constante compartilhamento de experiências e conhecimentos, para otimização da prestação jurisdicional. “O intercâmbio de informações científicas e técnicas é fundamental para o aperfeiçoamento e a atualização permanente dos membros, servidores e estagiários do Ministério Público”, declarou o Procurador-Geral.

    O termo prevê a disponibilização de vagas para cursos promovidos pelos dois órgãos. No âmbito do Ministério Público, os trabalhos serão coordenados pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), que está sob a direção da Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando. A EJUD remeterá ao CEAF, periodicamente, o cronograma de capacitações, cursos e treinamentos, para que o Ministério Público possa indicar participantes.

    A parceria contempla ainda o compartilhamento de sistemas voltados para a formação de pessoal, e ainda a disponibilização de estrutura física, como sala de aula, biblioteca e sala de tecnologia da informação para treinamento com sistemas que são de uso comum. Um dos principais focos do terpo é a realização de treinamento para utilização e implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), importante plataforma que deve dinamizar e conferir maior celeridade aos serviços jurisdicionais.

    fonte http://www.mppi.mp.br

    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
    Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579

    Estado vai contribuir para aperfeiçoamento do Portal da Transparência do TJ

    Estado vai contribuir para aperfeiçoamento do Portal da Transparência do TJ

    O Termo de Cooperação Técnica entre a CGE e a ATI foi assinado nesta sexta-feira (21).

    Assinatura de Termo de Cooperação com o Tribunal de Justiça (Foto:Ascom ATI)

    A Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) assinaram, nesta sexta-feira (21), Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça do Piauí para auxiliar a aperfeiçoar o Portal da Transparência do órgão do Poder Judiciário para o fomento da transparência e do acesso à informação.
    A iniciativa partiu do presidente do TJ, desembargador Erivan Lopes, devido à necessidade de atualização do Portal da Transparência do órgão com os dados financeiros do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem), gerido pelo Governo do Estado.

    “O nosso Portal da Transparência sofria algumas deficiências e nós precisávamos da colaboração de um órgão do Estado que pudesse nos permitir a extração de dados financeiros do Sistema Financeiro do Estado (Siafem). Foi aí que nasceu a ideia desse termo de cooperação. Estamos desenvolvendo uma nova página do Tribunal de Justiça para que a população inteira saiba quanto, como e com quem gasta o Tribunal de Justiça. Queremos permitir que o povo e os órgãos externos tenham acesso às informações para que possam fiscalizar melhor”, ressalta Erivan Lopes.
    A parceria também vai permitir o compartilhamento de outras tecnologias desenvolvidas pela CGE e ATI, a exemplo do aplicativo Gestão Transparente.
    O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, ressalta que mesmo sendo órgãos de poderes distintos, a cooperação vai auxiliar o Poder Judiciário para que juntos possam prestar serviço mais eficiente e mais transparente à sociedade. “A Constituição Federal reza que os controles internos devem agir de forma integrada. Então, atendendo a um pedido do presidente do Tribunal de Justiça, a CGE vai disponibilizar toda a sua equipe técnica, estrutura para que o presidente possa otimizar ainda mais o seu Portal da Transparência e desenvolver cada vez mais ferramentas para que a própria sociedade possa ter mais acesso à informação e interagir mais com o Poder Judiciário”, destaca o controlador.
    O diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí, Avelyno Medeiros, falou sobre a importância dessa parceria e explicou qual o papel da ATI nesse acordo. “Sabemos que hoje é quase impossível pensar em órgão público sem uso de tecnologias, então, esse é um momento importante por se tratar da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Piauí, por meio da Agência de Tecnologia, a Controladoria do Estado e o Tribunal de Justiça, com a finalidade de melhorar as ações de transparência do poder judiciário e também da atual gestão do Governo do Estado. O papel da ATI neste acordo é dar todo suporte tecnológico por meio de sistemas, de know-how tecnológico que a ATI dispõe, colocando isso à disposição do Tribunal de Justiça”, ressaltou Avelyno.
    Também participaram da reunião, o gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Márcio Barros; o diretor-técnico da ATI, David Amaral; secretário de Tecnologia e Informação do TJ, Francisco de Assis Medeiros Campos; assessor jurídico da ATI, Haroldo Vasconcelos; secretária de Planejamento do TJ, Almira Alice; coordenadora de Qualificação e Eventos da CGE, Milde Lemos; e Eline Monte representando o Controle Interno do TJ. 

    fonte http://www.piaui.pi.gov.br

    Liberação de detentos após concessão de benefício é celebrada pela Defensoria

    Liberação de detentos após concessão de benefício é celebrada pela Defensoria

    A instituição havia solicitado a medida em reunião realizada em setembro deste ano.

    Defensora Haradja Michelliny em audiência admonitória no Fórum (Foto:Lázaro Lemos)

    A Coordenação de Execução Penal da Defensoria Pública do Estado do Piauí celebra a medida tomada pelo juiz titular da Vara de Execuções Penais, José Vidal de Freitas Filho, que adotou o Sistema de Apreciação Antecipada de Benefício (SAAB) e, desde o último dia 14, vem garantindo aos presos que recebem a concessão de benefícios prisionais, como regime aberto e livramento condicional durante audiências admonitórias na VEP,  a liberação imediata no próprio Fórum Desembargador Joaquim de Souza Neto.
    A liberação dos detentos após as audiências, sem a necessidade de retorno para as penitenciárias, para que só de lá fossem postos em liberdade, havia sido acordada no dia 23 de setembro, durante reunião da qual participaram a defensora pública Irani Albuquerque Brito, titular da 2ª Defensoria Pública da Execução Penal;  o juiz titular da Vara de Execuções Penais, José Vidal de Freitas Filho; o subsecretário de Justiça do Estado do Piauí, Carlos Edilson Sousa; o diretor da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária (Duap), Enemésio Júnior, e o diretor Adjunto da Duap, Leandro Oliveira.
    Na oportunidade, a defensora Irani Brito teve  a palavra do subsecretário de Justiça que, a partir deste mês de outubro, todos os internos que fossem conduzidos para audiências na Vara de Execuções Penais na Comarca de Teresina, visando à concessão de algum benefício, como a progressão para o regime aberto, livramento condicional e o indulto, seriam postos em liberdade na audiência admonitória. “Com essa medida, busca-se evitar que pessoas, mesmo com alvará de soltura, continuem presas ilegalmente dentro do sistema prisional, como já foi constatado pela Defensoria Pública”, diz Irani Brito.
    A coordenadora da Execução Penal da DPE-PI, defensora pública  Haradja Michelliny de Figueiredo Freitas,  diz que a medida é uma garantia de direitos. “A liberação do reeducando em audiência significa a imediata efetivação de um direito alcançado após o cumprimento dos requisitos legais, e evita situações como as que nos deparamos nos atendimentos prisionais, nas quais o reeducando, embora tenha alcançado a progressão para o regime aberto ou o livramento condicional, permanece encarcerado por puro “esquecimento” das autoridades em dar cumprimento à determinação judicial.  Além disso, também importa em economia para o Estado, na medida em que este não deverá arcar com o retorno dos reeducandos aos estabelecimentos prisionais. Por fim, importante não esquecer que esses reeducandos são pessoas carentes, com pouco ou nenhum recurso, para quem o custo de uma passagem da Colônia Agrícola Major César para Teresina, por exemplo, se mostra impraticável”, diz a defensora.
    Defensora Irani Brito em audiência no Fórum após a qual já ocorreu a liberação( Foto: Lázaro Lemos)

    Com o Sistema de Apreciação Antecipada de Benefício (SAAB), garantindo a liberação dos presos após a audiência admonitória do regime aberto e do livramento condicional, os processos de execução penal em que o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) indica que o tempo para a progressão de regime ou do livramento condicional será atingido no prazo de trinta dias são encaminhados ao promotor de justiça dr. Elói Pereira de Sousa Júnior, que emite seu parecer. Em seguida, o processo é enviado ao juiz  da Vara de Execuções Penais, José Vidal de Freitas Filho, que, constatando o bom comportamento carcerário do apenado, concede o benefício antecipadamente, para ser efetivado no dia em que completado o requisito objetivo. Segundo o magistrado, anteriormente, o benefício era concedido apenas depois de completado o tempo necessário, o que foi modificado na VEP, passando a concessão a ocorrer em audiência, na data em que atingido o requisito temporal, porém, o reeducando tinha que retornar ao estabelecimento prisional para dali ser liberado, o que, geralmente, demorava diversos dias.
    Para o juiz José Vidal, “a implantação do SAAB evita a irregularidade na manutenção de prisão em regime mais rigoroso do que o estabelecido em decisão judicial e de quem já recebeu o livramento condicional, o que poderia ensejar a responsabilização civil do estado e também contribui para a reinserção social dos apenados, reduzindo a violência e a criminalidade”, afirmou Vidal.

    fonte http://www.piaui.pi.gov.br


    Estado entregará títulos definitivos de terras em União até dezembro

    Estado entregará títulos definitivos de terras em União até dezembro

    A expectativa é que sejam entregues cerca de 96 títulos no Povoado Tranqueira.

    II Seminário Municipal de Agricultura Familiar e Meio Ambiente na cidade de União (Foto:Ascom Interpi)



    O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) anunciou novas entregas de títulos definitivos ainda este ano, durante participação no II Seminário Municipal de Agricultura Familiar e Meio Ambiente na cidade de União, ocorrido nessa quinta-feira (20). A expectativa é que sejam entregues 96 títulos definitivos nesse município, no Povoado Tranqueira.
    No evento, que contou com a participação de 100 trabalhadores rurais da região, o Interpi apresentou ações de regularização fundiária e a entrega de títulos definitivos em União. Além disso, destacaram a situação do Povoado Descoberto que, atualmente, encontra-se em processo judicial.
    Segundo Jailton Chaves, diretor de Operações do Interpi, o georreferenciamento será realizado após a contratação de empresas especializadas, solicitadas por meio de processo licitatório. “A contratação das empresas é para dar maior agilidade ao serviço de georreferenciamento da zona rural, não só do município de União, mas de todo o estado, que está sendo realizado por meio do Programa de Regularização Fundiária”, conta Jailton.
    O diretor de Operações acrescenta que os títulos de terra representam aos trabalhadores rurais segurança e acesso aos benefícios de financiamento para realizar investimento nas produções. “Muitas famílias, por não terem o título de terra, acabam não conseguindo produzir na terra, pois as instituições bancárias só trabalham com os proprietários, propriamente dito das terras”, afirma Jailton.

    fonte http://www.piaui.pi.gov.br

    Governo faz balanço de Operação Integrada de Combate às Queimadas



    Governo faz balanço de Operação Integrada de Combate às Queimadas

    Coletiva da Operação Queimadas (Foto:Tavynho Neto/Ascom SSP)


    A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) fez um balanço, nessa sexta-feira (21), das ações da Operação Integrada de Combate às Queimadas. A força tarefa iniciou no último sábado (15) após o aumento considerável nas ocorrências de fogo em vegetação.
    Coletiva da Operação Queimadas( Foto: Tavynho Neto/Ascom SSP)
    Ao todo 131 integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Secretaria Estadual de Defesa Civil, Defesa Civil de Teresina e SSP participaram da Operação. Nos últimos seis dias, 65 ocorrências foram atendidas pelas equipes que integraram a frente.


    Na manhã desta sexta (21), o secretário de Segurança Pública reuniu a instituições parcerias e apresentou dados da operação durante entrevista coletiva. “Queremos agradecer a todos que colaboraram com essa frente. A integração de todas as instituições foi fundamental para que obtivessémos um resultado positivo”, afirmou o secretário de segurança pública, Fábio Abreu.
    Para realizar o trabalho, o Governo do Piauí contou com seis carros pipa cedidos pelo Exército, além de cinco aeronaves. “O combate aéreo foi fundamental para o sucesso dessa operação. Nosso trabalho foi planejado com base nos sobrevôos que identificavam os pontos mais críticos. E ainda utilizamos o combate direto aos incêndios através de equipamentos instalados em duas aeronaves”, comentou o comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Carlos Frederico. Mais de 295 mil litros de água foram despejados nas áreas de queimadas pelas aeronaves que realizaram mais 51 horas de vôo nos últimos seis dias.
    O diretor estadual de Defesa Civil, Vitorino Tavares, lembrou que o trabalho de alerta continua. “Vencemos essa etapa mais crítica e mostramos que somos capazes de enfrentar as adversidades. Mas estaremos em prontidão caso haja necessidade”, disse.

    fonte http://www.piaui.pi.gov.br

    Deputado do Distrito Federal conhece sede da Lotoshow



    Deputado do Distrito Federal conhece sede da Lotoshow

    Deputado do Distrito Federal conhece sede da Lotoshow (Foto:Ascom Sefaz)



    O deputado Distrital, Ricardo Vale, esteve em Teresina nesta sexta-feira (21) para conhecer a sede da Lotoshow, localizada na Escola Fazendária, no Centro Administrativo. Além de conhecer a sala onde são realizados os sorteios, o deputado conheceu também a sede da Secretaria de Estado da Fazenda e a Central de Desenvolvimento Socioeconômico, de onde são destinados os recursos provenientes do montante arrecadado com a loteria. 
    Segundo o deputado, a iniciativa é surpreendente principalmente pelo fato de ajudar a captar recursos para desenvolvimento de áreas importantes como a social. “Fiquei sabendo da Lotoshow através de uns amigos no próprio Distrito Federal, achei incrível, e em reunião com o governador do Distrito Federal, resolvi vir conhecer in loco um pouco mais a sede. É uma estrutura simples, bem feita e com muita transparência. Estou impressionado com a iniciativa”, declarou.
    A plataforma de jogos online dispõe de três modalidades de apostas virtuais com prêmios instantâneos de até 500 mil reais na hora, com os jogos do Raspe Show. Além disso, apresenta outras possibilidades de premiações através dos jogos de prognósticos, que são aqueles disponíveis através de combinações numéricas, que são o Super 26 e Bilhete Tradicional. Os sorteios dos prêmios são transmitidos de segunda à sábado no site e no Facebook. Aos domingos e feriados, os sorteios exibidos automaticamente no site seguindo o horário brasileiro de verão.
    Para apostar é necessário um simples cadastro no site, em seguida a compra de créditos e a escolha da modalidade de aposta. Dependendo da alternativa, o jogador pode comprar através de boleto bancário, cartões de crédito e débitos indicados pelo site. A Lotoshow conta também com vários de canais de comunicação com clientes: Central de atendimento (0800 887 0923), chat (no próprio site) além de WhatsApp (86 9 8122-3707) 24 horas por dia.
     

    fonte http://www.piaui.pi.gov.br

    SDR promove o Dia da Saúde a servidores

    SDR promove o Dia da Saúde a servidores

    Foram realizados na SDR exames como avaliação da pressão arterial, IMC e Glicemia.

    SDR promove Dia de Saúde a servidores (Foto:Edna Maciel/ Ascom SDR)



    A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou, nesta sexta-feira (21), o Dia da Saúde, um evento que teve como objetivo atender os servidores e servidoras, com prestação de serviços na área da saúde.
    SDR promove Dia de Saúde a servidores( Foto: Edna Maciel/ Ascom SDR)
    A servidora Fátima Guimarães elogiou a cor utilizada na decoração do local do atendimento, dedicada ao Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama e disse que este tipo de serviço favorece principalmente àqueles que não tem tempo para fazer os exames de forma regular.
    Na fila, a engenheira agrônoma Manoela Gonçalves, aguardava para verificar a pressão e comentava com os colegas, o quanto atividades como estas podem prevenir as doenças. “Tivemos um colega que, por meio deste tipo de serviço, constatou que tinha problemas no coração, fez uma cirurgia e hoje passa bem”, lembra.
    A superintendente da Agricultura Familiar, Patrícia Gonçalves, ressaltou a interatividade que a ação promove entre os servidores e servidoras e informou a Secretaria por meio do setor administrativo-financeiro, pretende desenvolver outros projetos incentivando outras boas práticas, como na alimentação, cultura e lazer.
    Diego Vitor, responsável pela equipe de acadêmicos da Faculdade Maurício de Nassau, que atendeu os servidores durante toda amanhã, disse que também são muito importantes as dicas de saúde prestadas durante todo o evento, relacionadas a postura e comportamento no trabalho.
    SDR promove Dia de Saúde a servidores( Foto: Edna Maciel/ Ascom SDR)

    fonte http://www.piaui.pi.gov.br

    O secretário Francisco Limma avaliou que a prestação de serviços além de prevenir à saúde e integrar os profissionais conscientiza profissionais que atuam na mesma área mas desenvolvendo atividades diferentes. “O técnico, o engenheiro e o administrativo trabalham no mesmo local, muitos desenvolvem atividades de campo, enfrentando mudanças de clima, se alimentando de forma irregular, por isso toda orientação no sentido de melhorar a qualidade de vida, será bem sucedida e as informações repassadas para famílias e amigos.No nosso Planejamento vamos programar atividades como esta com mais freqüência durante o ano", concluiu.


    A programação do Dia da Saúde na SDR, incluiu ginástica laboral, dicas, rodas de conversas sobre saúde, energia e disposição para homens e mulheres. Também foram realizados exames como medida da pressão arterial, cálculo do IMC i índice de massa corporal) e glicemia.

    Motoristas sofrem tentativas de assalto em alça que dá acesso à Marechal

    Motoristas sofrem tentativas de assalto em alça que dá acesso à Marechal

    As ações geralmente ocorrem no período noturno, depois das 22h

    Motoristas que passam pela alça de acesso da Ponte da Primavera para a Avenida Marechal Castelo Branco estão sendo alvos de tentativas de assaltos. As ações geralmente ocorrem no período noturno, depois das 22h. 
    Alça que dá acesso a Avenida Marechal Castelo Branco
    Alça que dá acesso a Avenida Marechal Castelo Branco
    Diferentes casos estão sendo compartilhados nas redes sociais. De acordo com os relatos, um grupo de três a cinco bandidos, sem camisas, e com os rostos cobertos, se atiram para a frente dos veículos, com as mãos apontadas para as vítimas como se estivessem segurando armas e as intimidam para que eles reduzam a velocidade do automóvel.
    Em outras situações, as vítimas contam que tiveram os pneus de seus veículos furados no exato local e pedras foram arremessadas nos vidros por bandidos com as mesmas características mencionadas em outros depoimentos.
    O comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, major Gilson Leite, afirmou que todas as viaturas têm conhecimento sobre os casos e que foi intensificado o patrulhamento no local. “Já conversei com moradores da região e estamos em diligência. Até o momento, ninguém foi identificado, mas a patrulha já está percorrendo a área, principalmente, nos horários que constam nos relatos das pessoas”, afirmou.
    O comandante alertou que o importante por enquanto é que o local seja evitado, mas afirmou que caso seja necessário, é preciso que o condutor tenha muita atenção ao passar pela área. “Nós estamos fazendo rondas pela área, mas é preciso que os condutores evitem passar no local, pelo menos nesse momento em que estamos tentando identificar e prender esses bandidos. Estamos em alerta e caso alguém seja vítima desses criminosos deve registrar o boletim de ocorrência no distrito aqui da área”, finalizou.

    fonte www.portalaz.com.br

    50 mil teresinenses ficaram sem energia por conta da chuva

    50 mil teresinenses ficaram sem energia por conta da chuva

    Devido a árvores e placas de publicidade caídas sobre a rede, houve o bloqueio de oito alimentadores de três subestações, quebra de postes, cabos elétricos e isoladores


    Cerca de 50 mil consumidores ficaram sem energia após o forte temporal que atingiu a cidade nessa quinta-feira (20). A informação é do comunicado expedido pela Eletrobras Distribuição Piauí, que garante que, na manhã dessa sexta (21), mais de 70% desses consumidores já tiveram o serviço restabelecido.
    Foto: Moura Alves/ODIA
    Devido a árvores e placas de publicidade caídas sobre a rede, houve o bloqueio de oito alimentadores de três subestações, quebra de postes, cabos elétricos e isoladores, o que provocou falta de energia elétrica para consumidores de várias zonas da cidade. Os bairros mais afetados foram os das zonas Norte, Centro-Norte e Leste.
    Para o atendimento das demandas, foram mobilizadas 33 equipes e nove caminhões de manutenção. Segundo o comunicado, desde a noite de ontem, as equipes de plantão da Distribuidora trabalham para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível. Dos oito alimentadores, quatro foram recuperados ainda ontem. Os demais, que apresentaram problemas mais complexos, estão dentre as prioridades de atendimento, assim como as áreas comerciais e com maior número de consumidores.

    fonte portal o dia

    Barraca de cachorro quente pega fogo durante festejo no interior do Piauí

    Barraca de cachorro quente pega fogo durante festejo no interior do Piauí

    Os proprietários não estavam presentes no momento do ocorrido. Parte da mercadoria e aparelhos eletrônicos foram consumidos pelas chamas.

    Uma barraca de venda de cachorro quente pegou fogo, na manhã desta sexta-feira (21), no centro da cidade de Nossa Senhora dos Remédios, no período dos festejos da padroeira do município, região norte do Piauí. De acordo com informações de um portal local, os proprietários não estavam no momento do incidente. 
    O fogo, que teria sido motivado por um curto-circuito na instalação elétrica e provisória do estabelecimento, foi contido por moradores do município.  Parte da mercadoria e aparelhos eletrônicos foram consumidos pelas chamas.
    A barraca pertence a Srº Rosa Maria e é administrada por um de seus filhos, Fabílson Silva, que trabalha na comercialização de comidas típicas durante eventos públicos, na região. 

    Fonte:portal o dia com informações Portal NSR


    Passageiros são alvos constantes de assaltos nas paradas de ônibus no Centro

    Passageiros são alvos constantes de assaltos nas paradas de ônibus no Centro

    De acordo com populares, um grupo de cerca de 15 pessoas pratica furtos a celulares e bolsas no momento do embarque na Praça da Bandeira


    As pessoas que frequentam as paradas de ônibus localizadas na Praça da Bandeira, no Centro de Teresina, como usuários de transporte coletivo e vendedores ambulantes, reclamam dos constantes furtos ocorridos no local. De acordo com populares, todos os dias, um grupo de cerca de 15 pessoas pratica furtos a celulares e bolsas de passageiros no momento do embarque nos ônibus. 
    Os assaltantes já são conhecidos dos vendedores ambulantes da região, que não denunciam as ações por medo de represálias. A vendedora Nazaré da Silva afirma que, todos os dias, o mesmo grupo de pessoas pratica os furtos no momento em que os passageiros estão embarcando nos ônibus. “Todos os dias, são as mesmas pessoas. Nós já até conhecemos quem são, e são homens e mulheres. Eles causam o tumulto na hora que as pessoas estão subindo nos ônibus e aproveitam para furtar os passageiros”, diz. 
    (Foto: O Dia)
    Segundo o mototaxista Francisco da Costa, os assaltantes aproveitam a ausência de policiais em todos os pontos e da distração das vítimas para praticarem os assaltos. “Quando os policiais estão na primeira parada, eles vão para a última. Quando os policiais vão para a última, eles vão para a primeira, e assim não tem como pegar eles. São na faixa de uns 15 assaltantes, quando eles percebem que a pessoa vai pegar o ônibus, eles começam a tumultuar, perguntando para o motorista para onde aquele ônibus vai, enquanto a pessoa fca esperando para subir, os outros assaltam”, conta.
     
    Precaução 
    Muitos usuários, por saberem que as paradas de ônibus são alvos constantes de assaltos, tomam precauções para evitar ter seus pertences roubados durante o embarque nos ônibus. “Eu sempre ando com a bolsa fechada, na frente do corpo e não coloco nada de valor dentro, porque se eles me assaltarem, o prejuízo não é muito grande. Eu também espero diminuir a quantidade de pessoas antes de tentar subir no ônibus, porque é nesse momento que eles fazem os furtos”, conta a dona de casa, Aline Bispo. 

    Policiamento 
    De acordo com o major Mayron Moura, do 1º Batalhão de Policiamento da Capital, a prevenção de furtos deve ser feita pela vítima, pois a forma como os furtos são realizados pelos assaltantes dificulta a ação da Polícia. “Eles aproveitam o tumulto na porta do ônibus para furtar objeto; então, depende da prevenção de cada pessoa, porque o furto não é notado na hora, só quando a pessoa chega em casa que percebe que aquele objeto foi subtraído”, argumenta. 
    Em relação ao número de ocorrências no local, o major explica que não é possível quantificar os furtos, pois o registro das ocorrências só é feito nas delegacias, após a vítima perceber que o objeto foi furtado. Mas ele enfatiza que o policiamento na região é constante, feito através de duas duplas de policiamento a pé e uma dupla de moto. Ele destaca ainda que o número de assaltos na região, em relação ao mesmo período de 2015, manteve-se o mesmo. “Nós tivemos um registro de 30 ocorrências nos 15 primeiros dias de outubro de 2015, e 33 ocorrências em outubro desse ano; então, o número é quase o mesmo” finaliza.

    fonte portal o dia

    Juíza decreta prisão de Moaci: “Pouco senso de responsabilidade”

    Juíza decreta prisão de Moaci: “Pouco senso de responsabilidade”

    Moaci Moura, acusado de provocar o acidente, não compareceu á audiência. Ele enviou um requerimento para não participar e somente o seu advogado está presente

    Ao final da audiência de instrução sobre o acidente envolvendo membros do Coletivo Salve Rainha, a Juíza Maria Zilnar decretou a prisão preventiva de Moaci Moura, acusado de provocar a tragédia que matou os dois irmãos Bruno e Júnior Araújo e feriou gravemente Jader Damasceno.
    A ausência do réu na audiência desta sexta-feira (21) foi uma das motivações para a decisão da juíza. “Ele demonstrou ter pouco senso de responsabilidade e não ter respeito pela justiça”, afirmou Maria Zilnar, que decretou a prisão sem que ninguém tivesse formalizado o pedido.
    Fotos: Assis Fernandes/ODIA
    Na primeira vez em que foi preso, Moaci assinou um termo se comprometendo a comparecer sempre que fosse intimado para alguma audiência. Ele também não poderia sair de casa depois das 21h e nem sair de Teresina, além de ter entregue a carteira de habilitação à justiça.
    Segundo Carol Magalhães, advogada e membro do Coletivo Salve Rainha, todo réu é obrigado a comparecer nas audiências de instrução. “Ele poderia ter ido e não ter se pronunciado, mas não poderia faltar. A juíza entendeu como um deboche a ausência hoje”, afirmou a advogada.
    Terminou por volta das 13h a oitiva das testemunhas de defesa e de acusação arroladas na audiência sobre o acidente envolvendo membros do Coletivo Salve Rainha. Ao todo, 12 pessoas foram ouvidas, sendo sete testemunhas de acusação, quatro de defesa e um informante.
    Ao final da audiência, o advogado Eduardo Faustino Lima pediu um prazo para se pronunciar, o que foi concedido pela juíza Maria Zilnar. O promotor Ubiraci Rocha e algumas pessoas presentes, incluindo Jader Damasceno, protestaram. Eles alegam que isso iria beneficiar Moaci Moura. A juíza destacou, no entanto, que era direito da defesa e concedeu cinco dias.
    As últimas pessoas ouvidas foram as quatro testemunhas arroladas pelo advogado de Moaci. Algumas estavam no bar Pernambuco com o motorista, antes do acidente, ou o viram no local, onde acontecia um arraiá. Outras duas testemunhas foram dispensadas pelo advogado. Um homem, identificado com Edelson, também foi ouvido na qualidade de informante.
    Todas as testemunhas de defesa alegaram que Moaci não tinha bebido antes do acidente, pois afirmou que iria acordar cedo no dia seguinte. Também afirmaram que ele era uma pessoa boa e calma.
    Já Edelson, que é parente do pai de Moaci, afirmou que estava passando pelo local do acidente por acaso e reconheceu o carro do motorista. “Eu vi que ele desceu segurando o braço esquerdo e cambaleante, certamente por conta da colisão”, disse o informante.
    Ele negou que tenha sido a pessoa que falou com os policiais para “ajeitarem” Moaci e também afirmou que não havia outra pessoa da família no local, como havia sido dito por outras testemunhas.
    Três policiais militares foram arrolados como testemunhas na audiência de instrução. José da Costa Sepúlveda, Sérgio Roberto de Souza e Raimundo Pereira estavam próximos ao local do acidente e chegaram logo em seguida. Eles confirmaram que Moaci Moura estava embriagado e que tentou intimidá-los dizendo ter parentes influentes.
    Segundo Raimundo Pereira, Moaci teria afirmado que estava bebendo com um delegado no bar Pernambuco. “Depois descobrimos que era um agente da Polícia Civil. Esse mesmo chegou lá depois, pedindo que a gente ajeitasse o amigo, pois tratava-se de uma pessoa boa. Eu respondi que não tinha o que ajeitar, o caso já tinha ocorrido”, relatou o policial em depoimento.
    O PM contou também que havia duas garrafas de cachaça no carro de Moaci, mas elas desapareceram algum tempo depois. “Levamos o motorista até a Central de Flagrantes e lá recebemos a orientação de voltar para pegar as garrafas. Quando retornamos, por volta de 1h da madrugada, o pai do Moaci e esse agente de polícia estavam lá. As garrafas tinham desaparecido”, contou Raimundo Pereira.
    O motorista também teria informado que a carteira de habilitação estaria dentro do porta-luvas do carro, mas somente foi encontrado pelos policiais o documento. “Somente depois o pai dele chegou com o CNH, mas ela estava vencida”, destacou o PM.
    José da Costa Sepúlveda afirmou que os policiais chegaram a ouvir o impacto do acidente e que pareceu com o barulho de um caixa eletrônico sendo arrombado. “Nós encontramos o Moaci querendo fugir e o colocamos dentro da viatura. Ele não reagiu, mas tentava sair de dentro do carro, assustado”, contou o policial.
    Sérgio Roberto disse que o motorista já estava a cerca de 30 metros do local do acidente quando foi encontrado pelos policiais. “Ele ainda disse que estava sentindo uma dor no braço, mas quando levamos para o HUT, ele não quis ser atendido”, relata Sérgio.
    Diante dos depoimentos das testemunhas, a juíza Maria Zilnar irá decidir se o crime é culposo - quando não há intenção de matar - ou doloso, quando há essa intenção. Se a justiça julgar como doloso, Moaci Moura irá a júri popular.
    Três testemunhas de acusação já foram ouvidas na audiência de instrução que está acontecendo no Tribunal do Júri, sobre o acidente de trânsito envolvendo membros do coletivo Salve Rainha. Ao todo, 12 pessoas serão ouvidas pelo promotor Ubiraci Rocha e pela juíza Maria Zilnar.
    Moaci Moura, acusado de provocar a morte dos irmãos Bruno Araújo e Júnior Araújo, não compareceu á audiência. Ele enviou um requerimento para não participar e somente o seu advogado está presente. Este também poderá fazer perguntas às testemunhas.
    Nesta manhã, o único sobrevivente da tragédia, Jader Damascendo, relatou sobre o que viveu no dia do acidente e o que ainda sofre. “É muito doloroso relembrar tudo isso. Somente agora tenho pequenos flashs do que aconteceu e de algumas coisas que vi, como o sangue, os ferros do carro”, conta Jader.
    A respeito do sentimento em relação ao Moacir, a vítima diz que é uma mistura de raiva e pena. “Mesmo depois de tudo que ele já tinha se envolvido, ainda continuou sendo imprudente. Mesmo assim eu tenho pena, inclusive da mãe dele. Não quero vingança, quero a justiça, principalmente pelo pai do Júnior e do Bruno”, declarou Jader. Francisco das Chagas, que perdeu os dois filhos no acidente, acompanha a audiência.
    Ele disse que agora tenta reconstruir a vida e conta que montou um ateliê de arte. “O que estou produzindo tem relação com meu processo de recuperação e com tudo que aconteceu após o acidente”, relata.
    Testemunhas
    Além de Jader, mais três testemunhas oculares foram ouvidas na audiência de instrução. José Elton da Silva, João Cunha Neto e Leonardo Diniz estavam dentro do carro que seguia logo atrás do Fusca, no qual estavam as vítimas do acidente. Os três confirmaram que Moaci estava em alta velocidade e que tentou sair do local.
    João Cunha conta que ele e as outras pessoas que estavam no carro tentaram desligar o motor do Fusca batendo com o extintor de incêndio. “Moaci chegou a olhar a cena e começou a se afastar. Estava cambaleante”, relatou Cunha. O promotor chegou a questionar se a testemunha percebeu que o motorista estava bêbado, mas ela disse que não era possível afirmar.
    Ele relatou ainda que Junior, Bruno e Jader pareciam estar mortos, mas quando chegou o socorro, Junior e Jader começaram a reagir. “Eles faziam um grande esforço para respirar. O Bruno era visível que não tinha resistido”, lembra João Cunha.

    fonte portal o dia