quinta-feira, 5 de setembro de 2019

MPPI realiza audiência sobre a regularização do cofinanciamento da Atenção Básica da Saúde

MPPI realiza audiência sobre a regularização do cofinanciamento da Atenção Básica da Saúde

Pessoas sentadas atrás de uma mesa

Da esquerda para direita: os promotores de Justiça Cláudia Seabra, coordenadora do CAODS (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde); a deputada estadual Teresa Britto, Eny Pontes, titular da 29ª PJ e responde pela 12ª PJ; Fernando Santos, titular da 44ª PJ, e Sinobilino Pinheiro, coordenador do CACOP (Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público). 
 
 
O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 12ª Promotoria de Justiça, em parceria com o CAO de Defesa da Saúde (CAODS), o CAO de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), e a 44ª Promotoria de Justiça, realizou uma audiência extrajudicial, na manhã dessa quarta-feira (4), para tratar da regularização do cofinanciamento das ações de saúde da Atenção Básica do Piauí.
 
 
Hoje, o SUS dispõe de uma fonte de financiamento compartilhada entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Uma auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DENASUS) constatou que a SESAPI deixou de repassar recursos aos municípios que totalizam um valor de cerca de R$ 32 milhões, sendo R$ 24 milhões destinados à Atenção Básica. Com base nessas irregularidades, O MPPI instaurou Inquéritos Civis Públicos, de nº 19/2019 e nº 20/2019, para acompanhar o caso. 
 
 
Pessoas sentadas em sala de aula
Representantes do Ministério Público do Estado e do Governo do Estado durante audiência sobre a regularização do cofinanciamento da atenção básica da saúde no Piauí. 

 
“É obrigação do Estado contribuir com o custeio desse serviço primordial. A partir do momento que a Promotoria da Saúde foi certificada de um relatório do DENASUS e uma auditoria do TCE, resolvemos instaurar um procedimento, tanto de acompanhamento, como para investigar o que deixou de ser pago. Encontramos irregularidades que prejudicam o serviço primordial da saúde que é a Atenção Básica”, explica o Promotor de Justiça, Eny Marcos Vieira Pontes, que responde pela 12ª PJ.
 
 
Com isso, foram constatadas irregularidades no cumprimento desses pagamentos, tendo alguns municípios recebidos, outros não, além de não haver continuidade nas transferências dos recursos à Atenção Básica no Estado. Vale lembrar que os repasses efetuados são realizados de acordo com a população. 
 
 
Pessoas sentadas em sala de aula
Representantes do Ministério Público do Estado e do Governo do Estado durante audiência sobre a regularização do cofinanciamento da atenção básica da saúde no Piauí. 

 
“Foi um momento produtivo em que delineamos algumas obrigações que hão de ser cumpridas. E, com essa regularização do cofinanciamento, a gente poderá avançar na atenção básica e em outras áreas da Atenção à Saúde”, comentou o secretário de Saúde do Estado do Piauí, Florentino Neto.
 
 
Entre os encaminhamentos estão: a SEFAZ deverá apresentar, no prazo de 15 dias, à 12ª PJ, os valores transferidos para o Fundo Estadual de Saúde referente aos exercícios de 2016 a julho de 2019. O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Cosems) deverá apresentar relação nominal dos municípios piauienses que não preenchem os requisitos legais (ausência de prestação de contas ou inexistência de contas bancarias específicas) para recebimento dos recursos do Tesouro Estadual referente ao cofinanciamento das ações de saúde da Atenção Básica, no prazo de 30 dias. 
 
 
Pessoas sentadas em sala de aula
Representantes do Ministério Público do Estado e do Governo do Estado durante audiência sobre a regularização do cofinanciamento da atenção básica da saúde no Piauí. 

 
A Associação Piauiense de Municípios (APPM) informará ao MPPI, em 15 dias, sobre as ações judiciais em trâmites ajuizados por municípios piauienses referentes a Atenção Básica. E, por fim, ficou designada nova audiência sobre o tema para o dia 02 de outubro.
 
 
Participaram também da reunião a coordenadora do CAODS, a promotora de Justiça Claudia Seabra, o coordenador do CACOP, o promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro e o promotor de Justiça Fernando Santos, titular da 44ª PJ da Fazenda Pública. Além disso, também estiveram presentes a Deputada Estadual, Teresa Britto, e representantes da: APPM, TCE/PI, MPF, COSEMS/PI, SEFAZ, Conselho Estadual de Saúde.
 

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

4ª CIA/4º BPM prende mulher por homicídio em Campo Grande do Piauí

4ª CIA/4º BPM prende mulher por homicídio em Campo Grande do Piauí




Na manhã desta quinta-feira (05), a 4ª Companhia do 4º Batalhão da PMPI prendeu uma mulher por homicídio no Município de Campo Grande do Piauí. 

O Grupamento Policial Militar de Campo Grande foi informado sobre a ocorrência de um homicídio ocorrido na noite de quarta-feira (04). Um adolescente de 16 anos teria sido encontrado sem vida com perfurações no interior da sua casa. Após diligências, foi possível identificar e localizar a autora do crime no assentamento Redonda. A mulher, ao ser questionada, assumiu a autoria do crime. Diante disso, foi encaminhada para a Delegacia de Policia para os procedimentos cabíveis.  

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Sargento é suspeito de atirar contra vendedor no Centro

Sargento é suspeito de atirar contra vendedor no Centro

Foto: Reprodução/GoogleStreetView
Um sargento do Exército, identificado como Carlos Eduardo, é suspeito de ter atirado contra um ambulante no Centro de Teresina nesta quinta-feira (5). Segundo informações do 1° Batalhão da Polícia Militar, que atendeu à ocorrência, o disparo foi efetuado por volta das 12h30, após uma briga motivada pela compra de um aparelho celular.
“As informações iniciais que nos foram repassadas é que a irmã do terceiro sargento comprou um celular na Praça da Bandeira. O aparelho deu defeito logo em seguida e o sargento foi com sua irmã fazer a troca ou restituição do dinheiro. Houve uma discussão. Ele teria sido perseguido até a Rua Climatizada onde foi o disparo foi feito”, explica o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Maurício de Lacerda.
O sargento não se evadiu do local e aguardou a chegada da polícia. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes onde prestou depoimento. 
As informações iniciais apontam que o disparo foi efetuado por uma pistola 380. 
Foto: Reprodução/WhatsApp

Vendedor faz ligação após ser atingido.
O vendedor, de nome ainda não identificado, foi encaminhado para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT). Ele foi atingido na perna. “Depois que ele for liberado do hospital deverá prestar depoimento no 1° DP para esclarecer o caso”, informando. 

fonte cidadeverde.com

Casal de namorados é preso suspeito de matar adolescente por causa de um beijo

Casal de namorados é preso suspeito de matar adolescente por causa de um beijo

Foto: Polícia Civil

Um casal de namorados foi preso suspeito de matar um adolescente de 16 anos a facadas na cidade de Campo Grande do Piauí ( a 354 km de Teresina). 
O homicídio foi na última terça (03) e a prisão dos suspeitos ocorreu nesta quinta-feira (05). Segundo o delegado de Jaicós, Miguel Carneiro, o crime foi motivado por ciúmes, já que em depoimento, o casal informou que a vítima tentou beijar a namorada do suspeito.  
O casal foi identificado como Francisco Marrone de Castro, 25 anos, e Valéria da Silva Correa, 19 anos. O adolescente também sofreu golpes de faca nas costas e no peito. 
O delegado Miguel Carneiro informou que os presos comentaram que o adolescente tentou beijar Valéria, provocando o ciúmes de Francisco. Ele não presenciou a cena e, quando soube, quase terminou com a namorada. Após isso, a jovem ajudou na execução do crime.  
"Segundo eles, o motivo do crime foi porque no sábado, o adolescente teria tentando beijar Valéria. Ele (Francisco) não conhecia o adolescente. Então, pediu que Valéria batesse na porta da casa do adolescente e pedisse água. Quando o adolescente abriu a porta, ele (Francisco) já foi invadindo, cortando o pescoço do rapaz e entrando na casa. Ela depois passou para o lado de dentro e o matou", informou o delegado. 
Após o crime, o casal fugiu. Os policiais militares de Campo Grande chegaram a fazer duas abordagens. Na primeira, os dois escaparam no mato. Na segunda, apenas Valéria foi presa. Francisco foi pego horas depois em uma residência. As prisões ocorreram na zona rural de Campo Grande do Piauí. O casal passará pela audiência de custódia.

fonte cidadeverde.com