O aparelho é semelhante a um marcapasso e serve para evitar e corrigir arritmias.O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesta sexta-feira (22), a primeira cirurgia para implantação de um cardiodesfibrilador. O procedimento foi feito em um paciente de 57 anos, regulado por uma unidade de saúde do município de Água Branca após sofrer uma parada cardíaca.
O médico Miguel Azevedo Filho, coordenador do serviço de cardiologia do HGV, explica que o cardiodesfibrilador é um aparelho semelhante a um marcapasso. “Ele vai evitar, corrigir as arritmias automaticamente, caso elas apareçam, evitando que o paciente sofra um mal maior”, destacou.
A cirurgia foi realizada pelo cardiologista Carlos Eduardo Lima, especialista em arritmias cardíacas e implantes de dispositivos cardíacos eletrônicos. Ele ressalta que o pioneirismo do procedimento representa um avanço significativo dos serviços públicos de alta complexidade do estado.
“É um benefício ímpar para os pacientes do sistema público, com procedimentos que são caros e são realizados dentro da nossa estrutura com toda a equipe multiprofissional competente, composta por enfermeiros, técnicos e médicos treinados para fazer o melhor pela população piauiense", destacou o médico.
O secretário de saúde, Antônio Luiz, afirma que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) segue no processo de modernização dos seus hospitais. “Estamos seguindo o nosso plano de expansão da média e alta complexidade no estado do Piauí, com o objetivo de trazer mais tecnologia e segurança para o tratamento dos nossos pacientes”, diz o gestor.