“É de grande importância estar reunido com o Conselho Municipal de Turismo para discutir projetos de interesse comum, como o Passaporte da Cidade de Teresina, que pode ser estendido para outras localidades”, destacou o secretário.
O secretário estadual também expressou o desejo de estabelecer uma colaboração mais próxima com os Guias de Turismo registrados no CADASTUR do Ministério do Turismo, visando aprimorar os serviços receptivos com a participação desses profissionais.
Continuando a pauta, o secretário Alessandro Dantas, que também preside o COMTUR, apresentou o projeto Passaporte da Cidade de Teresina, uma iniciativa da SEMDEC para beneficiar o comércio e os prestadores de serviços por meio de um passaporte que visa proporcionar vantagens aos visitantes.
“Nós nos reunimos com a Câmara de Dirigentes Lojistas, que recebeu bem a ideia, e estamos começando o cadastro das empresas interessadas em participar do projeto”, explicou o secretário. Ele também abordou as feiras programadas para este ano, lembrando as limitações devido ao ano eleitoral, no qual a legislação restringe atividades promocionais.
“Recebemos notícias positivas do secretário de Finanças da Prefeitura de Teresina, com o aporte de recursos para investimentos turísticos ainda neste semestre”, acrescentou Alessandro.
O coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros, apresentou a Revista de Turismo da Cidade de Teresina e a Revista de Indicadores Turísticos de 2023. Nesse sentido, a representante da Universidade Estadual (UESPI) no COMTUR, professora Angélica Costa, sugeriu que a instituição se encarregue da impressão da revista de indicadores, em parceria com a SEMDEC. Ambas as revistas estão disponíveis online.
“A reunião do COMTUR de Teresina foi altamente produtiva e evidenciou o engajamento e a união de todos os envolvidos no fortalecimento do turismo em nossa cidade, mostrando que o trabalho conjunto gera melhores resultados”, afirmou o coordenador de Turismo, Eneas Barros.