sábado, 28 de dezembro de 2019

SETUR Região litorânea é a mais procurada por piauienses para o Réveillon



De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur), 46,2% optam pelo segmento “Sol e Praia” no Nordeste.
Mar de águas calmas e cristalinas, tranquilidade, charme, boa gastronomia e muita beleza. Essas são as qualidades do litoral piauiense. O Piauí recebe na região, neste fim de ano, um fluxo maior de turistas comparado com as outras temporadas, sendo Barra Grande, Coqueiro e Atalaia as praias mais procuradas.
O secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior explica que a Setur fez um trabalho antecipado para garantir que os visitantes que se deslocaram para o litoral tenham segurança e opções variadas. “Nosso papel é de notificar e acompanhar os demais órgãos que, todos os anos, trabalham em conjunto e com resultados satisfatórios. Enviamos ofícios e nos antecipamos para qualquer eventualidade que surgir. Coqueiro e Atalaia sempre estão entre os destinos certos, por toda sua beleza e calmaria. Barra Grande, que é palco de grandes festas, vem crescendo a cada dia e surpreendendo”, frisa o gestor.
Vilarejo de Barra Grande
Praia de Atalaia
O subcomandante da Polícia Militar, coronel Sousa Filho, destaca sobre o reforço do policiamento. “A missão é cumprir o papel constitucional por meio do policiamento ostensivo e preventivo. A Polícia Militar focará na prevenção e, por isso, estamos nos deslocando com um reforço de 100 policiais militares, mais 30 policiais do 2º BPM e CPITur”, ressalta.
De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur), 46,2% optam pelo segmento “Sol e Praia” no Nordeste. O ministro, Marcelo Álvaro Antônio, comemora os resultados gerais na região. “Esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos. É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Nordeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finaliza.

fonte www.pi.gov.br

SAÚDE Sesapi elabora plano de ação para Réveillon no litoral



A Sesapi elaborou um plano de contingência para garantir que todos possam ter uma festa tranquila e com a assistência assegurada.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) preparou um plano de ação voltado para o atendimento à população que vai passar o Réveillon no litoral piauiense. A partir deste sábado (28), equipes de saúde vão reforçar o atendimento de urgência e emergência nas cidades de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.
As cidades litorâneas chegam a receber uma população flutuante de cerca de 150.000 pessoas no período dos eventos, aumentando assim, o número de veículos e os riscos de acidentes, afogamentos, embriaguezes, queimaduras e insolação. A Sesapi providenciou o reforço de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, motoristas e apoio técnico para os municípios do litoral e também para as principais praias Coqueiro, Atalaia e Barra Grande.
Em Luís Correia, as ambulâncias ficarão estacionadas em pontos estratégicos das referidas praias. Em Cajueiro da Praia, a ambulância ficará no posto de Saúde de Barra Grande. Os hospitais Dirceu Arcoverde, em Parnaíba e Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia, também vão contar com equipes de apoio no atendimento à população.
De acordo com o secretário Florentino Neto, o trabalho visa, acima de qualquer coisa, não causar desassistência à população. “Montamos uma estratégia de comando e controle, conforme necessidade de cada área. É fundamental garantir o atendimento de urgência à população, reforçando a quantidade de profissionais, ambulâncias com equipamentos, medicamentos e materiais médico-hospitalares essenciais para atendimento”, afirma o gestor.
Todos os hospitais regionais e estaduais já definiram as escalas de plantão durante o período de fim de ano para garantir atendimentos de urgência à população.

fonte www.pi.gov.br

Homem implora para não ser morto por policial em Piracuruca; assista

"Policial muito agressivo vive me ameaçando. Se eu aparecer morto a população esteja sabendo o que aconteceu", declarou.



Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o relato de James Roberto da Silva Borges, afirmando que está sendo ameaçado de morte por um policial militar identificado como Yure, no município de Piracuruca, no Norte do Piauí.

Na gravação, o homem conta que vem sofrendo pressão psicológica do policial, que segundo ele, é conhecido por ter um temperamento agressivo.  James chega a se emocionar em diversas partes do vídeo e revela que "se aparecer morto amanhã, a população de Piracuruca esteja sabendo o que aconteceu com a minha pessoa".
Ainda no vídeo, James diz que na última abordagem o policial apreendeu a sua motocicleta, que estava com dívidas e finaliza pedindo ajuda a sociedade e autoridades.
Até o momento, a Polícia Militar do Piauí não se pronunciou sobre a denúncia contra o PM e deve instaurar procedimento para apurar o caso.
Assista ao vídeo:

fonte www.meionorte.com

Polícia Delegado Anchieta tem prisão preventiva mantida pela Justiça

O juiz José Olindo Gil Barbosa determinou que o delegado Anchieta Pontes, preso no dia 26 de dezembro, continue detido. O delegado também pode responder por processo administrativo.

Na sexta-feira (27) o delegado Anchieta Pontes, suspeito de agredir com golpes de faca uma mulher com a qual manteve um relacionamento extraconjugal por quatro anos, teve a prisão preventiva mantida pelo juiz José Olindo Gil Barbosa, da 5ª Vara Criminal.
  • Foto: DivulgaçãoDelegado Anchieta PontesDelegado Anchieta Pontes.
A prisão do delegado foi mantida em audiência de custódia, após ser avaliado prática de tortura na condução do delegado preso, o que não foi constatado. O juiz determinou que o delegado fique detido no 10º Distrito Policial.
O delegado Anchieta Pontes foi preso na última quinta-feira (26), em uma casa na zona Leste de Teresina. Além da investigação criminal, o delegado também pode responder processo administrativo pela Corregedoria da Polícia Civil. De acordo com o corregedor-geral da Polícia Civil, delegado Emir Maia, o processo admirativo seria instaurado na sexta-feira (27), e pode gerar sanções e expulsão da polícia. 

fonte www.viagora.com.br

Baterista morre eletrocutado em bar na Praia da Barra Grande no litoral do Piauí

O baterista Henrique Eduardo morreu na tarde desse sábado (28/12) após sofrer um choque no bar dos Espanhóis, na Praia da Barra Grande, na cidade de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí.
Dudu, como é mais conhecido, estava montando equipamentos na banda Dona Bia, para o show que aconteceria no período da noite, quando foi eletrocutado ao encostar no instrumento.
O Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba foi acionado e fez o recolhimento do corpo.

    Reprodução / Instagram


Dudu
Dudu    Arquivo pessoal

 fonte 180graus.com

Operação Bacuri: vereador que denunciou esquema em Bertolínia está sob ameaça

Segundo consta de decisão de desembargador relator do caso, as supostas ameaças partiram de pessoa próxima ao prefeito e de ex-prefeito dono de posto


Num estado onde enterram vereador vivo, qualquer investida não pode parecer normal
- Denunciante chegou a recorrer ao ex-coordenador do GAECO, promotor de Justiça Rômulo Cordão
__________________
_Desembargador Edvaldo Moura, relator do caso no Tribunal de Justiça
_Desembargador Edvaldo Moura, relator do caso no Tribunal de Justiça 
Em recente decisão do desembargador Edvaldo Moura, relator da Operação Bacuri no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), o magistrado reportou a informação de que o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Bertolínia, Jones Werlen Miranda e Silva, estaria sendo ameaçado. Ele é o autor da denúncia que desbaratou o esquema no município.
As ameças figuram como um dos motivos pelos quais o desembargador não está disposto a liberar acusados no âmbito da operação.
“Não é demais ressaltar que, recentemente, em 3/12/2019, o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Bertolínia - PI denunciante do esquema criminoso investigado, protocolou pedido de medidas de proteção ao Grupo de Atuação Especial de Combate à Corrupção (GAECO) do Ministério Público, em razão de supostas ameaças que têm recebido, inclusive, por parte do cunhado do prefeito Luciano Fonseca, e de um dos investigados, José Jeconias, corroborando o receio antes expressado de, mesmo eles presos, intimidarem as testemunhas a serem inquiridas durante a instrução”, traz trecho de decisão. 
_Luciano Fonseca, prefeito de Bertolínia, um dos alvos da operação
_Luciano Fonseca, prefeito de Bertolínia pelo PT, um dos alvos da operação 
Antes, o magistrado havia considerado “presente a efetiva probabilidade de eles, em liberdade, atuarem no sentido de ocultar outros bens e valores ainda não descobertos, ou destruir ou determinar a destruição de outras provas, bem como intimidar, subornar ou ameaçar funcionários da prefeitura de Bertolínia e outras testemunhas ou corréus, ou ainda utilizar seu induvidoso poder econômico, financeiro e político, de alguma forma, para atrapalhar a colheita de outros elementos probatórios, inclusive com a utilização de outras interpostas pessoas”. 
O ex-presidente da Câmara, Jones Werlen Miranda e Silva, chegou a procurar orientação, no sentido do que fazer, com o ex-coordenador do GAECO, Rômulo Cordão, inclusive.
A orientação tem sido procurar o GAECO. 
Foi o promotor de Justiça quem iniciou as investigações na região e está sendo informado pelo ex-presidente da Câmara sobre as ocorrências.
_José Jeconias - decisões judiciais têm alertado para o poder financeiro o ex-prefeito, dono de postos de combustível
_José Jeconias - decisões judiciais têm alertado para o poder financeiro do ex-prefeito, dono de postos de combustível 
SENSACIONALISTAS SÃO OS FATOS
Recentemente, após publicação do Blog Bastidores, do 180, um agressivo - e confuso - direito de resposta (que não chegou a ser rebatido, em face do recesso do titular do Blog), chegou a desqualificar uma das publicações feitas no portal de notícias. 
Segundo um dos donos de empresas supostamente usadas no esquema em Bertolínia, a publicação foi “tendenciosa, preconceituosa, sensacionalista, desonesta e irresponsável”.
A publicação reportava trechos da denúncia feita pelo GAECO.
ISSO NÃO PODE SER COMUM
Num estado que tem histórico de vereador enterrado vivo, não pode ser comum que membros do legislativo municipal, ao realizar o seu papel, sejam ameaçados. Ainda mais num estado onde a ampla maioria faz acordos nada republicanos.
Isso inibe, inclusive, que outros vereadores, diante de desmandos, evitem reportar tais fatos às autoridades.
E o Estado tem o dever de dar a efetiva e rápida resposta.

fonte 180graus.com

Jovem e adolescente são mortos em tiroteio em salão de beleza no bairro Anita Ferraz

Foto: 5º BPM 
Um adolescente identificado como Douglas Pereira da Silva, de 17 anos, e um jovem identificado como Murilo Henrique Silva do Nascimento, de 25 anos, foram mortos a tiros na tarde deste sábado (28) no bairro Anita Ferraz, zona Leste de Teresina. As vítimas morreram no local.
Os dois estavam em um salão de beleza quando foram alvejados por homens que chegaram em uma motocicleta. A ocorrência foi atendida pela Polícia ocorreu na rua Nova Olinda. 
De acordo com a polícia, pessoas que estavam no local contaram que um dos suspeitos dos homicídios também estava no salão.
“Testemunhas relatam que primeiramente um dos acusados do duplo homicídio chegou como cliente no salão e ligou para outros dois acusados que chegaram numa motocicleta não identificada e que nesse momento o suspeito que já estava dentro do salão começou a efetuar vários disparos já seguidos pelos outros dois, provocando correria dentro do salão e da casa”, contou a PM do 5° Batalhão.
Murilo foi morto dentro da casa onde funcionava o salão. Ele estava com uma touca de cabelo na cabeça. Para a polícia, a morte dele teve motivação em rixas com pessoas envolvidas com tráfico. O corpo de Douglas foi encontrado na saída na garagem, a polícia ainda investiga a motivação para morte do adolescente. 

fonte cidadeverde.com

Confira o funcionamento de lojas nos dias 31 e 1º em Teresina



Quem preferir os shoppings, contudo, deve ficar atendo aos horários reduzidos


comércio de Teresina funciona em horário diferenciado nesta terça-feira (31), último dia de 2019, e fecha por completo no dia 1º de janeiro para a Confraternização Universal. As lojas voltam a abrir normalmente no dia 2 de janeiro.
Na terça (31), segundo o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), o comércio no centro funciona em horário normal para as compras de ano novo. Quem preferir os shoppings, contudo, deve ficar atendo aos horários reduzidos. As lojas do Teresina Shopping funcionam até às 18h, enquanto no shopping Rio Poty até às 19h.
Os supermercados também funcionam em horários reduzidos. O Assaí fica aberto até às 17h. O Pão de Açúcar até às 18h, e o Extra segue até às 19h.
A orientação é que os consumidores realizem uma lista de produtos  que vão precisar nos dias 31 e 1º antes de sair às compras. Isso porque quem deixar faltar algum item e precisar comprar na quarta-feira, 1º de janeiro, vai encontrar as lojas fechadas. O Sindilojas informa que o comércio só volta a funcional normalmente no dia 2 de janeiro.
fonte www.portalodia.com

Empresário é assassinado durante tentativa de assalto em Picos



Edilson Gonçalo de Oliveira, proprietário da Granja Edilson, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos


Um empresário identificado como Edilson Gonçalo de Oliveira, proprietário da Granja Edilson, foi assassinado com dois tiros durante uma tentativa de assalto na tarde deste sábado (28), na Rua Cruzeiro, no Centro do município de Picos. A Polícia Militar foi acionada e suspeita que a vítima tenha reagido a ação.  
Empreendimento da vítima. Foto: Reprodução Google. 
Segundo a polícia, o crime foi por volta das 14h. Dois homens em uma motocicleta chegaram no estabelecimento e anunciaram o assalto. Durante a ação, um dos suspeitos disparou contra Edilson e o acertou na região da boca e abdômen. A vítima chegou a ser levada para o Hospital Justino Luz, mas não resistiu aos ferimentos.Ainda não há informações dos suspeitos.
O corpo de Edilson Gonçalo passará por exames médicos. Policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos estão nesse momento em diligências na tentativa de prender os suspeitos do crime. 

fonte www.portalodia.com