sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Teresina teve 370 homicídios em 2013 e maioria das vítimas é de jovens


Teresina teve 370 homicídios em 2013 e maioria das vítimas é de jovens

A cidade de Teresina assistiu no ano passado 370 homicídios ocorridos na cidade, informou o delegado-geral da Polícia Civil, James Guerra.
A Delegacia Geral está fazendo um levantamento sobre como foram distribuídos os homicídios pela cidade por bairro.
“Pela primeira vez , nós estamos fazendo o Anuário Estatístico dos Homicídios em Teresina. O relatório vai dizer o total dos homicídios, o total de mortes em acidentes de trânsito, mortes de causa voluntária, que são os suicídios, as mortes acidentais, que são as quedas, os afogamentos, tipos de arma para saber se são por arma de fogo, arma branca ou outros instrumentos, vai me dizer a cor da pele das vítimas, a rua que pessoa morreu e, portanto, os bairros onde mais acontecem homicídios”, falou James Guerra.
Os homicídios em Teresina, conforme o delegado James Guerra, foi de 14,1% em 2013 em relação ao ano de 2012, mas no interior do Piauí houve uma redução 6% no número dos homicídios, o que fez que em todo o Estado o aumento dos homicídios fosse de 4%.
James Guerra disse que a maior incidência de homicídios tem ocorrido na zona Sul de Teresina e a principal causa dos homicídio é o envolvimento com o tráfico de drogas.
“A maior incidência dos homicídios é, de fato, o relacionamento com as drogas. Isso não quer dizer que todos os casos têm envolvimento com drogas”, declarou Guerra.
Levantamento feito na Delegacia Geral com os dados de 2013 aponta que 66% dos homicídios ocorridos no ano passado foram solucionados no prazo de 90 dias, que é do inquérito policial.
“Estamos elucidando 66% dos casos e o restante? O restante demora mais de 90 dias para chegar na autoria e mesmo, em alguns casos, é difícil chegar, mas de autoria definida nós temos 66% dos casos em 90 dias”, declarou Guerra.
James Guerra reconhece que muitos dos indiciados pela Polícia Civil por homicídios já estão mortos.
“Acontece que quando matam um rival corre o risco do grupo do rival matá-los. Muitos desses conflitos acontecem por disputas de territórios de venda de droga e quem não matar, morre”, explicou James Guerra.

fonte meionorte.com

Coronel acalma população: vítimas de execuções têm ficha criminal


Coronel acalma população: vítimas de execuções têm ficha criminal

O coronel Sidney Pires, subcomandante da Polícia Militar do Piauí, tentou acalmar a população sobre a onda de homicídios que acontece na capital. Foram 21 mortes em apenas 9 dias. 
O policial explica que as vítimas, na maioria dos casos, já possuem ficha criminal ou têm envolvimento com drogas. "A população em geral, está livre desse risco, não está correndo perigo", declarou.

Em janeiro do ano passado, foram registradas 20 mortes em 31 dias. Os números deste ano tendem a superar o anterior.
"Mas, são crimes por rixas entre gangues, por disputa por pontos de droga, são acertos de conta. Nem tudo é uma questão de polícia. Os viciados em droga, por exemplo, precisam de tratamento. Isso é questão de políticas públicas, não de polícia", argumentou o coronel.

Para tentar solucionar o problema a PM está realizando várias blitzen pela cidade. "O foco é retirar de circulação as motocicletas irregulares, que em alguns casos, são usadas para crimes", explicou o subcomandante.

fonte cidadeverde.com

Motorista perde controle e derruba barreira de concreto na zona Leste


Motorista perde controle e derruba barreira de concreto na zona Leste

Uma motorista perdeu o controle do seu veículo e derrubou a barreira de concreto que serve de proteção para os postes, no canteiro central da avenida Cajuína, zona Leste de Teresina. O acidente ocorreu por volta das 13h desta sexta-feira (9). O veículo modelo Voyage, de cor prata está neste momento bloqueando a pista da esquerda no sentido zona Leste Centro, o que provocou um pequeno congestionamento.

Fotos: Rayldo Pereira\ Cidadeverde.com

Segundo uma motoqueira que estava no local e preferiu não se identificar, a motorista teria invadido a pista na qual ela seguia e acabou perdendo o controle do veículo e colidindo. "Por muito pouco ela não me matou, ela devia estar falando no celular ou então teve algum mal súbito porque de repente ela invadiu e bateu no poste", contou a motoqueira.
A mulher ficou levemente ferida e foi socorrida por motoristas que passavam pela avenida. Ela está nitidamente nervosa mesmo depois do acidente não desceu do carro, que teve a dianteira parcialmente destruída.

fonte cidadeverde.com

Traficantes proíbem taxistas de entrarem em vilas de Teresina


Traficantes proíbem taxistas de entrarem em vilas de Teresina

Sindicato divulgou que mais de 400 taxistas foram alvo de assaltos em Teresina somente no ano passado.

A violência em Teresina chegou ao extremo de que taxistas estão proibidos de entraram em vilas e bairros, devido a ameaças de traficantes. A denúncia foi feita pela direção da Cooperativa de Taxistas de Teresina. Com as intimidações e ameaças de morte, a entidade baixou portaria proibindo a circulação de taxis em seis vilas da capital piauiense.

Helder Sousa/Cidadeverde.com

O Sindicato dos Taxistas divulgou essa semana que mais de 400 profissionais foram alvo de assaltos em Teresina somente no ano passado.

O presidente da Cooperativa, Pedro Ferreira dos Santos, contou que primeiro recebeu telefonemas orientando como os taxistas deveriam entrar no bairro: “Eles avisaram: Só pode entrar desde que o veículo fique de luz interna acessa e vidro baixo”.

Pedro Ferreira, presidente de cooperativa 

A cooperativa determinou que os veículos estão proibidos de entrar nos seguintes locais: Parque São Jorge, Vila Santa Cruz, vila São José, Parque Antártica, Vila Paraíso e a rua Cajueiro no bairro Santa Luiza. 

“Eles não querem que entrem lá e já avisaram para alguns taxistas que se entrarem serão recebidos à bala. O cliente liga, mas fica inviável entrar nesses locais”, disse Pedro Santos.

Quadrilha

A entidade denunciou que existe uma quadrilha especializada em assaltar os taxistas em Teresina. A isca seria uma mulher alta e loira que atrai os motoristas.

“Ela chama o táxi e senta no banco da frente, quando os homens surgem de surpresa e sentam no banco de trás e anunciam o assalto”.

Segundo Pedro Santos, a mulher é faixa etária de 25 anos e os homens de 22 a 25 anos. A cooperativa pede providências da polícia, antes que aconteça uma tragédia. Os taxistas identificaram a mulher, mas a polícia ainda não efetuou a prisão.

fonte cidadeverde.com

Promotor abre investigação sobre "abandono" do parque Floresta Fóssil


Promotor abre investigação sobre "abandono" do parque Floresta Fóssil

O promotor Regis de Moraes Marinho abriu uma investigação sobre o estado de "abandono" do parque Floresta Fóssil, localizado às margens do rio Poti, localizado na zona leste de Teresina.


Segundo o promotor, a investigação foi motivada por uma denúncia do Conselho Estadual de Cultura. "O parque está abandonado. Lá entram pessoas estranhas, fazendo fogueira nas árvores, há lixo, não existe segurança, a cerca está danificada, não há proteção. Isso revela que há perigo de dano ao patrimônio cultural. Por isso o Ministério Público resolveu instaurar procedimento", revela.

Regis Marinho diz que já requisitou um perito engenheiro florestal para que seja feita uma vistoria no local. A vistoria deve acontecer nos próximos dias.

O promotor afirma que vai exigir que o parque seja monitorado permanentemente e que seja elaborado um plano de gestão. "É preciso um plano para que os fósseis não fiquem sujeitos à subtração", afirma.

fonte cidadeverde.com

Bando rouba carro, faz refém e explode agência bancária no PI

Bando rouba carro, faz refém e explode agência bancária no PI

mpacto da explosão destruiu parte do Mercado Municipal e Polícia faz perseguição na zona Rural de Campo Largo

Uma quadrilha fortemente armada explodiu a agência do Bradesco, no Centro da cidade de Matias Olímpio, a 237 km de Teresina. O crime ocorreu na madrugada desta sexta-feira (10) e o bando levou todo o dinheiro que havia no único caixa eletrônico do local. A força da explosão chegou a destruir parte da estrutura do Mercado Municipal, que fica ao lado da agência. 

Foto: Portalesp
De acordo com o capitão Luiz Gonzaga de Albuquerque, que participa das diligências, seis homens roubaram um veículo em Lagoa Alegre e seguiram em direção ao município com o motorista feito de refém.
"Eles assaltaram um veículo modelo S10 em Lagoa Alegre e levaram o motorista com eles até Matias Olímpio, onde o libertaram. Após a explosão eles seguiram em direção a cidade de Joaquim Pires, onde abandonaram o veículo na saída, e seguiram em outra S10 com direção a Campo Largo do Piauí. Lá eles fugiram pelo mato", contou o capitão.
Capitão Luiz Gonzaga Albuquerque
A agência do município ficou completamente destruída, mas a quantia levada ainda não foi divulgada. Policiais da Força Tática de Esperantina e de Piri estão neste momento nas buscas pelos bandidos que fugiram todos juntos pela zona Rural de Campo Largo do Piauí.

Até o momento não há informação de presos. "O local onde estão ocorrendo as diligências não tem sinal de telefonia e ainda não tivemos retorno dos policiais, mas já acionamos todos, inclusive na capital e estão sendo feitas barreiras em todas as rodovias de acesso, para garantia que a quadrilha não consiga escapar", completou o capitão.


fonte cidadeverde.com