sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Ato Público contra o PL de Abuso de Autoridade é realizado na sede do MPPI

Ato Público contra o PL de Abuso de Autoridade é realizado na sede do MPPI

Membros de entidades seguram faixa contra PL de Abuso de Autoridade

(Membros de entidades durante o evento).
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (23) um Ato Público contra a aprovação do Projeto de Lei do Abuso de Autoridade (PL 7596/2017). O manifesto ocorreu na sede Leste do MPPI e reuniu diversos órgãos e entidades que expuseram os pontos críticos do projeto.
Membros do MPPI durante Ato Público.
(Membros do MPPI durante o Ato Público).
Chefe de gabinete da PGJ, Cléia Fernandes
(Chefe de Gabinete da PGJ, Cléia Fernandes).
A Chefe de Gabinete da PGJ, Cléia Fernandes, abriu o momento de fala do Ato e expôs a preocupação com o referido PL e os danos à sociedade. “Um momento como esse exige nossa união”, completou.
O Projeto de Lei sujeita os membros do Ministério Público, os magistrados, as autoridades policiais e outros importantes agentes dos sistemas de Justiça e de Segurança Pública a processos, impedimentos e sanções que possuem grande potencial de fragilizar o combate à corrupção e às organizações criminosas.
Procurador de Justiça Hugo Cardoso
(Presidente da APMP, Procurador de Justiça Hugo Cardoso).
“Nós entendemos que esse projeto só prejudica a sociedade a partir do momento que limita e criminaliza a atuação do Sistema de Justiça. Isso tolhe o papel do Ministério Público e retira do cidadão o direito de ser defendido em sua plenitude”, aponta o presidente da APMP, procurador de Justiça Hugo Cardoso.
Presidente da AMAPI, Thiago Brandão de Almeida.
(Presidente da AMAPI, Thiago Brandão de Almeida).
Assim, o PL possibilita a vulnerabilidade de órgãos, instituições e agentes que atuam em prol da probidade administrativa e da repressão ao crime. “Esse Projeto de Lei é distante do anseio popular, afinal o cidadão quer mais apuração e investigação. Acreditamos que a sociedade estar a refletir sobre os riscos que o país corre com esse projeto e esperamos que aconteça o veto presidencial”, explica o presidente da AMAPI, Thiago Brandão de Almeida.
Evento
(Presidente do TJPI, Sebastião Ribeiro Martins).
Estiveram presentes: membros do Ministério Público do Estado e de Contas; magistrados estaduais, federais e trabalhistas; Polícias Federais, Rodoviária, Civil e Militar; Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI); Associação dos Juízes Federais do Piauí (AJUFEPI), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR/PI), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT/PI), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 22ª Região (AMATRA 22), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF/PI), Ministério Público de Contas do Estado Piauí (MPC/PI), Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Carreira do Estado do Piauí (SINDEPOL), Sindicato Policiais Rodoviários Federais do Piauí (SINPRF/PI), Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Piauí (AUDTCE/PI) e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (SINDIFISCO/PI).
Outros registros do evento:
Membros de entidades ouvem as falas
Registros do evento
Registros do evento

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Trilhas das Emoções é inaugurada com a presença do governador Wellington Dias

Trilhas das Emoções é inaugurada com a presença do governador Wellington Dias

Com 187 km de percurso, a trilha segue modelos off-road utilizados no Canadá

O litoral piauiense é cheio de belezas naturais e paisagens deslumbrantes que merecem ser descobertas. A Trilha das Emoções, inaugurada nesta sexta-feira (23), veio para colocar o turista de todo o mundo mais próximo de nossas praias e proporcionar experiências incríveis ao lado de uma natureza única. O governador Wellington Dias participou da inauguração oficial da trilha que aconteceu no Hotel Arrey, em Parnaíba. 
São 187 quilômetros de percurso onde o turista poderá conhecer um destino rico de belezas naturais que ainda é pouco conhecido. A trilha tem início no município de Chaval, no Ceará, passando por Cajueiro da Praia, incluindo Barra Grande, Luís Correia e Ilha Grande, encerrando na divisa com o Maranhão. 
Ela passa ainda por importantes pontos como o Projeto Peixe-Boi, o Cajueiro Rei, povoado Barra Grande, Lagoa do Portinho, Dunas do Portinho e Tabuleiros Litorâneos. O turista também terá a opção de conhecer as praias de Macapá, Maramar, Arrombado, Coqueiro, a Lagoa do Sobradinho, a Pedra do Sal, o Porto das Barcas e o Delta do Parnaíba.
“Estou muito animado porque a entrega da Trilha das Emoções é um fator para o desenvolvimento do turismo econômico. Estamos inaugurando a primeira rota internacional, a primeira trilha nessa área de triciclo e quadriciclo. Temos, hoje, o apoio de equipes do Governo do Ceará e do Maranhão que vão nos oferecer o suporte necessário. Queremos ainda ampliar nossas trilhas em direção ao Parque Nacional de Sete Cidades, ao município de Pedro II, para a região da Serra da Capivara que são regiões com naturezas belíssimas e precisamos mostrar isso ao mundo”, disse o governador Wellington Dias. 
Em 2017, o governador Wellington Dias esteve no Canadá onde reuniu-se com executivos da empresa canadense Bombardier que fabrica veículos off road, quadriciclos e motos aquáticas. Na oportunidade ela demonstrou interesse em investir na Rota das Emoções. A trilha segue modelos já utilizados em circuitos off-road do Canadá. 
O diretor de vendas da BRP Brasil, Roberto Bruder comemorou. "É muito importante essa parceria, é uma parceria que gostaríamos de fazer com todos governadores de todos os estados a nível nacional. É uma forma de faciliar com que pessoas participem e visitem lugares que seria impossível fazê-lo com seu próprio carro. É uma iniciativa que ajuda toda comunidade a acessar locais de difícil acesso e aumentar o seu o negócio de turismo. Desde 2017 firmamos essa parceria e nosso desejo é de ver esse exemplo ser replicado em todo país", disse. 
O secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior também destacou a importância da trilha para o Piauí. “São 187 km de trilhas sinalizadas com equipamentos de gps e internet durante todo percurso. Pensamos e elaboramos isso durante dois anos e hoje entregamos com alegria e satisfação. Nós sabemos que a alta temporada aqui no litoral se dá justamente nessa época, no segundo semestre pela prática do kitesurf e os amantes dessa prática vem de todo país. A ideia do Governo do Estado é de que janeiro a dezembro haja um fluxo ainda maior de turistas para movimentar ainda mais a economia, emprego para alavancar o nosso estado Brasil afora”, disse. 
O coordenador de Comunicação, Allisson Bacelar também participou da inauguração do equipamento turístico. “A trilha das emoções é mais um produto que temos no litoral piauiense, que vem crescendo rapidamente, sendo um potencial turístico. Este dia marca a inauguração dessa trilha que está toda sinalizada, licenciada e que vai ser uma grande opção de lazer e atrativo para que cada vez mais pessoas venham conhecer as nossas praias, participar de muitas aventuras e adquirir novas experiências”, declarou. 
Segundo Luís Filho, um dos organizadores da trilha o percurso é bastante variado. “Com a nova trilha os turistas que têm veículos off road podem circular legalmente em um terreno seguro. Poderão fazer toda a rota, saindo de Jericoacoara até os Lençóis Maranhenses, passando pelo Delta do Parnaíba. A rota atrairá turistas o ano todo e não só nas altas temporadas, o que vai aquecer a economia da região”, garantiu.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

Incêndio atinge depósito de material reciclável no Lagoas do Norte

Incêndio atinge depósito de material reciclável no Lagoas do Norte

O fogo iniciou por volta das 6h desta sexta-feira (23) na Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos Ecoponto.


Um incêndio atingiu a Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos Ecoponto no Parque Lagoas do Norte, na zona Norte de Teresina. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo iniciou por volta das 6h desta sexta-feira (23), em um galpão usado como depósito de materiais recicláveis.
De acordo com o tenente Cardoso, do Corpo de Bombeiros, cerca de 4 viaturas, entre veículos de combate a incêndio e resgate, se deslocaram até o local para atender a ocorrência. 
O tenente afirma que a rapidez com que a equipe chegou ao local impediu que o fogo se alastrasse. No depósito estavam estocados materiais de fácil propagação das chamas, como papel, plástico, borracha, papelão, dentre outros materiais.
O fogo iniciou por volta das 6h em um galpão usado como depósito de materiais recicláveis. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
"Apesar disso, não tivemos problemas para controlar o fogo. Teria sido mais grave se nós não tivéssemos chegado a tempo, porque o material era de fácil propagação", destaca.
Em nota, a SDU Centro Norte informou que o fogo foi controlado rapidamente e não houve feridos. Segundo o órgão, o local, que funciona como um centro de distribuição de materiais recicláveis, conta com um funcionário a partir das 7h da manhã para realizar o controle de entrada e saída desses materiais durante o dia. A SDU Centro Norte está averiguando as causas do incêndio e tomará as providências para a manutenção e reforma da área atingida.

fonte www.portalodia.com

Polícia prende casal acusado de matar homem na zona sudeste de Teresina

Polícia prende casal acusado de matar homem na zona sudeste de Teresina

Os dois foram presos em Elesbão Veloso e serão transferidos para Teresina na próxima segunda-feira


Policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriram nesta sexta-feira (23) mandados de prisão preventiva contra Reissan Goveia da Silva e Josilene Raquel da Silva. O casal, acusado de praticar um homicídio no último mês de março, no bairro Redonda, zona sudeste de Teresina, foi preso em Elesbão Veloso,  município localizado a 170 km da capital.
As investigações da Polícia Civil demonstraram que o casal estava na região de Elesbão Veloso.  Os policiais do DHPP, em conjunto com a delegacia do município e policiais militares, efetuaram a prisão por volta das 12h, nas proximidades da BR 316.
Reissan e Josilene serão transferidos para Teresina na próxima  segunda-feira (26), para serem interrogados.
O caso
O crime aconteceu no último dia 15 de março, no bairro Redonda, zona sudeste da capital. A vítima, João Luiz Moreira de Oliveira, promovia uma confraternização em sua casa com outras quatro pessoas, entre elas o casal Reissan e Josilene.
Em certo momento, os quatro indivíduos desferiram garrafadas na cabeça da vítima e o amarraram na cama de seu quarto. Em seguida roubaram vários objetos de sua residência.
Devido aos ferimentos, João Luiz Moreira de Oliveira teve um edema cerebral em virtude de uma hemorragia intracraniana, o que o levou a óbito.

fonte www.portalodia.com

Preso suspeito de "vazar" no Whatsapp operação contra tráfico de drogas

Preso suspeito de "vazar" no Whatsapp operação contra tráfico de drogas

Delegado Cadena Júnior

A segunda fase da Operação Bambu, da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), resultou na prisão de Caio Gabriel Aguiar de Sousa, 18 anos. O jovem foi preso preventivamente na manhã desta sexta-feira (23) na região da Praça do Bambu, no bairro Dirceu II, zona Sudeste.
Caio é suspeito de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Na  Operação Bambu I, que aconteceu no dia 5 de julho, o jovem estava na casa onde foram encontradas porções de maconha, skank [supermaconha], crack e cocaína. Na ação, um primo de Caio, identificado como Wilberson Vieira de Sousa ,30 anos, assumiu para a polícia que toda era dele e Caio acabou não sendo preso.
Segundo o delegado Cadena Júnior, coordenador da Depre, no decorrer da investigações, a polícia descobriu que Caio mantinha um grupo no Whatsapp com supostos traficantes da região e chegou a alertá-los sobre a presença policial durante a Operação Bambu I. Ns prints das conversas que estão sob sigilo judicial Caio teria dito para eles "esconderem os flagrantes".
"A gente conseguiu prints de grupos que o Caio participava. No momento que a Depre estava invadindo as casas na Praça do Bambu, algo em torno de seis mandados de busca, e ele ficou mandando recados para grupos de possivelmente traficantes que estão sendo investigados em que ele mandava esconder os flagrantes " que a Depre está batendo aqui em casa" e também repassou informações sobre a operação no momento da prisão do Wilberson. Isso contribui para a prisão de por associação ao tráfico", conta o delegado Cadena.
De acordo com as investigações da Depre, Caio pratica tráfico de drogas na região. Além da prisão dele, a especializada cumpriu dois mandados de busca e apreensão na Operação Bambu II, que foi finalizada hoje.

fonte cidadeverde.com