Este ano haverá aumento gradual de atividades presenciais na Instituição.
Com previsão de início das aulas previsto para o dia 7 de fevereiro, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) enviou esta semana um ofício à Prefeitura de Teresina para saber como o município vai assegurar transporte público para alunos na volta às aulas, visto que este ano haverá aumento gradual de atividades presenciais na Instituição.
Alunos da UFPI cruzam faixa de pedestres no campus.Reprodução/UFPI
"Grande parte de nossa comunidade depende de transporte público para chegar à UFPI, por isso estamos solicitando uma manifestação da Strans a respeito da regularização das linhas de ônibus que servem o campus da Universidade", explicou o vice-reitor no exercício da Reitoria, Viriato Campelo. "Sabemos também que recorrer a transporte por aplicativo sai muito caro, especialmente para os estudantes", completou.
Além da circulação dos ônibus e redistribuição das rotas dos veículos, a UFPI também pediu que fosse encaminhado o protocolo de biossegurança que está sendo adotado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) no uso dos transportes públicos municipais, tendo em vista a necessidade de garantir a segurança sanitária aos usuários diante da pandemia de Covid-19.
De acordo com Wendel Veras, o boletim de ocorrência foi registrado como uma forma de precaução devido retaliações que vem sofrendo.
O repórter Carlos Wendel registrou oficialmente um boletim de ocorrência contra o delegado Renato Pinheiro nesta sexta-feira (14). A denúncia foi feita na delegacia de Parnaíba, sob jurisdição do delegado Eduardo Ferreira.
Wendel registrando B.OAcervo Pessoal
De acordo com Wendel Veras, o boletim de ocorrência foi registrado como uma forma de precaução devido retaliações que vem sofrendo do próprio delegado. Ele também afirma que o delegado está tentando prejudicar autoridades policiais e pessoas próximas.
Foto: Boletim de Ocorrência registrado pelo Repórter Wendel / Acervo Pessoal
De acordo com Wendel, o boletim de ocorrência foi registrado como uma forma de precaução devido as retaliações, que ele vem sofrendo. Ele afirma que estão tentando prejudicá-lo.
“Eu registrei esse boletim como uma forma de me precaver de alguma retaliação, tendo em vista que o que eu já venho sofrendo de retaliações e autoridade policial tentando me incriminar a qualquer custo e como não consegue me incriminar tenta prejudicar pessoas próximas a mim”, afirmou Wendel Veras. “De acordo com o histórico do delegado, ele sempre arranja problema. Ele mostra que não é uma pessoa de confiança, ninguém sabe o que se passa na cabeça dele”, finalizou.
O desentendimento entre o delegado e o profissional de imprensa teve início após o delegado Renato Pinheiro suspeitar do trabalho de Wendel Veras e, segundo o repórter, tentar dificultar suas apurações como profissional de imprensa, o expulsar da delegacia e agredi-lo verbalmente.
De acordo com o profissional da imprensa, o delegado o destratou na frente da equipe, desferiu xingamentos e passou a persegui-lo, chegando até mesmo a conduzir os vizinhos dele para prestar depoimento na delegacia e colher informações sobre a vida pessoal de Wendel.
"Noticiei um fato e ele me intimou para prestar depoimento dizendo que eu tinha pego informações de policiais e eu falei que não ia. Ele disse que iria me autuar por desobediência. Eu noticiei outro fato e ele disse que eu tinha pegado a informação dos policiais, ai ele indiciou dois agentes. Quando eu soube, fui testemunhar e não deixaram eu falar. Cheguei lá o depoimento já estava feito. Ele disse que se eu falasse eu ia ser preso em flagrante por falso testemunho e que ele tinha poder para f**** quem ele quisesse na cidade. Falou que eu ia virar notícia de ser o repórter que ia pagar a maior fiança do Norte do Piauí por falso testemunho", explicou.
Outras Polêmicas
No último sábado (08), Renato Pinheiro divulgou em alguns grupos de Whatsapp que estaria desafiando o repórter para uma luta de boxe.
“Eu pago do meu bolso que vou ser vencedor. Eu pago R$ 1.000 que eu finalizo ele com 30 segundos de luta. Se ele quiser, dou o tempo de ele treinar, pode ser no final do ano, 4 rounds. Boxe profissional, sem camisa, protetor, luva de 10 onça tudo chancelado pela federação tudo certinho. Eu dou mil pra ele entrar no ringue, entendeu? Se eu não nocautear ele com 30 segundos, eu pago mil reais pra ele. Muita gente em Cocal vai querer ver essa luta. Ele tem que ter mais de 88 kg pra lutar pesado, se não ele não aguenta nem os 30 segundos. Aí se ele entrar, é arriscado ele morrer, ai ele vai querer botar uma morte nas minhas costas”, disse o delegado em áudio.
Os lojistas repassaram os problemas enfrentados nos últimos meses em reunião com a Secretaria de Segurança.
Representantes do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), Associação Comercial e membros da segurança pública municipal se reuniram na Secretária de Segurança Pública do Piauí, nesta quinta-feira (13), para discutir a segurança no Centro de Teresina.
De acordo com o Coronel Maurício Lacerda, comandante do 1º Batalhão da PM, que comanda parte do policiamento no Centro da cidade, o policiamento na região será reforçado. "Aqui a reunião já teve uma adesão do próprio secretário de segurança, disponibilizando a força tarefa para reforçar o policiamento e estamos fechando agora com a Polícia Civil alguns pontos onde os elementos realmente estão agindo. Parte desses roubos de cobre aumentaram nas lojas comerciais então esse trabalho integrado vai dar uma resposta para o cidadão do centro. Acredito que a partir de hoje mesmo já reforçaremos o policiamento na área comercial tanto com viaturas como também a equipe de inteligência", ressaltou o Coronel.
Após a reunião, Tertulino Passos, presidente do Sindilojas-PI, ressaltou que o compromisso firmado pelo Coronel Maurício Lacerda é um alento para os empresários que mantém negócio no centro comercial. "A gente vê a boa vontade dos agentes públicos e clama por segurança a toda sociedade, principalmente, ao setor lojista, que é muito importante nesse momento, pois amargam muitos prejuízos que só aumentam", pontua o presidente.
O gestor ainda, destacou que essas reuniões com a Secretaria de Segurança são de suma importância para que o setor possa ter informações daquilo que está sendo feito. "Assim como também as operações que são realizadas, como as que aconteceram no final de ano, são bastante interessantes para confiarmos nas nossas forças de segurança que é aquilo que realmente precisa na região central", finaliza Tertulino Passos.
Um jovem identificado como Marciel Barros, de 27 anos, foi achado morto, na tarde desta sexta-feira (14/01), dentro de uma residência no bairro Bernardo Rego, em Esperantina, no Norte do Piauí. As informações são doRevista AZ.
Uma equipe da Polícia Civil foi acionada, esteve no local e removeu o corpo para o necrotério do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman.
A causa da morte está sendo investigada pelas autoridades policiais do município.
Um caminhão desgovernado colidiu em três veículos de passeio, por volta das 13h30 desta sexta-feira (14/01), na avenida Ayrton Senna, bairro Porto Alegre, na Zona Sul de Teresina.
De acordo com testemunhas, o caminhoneiro seguia pela pista e possivelmente não conseguiu frear a tempo, assim, colidindo com um carro Siena, Nissan March e uma Frontier e ainda com o canteiro da calçada, quase invadindo uma farmácia no local.
Veja o vídeo:
Não houve vítimas e os danos materiais serão levantados. O caminhão não possui seguro. Policiais do CIPTRAN foram acionados e farão os levantamentos sobre a ocorrência.