segunda-feira, 10 de agosto de 2020
21º BPM prende indivíduo por roubo em Altos
PMPI promove nova testagem em massa para covid-19
Sem data para reabrir, academias de Teresina deverão readequar ambientes
Foto: Prefeitura de Teresina
O protocolo de reabertura das academias no Piauí prevê o funcionamento dos estabelecimentos em Teresina, pelo menos inicialmente, am áreas abertas, sem ar-condicionado, para facilitar a circulação do ar, além de outras medidas de segurança, como o não revezamento dos aparelhos entre os usuários. As academias deverão acompanhar o protocolo que permite o uso dos parques e vias públicas para a prática de atividades físicas durante a pandemia da Covid-19.
A Prefeitura de Teresina até o momento não permitiu a reabertura das academias, que estão fechadas desde o mês de abril como medida de prevenção ao novo coronavírus. Os proprietários das academias em Teresina finalizam um documento a ser entregue à Prefeitura de Teresina citando medidas que poderão ser adotadas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A proposta com o novo modelo de funcionamento deverá ser entregue nesta terça-feira (11).
No documento a ser entregue irá constar, dentre outras exigências, o uso de áreas abertas, a medição da temperatura ao entrar na academia, presença de tapetes de sanitização, oferta de álcool em gel e lavatórios para higienizar as mãos. O uso de máquina ficará sem o revezamento de usuários para minimizar o risco da contaminação.
Nesta segunda-feira (10), o prefeito de Teresina, Firmino Filho, recebeu representantes dos proprietários das academias do Piauí e do curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí para discutir as condições de reabertura com segurança durante a pandemia da Covid-19.
O prefeito Firmino Filho declara que “todo esse processo de reabertura tem sido feito em conjunto com as entidades ligadas a cada setor. Nosso objetivo maior é fazer uma retomada segura, sem risco para os empresários ou para os clientes”, disse.
O professor Eugênio Fortes, representante dos proprietários de Academias do Estado do Piauí,
relata ao Cidadeverde.com que, durante a reunião, o prefeito de Teresina sinalizou a reabertura das academia em ambientes abertos sem climatização por ar-condicionado. "Os ambientes fechados mantém a presença do vírus por um tempo mais prolongado".
O protocolo de reabertura das academias deve acompanhar o documento que liberou as atividades físicas em ambientes abertos, como parques e vias públicas. "Nesse primeiro iremos funcionar em áreas abertas, espaços com teto, mas que não tenham climatização com ar-condicionado".
Fortes ressalta que a presença de um profissional de Educação Física dentro de uma academia será um "elemento de segurança" para que o uso da máscara, o distanciamento social e o uso correto dos aparelhos sejam respeitados pelos usuários. "A vigilância será maior porque o profissional vai está no local conscientizando o uso da máscara e o distanciamento".
"Acredito que ao levar o documento a prefeitura irá aprovar. Esse documento será uma analogia ao que já é permitido na práticas de atividades físicas em espaços abertos, parques e ruas. A abertura deverá ser de imediato com a aprovação do documento pelos técnicos da Prefeitura. Nós queremos legalizar a reabertura".
A Prefeitura de Teresina informou que a proposta de reabertura "será elaborada em conjunto com a Universidade Federal do Piauí, que dará parecer técnico sobre a viabilidade de aplicação do novo modelo".
“A Universidade entende que atividade física é necessária para a saúde das pessoas, inclusive para a saúde mental, e o que se tem que fazer é repensar novos espaços neste novo normal, novas formas e possibilidades de práticas de atividade física em ambientes que sejam semelhantes a espaços abertos. Hoje, a estrutura das academias não oferece a segurança necessária, mas há a possibilidade de se construir uma reabertura priorizando a saúde das pessoas”, ressalta
O professor do curso de Educação Física da UFPI, Emídio Matos, que também estava na reunião, comenta que a "atividade física é necessária para a saúde das pessoas, inclusive para a saúde mental, e o que se tem que fazer é repensar novos espaços neste novo normal, novas formas e possibilidades de práticas de atividade física em ambientes que sejam semelhantes a espaços abertos".
"Hoje, a estrutura das academias não oferece a segurança necessária, mas há a possibilidade de se construir uma reabertura priorizando a saúde das pessoas”, ressalta Emídio Matos.
fonte cidadeverde.com
Vídeos: incêndio atinge o Shopping da Cidade de Teresina
Um incêndio foi registrado na noite desta segunda-feira (10/08) no Shopping da Cidade, Centro de Teresina. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas.
As informações dão conta que o fogo começou na tubulação de gás. Outra versão diz que o fogo teria iniciado por um curto-circuito em um ventilador.
Várias lojas ficaram totalmente destruídas, outras tiveram danos. A Guarda Municipal foi uma das primeiras que chegou ao local e isolou a área.
Vários lojistas estão no local acompanharam o trabalho dos bombeiros. Parte do Centro ficou tomado pela fumaça.
O shopping reabriu nesta segunda-feira para atendimento ao público e o fogo iniciou por volta de 19h30.
Uma permissionária informou ao portal que curtos-circuitos são recorrentes no local e que um foi registrado em um ventilador nesta segunda.
O shopping foi inaugurado há 10 anos e abriga centenas de pontos que vendem especialmente eletrônicos e confecções.
Uma perícia vai ser realizada para avaliar os danos e as possíveis causas.
fonte 180graus.com
PRF-PI cumpre mandado de prisão na BR 343 e prende homem que estava foragido há quase 30 anos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu cumprimento a mais um mandado de prisão e prendeu um foragido da Justiça do estado do Piauí. O homem, de 58 anos, responde a um processo por homicídio qualificado desde 1992 e tinha contra si um mandado de prisão preventiva, expedido pela 1ª Vara Criminal de Campo Maior/PI.
O flagrante foi registrado durante fiscalização nesta segunda-feira (10) na BR-343, na cidade de Campo Maior ao abordarem uma motocicleta para verificação. Após conferirem a documentação, os policiais constataram através de pesquisa nos sistemas que o mesmo possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto.
O homem informou aos policiais que nunca havia sido notificado pela justiça, mas que reconhecia a ocorrência. No momento da abordagem, o acusado portava uma faca e disse aos policiais que era pra sua proteção pessoal. O homem ainda informou aos policiais que morou por muito tempo na cidade de São Paulo/SP e esteve em outros estados, sendo que retornou e estava há 10 anos morando em Campo Maior.
Diante dos fatos, o homem foi detido e encaminhado à Polícia Civil na cidade de Campo Maior para a adoção das medidas cabíveis e cumprimento do mandado.