terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Rafael Fonteles se reúne com Mão Santa em Parnaíba

 O pré-candidato do PT tenta conquistar o apoio do grupo de Mão Santa no litoral do Estado.

O pré-candidato a governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi ontem à Parnaíba e se reuniu com o prefeito Mão Santa (DEM). Junto com o petista estavam os deputados Themístocles Filho e João Mádison, do MDB. O ex-governador Zé Filho também participou. Rafael e seu grupo tentam convencer Mão Santa a filiar sua filha Gracinha ao MDB e ser candidata a deputada estadual na base do governador Wellington Dias (PT). 

  
Rafael Fonteles com Mão SantaReprodução
 
 
 

Em entrevista após o encontro, Rafael alegou que a conversa foi administrativa e que a reunião foi para convidar Mão Santa para a inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. Apesar disso, todos sabem que o pré-candidato do PT tenta conquistar o apoio do grupo de Mão Santa, que derrotou o esquema petista nas duas últimas eleições municipais e possui incontestável capilaridade eleitoral na região.

Se Rafael tenta de um lado, o grupo do ministro Ciro Nogueira (Progressistas) faz de tudo para manter Mão Santa na oposição. A novidade obtida pela coluna é que a primeira-dama de Parnaíba, dona Adalgisa Moraes Souza, pode ser a primeira suplente de senador na chapa majoritária oposicionista. Segundo fonte próxima ao ex-prefeito Silvio Mendes, a indicação de dona Adalgisa para a primeira suplência está bem encaminhada.

fonte lupa1.com.br

Empresário é solto 9 horas após prisão e coordenador do DHPP faz desabafo

 Fotos enviada ao Cidadeverde.com

 

O empresário João Paulo de Carvalho Gonçalves Rodrigues, 35 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (25) suspeito de participar da morte dos adolescentes Anael Natan Colins Souza da Silva, 17 anos, e Luian Ribeiro de Oliveira, 16 anos. Os  jovens foram encontrados mortos em novembro de 2021 às margens da PI-112, na estrada de União.

Durante a prisão foi cumprido cinco mandados de busca e apreensão. 

Veja mandado de prisão do empresário

A prisão do empresário surpreendeu a todos. Ele foi levado para a sede do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) e após 9 horas de prisão foi solto pelo delegado Luis Guilherme que preside o inquérito.

A soltura foi contestada pelo coordenador do DHPP, delegado Francisco Baretta. 

“Eu não concordo com essa soltura. O preso tinha prisão temporária, participou de ocultação dos corpos, emprestou o carro. Existia uma prisão temporária e cabia o advogado dele pedir a soltura. Se fosse um preso da Vila Apolônio não seria esse procedimento. Crime hediondo, homicídio e ocultação de cadáver”, disse Baretta.  

"O mandado de prisão temporária contra o empresário tem duração de 30 dias, por se tratar de um crime hediondo, mas ele foi liberado pela autoridade policial que investiga o caso porque estaria contribuindo com a investigação".

Pai de Anael Natan, Ailton Pereira lamentou a decisão de colocar em liberdade um dos suspeitos pelo assassinato dos dois adolescentes e pediu para que o caso não fique impune. "Para a família é uma frustração, mas vamos correr atrás da Justiça para que ela seja feita, e ela vai ser", declarou.

Foto: Renato Andrade


O delegado Francisco Baretta, coordenador do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) confirmou ao portal que o empresário foi preso e confessou o crime.

“O empresário contou que os dois jovens invadiram a casa da tia dele, drogados e foram dominados e levados para às margens da estrada por duas pessoas. Ele disse que emprestou o carro. Ele confessou o crime e deu o nome das outras pessoas”, disse Baretta.

Para o delegado, o empresário é coautor do crime e que ele deveria ter detido os adolescentes e entregue para a Polícia e não participar de um assassinato. Baretta lembrou que as três pessoas envolvidas no crime ainda tentaram ocultar o corpo dos dois jovens.

Crime covarde, diz Luccy Keiko

O delegado geral Luccy Keiko disse que mais detalhes do crime só serão divulgados nesta quarta. Ele confirmou que foram cumpridos alguns mandados de busca e apreensão e revelou que o caminho é a elucidação dos fatos.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

"Foram cumpridos alguns mandados de busca e apreensão e foi cumprido um mandado de prisão temporária em desfavor de uma pessoa, cujo o veículo teria sido identificado como utilizado no crime. Essa pessoa foi presa e já foi ouvida. Ela ainda está prestando os esclarecimentos justificando o motivo desse carro estar na cena do crime. A investigação está evoluindo a partir dessa prisão e das buscas que foram realizadas. O crime está praticamente elucidado, estamos tendo apenas a cautela de checar mais  algumas informações e acredito que amanhã a gente possa dar mais detalhes sobre o caso. É um crime realmente covarde e vou fazer questão de conversar com os familiares, junto com o delegado Baretta, para explicar toda a dinâmica da situação. Não vai ficar impune”, declarou o delegado.

Família contesta versão e revela ameaças 

Familiares dos adolescentes Anael Natan e Luian Ribeiro contestam a versão do suspeito, de que os dois jovens teriam invadido sua residência para tentar realizar um assalto, e relatam ameaças.

Pai de Anael Natan, Ailton Pereira da Silva disse ao portal estar satisfeito com o trabalho que a DHPP tem feito nos últimos dois meses, mas questiona as informações relatadas pelo suspeito. Ele também cobra a conclusão da investigação para “que a Justiça seja feita”.

“É uma mentira deslavada, primeiro porque meu filho não precisava disso, ele sempre teve tudo do bom e do melhor, então não tinha necessidade de estar invadindo casa. Isso é uma mentira que estão inventando e espalhando para a sociedade. Além de se matarem com requintes de crueldade, estão querendo difamar a imagem dos nossos filhos”, alegou Ailton.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com


Ailton Pereira da Silva, pai de Anael Natan

Além de discordar da versão da defesa do suspeito, Maria da Cruz, mãe de Luian, cita que a família vem recebendo ameaças desde a prisão do empresário. Ela reforçou que tanto o filho como Anael não possuem qualquer envolvimento com a criminalidade.

“Isso eu não admito, nem que eu corra risco de vida, como estamos sendo ameaçados por algumas pessoas. Estamos sendo ameaçados desde quando surgiu a notícia da prisão, nos mandando foto de arma e dizendo que os meninos estavam devendo droga. Estão tentando distorcer a situação, mas de uma coisa tenho certeza, meu filho não era bandido”, enfatizou a mãe de uma das vítimas.

Entenda o caso

Os dois jovens haviam desaparecido após uma festa, realizada no dia 12 de novembro de 2021 em um sítio próximo à Ladeira do Uruguai, na zona Leste de Teresina. Depois de dois dias de buscas, os corpos dos adolescentes foram encontrados em um matagal às margens da PI-112, rodovia que liga a capital ao município de União. 

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHHP) chegou a levantar a hipótese de que Luian e Anael haviam sido mortos após uma briga de trânsito na madrugada em que foram assassinados, mas também afirmava que nenhuma outra linha de investigação seria desconsiderada pela polícia.

 fonte cidadeverde.com

Vídeo mostra suspeito de matar mulher a facadas fugindo em Teresina

 De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu na manhã desta terça-feira (25), no bairro Ilhotas, na capital.

portal teve acesso a um vídeo gravado por testemunhas mostrando o exato momento em que o suspeito de matar uma mulher a facadas no bairro Ilhotas em Teresina, foge do local do crime.

A mulher identificada como Valdirene de 42 anos, foi assassinada na manhã desta terça-feira (25), próximo ao Colégio Mérito D'Martonne.

As imagens mostram quando o homem está abaixado sobre o corpo da vítima e em seguida se levanta e empreende fuga. De acordo com informações da Polícia Militar a mochila do suspeito foi abandonada no local.

Segundo a delegada Naiana da Paz, o suspeito foi preso momentos após o crime e encaminhado para a Central de Flagrantes para os procedimentos necessários e agora o caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP).

"Todas as informações que temos são preliminares, mas tudo indica que se trata de um feminicídio. Até o momento nós temos que o suspeito já se entregou, foi conduzido atpe a Central de Flagrantes e já foram tomadas as primeiras medidas e a perócia será feita e posteriormente o corpo será encaminhado para o IML, para fazer o laudo cadavérico e as primeiras providências é justamente verificar os antecedentes e consequentemente o pedido de prisão preventiva", explicou.

fonte www.viagora.com.br


Polícia fecha fábrica de medicamentos clandestina na Vila Irmã Dulce

 De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a ação aconteceu na manhã desta terça-feira (25) na zona Sul da capital.

Na manhã desta terça-feira (25), a Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) fechou uma fábrica clandestina de medicamentos fitoterápicos, localizada na Vila Irmã Dulce, zona sul de Teresina.

De com informações da SSP, a ação aconteceu com o apoio da Polícia Civil, da Anvisa e da Vigilância Sanitária. 


Material apreendido pela Força Tarefa na Vila Irmã Dulce em Teresina. Divulgação/SSP

Segundo a SSP, um homem foi preso em flagrante, suspeito de ser dono da fábrica. No local foram encontrados vários rótulos, embalagens de medicamentos fitoterápicos e um líquido de coloração escura em baldes e panelas. 

Foto: Divulgação/SSPSubstância encontrada pela Força Tarefa na fábrica clandestina em Teresina.
Substância encontrada pela Força Tarefa na fábrica clandestina em Teresina.

Conforme a Força Tarefa, todo o material foi apreendido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O suspeito foi conduzido até à Central de Flagrantes para os procedimentos necessários.

fonte www.viagora.com.br