segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Cendrogas e Uespi debatem sobre parcerias em projetos e pesquisas

 Parceria tem como objetivo realizar uma pesquisa para verificar o índice da reincidência de usuários de drogas pós-tratamento. 



Além da parceria para a realização da pesquisa, a pró-reitora apresentou um outro projeto já desenvolvido pela Uespi. “Também poderemos firmar parceria no lado educacional, como por exemplo, o resgate do vínculo com o processo de aprendizagem. Já realizamos trabalhos como este no Campus Clóvis Moura com a Fazenda da Paz”, citou.

Participaram também da reunião a vice-reitora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professora Rosineide Candeia e Marta Maria, diretora de Políticas Públicas da Cendrogas.

A coordenadora geral da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas), Cida Santiago, esteve reunida com representantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), nesta segunda-feira (15), a fim de tratar de uma parceria para a realização de uma pesquisa científica que possa verificar o índice da reincidência de usuários de drogas pós-tratamento.

“É uma meta do Governo, através da Coordenadoria, buscar dar uma ênfase maior na Política sobre Drogas no Piauí. Por isso, estamos buscando essa parceria com a Uespi, que servirá de parâmetro para novas iniciativas da administração pública voltada para este tipo de política”, explicou Cida Santiago.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Extensão da Uespi, Eliene Pierote, a parceria poderá dar uma grande oportunidade à comunidade acadêmica. “Nós da Universidade, nos sentimos contemplados quando a nossa instituição é lembrada, porque além de ser educativa, ela tem todo um cuidado na assistência estudantil em todos os âmbitos. Então, essa parceria é inerente ao processo educacional também, possibilitando a oportunidade de termos os dados científicos”, declarou.

fonte www.pi.gov.br

Carro capota e vítima morre ao ser arremessada para fora do veículo no Piauí

 Um grave acidente ocorrido no fim da tarde deste domingo, 14 de fevereiro, na rodovia estadual que interliga a BR 407 ao povoado Cajueiro, município de Patos do Piauí, deixou uma vítima fatal.




Um grave acidente ocorrido no fim da tarde deste domingo, 14 de fevereiro, na rodovia estadual que interliga a BR 407 ao povoado Cajueiro, município de Patos do Piauí, deixou uma vítima fatal.

O acidente aconteceu a aproximadamente, 3 km do povoado Cajueiro e vitimou  um homem  identificado por  Fernando José de Sousa, de 31 anos, que sofreu o acidente automobilístico, quando seguia do povoado sentido a cidade de Patos.

Conforme informações, Fernando seguia em um veículo, modelo Corsa Classic, quando teria perdido o controle do carro, que veio a capotar. Com o impacto, o homem foi arremessado para fora do veículo, vindo a óbito no local.

Nota de pesar

O prefeito de Patos do Piauí, Joaquim Neto e a secretária de Saúde, Auzeni Costa, divulgaram uma nota de pesar pelo falecimento de Fernando José de Sousa, se solidarizando com os familiares e amigos.

Piauí Justiça nega pedido de liberdade a digital influencer Roani Sampaio

 A defesa alega que a prisão domiciliar seria a mais prudente para a influencer, pois a acusada é mãe de um filho de 1 ano e 4 meses, além de ter bons antecedentes.

Nesta segunda-feira (15), a juíza da Vara Núcleo de Plantão, Lúcia Terto Madeira Medeiros, negou o pedido de liberdade ou substituição de prisão preventiva feito pela defesa da digital influencer Roani Sampaio.

Roani foi presa na última sexta-feira (12), acusada de realizar um assalto na casa do empresário Abel Landim, localizada na zona Leste de Teresina.

  • Foto: Arquivo PessoalDigital influencer Roani Sampaio.Digital influencer Roani Sampaio.

A defesa alega que a prisão domiciliar seria a mais prudente para a influencer pois a acusada é mãe de um filho de 1 ano e 4 meses, além de ter bons antecedentes.

A defesa pediu liberdade provisória sem fiança ou aplicação de medidas cautelares, além da expedição do alvará de soltura.

No entanto, a juíza explicou que somente a apresentação de documento comprovando a idade do filho não significa aplicação sumária nº 369 do conselho Nacional de Justiça, que estabelece procedimentos e diretrizes para a substituição da privação de liberdade de gestantes, mães, pais e responsáveis por crianças e pessoas com deficiência, nos termos dos arts. 318 e 318-A do Código de Processo Penal.

fonte www.viagora.com.br

Ex-presidiário é morto com tiro na cabeça e tem corpo jogado em rio em Campo Maior

 O ex-presidiário Francisco das Chagas Rodrigues Oliveira, de 26 anos, foi achado morto na manhã dessa segunda-feira (15/02), dentro do Rio Surubim, em Campo Maior. O corpo tinha marca de tiro na cabeça. As informações são do Portal de Campo Maior.

Segundo a Polícia Militar do 15º BPM, o homem estava preso há cinco anos pelo crime de homicídio ocorrido em 2015 e atualmente encontrava-se em liberdade condicional. A polícia trabalha com a hipótese de rixa ou 'queima de arquivo'.

Segundo o major Etevaldo, o corpo foi resgatado minutos depois por familiares da vítima, que ouviram os disparos e correram para socorrê-lo.

O Instituto Médico Legal (IML) e a Perícia Técnica foram acionados para os procedimentos legais. 

A Polícia Militar realiza diligências para tentar localiza o suspeito do crime. 

    Divulgação
    Divulgação
    Divulgação

 fonte 180graus.com

Irmão é preso suspeito de matar advogada Izadora Mourão a facadas em Pedro II


O jornalista e bacharel em Direito, João Paulo Mourão, de 35 anos, foi preso em flagrante no final da tarde desta segunda-feira (15/02), por suspeita de matar a própria irmã, a advogada Izadora Santos Mourão, de 41 anos, na cidade de Pedro II. As informações são do Portal P2.

Após perícia e investigação, chegou-se ao nome do irmão da vítima como principal suspeito em assassinar Izadora. João Paulo foi preso dentro da própria casa e foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina, onde deverá ter a prisão preventiva decretada.

A principal suspeita é que o crime possa ter ocorrido por questões de herança, o acusado negou as acusações durante a prisão.

A vítima foi achada morta a facadas dentro de quarto no último sábado (13/02). A princípio, a suspeita seria uma mulher que tinha entrado dentro do quarto da vítima.


fonte 180graus.com