quarta-feira, 19 de agosto de 2015

ALEGRETE: Corpos das vítimas começam a ser liberados


ALEGRETE: Corpos das vítimas começam a ser liberados

SEIS PESSOAS EXECUTADAS: Polícia começa a ouvir os suspeitos, presos em Fronteiras

Até as 20h30 desta quarta-feira (19/08), pelo menos três dos seis corpos das vítimas da chacina ocorrida na noite desta terça (18), na zona Rural de Alegrete do Piauí, tinham sido liberados pelo equipe que está trabalhando no necrotério do Hospital Regional Justino Luz, em Picos. Os corpos estão sendo preparados para o velório pela funerária Pasfran. A previsão é de que até o final da noite os demais corpos sejam liberados.
O velório irá acontecer na mesma localidade onde o crime ocorreu, em uma residência bem próxima ao local da chacina. O velório irá acontecer na própria comunidade e está previsto para o início da manhã.
SUSPEITOS SÃO OUVIDOS
A polícia ainda não divulgou os nomes dos quatro presos suspeitos de envolvimento com o crime. Dois deles foram levados à residência na zona Rural de Alegrete e estão sendo mantidos presos na cidade de Fronteiras. Nesta tarde eles foram ouvidos e os delegados que estão acompanhando o caso fizeram diligências na região para ouvir dos vizinhos o que eles viram ou ouviram na noite de ontem.
A prisão preventiva dos suspeitos já foi pedida e o secretário de Segurança Fábio Abreu aguarda decisão da justiça.
“Os suspeitos possuem parentescos com as vítimas. Foram detidos, pois há fortes indícios da participação. Eles não confessaram ainda, mas pelo histórico deles, e pelos depoimentos de testemunhas, já foi solicitada a prisão preventiva. Isso serve para que nós apuremos melhor nos próximos 30 dias e evitemos que eles fujam. Se não conseguirmos provar a participação deles, vão ser colocados em liberdade”, afirmou.
5793c0dd6379a086225a58e706610e4e.jpg
O secretário afirmou que o delegado Paulo Nogueira vai assumir o caso e que os conflitos entre os suspeitos e as vítimas são antigos. “Todos que moram naquela região possuem algum tipo de parentesco, e há muitos conflitos. Há desentendimentos familiares, misturando com passionalidade”, explicou
VÍTIMAS JÁ HAVIAM SIDO AMEAÇADAS
O secretário confirmou à reportagem do portal que as vítimas haviam recebidos ameaças. “Inclusive solicitamos o mandado de busca e apreensão e foram encontradas armas na casa das vítimas. Na ocasião o irmão da Maria do Socorro assumiu a posse, foi detido, mas pagou fiança. A rixa continuou até que houve consumação dos assassinatos”, disse.
d0527b3a1171868edbc00545f7401b81.jpg
PERFIL DAS SEIS VÍTIMAS
portal chegou na manhã desta quarta-feira (19/08) ao local da chacina que deixou seis pessoas mortas na cidade de Alegrete do Piauí, na noite de ontem. Os corpos das vítimas só foram removidos nesta manhã, 14 horas depois do crime por enfermeiras do hospital Justino Luz, de Picos. Duas ambulâncias, uma da cidade de Alegrete e outra de São Julião, foram usadas na remoção.
Entre as vítimas está Maria do Socorro Carvalho, de 23 anos, conhecida como ‘Galega’, suspeita de envolvimento em dois homicídios na região e que estava sendo monitorada pela polícia. Morreram ainda Cícero Domingos de Carvalho e Francisca Luiza de Carvalho, avós de Maria do Socorro, a mãe Silvia Francisca de Carvalho, o irmão Sildo de Carvalho e ainda o primo, Bartolomeu Gomes.
DSCN8603.JPG
Cícero Domingos de Carvalho - Conhecido como Ciço, ele era aposentado e vivia dentro de casa pois há muito tempo sofria com problemas no coração.
Francisca Luiza de Carvalho - Esposa de Ciço, era dona de casa.
Silvia Francisca de Carvalho - Conhecida pelos vizinhos como Silvinha, tinha um pequeno comércio próximo à casa onde ocorreu o crime e vivia junto com um morador da comunidade.
Maria do Socorro Carvalho - ‘Galêga’, apelido da jovem, tinha 23 anos e estudava. Vivia viajando por causa dos estudos e costumava passar maior parte do tempo na cidade de Picos.
Sildo de Carvalho - Filho adotivo do casal de idosos, trabalhava na roça, tinha uma pequena criação de gado e era dono de uma das motos encontradas no local.
Bartolomeu Gomes - Estava visitando a família na hora do crime. Era dono da moto que estava do lado de fora da residência.
*As informações foram prestadas pelo primo de Cícero, Francisco Geraldo Ramos.
DSCN8622.JPG
Em um morro próximo à residência onde o crime ocorreu foram encontradas pelo menos seis cápsulas de 38, além das chaves das duas motos pertencentes à família. Da residência, a polícia apreendeu um notebook e uma bolsa, que pertencia a Galega.
O sargento Oliveira, um dos primeiros a chegar no local, reforçou a tese de que mais de uma pessoa tenha praticado o crime. “O que dá para entender é que foram mais de um, mas não podemos afirmar quantos são os acusados de fato. Com certeza as armas foram recarregadas, foram encontradas várias cápsulas e sabemos que nos cartuchos só cabem seis. Várias armas foram utilizadas”, disse, em entrevista ao portal.
DSCN8627.JPG
SEGUNDA CHACINA EM MENOS DE 1 ANO
O caso chocou pela crueldade e por ter sido a segunda chacina registrada no Piauí em menos de um ano. Em outubro de 2014, cinco pessoas foram mortas por um atirador na cidade de São Miguel do Tapuio num suposto ato de retaliação contra moradores da comunidade Palmeira. Clewilson Vieira da Silva, de 36 anos, está preso pelo crime e recentemente foi submetido a exames de sanidade mental, que deram negativo.
CARACTERÍSTICAS DE PISTOLAGEM
No crime ocorrido na noite de ontem, ainda não se sabe ao certo como os criminosos agiram. Até o momento, as informações são de que os atiradores teriam chegado à localidade de carro, estacionaram próximo a residência e seguiram a pé. Invadiram a casa, colocaram todos na sala - não se sabe se foi por coação ou por serem os acusados conhecidos das vítimas - e atiraram. Os atiradores sairam deixando as portas da residência abertas. Quando um familiar das vítimas chegou ao local encontrou todos, já sem vida.
DSCN8664.JPG
A secretaria de Segurança do Piauí, em nota, informou que a polícia encontrou recentemente armas na casa onde ocorreu a execução. Maria do Socorro, uma das vítimas na chacina, estava em posse das armas, e mesmo tendo sido presa, acabou sendo liberada. “O crime pode ter sido por vingança, mas não vamos esgotar qualquer outra linha de investigação, uma vez que nesta região, em um passado recente, era comum a prática de pistolagem”, informou o secretário Fábio Abreu.
DSCN8589.JPG
DSCN8592.JPG
DSCN8598.JPG
DSCN8614.JPG
DSCN8677.JPG
DSCN8687.JPG
DSCN8692.JPG

fonte 180graus.com

Denúncia Ciro Nogueira deve ser denunciado ao STF por corrupção e lavagem de dinheiro


Denúncia

Ciro Nogueira deve ser denunciado ao STF por corrupção e lavagem de dinheiro

Também devem ser denunciados o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha e o senador Fernando Collor. As denúncias devem ser feitas entre esta quarta-feira e quinta-feira.


O senador Ciro Nogueira deve ser denunciado ao Supremo Tribunal Federal, pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por envolvimento no propinoduto montado na Petrobras.
Imagem: Lucas Dias/GP1Senador  Ciro Nogueira(Imagem:Lucas Dias/GP1)Senador Ciro Nogueira
Também devem ser denunciados o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha e o senador Fernando Collor. A tendência é que eles sejam enquadrados nos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. As denúncias devem ser feitas entre esta quarta-feira e quinta-feira.

As denúncias são baseadas em depoimentos de delatores da Operação Lava Jato e em provas colhidas pelo Ministério Público Federal em diversas fases da investigação, entre elas as buscas em imóveis de Collor, na chamada Operação Politeia, em julho.
Imagem: DivulgaçãoEduardo Cunha e Fernando Collor(Imagem:Divulgação)Eduardo Cunha e Fernando Collor
Cunha foi apontado num dos depoimentos do lobista Júlio Camargo, que representava a empresa Toyo Setal, como destinatário de 5 milhões de dólares desviados de um contrato da estatal para a compra de navios-sonda.

Já Fernando Collor é investigado por suspeita de desviar 26 milhões de reais da empresa, dinheiro que teria sido usado para a compra de uma frota de carros de luxo.

fonte gp1*Com informações de O Globo e Estadão


Prisão Suspeitos de roubo de motocicleta são presos no bairro Mocambinho


Prisão

Suspeitos de roubo de motocicleta são presos no bairro Mocambinho

Os dois foram presos após tentarem assaltar um posto de combustíveis no bairro Buenos Aires, usando a motocicleta roubada.

Nesta quarta-feira (19), dois jovens identificados como João Paulo Viana Santos e Cosme Damião Teixeira Cunha Silva foram presos no bairro Mocambinho, zona norte de Teresina, após roubarem uma motocicleta Honda Biz amarela. 
Imagem: Reprodução/Polícia MilitarSuspeitos presos(Imagem:Reprodução/Polícia Militar)Suspeitos presos
Imagem: Reprodução/Polícia MilitarMotocicleta apreendida(Imagem:Reprodução/Polícia Militar)Motocicleta apreendida
Em entrevista ao GP1, o coronel Vicente Carlos, comandante do 9° Batalhão da Polícia Militar, afirmou que os dois roubaram a motocicleta no bairro Buenos Aires, também na zona norte e, em seguida, tentaram fazer um assalto a um posto de combustíveis da região. “Eles foram interceptados por uma viatura da área. Houve acompanhamento tático e apoio das demais guarnições e Força Tática do 9° BPM, que cercou os elementos em uma residência do Mocambinho. Os dois foram presos com um revólver calibre 38 e a motocicleta foi recuperada”, declarou. 
Imagem: Reprodução/Polícia MilitarArma recuperada(Imagem:Reprodução/Polícia Militar)Arma recuperada
Eles foram encaminhados para a Central de Flagrantes, bem como o material apreendido.

fonte gp1

Ação policial Polícia Civil desarticula ponto de vendas de drogas em Teresina


Ação policial

Polícia Civil desarticula ponto de vendas de drogas em Teresina

Os suspeitos foram encaminhados para a Central de Flagrantes, onde serão autuados por tráfico de drogas, associação ao tráfico

Através de uma denúncia anônima, a Polícia Civil do Piauí, através Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE), realizou na tarde desta quarta feira (19) a prisão de João Micael Silva Freitas, 20 anos, e Waldiones de Souza Silva, 24 anos, além de um menor de iniciais C. E. L. C. de apenas 16 anos de idade, na zona sul de Teresina. Eles são suspeitos de comercializar drogas no Parque Dagmar Mazza.
Imagem: Reprodução/Polícia CivilMomento da captura dos suspeitos(Imagem:Reprodução/Polícia Civil)Momento da captura dos suspeitos
Em poder dos presos, a Polícia encontrou uma arma de fogo calibre 38 municiada com seis cartuchos, uma arma branca, uma balança de precisão, R$ 270 reais em espécie, além de várias trouxas de crack e maconha.
Imagem: Reprodução/Polícia CivilMaterial encontrado com os suspeitos(Imagem:Reprodução/Polícia Civil)Material encontrado com os suspeitos
Imagem: Reprodução/Polícia CivilMaterial encontrado pela polícia(Imagem:Reprodução/Polícia Civil)Material encontrado pela polícia
Os suspeitos foram encaminhados para a Central de Flagrantes, onde serão autuados por tráfico de drogas, associação ao tráfico. Além dos dois crimes, o adolescente também será autuado por porte ilegal de armas. A operação foi coordenada pelo delegado Menandro Pedro com a colaboração dos delegados Thales Gomes e Cadena Junior.


Fonte:gp1

Corrupção passiva Deputado Gessivaldo Isaias condenado a dois anos de cadeia recorre da decisão


Corrupção passiva

Deputado Gessivaldo Isaias condenado a dois anos de cadeia recorre da decisão

Com a condenação o deputado está inelegível por 8 (oito) anos de acordo com a Lei Complementar n°135 , conhecida como Lei da Ficha Limpa.

Advogados do deputado estadual Gessivaldo Isaias (PRB), condenado por corrupção passiva pelo Tribunal Regional Federal da 1ª região a 2 (dois) anos de reclusão, inicialmente em regime aberto, interpôs embargos de declaração (instrumento jurídico pelo qual uma das partes de um processo judicial pede ao juiz ou tribunal que reveja ou esclareça determinado(s) aspecto(s) de uma decisão proferida quando há alguma dúvida, omissão, contradição ou obscuridade nessa decisão).
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Gessivaldo Isaias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Gessivaldo Isaias
O processo está concluso ao desembargador federal Olindo Meneses.

Entenda o caso


O Ministério Público Federal no Mato Grosso ofereceu denúncia contra 285 ex-prefeitos, ex-deputados, ex-secretários municipais, assessores e integrantes de comissões de licitações no esquema sanguessuga, acusados de receberem propinas da empresa Planam, do empresário Luiz Vedoin, para que fossem vendidas ambulâncias superfaturadas para o governo federal. As irregularidades foram descobertas a partir do ano 2000. A organização criminosa atuou em 26 unidades da federação, cometendo crimes contra a Administração Pública: lavagem de dinheiro e fraude a licitações para a compra de unidades móveis de saúde, ônibus de transporte escolar, veículos de inclusão digital e equipamentos médico-hospitalares.

Estima-se que o grupo tenha movimentado recursos públicos federais em quantia bem superior a R$ 110.000.000,00 (cento e dez milhões de reais). Parte desse dinheiro foi utilizada para o pagamento de vantagens ilícitas a parlamentares, servidores públicos e lobistas ligados ao esquema.

fonte gp1

Jovem é flagrada com maconha dentro da penitenciária de Parnaíba


Jovem é flagrada com maconha dentro da penitenciária de Parnaíba

Acusada já havia sido presa em 2013 suspeita de de envolvimento com tráfico de drogas e arma de fogo. Em maio ela foi detida pelo mesmo motivo

Agentes penitenciários da cidade de Parnaíba, 338 km distantes de Teresina, flagraram na tarde de terça-feira (18/08), a detenta Jaqueline Maria Ferreira Souza, 25 anos, com dois tabletes de maconha. O fato aconteceu quando foi realizada uma vistoria na ala feminina da penitenciária mista Fontes Ibiapina.
Foto: ProParnaíba
Ela foi presa por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas e arma de fogo no final de agosto em 2013 e em maio deste ano pelo mesmo motivo. Uma equipe de agentes da penitenciária, chefiada pelo gerente adjunto do presídio Lauro Antônio dos Santos Costa, conduziu Jaqueline para a Central de Flagrantes.

fonte portal o olho

Homem é baleado com tiro de espingarda na cidade de Altos


Homem é baleado com tiro de espingarda na cidade de Altos

Dois jovens teriam passado pela vítima e efetuado o disparo. Ferido e com sinais de embriaguez, homem teria dificultado atendimento do SAMU

Um homem identificado como Luís Gomes da Silva, 48 anos, foi alvejado com um tiro de espingarda na terça-feira (18/08), no bairro Santa Luz, em Altos, a 41 km de Teresina. Os fragmentos de chumbo atingiram a região do tórax da vítima.
De acordo com um morador do bairro, que preferiu não se identificar, Luís estava próximo de casa quando dois jovens passaram de moto pelo local e efetuaram o disparo. As causas do crime ainda são desconhecidas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e prestou os primeiros socorros. De acordo com o divulgado pelo Portal Altos, a vítima apresentava sinais de embriaguez e chegou a dificultar o atendimento dos socorristas. O homem foi levado para o hospital do município e submetido a exames de imagem. Por meio destes, constataram que ele não havia sofrido nenhum ferimento de alta complexidade.

fonte portal o olho

Homens fazem arrastão em ônibus e levam R$ 15 mil de passageiros


Homens fazem arrastão em ônibus e levam R$ 15 mil de passageiros

Policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar se deslocaram para a região onde aconteceu o assalto. Ônibus fazia linha entre o Piauí e Maranhão

Passageiros de um ônibus da empresa Rápido Real, que fazia a linha de Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí para Balsas no Maranhão, foram vítimas de um arrastão na manhã da última segunda-feira (17/08).
O assalto aconteceu na zona rural, a 58 km da cidade de Balsas, próximo povoado Ananás, município de Sambaiba. Segundo testemunhas, os acusados atravessaram uma moto Honda Bros, cor preta na frente do ônibus, renderam o motorista, o cobrador e os passageiros e conseguiram levar quase R$ 15 mil em dinheiro e 19 celulares, entre outros pertences das vítimas.
Policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar se deslocaram para a região onde aconteceu o assalto e empreenderam busca, mas ainda não têm pistas dos assaltantes.

fonte portal o olho

Ex-vereador é preso acusado de participar de assalto no Piauí


Ex-vereador é preso acusado de participar de assalto no Piauí

Segundo o proprietário da chácara, cinco homens invadiram o local onde ele mora, que fica distante 20 Km do centro de Campo Maior


Foto: Angelo de Carvalho

O Serviço de Inteligência da Polícia Civil de Campo Maior, em parceria com as delegacias de Barras, Cabeceiras e Castelo, conseguiu prender na noite dessa terça-feira (18/08) dois homens acusados de praticar um assalto a uma chácara na cidade de Campo Maior, a 84 km de Teresina. Na ação cinco homens fizeram um empregado de refém e levaram vários objetos do local.
De acordo com informações apuradas pelo portal De Olho, um dos suspeitos preso é ex-vereador da cidade Boqueirão do Piauí, conhecido como “Sousa”, e outro foi identificado apenas como “Carlim”. Os dois foram presos na localidade Contente.
Segundo o proprietário da chácara, cinco homens invadiram o local onde ele mora, que fica distante 20 Km do centro de Campo Maior. "Foi na segunda-feira [17/08], por volta das 10 horas da manhã. Só estava o cozinheiro. Renderam ele enquanto outros reviraram a casa. Levaram computador, televisão, roupas. Fizeram um arrastão. Ainda levaram o cofre da minha esposa, com quantia entorno de R$ 7 mil" relatou o homem.
A polícia segue na procura dos demais participantes da ação.

fonte portal o olho

Fábio Abreu afirma que quatro suspeitos foram detidos na região de Picos


Fábio Abreu afirma que quatro suspeitos foram detidos na região de Picos

Polícia suspeita que quatro homens em um veículo teriam chegado ao local e executado as vítimas. Todos ainda seguem foragidos e sem identificação


Informações repassadas pelo secretário de Segurança Fábio Abreu, dão conta de que quatro suspeitos de terem praticado a chacina em Alegrete do Piauí encontram-se detidos em Picos. De acordo com Abreu, eles teriam ligação com as vítimas que supostamente foram mortas pela mulher identificada como Galega, também executada na chacina.
"Já solicitamos a prisão preventiva dos quatro, mas ainda não confessaram nada. O que existem são apenas fortes indícidios de participação nos crimes", revelou. Ainda segundo ele, os corpos estão sendo periciados no Instituto de Medicina Legal (IML) de Picos. "A estrutura é pequena, não cabe todos os corpos. Estão periciando aos poucos, de um por um. Ainda faltam três", finalizou.
Secretário estadual de Segurança, capitão Fábio Abreu (Foto: Manoel José/O Olho)
O secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, está em Alegrete do Piauí onde comanda as investigações que podem levar à prisão das pessoas envolvidas nas execuções ocorridas na cidade. Os delegados de Picos e Fronteiras, além de equipes de Teresina, trabalham na investigação. 
Fábio Abreu explicou que nenhuma hipótese para a motivação do crime está sendo descartada, mas a princípio há características de vingança. Uma das vítimas é Maria do Socorro Carvalho 23 anos. Galega, como era conhecida, era suspeita de ter cometido dois assassinatos na região e já estava sendo monitorada pela polícia.
“A polícia encontrou recentemente armas na casa onde ocorreu esta execução. Embora presa em flagrante por posse de arma de fogo, Maria do Socorro foi liberada, como determina a Lei. O crime pode ter sido por vingança, mas não vamos esgotar qualquer outra linha de investigação, uma vez que esta região em um passado recente era comum a prática da pistolagem”, explicou Fábio Abreu. 
SEIS DA MESMA FAMÍLIA SÃO MORTOS NO PÍAUÍ
Na noite desta terça-feira (18/08) seis pessoas da mesma família foram assassinadas no município de Alegrete do Piauí, a 388 km de Teresina. O crime foi confirmado pelo comandante de policiamento do interior, coronel Paulo de Tarso.
Foto: Piauí em Foco
O fato aconteceu na localidade Boa Vista, a poucos quilômetros da sede do município. “Foi confirmado. Seis pessoas da mesma família. Uma das pessoas que morreram estava sendo acusada de homicídio, mas não tem nada confirmado", explicou o coronel.
De acordo com informações apuradas pelo site Piauí em Foco, foram mortos na chacina o casal Cícero Domingos de Carvalho e Francisca Luísa de Carvalho, ambos com 63 anos de idade, três filhos deles, identificados como Silvia Francisca de Carvalho, 43 anos, Cildo Cícero Francisco de Carvalho, 30 anos e Maria do Socorro de Carvalho, 23 anos e mais um homem que seria sobrinho do casal e estava na residência, identificado como Bartolomeu Gomes de Carvalho, 31 anos.
Ainda segundo o Piauí em Foco, a polícia teria informado que pelo menos quatro homens participaram da ação. Os executores teriam chegado de carro e após estacionarem foram caminhando até a residência. As vítimas estavam todas sentadas na varanda da casa e foram assassinadas com tiros na cabeça. Policiais da região foram deslocados até a cidade para levantar mais informações sobre o ocorrido e fazer diligência a procura dos suspeitos.
Foto: Piauí em Foco

fonte portal o olho

Prefeito de Alegrete diz que cidade está chocada com chacina


Prefeito de Alegrete diz que cidade está chocada com chacina

Márcio Alencar (PTB) diz que notícia da tragédia o pegou de surpresa.

O prefeito de Alegrete, Márcio Alencar (PTB), afirmou em entrevista em entrevista exclusiva ao portal O DIA que a chacina ocorrida no povoado Boa Vista, na noite de terça-feira (19), provocou uma comoção generalizada entre os cerca de cinco mil habitantes do município.
"A cidade está chocada. Por ser uma cidade muito pacata, ninguém imaginava que isso pudesse acontecer. Essa chacina pegou todo mundo de surpresa", relata o prefeito.
Márcio Alencar diz que soube da tragédia por volta das 21 horas, e imediatamente entrou em contato com a Polícia Militar, tendo sido informado o policiamento na região seria reforçada para que se iniciasse a perseguição aos suspeitos.
Formada em Teologia, vítima era suspeita de envolvimento em dois homicídios
Maria do Socorro Carvalho, uma das seis vítimas assassinadas em Alegrete, era suspeita de envolvimento em dois assassinatos ocorridos na cidade, um em 2012 e outro este ano.
A primeira vítima, uma jovem chamada Ciamara, foi morta numa estrada vicinal entre as cidades de Alegrete e Padre Marcos.
Já o professor George Francisco de Carvalho foi morto em junho deste ano, numa estrada vicinal que liga a sede de Alegrete ao povoado Pocinhos. Em 2014, ele formou-se em Teologia, na mesma turma de Maria do Socorro.
Conforma as informações coletadas até o momento pelos investigadores, ele teria sido assassinado porque, supostamente, sabia do envolvimento de Maria do Socorro na morte de Ciamara, e pretendia denunciá-la.
A suspeita da Polícia Militar é que a chacina desta terça-feira tenha sido encomendada por parentes de George. Inclusive, todos os suspeitos presos até o momento são parentes do professor.
Maria do Socorro e o professor George Francisco de Carvalho. Os dois formaram-se em Teologia em dezembro de 2014. George foi morto em junho deste ano, segundo a PM, a mando de Maria do Socorro, porque sabia do seu envolvimento no assassinato da jovem Ciamara. Agora, a Polícia acredita que a chacina que vitimou Maria do Socorro e sua família foi encomendada por parentes de George (Fotos: Portal Piauí em Foco)

fonte portal o dia


Depósitos clandestinos são descobertos em Teresina e Bom Jesus


Depósitos clandestinos são descobertos em Teresina e Bom Jesus

Em Teresina, o depósito funcionava na zona leste.

Uma equipe de fiscalização itinerante da Secretaria da Fazenda em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo (DECCOTERC), identificou dois depósitos clandestinos no último final de semana. As ações aconteceram em Teresina e no município de Bom Jesus.
Em Teresina, o depósito estava localizado na zona leste e abrigava calçados. Segundo a Sefaz, a mercadoria foi avaliada em R$ 600 mil. Com as multas e impostos devem ser recolhidos aos cofres públicos, cerca de R$ 190 mil.
Já em Bom Jesus, o depósito era de gêneros alimentícios. A mercadoria foi avaliada em R$ 201 mil. Ao todo, devem ser recolhidos ao Estado, R$ 62 mil. Participaram da ação os técnicos da Fazenda  Raimundo Lacerda e Pereira, juntamente com o cabo PM, Sousa Neto.
Esse o terceiro depósito clandestino descoberto em menos de dez dias. Na semana passada, a Sefaz e a Deccoterc realizaram operação em Água Branca, onde foi encontrado um depósito com as mais diversas mercadorias, além de produtos sem nota fiscal e mercadorias destinadas para pessoa física, quando na verdade o contribuinte é inscrito no Cadastro de Contribuintes do Estado do Piauí (CAGEP) e só pode adquirir produtos com a inscrição estadual.
Fonte: portal o dia

Sul do Piauí é a região com maior ocorrência de crime de pistolagem


Sul do Piauí é a região com maior ocorrência de crime de pistolagem

Os acusados geralmente possuem algum tipo de rixa com a vítima ou com a família.

Após dois anos sem registro de homicídios motivados por vingança, os crimes de pistolagem no Piauí voltaram ao cenário policial com a chacina ocorrida na noite desta terça-feira (18), em um povoado do município de Alegrete, onde seis pessoas foram mortas, cinco delas da mesma família. 
Maria do Socorro, uma das vítimas, é suspeita de ter participado da morte de uma amiga, em outubro de 2012 e também de ter participado da morte de George Francisco de Carvalho, possível testemunha do primeiro crime ocorrido.
Esse é o primeiro crime de pistolagem registrado este ano no Estado.
O último caso havia sido o do candidato a prefeito da cidade de São Julião, o ex-vereador Emídio Reis (foto ao lado), em janeiro de 2013. Ele foi executado com dois tiros e enterrado em uma cova rasa, cavada em meio a um matagal. O corpo foi encontrado por um vaqueiro quatro dias depois do seu desaparecimento.
O crime foi motivado por uma disputa política. O vice-prefeito da cidade, Francimar Pereira, foi apontado como o mandante da execução.Outras cinco pessoas foram presas acusadas de participarem da execução.
Ainda em 2013, a esposa do empresário Epaminondas Coutinho Feitosa, morto a tiros em junho, foi presa acusada de ser a mandante da morte do próprio marido. A polícia chegou à mulher após a prisão dos executores do crime, que acusaram Antonia Andrade de ser a mandante. Ela foi presa e levada para penitenciária feminina de Picos.
De acordo com o Comandante de Policiamento do Interior, Coronel Paulo de Tarso, os crimes de pistolagem são mais frequentes em algumas regiões do Estado, principalmente no Sul do Piauí. “Os levantamentos apontam que aquela região se caracteriza por essa modalidade criminosa porque é muito próximo ao Pernambuco e ao Ceará, onde existiu o cangaço. E isso foi passado de geração para geração, onde se resolve os problemas pela lei de Talião sem procurar os órgãos estatais”, esclareceu o comandante.
Segundo a polícia, os crimes caracterizados como pistolagem ocorridos no Piauí são sempre esclarecidos, já que eles são motivados por interesses políticos ou econômicos. Nas investigações, segundo o Coronel Paulo de Tarso, os envolvidos, geralmente, possuem algum tipo de rixa com a vítima ou com a família, o que facilita na busca pelos suspeitos.

fonte portal o dia