sábado, 2 de julho de 2022

Primeiro dia do Arraiá Popular de Teresina teve quadrilhas, bumba-meu-boi e shows



Com a presença do prefeito Dr. Pessoa, aconteceu ontem (1), no Parque da Cidadania, a primeira noite do Arraiá Popular de Teresina, evento gratuito que contou com a presença de centenas de pessoas e diversas apresentações culturais. O objetivo do evento é reunir as expressões artísticas para finalizar as festividades juninas, na capital piauiense, além de arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados para famílias carentes.

O evento foi aberto pela Orquestra Sanfônica de Teresina e também contou com apresentações do bumba-meu-boi Imperador da Ilha, da quadrilha junina Estrela Matutina, além de um show musical com Mari Carvalho e Manu Cantora. Além das apresentações culturais, o espaço conta com espaço kids, onde os pais podem oferecer momentos de lazer para as crianças e praça de alimentação com a venda de comidas e bebidas típicas do período junino.

O prefeito Dr. Pessoa falou sobre os investimentos da Prefeitura Municipal de Teresina durante esse período. Foram investidos recursos em diversas atividades culturais realizadas nos bairros e comunidades rurais. O gestor falou ainda que a ideia da gestão é transformar o Arraiá Popular de Teresina no maior evento junino do Estado do Piauí, inclusive com a participação de grupos regionais.

“Estamos investindo muito em cultura, principalmente nas intervenções que ocorrem na periferia e nas comunidades rurais onde têm as pessoas que antes não tinham acesso a apresentações artísticas. Nestes últimos dois anos, por exemplo, a Orquestra Sanfônica de Teresina tem percorrido toda a cidade com seus talentosos sanfoneiros levando o melhor da música nordestina, inclusive determinei que o contrato com nossas bandas fosse reajustado, possibilitando o aumento salarial para esses músicos que tanto contribuem com a cultura local”, comenta Dr. Pessoa, que ressaltou ainda que esse reajuste vinha sendo solicitado há vários anos, porém, só agora, com o compromisso de valorização, os músicos foram atendidos.

A estudante Maria Lopes, que mora no bairro Promorar, compareceu ao evento com sua família, ela conta que atividades como o Arraiá Popular de Teresina contribuem diretamente com o bem-estar das pessoas, pois, segundo ela, a cada dia elas vivem mais estressadas por conta da rotina dos estudos ou trabalho. Ela comenta ainda que já participou de várias ações culturais realizadas pela Prefeitura de Teresina e acredita que a gestão municipal está no caminho certo, pois leva cultura para todos os cidadãos, isso independente da classe social.

“Acho muito válida essas iniciativas, por isso aproveito para apresentar nossa cultura para meus pais, que não tiveram as mesmas oportunidades que estou tendo de sempre valorizar o melhor da nossa cultura. Meu pai, já aposentado, virou fã da Orquestra Sanfônica e que agora não quer perder uma apresentação”, diz Maria Lopes.

A FESTA CONTINUA

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, conta que o Arraiá Popular de Teresina continua, neste sábado (02), a partir das 17h30, também com diversas apresentações culturais. Ele enfatiza que o evento é gratuito, mas quem quiser, pode levar um quilo de alimento não perecível para que seja doado para famílias carentes.

“Desde janeiro deste ano estamos tornando todas as nossas atividades em eventos solidários, onde nosso povo possa ajudar nessa corrente do bem o ano todo. Em nossas ações, ao invés de ingressos, pedimos alimentos e assim podemos juntos ajudar aqueles que mais precisam”, fala Ênio Portela, enfatizando ainda que aqueles que têm interesse em ter acesso às atividades culturais que ocorrem pela cidade, podem acompanhar o calendário cultural da FMC através do site cultura.pmt.pi.gov.br ou pela página cultura_the no Instagram.

ATRAÇÕES DE HOJE

Para as crianças, o Arraiá Popular de Teresina contará com a apresentação dos palhaços Bolim&Bolão, já para os demais, o evento contará com apresentações musicais com as Fulô do Sertão, Dyago do Acordeon, Banda Rosa Xote e ainda a apresentação da quadrilha Balança Matuto. A festa segue até as 22h e é uma ótima opção para as famílias teresinenses.

fonte pmt.pi.gov.br

Homem quase tem cabeça esmagada por carro em acidente na BR-343 em Campo Maior (PI)

 Um homem não identificado sofreu no início da noite deste sábado (02) um grave acidente na BR -343 em frente ao complexo de eventos Valdir Fortes, em Campo Maior (PI).

Segundo informações obtidas pelo EmFoco no local do acidente, a vítima estava subindo a avenida, conduzindo uma moto modelo BIZ, quando colidiu frontalmente com um caminhão de carregamento de bebidas que vinha no sentido contrário.

Com o impacto, o motociclista caiu na avenida e mesmo atordoado da queda, conseguiu se desviar do carro que por pouco, atingia a cabeça do motociclista.

O SAMU e a Polícia foram acionados para os procedimentos cabíveis. Ainda segundo testemunhas, o motociclista esta sob suspeita de embriaguez.

 fonte www.campomaioremfoco.com.br

Evento com Flávio Bolsonaro em Teresina é adiado, anuncia PL

 Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

O PL informou na manhã deste sábado (2) que foi adiado o evento marcado para a tarde de hoje com a presença do senador Flávio Bolsonaro. Segundo a legenda, além do Piauí, a agenda do filho de Bolsonaro foi adiada também nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia.

Uma reunião na terça-feira, em Brasília, deve definir uma nova data para a visita de Flávio ao Piauí.

A visita faria parte de uma caravana do parlamentar pelo Nordeste. O encontro com lideranças estava marcado para ocorrer às 16h no espaço Elite Eventos, no bairro Fátima, na zona Leste da capital. 

fonte cidadeverde.com

Filha de mototaxista morto pede por justiça após PM acusado do crime ser solto

 Foto:Arquivo Pessoal

Antônio Rocha morreu aos 79 anos

Com sentimento de revolta e de injustiça, a família do mototaxista Antônio de Sousa Rocha, 79 anos, que foi assassinado em julho de 2021, pede por Justiça após a soltura do policial militar Raimundo Alves da Costa, que é acusado pelo homicídio.

O idoso trabalhava como mototaxista e foi assassinado no dia 10 de julho de 2021 na Avenida Maranhão. Segundo a Polícia Civil, após uma discussão com o policial, que trabalhava de forma clandestina como mototaxista, ele foi assassinado com quatro tiros. O acusado foi preso no dia 19 de julho e vai a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri, em data que ainda será marcada.

Inaja Costa, filha do mototaxista, afirmou que a família se sente injustiçada pelo fato do acusado estar solto, enquanto a família perdeu o seu genitor.

“Uma dor tão grande que não sei descrever o que estamos sentindo desde o dia 10 de julho. Meu pai morreu de graça, porque o acusado está solto. Quanto ficamos sabendo da soltura foi um choque muito grande, porque ele é um réu confesso, tem provas pelas câmeras, e  ele confessou. Ele tirou a vida de um cidadão de bem, que pagava todos os impostos, e que não vivia clandestinamente como ele, que queria tirar a vez de quem trabalhava legalizado”, relatou a filha.

O crime ocorreu após uma discussão entre a vítima, que trabalhava no local há 22 anos  onde foi morto, e o policial que trabalhava de forma clandestina, e que queria ficar no mesmo ponto onde ficavam os demais trabalhadores legalizados.

“Ele conhecia meu pai há mais de 10 anos, porque ele mesmo relatou isso na audiência, só que ele não trabalhava de forma legalizada, meu pai sim, assim como os demais. Ele pagava todos os impostos, não tem uma ficha suja contra ele e sempre queria que as coisas fossem feitas de forma correta. Acho que por isso morreu de graça. Ele morreu no mesmo local onde trabalhou por 22 anos. Esse Raimundo Alves poderia ir trabalhar em qualquer lugar, porque era clandestino, mas não, ia para onde estavam os legalizados e era conhecido por causar confusão com outros mototaxistas”, criticou.

Inaja Costa disse que na audiência de julgamento e de instrução que foi realizada em outubro de 2021, o policial militar afirmou que agiu em legítima defesa e confessou que os dois já tinham se desentendidos antes.

“Na audiência ele disse para o juiz que foi legítima defesa, mas as câmeras de segurança mostram tudo, que ele está mentindo. Meu pai não está mais vivo e não tem como se defender. Meu pai era um idoso e os dois possuem 15 anos de diferença. O Raimundo Alves andava com moto irregular, com uma arma que ele não tinha registro, e vem dizer que agiu em legítima defesa. Na audiência ainda revelou que há mais de 10 anos os dois discutiram e ele acertou o capacete dele na cabeça do meu pai, que sangrou. Ele ainda disse que nunca chegou nada de B.O. para ele, ou seja, já vinha com vontade de fazer algo ruim. Já meu pai subestimou a maldade humana e isso aconteceu. Ele relatou tudo isso, foi muito frio, e não transbordou qualquer sentimento de arrependimento na audiência”, lamentou a vítima. 

A dor de saber que o acusado pelo crime está solto, tem deixado a família abalada com a situação.

“A gente só quer Justiça. Foi uma surpresa muito grande saber que ele como réu confesso está solto. Eu só peço justiça, a de Deus eu sei que vai chegar, mas queremos também a justiça dos homens, ele tirou a vida de um idoso, uma pessoa que trabalhava, que era do bem. É muita dor, muito sofrimento que a gente está tendo que passar. Não tinha motivo para assassinar o meu pai, pois ele só queria que o Raimundo Alves não tirasse a vez de quem trabalhava ali. Só peço por Justiça. Ele vai para júri popular e espero que vejam o lado correto, pois ele fez para matar, foram quatro tiros. Meu pai era um homem muito bom, muito correto, tão correto que morreu por algo que acreditava”, disse Inaja Costa.

fonte cidadeverde.com

Sindipostos defende redução do ICMS no estado, mas Regina Sousa resiste à medida

 O Sindicato dos Postos Revendedores de Combustíveis do Estado do Piauí (Sindipostos/PI) emitiu uma nota em sua página do Instagram defendendo a redução do ICMS sobre a gasolina no Estado.

Na nota, o sindicato parabeniza os estados de São Paulo e de Goiás, primeiros a reduzirem a alíquota após a aprovação da lei complementar 194/2022, que limita a cobrança de ICMS sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.

O sindicato argumenta que a medida reduziria o preço dos combustíveis, que a queda dos preços nas bombas é fruto da redução de tributos federais (PIS/Cofins e Cide) e que, com isso, o Governo Federal está fazendo a sua parte para minimizar os preços dos combustíveis e as pressões inflacionárias ao consumidor, cabendo agora aos demais assumirem as suas.

Mas governadora do Piauí, Regina Sousa, mostra-se arredia à medida. A gestora aguarda uma posição do Ministro Gilmar Mendes, já que a questão foi judicializada, e já afirmou em entrevistas, como publicado em entrevista para a TV Cidade Verde, que não acredita na alteração da lei proposta pelo Presidente da República Jair Bolsonaro, que prevê compensação financeira aos estados.

 fonte 180graus.com

Dono de supermercado é baleado em tentativa de assassinato na Zona Norte de Teresina

 Um empresário conhecido apenas “Brizola” foi baleado com quatro disparos de arma de fogo por volta das 8h05 deste sábado (02/07), em frente ao seu comércio situado na divisa dos bairros Monte Verde e Jacinta Andrade, extrema Zona Norte de Teresina. Um cliente e um funcionário também foram alvejados, mas de raspão.

Brizola foi socorrido pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em estado grave e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Os tiros o atingiram na região do tórax.

Até o momento não é possível especificar como a tentativa de assassinato ocorreu, entretanto, estava acontecendo a inauguração do novo supermercado quando o proprietário foi baleado. A motivação do crime bem como seus autores são desconhecidos. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil do Piauí.

fonte 180graus.com