quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Justiça condena a 12 anos acusado de estuprar e engravidar enteada de 11 anos


Justiça condena a 12 anos acusado de estuprar e engravidar enteada de 11 anos

A mãe da vítima sabia do crime, mas, por medo, não denunciava

O acusado abusava quando chegava bêbado em casa
O acusado abusava quando chegava bêbado em casa

O juiz José Olindo Gil Barbosa, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, de Teresina, condenou Raimundo Nonato dos Santos, 40, a 12 anos de prisão em regime fechado. Ele foi denunciado sob a acusação de estuprar e engravidar a própria enteada de apenas 11 anos.
O crime aconteceu na localidade Sumaré, zona rural de Teresina e teve ampla repercussão há três anos. A menor era abusada desde os dez anos, conforme aponta o inquérito. Informações apontam também que os momentos de abuso aconteciam quando o padrasto chegava alcoolizado em casa.
A vítima informou que o acusado oferecia brinquedos em troca de relações sexuais. O inquérito aponta que a mãe sabia de tudo, mas, por medo, não denunciava.
A denúncia foi feita pelas irmãs do acusado. “A menina não reclamava de nada”, diz o acusado no inquérito.
Segundo o juiz a medida assume um aspecto pedagógico para que outros não cometam crimes do gênero. “Nós estamos atentos! Havendo a denúncia do Ministério Público, nós analisaremos e faremos todo o processo judicial e, se no fim, ficar provada a culpabilidade do crime, a pessoa será também condenada como este homem foi”, lembra o juiz.
FONTE: Denison Duarte

Homem é assassinado por dívida de R$ 20 reais em Corrente


Homem é assassinado por dívida de R$ 20 reais em Corrente

José dos Reis Santos, conhecido como Reis, de 51 anos, natural de Gilbués, oi preso acusado de assassinar com golpes de facão e de faca Luzimário Cosmo da Silva, de 21 anos, solteiro, natural de Gilbués, lavrador, no dia 10 de janeiro, na localidade de Pau Ferro, município de Gilbués.
De acordo com o delegado João Rodrigo, a vítima teria prestado serviços ao autor do crime, e foi cobrá-lo pela diária, durante a semana, o que teria deixado Reis irritado. No dia 10, ambos passaram o dia em um churrasco e ao final do dia, Luzimário dirigiu-se à casa do irmão de José Reis, pois eram conhecidos. Reis chegou logo em seguida e gritou do lado de fora para que Luzimário saísse da casa, o que ele prontamente fez já que não imaginava que o homem tinha ido lá para matá-lo. Assim que saiu da casa, a vítima levou um golpe de facão e conseguiu por instantes reagir, tomando o facão do criminoso e investindo contra ele, mas Reis logo desferiu um golpe fatal com uma outra faca que carregava consigo.
Ainda de acordo com o delegado, já foi emitido mandato de prisão contra o acusado, que é considerado foragido da justiça.

fonte meionorte.com

Assaltantes do BB de Simões foram vistos em Pernambuco, diz polícia


Assaltantes do BB de Simões foram vistos em Pernambuco, diz polícia

Eles estavam em uma Amarok, veículo usado para a fuga após o roubo à agência bancária

Foram feitos de reféns o gerente, o vigilante e dois clientes da agência
Foram feitos de reféns o gerente, o vigilante e dois clientes da agência

Os cinco bandidos envolvidos no assalto à agência do Banco do Brasil no município de Simões, nesta quarta-feira, 12, adentraram no estado de Pernambuco em uma Amarok, veículo utilizado durante o assalto à agência. A informação é do Major Jorge, da Polícia Militar.
Segundo ele, o veículo foi furtado no município de Petrolina no dia anterior ao assalto que teve como refém o gerente, o vigilante e doisclientes da agência.
“A última notícia que tivemos é que eles estavam na cidade de Trindade, ontem à noite. A Força Tática de Picos e de Paulistana e o Policiamento Especial do estado de Pernambuco estão ainda no encalço. A nossa esperança é que a gente possa prendê-los em breve”, disse o major.
'Os reféns foram liberados e não ocorreu nenhum evento de óbito no roubo. A informação que a gente quer repassar para a sociedade é que nós não vamos relaxar enquanto não prendermos esses indivíduos', diz ele.
FONTE: Denison Duarte

Moradores de rua são levados para abrigos e abandonam av.Maranhão


Moradores de rua são levados para abrigos e abandonam av.Maranhão

Muitos são usuários de drogas e estão recebendo atendimento.

Os moradores de rua que geralmente pudiam ser vistos no centro de Teresina e na avenida Maranhão estão agora sendo atendidos pelo Consultório de Rua e por equipes de agentes de proteção social. Por conta disso, eles abandonaram a rua. 

Muitos deles, segundo a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Mauricéia Carneiro, não moram em Teresina. "Muitos andam de cidade em cidade. Muitos são de outros municípios e por isso nós proporcionamos passagens para que eles voltem para casa", afirma.

Blogspot/Extensaoepesquisa

Ainda de acordo com Mauricéia, os demais estão recebendo atendimento dos grupos de agentes de proteção social e do Consultório de Rua, com profissionais da saúde e psicólogos que vão até os moradores e realizam consultas.

Os que aceitam são encaminhados para os centros POP (Centro de Referência Especializadas para População em Situação de Rua) e para os centros de referência. 

Além deles existe a Casa do Caminho, um abrigo onde os moradores de rua podem dormir e guardar seus pertences. 


"Muitos, durante o dia, já têm alguma atividade. Eles vão para lá dormir. A casa tem capacidade para 20 pessoas, mas estamos trabalhando para dobrar esse número", explica.

Estudo

A Semtcas procurou o departamento de Assistência Social da Universidade Federal do Piauí para propor a realização de um estudo acerca da população de rua de Teresina. 

Segundo Mauricéia, o último dado sobre essa população é de 10 anos atrás e a prefeitura precisa ter um diagnóstico recente para nortear a estruturação de políticas públicas de atendimento a essas pessoas. 

"A partir desse estudo vamos poder prestar um atendimento de qualidade. Essa proposta vai ser pensada pela coordenação do curso e, se der certo, vamos ter esse estudo em maio ou junho", afirma.

fonte cidadeverde.com

Advogado afirma que redução da maioridade é inconstitucional


Advogado afirma que redução da maioridade é inconstitucional

O advogado Leôncio Coelho participou nesta quinta-feira (13) do Jornal do Piauí e defendeu que haja mais políticas públicas voltadas para os jovens a fim de evitar que as crianças e os adolescentes sejam seduzidos e entrem no mundo do crime. Ele também declarou que a redução da maioridade penal é inconstitucional. 

Evelin Santos/CidadeVerde.com

“A redução da maioridade fere as cláusulas pétreas da Constituição como por exemplo o direito à Saúde e Educação. O problema não é reduzir a maioridade penal, mas a falta de políticas públicas”, declarou.



O advogado diz que morou no Promorar quando era adolescente e que o Centro Social Urbano (CSU) da região do Parque Piauí era um grande ponto de encontro para os jovens. “É preciso investir em cidadania e em aparatos como o CSU, além de escolas em tempo integral e ensino profissionalizante. Se o Estado não adotar os menores de idade, a criminalidade adota”, adverte. 

Leôncio diz ainda que a volta do tema da redução da maioridade penal em 2014 é uma medida oportunista por se tratar de um ano de eleições. “Eu defendo a moralização e mais aparato ao cidadão. O Estado não dá condições ao adolescente e quer colocar ele na cadeia, um sistema falido. Ele entra acusado de furto e sai assaltante de banco”, finalizou. 

fonte cidadeverde.com

Prefeitura implanta cerca de 40 mil novos pontos de luz na capital


Prefeitura implanta cerca de 40 mil novos pontos de luz na capital

Ao todo, 39.417 trocas de luminárias foram realizadas.

A prefeitura de Teresina informa que foram implantados cerca de 40 mil novos pontos de luz na capital durante o Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Reluz). Os engenheiros eletricistas da Eletrobrás do Rio de Janeiro Jailson Alves e Camila Capobiango e o engenheiro eletricista da Chesf, Alex Coutinho Pereira, responsáveis pelo programa estão em Teresina percorrendo ruas e avenidas avaliando os resultados do Reluz. 

Ao todo, 39.417 trocas de luminárias foram realizadas.

Segundo Alex Coutinho Pereira o serviço realizado em Teresina serve de modelo para o restante do país. ”A Prefeitura deu todo o suporte necessário. É importante mencionar que esse trabalho gera uma economia de 30%”, acrescenta.

O coordenador de Iluminação Pública, Davimar Holanda, responsável pelo trabalho exemplifica esta economia. “Como exemplo podemos dizer que na Avenida João XXIII um poste que antes possuía uma potência total de 1.600 watts, passará a ter apenas 800 watts, vapor de sódio, porém ganha mais luminosidade e menor consumo de energia elétrica, devido o novo equipamento possuir maior grau de eficiência, criando um novo aspecto para quem usa as vias publicas no período da noite” esclarece.

Outro grande benefício é que a partir de agora estará disponível um sistema de Georreferenciamento de postes de iluminação, equipamentos adquiridos e já existentes, além das equipes de manutenção.

Além destas funcionalidades, o sistema permite o cadastramento de chamadas, como reclamações de lâmpadas queimadas, luz acesa durante o dia, luz apagada à noite, etc., criando uma ordem de serviço, que será atribuída às equipes técnicas responsáveis pela manutenção do sistema.

O coordenador Davimar Holanda acrescenta que equipes da Prefeitura de Recife-PE estiveram em Teresina para conhecer como o serviço foi implantado. “Isso é um grande orgulho, Prefeituras de outros estados estão se espelhando em nosso serviço”, afirma.

fonte cidadeverde.com

Adolescente é morto enquanto assistia jogo em casa com família


Adolescente é morto enquanto assistia jogo em casa com família

O adolescente identificado como José Arlindo Campos da Costa, 17 anos, foi executado com vários disparos de pistola .40 por volta das 22 horas, da noite desta quarta-feira(12), enquanto assistia a um jogo de futebol dentro de casa, junto com a família. 

A morte aconteceu na rua Espírito Santo, no Parque São Jorge, no bairro Santo Antônio, zona Sul. Ele assistia o jogo com a mãe, o irmão e o padrasto. 


De acordo com o delegado Francisco Costa, o Baretta, coordenador da Delegacia de Homicídios, dois homens arrebentaram a porta da casa e atiraram contra o jovem que ainda tentou fugir. 

“O adolescente correu na direção da porta da cozinha e nesse momento levou um tiro nas costas, ele ainda teria continuado a tentativa de fuga, saiu da casa, e correu para rua que fica na lateral da casa, mas foi novamente surpreendido com tiros e morreu no local”, contou o delegado. 

A polícia encontrou nove cápsulas deflagradas de pistola ponto 40. O padrasto da vítima contou aos policiais que José Arlindo havia recebido recentemente uma ameaça de morte, mas não sabia o motivo. Já há dois suspeitos da ação.  

fonte cidadeverde.com

Promotoria investiga falta de leitos em hospitais da capital


Promotoria investiga falta de leitos em hospitais da capital

O promotor de justiça, Eny Marcos Pontes, da Promotoria de Defesa da Saúde Pública, informou nesta quinta-feira que o Ministério Público Estadual abriu procedimento investigatório para apurar a falta de leitos em Teresina. A capital enfrenta crise na internação de pacientes em estado grave resultando em enxurrada de liminares judiciais. 
 
Devido à demanda, a promotoria da saúde foi desmembrada. A promotora Claudia Seabra ficará com as reclamações do Estado e Eny Pontes, que assumiu recentemente a promotoria, coordenará as denúncias do município.

“Além da falta de leitos, iremos investigar o subaproveitamento desses leitos nos hospitais”, disse o promotor. 

Ele garantiu ainda que irá fazer um trabalho de campo com vistoria em todos os hospitais.
Eny Pontes ressaltou que a problemática da falta de leitos será prioridade na sua gestão.

“Esse procedimento será prioridade para que possamos contribui para diminui o impacto negativo e evitar que pessoas morram por falta de leitos”, disse o promotor que aponta com fatores dessa crise em Teresina  a não prestação de serviços adequados nos hospitais do interior do Estado e a entrada de pacientes de outros Estados.

fonte cidadeverde.com

Esquizofrênico mata mulheres a machadada em Monsenhor Gil

Esquizofrênico mata mulheres a machadada em Monsenhor Gil

Crime ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (13) em povoado a 20 km da zona urbana; Polícia está a caminho

A polícia prendeu na tarde desta quinta-feira (13) o suspeito de ter matado duas mulheres a machadadas no município de Monsenhor Gil ( a 56 km de Teresina). O acusado, segundo testemunhas, chegou ao povoado Goiabeiras onde cinco mulheres trabalhavam quebrando coco. Ele avançou contra uma mulher, tomou o machado das mãos dela e a matou com vários golpes. 

Segundo populares, na fúria, o acusado correu atrás de outra senhora e matou a segunda vítima com o mesmo machado. O preso é esquizofrênico. 

O agente de policia, Valmir Nunes Oliveira, disse que o acusado Wilton Costa da Silva, de 22 anos, foi preso na casa de familiares. “Ele tem problema mentais e a própria família o prendeu para que a polícia o levasse”, disse o agente que estava sozinho na delegacia de Monsenhor Gil.

Na delegacia, o preso estava em meio a surtos gritando expressões sem sentido. 
O preso vai ser transferido para a Central de Flagrantes de Teresina.

Duas mulheres foram mortas a machadadas no povoado Goiabeiras, a 20 km da zona Urbana de Monsenhor Gil. O crime aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (13) e de acordo com o delegado Danúbio Dias, que comandará a investigação, ainda não há maiores detalhes sobre o crime.

O prefeito, Francisco Pessoa da Silva, o professor Pila, informou ao Cidadeverde.com que foi comunicado que quatro mulheres trabalhavam quebrando coco quando um rapaz pegou um dos machados utilizados por elas e matou duas, as outras teriam conseguido fugir.

"Moradores da comunidade afirmaram que o rapaz tinha problemas com depressão, mas como aconteceu há pouco tempo ainda não temos detalhes", relatou o prefeito.

A Polícia Civil está se dirigindo neste momento até o local do crime.

fonte cidadeverde.com