sábado, 31 de dezembro de 2016

Bebê com cardiopatia congênita precisa de cirurgia urgente no Piauí

Bebê com cardiopatia congênita precisa de cirurgia urgente no Piauí

Família já recorreu à Defensoria Pública (Foto: Amanda Reis de Oliveira/Arquivo Pessoal)

Sofia Maria Carvalho Reis tem apenas oito meses e precisa fazer uma operação para corrigir uma cardiopatia congênita nos próximos 34 dias. A bebê tem Síndrome de Down e também Defeito no Septo do Atrioventricular Total (DSAVT), que compromete o funcionamento do coração da criança se não houver uma operação. A cirurgia depende de um cadastro nacional, gerenciado pelo Ministério da Saúde.
Segundo o pai de Sofia, Francisco da Chagas Carvalho Rego, um pedido para participar do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) foi solicitado desde julho. “A gente tá com processo para o TFD, mas nunca dão previsão alegando que a fila é nacional e dizem para a gente rezar e esperar”, comentou o pai da criança, que é contador e atualmente trabalha como prestador de serviços.
Problema de sofia foi constatado durante a gestação (Foto: Amanda Reis de Oliveira/Arquivo Pessoal)
Problema de sofia foi constatado durante a gestação
(Foto: Amanda Reis de Oliveira/Arquivo Pessoal)
Com isso, a criança está sob risco porque o prazo para fazer a cirurgia que pode corrigir o problema fica cada vez mais curto. “O cardiologista diz que o ideal é fazer a cirurgia até o novo mês de vida e ela vai completar oito meses no dia 3 de janeiro. Temos 34 dias, porque depois disso ela pode ter hipertensão pulmonar e complicar a cirurgia”, disse Francisco das Chagas.
A família recorreu à Defensoria Pública em busca de um mandado de segurança para garantir a cirurgia, mas não conseguiu uma decisão favorável por parte do plantão judiciário, já que a Justiça está em recesso. O problema de Sofia foi descoberto no quinto mês de gestação da mãe, Amanda Reis de Oliveira.
“No 5° mês foi feita a ultrassom morfológica e foi visto um problema na comunicação interatrial, mas a expectativa era que com o desenvolvimento fosse se fechar. Em um novo exame o médico descobriu novos problemas e foi pedido para terminar o pré-natal na Evangelina Rosa”, comentou o pai, que mora com a família em Barras, Norte do Piauí.
Após o nascimento de Sofia, os médicos informaram aos pais que ela tinha Síndrome de Down. “Nas primeiras vacinas a enfermeira perguntou se era Síndrome de Down e os médicos depois confirmaram. Foi aí que o médico constatou que ela tinha o Defeito no Septo do Atrioventricular Total”, enfatizou Francisco das Chagas.
Ele explicou que o problema também faz com que todos os meses a família tenha de se deslocar para Teresina. “Todo mês a gente vai para Teresina para fazer o acompanhamento. A arrecadação de fundos é inicialmente para despesas iniciais e as despesas de todo mês”, disse acrescentando que uma estimativa do cardiologista que atende Sofia é que o procedimento custe R$ 200 mil.
Como Sofia Maria tem baixa imunidade o pai da criança tem de alugar um carro para vir à capital, já que não pode viajar de ônibus. “Toda a despesa é nossa e temos feito o possível para arcar, mas eu sou prestador de serviço e a mãe, que é professora de geografia está cuidando integralmente dela”, falou.
O conselheiro tutelar, Djan Moreira, que acompanha a peregrinação da família lamentou a falta de uma decisão judicial favorável no plantão judiciário. Ele explicou que é a primeira vez que há uma negativa em uma situação como a de Sofia Maria.
“Infelizmente a burocracia falou mais alto. O plantão judicial tem exigências e a juíza entendeu que a situação não se encaixava no plantão por falta de um laudo feito no dia do pedido e pela ausência de uma negativa formal da Sesapi”, relatou o conselheiro tutelar.
Cadastro Nacional decide sobre procedimento
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que Sofia Maria foi incluída no Cadastro Nacional de Regulação em Alta Complexidade (CNRAC), que define o atendimento a pacientes na situação da menina. O cadastro é mantido e direcionado pelo Ministério da Saúde e levam em conta a idade, o peso e os procedimentos a serem realizados. A Sesapi informou ainda que atualmente três hospitais realizam o procedimento. Um fica em Recife, outro em São Paulo e o terceiro no Rio Grande do Sul.
De acordo com a Sesapi a classificação leva em conta também a gravidade do quadro dos pacientes que precisam dos serviços de cardiopatia infantil. Há no momento uma vaga em aberto, mas que depende de definição do hospital, prevista apenas para o dia 9 de janeiro.

fonte http://grandepicos.com.br

Litoral do Piauí é destino certo para o novo ano em grande estilo

Litoral do Piauí é destino certo para o novo ano em grande estilo

Local recebeu cuidados da Setur para receber os turistas.

Limpeza nas praias do litoral piauiense (Foto:Ascom Setur)


O mar calmo de águas mornas, a beleza exuberante, o ambiente, a gastronomia e a programação de shows, são alguns entre vários motivos para a escolha do turista neste fim de ano que deseja seguir rumo ao litoral piauiense. O local faz  com que o turista se sinta em casa e torne o destino certo para descansar merecidamente os dias de férias e aguardar a chegada de um novo ano em grande estilo.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Piauí, trabalha para que tudo aconteça de forma organizada no litoral do estado. Após reuniões realizadas na sede da Setur com os representantes dos demais órgãos envolvidos,  as ações serão desenvolvidas sempre pensando no bem-estar dos turistas.
“Todos os anos buscamos melhorar o trabalho em conjunto e estamos conseguindo. Ano passado a festa foi linda, quem foi pode conferir, e as reclamações de anos anteriores como a falta de água, de energia e a sujeira nas praias, foram problemas resolvidos. Essa organização faz com que o turista se sinta seguro em ir para o nosso litoral que é tão lindo e de pessoas receptivas”, destaca o gestor.
A partir do dia 27, uma equipe de educadores de trânsito estará em Parnaíba e Luís Correia recepcionando os turistas que chegam para curtir as praias. Será distribuído material informativo chamando a atenção para o uso dos equipamentos de segurança e sobre a conduta de cada um no trânsito.
Em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran), a diretoria de Infrações do departamento realizará blitzen e organizará o trânsito nas principais vias de acessos às praias, como a do Coqueiro e Barra Grande.
Além do Detran, demais orgãos como Sesapi, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Segurança, Polícias Militar e Civil, Agespisa, Eletrobras e outros participam desse trabalho em conjunto.
Para aqueles que aguardam uma grande festa, será montado um palco na Orla de Atalaia, que na sexta-feira (30), a animação fica por conta das bandas Farra da Gordinha, Júnior Berger, Mateus Fernandes e Ângela Espíndola, Já, no sábado (31), Zezo, Mara Pavanelly, Dudu Nogueira e Léo Cachorrão. Durante o dia, equipes da Setur ficarão em um quiosque localizado na Orla para prestar informações aos turistas.

Réveillon Sacramento
Quem ainda quiser apreciar outras opções, Barra Grande será o cenário para receber a primeira edição do Réveillon Sacramento, um formato de festa de alto nível, com uma programação especial que também envolve o social. Com apresentações culturais, passeios turísticos, minicursos e muito mais.
A Setur também irá montar, dentro do evento, um estande com informações turísticas que ressaltam nossas belezas. “O projeto contribui ainda mais para consolidar Barra Grande como destino nacional. Consiste não só em festa, mas será uma casa de ativação de 6 dias, locamos um espaço para ativar marcas e fazer festas, mas dentro disso teremos cursos de inglês, educação financeira, sustentabilidade e artesanato", disse Bruce Cordão, diretor comercial da Agência de Experiências BLR, organizadora do evento.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

Dois são presos em Santo Antônio de Lisboa por porte ilegal de armas e suspeita de envolvimento com tráfico de drogas.

Dois são presos em Santo Antônio de Lisboa por porte ilegal de armas e suspeita de envolvimento com tráfico de drogas.

Ainda segundo o mesmo, ao se deslocarem juntamente com policiais dos GPMs de Santo Antonio e Geminiano até o local, Francisco Pereira de Brito Neto e o menor de idade


Segundo informações do tenente Coronel do 4º BPM de Picos, Edwaldo Viana, foram presas duas pessoas no município de Santo Antônio de Lisboa. As prisões aconteceram depois de um informe passado pelos policiais do GPM local. A PM2 vinha apurando uma suposta boca de fumo em uma chácara no Povoado Torrões, no município.
 Ainda segundo o mesmo, ao se deslocarem juntamente com policiais dos GPMs de Santo Antonio e Geminiano até o local, Francisco Pereira de Brito Neto e o menor de idade, residentes do Bairro Morada do Sol, na Cidade de Picos, foram detidos por porte ilegal de arma de fogo.
 Não foram encontradas drogas no local. Segundo os acusados, o proprietário da chácara, Manoel, vulgo “Manelão”, comerciante na localidade Oiticida, no Bairro Morada do Sol, retirou a droga dias antes, inclusive os levou até o local onde cavava buracos para esconder as drogas. Foram apreendidos em posse da dupla, um revólver calibre 38 com a numeração raspada, uma espingarda calibre 36 e uma motocicleta Honda Titan 150.

  fonte http://www.piauiemfoco.com.br


THE: polícia 'derruba' portão e prende suspeito de 'tráfico'

THE: polícia 'derruba' portão e prende suspeito de 'tráfico'

Após uma denúncia anônima, a Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar, prendeu um homem suspeito de comanda uma boca de fumo no bairro Árvores Verdes, Zona Leste de Teresina.
Ao chegar no local, a polícia ficou surpresa com os sistema de segurança que havia na residência, onde funcionava o ponto de consumo e distribuição de droga. Na casa, havia um sistema de câmeras que vigiava as ruas, uma cerca elétrica para dificultar o acesso e um portão reforçado, que precisou ser arrombado pela polícia.
No local, foram encontrados uma espingarda calibre 12, quatro munições, dinheiro e algumas pedras de crack, maconha e cocaína.
O celular do homem preso foi apreendido e nele, havia uma conversa sobre a movimentação dos policiais nas proximidades. O celular pertencia a esposa do suspeito que conversava com a filha.
Boca de Fumo - 01.jpg
Boca de Fumo - 02.jpg
Boca de Fumo - 03.jpg
Boca de Fumo - 04.jpg
Boca de Fumo - 05.jpg
1-3766.jpg

fonte 180graus.com

Aumento da passagem do ônibus e taxa de lixo irão atingir teresinense em 2017

Aumento da passagem do ônibus e taxa de lixo irão atingir teresinense em 2017

As duas medidas da Prefeitura de Teresina devem pegar o teresinense desavisado de surpresa.

Fonte: Jota A do portal o dia